As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 22 de abril de 2014

O que escrever em um diário pessoal?

Galerinha,
Esse post é para ajudar vocês que querem fazer um diário pessoal, mas sempre param nas primeiras páginas por não saberem mais o que escrever... Eu adoro diários e tenho desde antes de ser membro da igreja, olhem os que sobreviveram à faxina que minha mãe fez antes de me casar e os que fiz depois de casada:


Ainda tenho alguns anos digitados em arquivos no HD e dois anos dentro de um blog de acesso exclusivo. Então acho que posso falar um pouco sobre o assunto com propriedade.rsrsrsrs

1º Passo - Onde fazer o diário?
Pensem como será mais fácil para vocês registrarem seus diários: um caderno, uma caderneta de bolso, em aúdio, digitado no Word, um blog pessoal, uma agenda... Tem que ser algo que seja prático e que dê para encaixar na vida de vocês. Por exemplo, se vocês trabalham e estudam, não terão tempo de fazer um caderno, talvez seja mais viável uma caderneta de bolso ou eletrônico (ótima ideia para quem digita muito rápido, mesmo do celular).
Então nesse tópico vou contar sobre as vantagens de desvantagens de cada método sugerido!!!

Fichário
É só comprar um fichário e escolher o tipo de folhas que quer usar.
Vantagens - nas viagens e no dia-a-dia pode levar apenas algumas folhas, é bem organizado e sempre que enjoar da arte da folha, pode comprar um bloco diferente. Pode-se colocar vários anos num único fichário que pode ser de personagem ou decoração.
Desvantagens- as páginas devem ser numeradas para garantir que nenhuma delas se perderá.

Caderno
Basta escolher um caderno que goste ou decora-lo.
Vantagens - seus descendentes poderão conhecer sua letra e pode-se colar embalagens e folhetos de coisas que se comeu e lugares que se visitou. É um momento de poder pensar nas coisas que fez e até mesmo ter gratidão por muitas coisas pequenas que acabam passando desapercebidas no dia-a-dia. Esse é o melhor método para quem tem tempo e gosta de ser detalhista. É o método que mais gosto, pois gosto de contar sobre os acontecimentos, sentimentos, fatos e tais.
Desvantagens - é bem chatinho para ficar levando em viagens, não dá pra ficar colando fotos de todos os eventos. Esse método é mais para quem gosta de escrever e tem tempo de parar em algum horário do dia para fazer isso. Outra coisa é que acaba gerando um volume em casa. O melhor horário para se escrever no diário é no período da noite. Isso me lembra muito o desenho Doug.rsrsrsrs

Caderneta de Bolso
Basta comprar uma cadernetinha pequena que caiba na bolsa.
Vantagens - é pequeno e compacto. Pode-se levar na bolsa ou mochila para qualquer lugar que for. É bem fácil de levar em viagens. Pode-se escrever em qualquer lugar que estiver. Ela também pode ser usada para marcar tópicos dos eventos significativos, assim o dia que realmente for escrever no diário, basta olhar os tópicos e digitar sobre aquele momento.
Desvantagens- não dá pra ficar colando folhetos, cartões, embalagens. Mesmo sendo pequeno faz um volume depois de um certo tempo.

Agenda
É só comprar uma agenda do ano letivo. De preferência um modelo que tem uma página por dia, inclusive o final de semana.
Vantagens - não precisa ficar se preocupando em anotar datas, basta abrir e já sabe de quais dias tem que escrever. É perfeito para quem gosta de escrever pouco, pois tem poucas linhas. Também é ótimo para grampear os cartões, folhetos e embalagens. Pra quem não se encomoda, pode levar na bolsa e mochila, aproveitar o horário de almoço do trabalho para escrever do dia anterior ou antes de ir dormir. Rapidinho se escreve sobre aquele dia.
Desvantagens- é um pouquinho chato para carregar.

