As Tontas Vão ao Céu

sábado, 10 de maio de 2014

Escola Dominical - Capítulos 17 e 18 do Princípios do Evangelho

Capítulo 17 - A Igreja de Jesus Cristo Hoje

aula passada foi sobre a igreja antiga, como falou muito sobre a época que Jesus Cristo organizou a igreja. Para essa aula eu achei legal fazer um quebra-cabeça, atrás dele eu coloquei as caractéristicas da igreja. Mas vou compartilhar com vocês o passo-a-passo da minha aula e do material que fiz:

Eu imprimi em um papel mais duro uma gravura de Jesus Cristo. Fiz 4 cópias:


Eu usei essa gravura:


Na parte de trás, eu imprimi as verdades restauradas que estão no manual de aulas. Fiz de forma que cada um fosse direfente do outro:


São essas folhas:





No arquivo para baixar (link aqui) eu coloquei a gravura, para ficar tudo na medida certa.
Ah, eu cortei cada um dos quebra-cabeças:



Para me lembrar qual peça era de qual. Eu juntei cada um com clips e coloquei as peças com as "verdades" virada pra cima:


Eu comecei a aula dividindo os alunos em 4 grupos. Entreguei para cada grupo um dos quebra-cabeças. Porém, antes eu tirei as peças escritas e deixei em cima do pulpito da sala, sem que eles vissem. Quando montaram, perceberam que estava faltando peças e que cada um faltava peças diferentes do outro.
Então falei sobre a introdução do manual do aluno, onde fala um pouco sobre a igreja no tempo de Jesus Cristo, falei sobre a apostasia, expliquei que como a verdade foi tirada da Terra, muitas igrejas foram criadas, porém elas não tinham todas as verdades do evangelho de Cristo. Que assim como os quebras-cabeças estavam faltando peças diferentes, eram as muitas denominações. Algumas falavam sobre a forma correta de batismo, porém não tinha o sacerdócio e assim por diante. Daí falei da restauração até o momento em que Joseph Smith vai até o bosque. Daí um dos Elderes falou a Primeira Visão decorada.
Em seguida eu expliquei que por meio de Joseph Smith, todas as verdades do evangelho foram restauradas. Então distribui as peças que faltavam de cada um dos quebra-cabeças sem que eles vissem que atrás estava escrito. Perguntei se sabiam quais eram essas verdades restauradas. Deles falaram de alguns pontos.
Pedi que virassem as peças que eu havia entregado e cada grupo foi lendo as frases contidas atrás. Quando eles perceberam toda a dinâmica da aula, acharam muito legal. A aula acabou sendo bem descontraida, o que foi ótimo, pois tinha muitos pesquisadores na sala!!!
Como lembrancinha para os alunos, eu preparei o mesmo quebra-cabeça, porém menor e na parte de trás, coloquei todas as verdades. Dessa forma:




Ficaram dessa forma:



Eu coloquei dentro de saquinhos com chicletes:



Capítulo 18 - Fé em Jesus Cristo

Essa aula eu vou dar amanhã, tenho uma dinâmica em mente, mas ainda não tenho certeza se irei fazer ela. Porém, a lembrancinha já está pronta!!!
Como todos aprendemos, fé é como uma semente plantada que precisa ser regada e cuidada para que dê fruto. Então vou repetir uma lembrancinha que já preparei em alguma aula, porém com algumas caracteristicas diferentes. A lembrancinha é essa:


Para montar a lembrancinha, usei os seguintes recursos:


Usei esse molde que achei na net para montar as pétalas:

Eu escrevi nas folhas e imprimi:




A dica que dou, é para vocês imprimirem em folha de sulfite ou canson colorida. Como imprimi na branca, pintei com lápis de cor e depois recortei:



O passo seguinte foi pegar os palitos. Mais uma vez, fiz um reaproveitamento!!! Esses palitos foram de uma lembrancinha que a Presidência das Moças da estaca entregou no acampamento esse ano. Como sobrou alguns da minha ala, a presidente disse que eu poderia ficar com eles. Achei legal porque nos palitos estão escritas coisas que devemos fazer para que nossa fé aumente:


Colei as folinhas no palito, para fazer isso é só dobrar ela e colar uma folha em cima da outra, pode ser colada com cola escolar. Na parte da frente fica a pergunta e na parte de trás a escritura que fala que a fé é como uma semente. Eu acabei esquecendo de tirar foto da parte da frente, mas pelas demais fotos vocês poderão ver como ficou. Segue a foto da parte de trás da flor:


Quanto a flor, eu usei molde de docinho. Comprei um tempo atrás, paguei R$ 4,30 num pacote com 50 unidades:


No meio da flor eu colei com fita banana um semente que foi feita com furador de scrapbook. Também colei uma borboletinha para dar um charme.rsrsrsrs Ah, a borboleta também foi feita com furador de scrap. Tem uma irmã na minha estaca que tem vários, as vezes vou na casa dela e furo vários e deixo guardado.rsrsrsrs
Por último, colei  flor no palito, usei a cola escolar é só esperar um minutinho que ela seca, é muito melhor do que cola de isopor ou madeira.
Separei um saquinho de balas de goma de eucalipto para eles:


Para finalizar, coloquei tudo dentro de um saquinho:


Na parte de trás do saquinho, coloquei um adesivo que ganhei da Josy Souza (Ribeirão das Neves-MG) escrito "Com amor". Tentei tirar foto, mas sempre saí embassada.rsrsrsrs
Espero que tenham gostado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.