As Tontas Vão ao Céu

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mutual para Aprender a Fazer Esfiha Fechada - Ala Vila Yara (Osasco-SP)

Meninas,
A Debora Kerestes me enviou as fotinhas da mutual que foi feita com as moças na Ala Vila Yara (Osasco-SP), onde as moças tiveram a parte espiritual e depois aprenderam a fazer esfiha fechada para venderem e arrecadarem dinheiro para pagar o acampamento de 2015. Cada semana as moças tem aprendido algo novo que pode gerar uma renda para elas:



 Aqui as meninas modelando as esfihas e recheando



Com palavras da Debora, o resumo da aula de cuinária: "Fizemos poucas pois o tempo estava frio e fiquei com medo delas não crescerem, mas deu tudo certo uma dica se forem fazer no fogão da capela que é industrial deixem assando na grade de cima fizemos duas formadas e as que ficaram assando na grade de baixo não cresceram tanto elas assaram muito rápido, as que estavam assando na grade de cima do forno ficaram ótimas bem macias. "

E como a Debora é um amor de pessoa!! Ela mandou a receita da esfilha aberta, caso vocês queiram fazer com suas moças:

Ingredientes: Comece preparando primeiro o recheio com certa antecedência.
1 kilo de patinho moído
2 cebola bem picadinhas
4 tomates  sem pele e sem sementes picadinho
suco de 2 limão grande coado ( o limão é importante, ele ajuda a cozinhar a carne e faz ficar molhadinho)
pimenta síria( caso não tenha pode usar a calabreza ou do reino branca
Cheiro verde picadinho à gosto
Sal a gosto

Preparo:
Misture todos os ingredientes, amasse com as mãos para que fique bem misturada e homogênea, e deixe descansar tampado na geladeira por pelo menos uma hora. Depois desse tempo coloque o recheio numa peneira e  esprema o recheio com as mãos, depois  deixe escorrendo dentro da peneira mesmo até a hora de utilizar. ( vc vai ver quanto mais tempo deixar na peneira mais liquido vai saindo da carne, para rechear as esfiha a carne precisa estar bem sequinha nada de líquidos, por isso é importante deixar na peneira por pelo menos umas duas horas antes de rechear as esfihas)

Ingredientes da Massa:
30gr de fermento biológico para pão
1 colher (sopa) de açúcar
375ml de água fria em temperatura ambiente
250ml de óleo de boa qualidade (usei de milho) se não tiver use o de soja mesmo
1 colher (sopa) rasa de sal
cerca de 700gs de farinha de trigo
Preparo:
Dissolva o fermento com o açúcar ate ficar bem liquido depois coloque a água, o óleo e o sal e misture bem. Junte metade da farinha e mexa para misturar bem com  ajuda de uma colher, depois com as mãos vá adicionando mais farinha e vá amassando até que se solte levemente das mãos fica um pouco grudenta mas conforme por sovando ela vai ficando bem maleável e desgrudando das mãos. Sove bem senão a massa ficará pesada. Depois divida em duas partes faça bolinhas  e colocando uma ao lado da outra em superfície enfarinhada rende 50 bolinhas Depois que fizer todas as bolinhas, volte para a primeira bolinha que você fez e comece a modelar as esfihas.

Amasse a bolinha com mão fazendo um disco ela é bem molinha, não precisa de rolo, coloque uma porção de recheio no centro, bem espalhadinho.
Puxe as laterais encontrando duas parte e depois fechando com a terceira formando um triangulo

Coloque na assadeira com a emenda para baixo assim elas não se abrem quando estiverem assando.
Pincele as esfihas com ovo batido, com cuidado para não sujar a assadeira de ovo, senão ele queima e ficará com cheiro queimado  
Coloque-as  em assadeira untada com margarina e farinha ( pode forrar a assadeira com papel alumínio também assim não precisa unta la ) leve a assadeira ao forno que já deverá estar preaquecido a 200ºC  quando dourar levemente por cima retire pois queima rapidinho por baixo( elas ficam prontas em torno de 25 a 30 minutos)

Essa receita é muito boa, o custo é baixo e ela rende bem alem  de ficar muito saborosa. aqui vai a receita pra quem quiser fazer e ensinar pra suas moças. Essa receita tirei desse blog: http://www.comeresocomecar.com/2012/08/esfiha-siria-gente-essa-esfiha-e.html

Gostaram meninas? Não esqueçam de mandar fotinhas das suas moças fazendo as esfilhas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.