Audio
Essa opção pode ser feita com um pequeno gravador, no celular ou PC. Ótima opção para quem não gosta de escrever e gosta de falar.rsrsrsrs Esse método me lembra muito o seriado da Tv Cultura chamado "O Mundo da Lua", onde um menino gravava suas histórias e experiências em um rádio.
Eu conheço uma pessoa que todos os dias a noite, gravava um audio e no domingo, ele tirava o tempo para ouvir as fitas de toda a semana, daí ele fazia um resumo em um caderno daquela semana.
Vantagens - pode-se fazer em diversos momentos do dia. Por ser um arquivo digital é fácil salvar e armazenar. A maior vantagem é que pode-se usar o celular, então basta colocar o fone no ouvido e falar como se estivesse conversando com alguém no celular. Está lá na academia correndo na esteira? Por que não aproveitar o tempo para gravar o diário? Está andando na rua para ir ao trabalho? Por que não gravar o díario?
Desvantagens - Tem que sempre estar atento a capacidade de armazenamento do celular, para poder ficar tranferindo o audio para um pen-drive ou PC. Só consegue manter um diário assim as pessoas que tem mais desenvoltura na comunicação.

Blog
Se for algo digital, vocês podem criar um blog do qual apenas vocês tenham acesso ou um blog onde vocês colocam pensamento soltos e seja aberto para todos os membros convidados e família.
Vantagens - você pode digitar em qualquer momento do dia e em qualquer lugar e ainda adcionar as fotos dos eventos. É uma excelente opção para quem está sempre na correria porque pode fazer isso no ônibus por meio do celular ou tablet e no trabalho durante o horário do almoço. Se vocês trabalham em uma empresa que não tem muito serviço e o chefe é um pouco mais liberal nos momentos livres. Também é um ótimo momento para se fazer isso. A outra parte bacana de um blog é que no momento que quiser compartilhar seu diário com seus filhos ou conjugê, basta colocar o e-mail deles para terem acesso. Outra baita vantagem é quando se está viajando, normalmente nós levamos o computador, celular ou trablet, então pode-se mesmo durante a viagem escrever tranquilamente no diário digital, já que é algo feito pela net.
Desvantagens - acho que a única parte chata é que pra fazer isso, é necessário ter internet.

Word
Vocês podem fazer um arquivo anual no Word ou arquivos soltos com a data.
Vantagens - Não é necessário ter internet. Pode-se carregar em qualquer dispositivo móvel. No momento que se digita, pode adcionar fotos do evento. Se vocês trabalham em uma empresa que não tem muito serviço e o chefe é um pouco mais liberal nos momentos livres. Também é um ótimo momento para se fazer isso.
Desvantagens - Não dá pra digitar pelo celular ou tablet, então realmente é necessário ter aquele tempo na frente do PC.

Perfil do Facebook
Fazer um perfil no Facebook onde tudo seja restrito.
Vantagens - É o método mais fácil para o dia que desejarem, adcionarem seus filhos ou marido/esposa para visualizarem. É um método super prático porque pode ser feito do celular, tablet ou PC. Quando for um evento onde se tirou fotos, basta criar uma pasta de fotos e ali mesmo falar sobre o evento. É um dos melhores métodos para quem está sempre na correria!!!
Desvantagens - Tem que ter acesso a internet e ter acima de tudo o bom senso, por se tratar de um perfil do Facebook, a pessoa deve tomar o máximo de cuidado possível para não ficar logada em algum dispositivo que seja de uso coletivo, afinal, são os seus sentimento e segredos! Outro cuidado que só os fortes conseguem ter. É saber fazer a diferença desse perfil para aquele onde você pode adcionar seus contatos e tais. Esse perfil não deve ter amigos adcionados, seja ser algo invisível para eles.

2º Passo - O que escrever no diário?
Acho que após a dificil escolha do melhor método, essa é a pergunta que brota nas cabeças quando se pensa em diário e continua até depois da escolha.rsrsrsrs
Um diário nada mais é do que um local para se contar experiências, decepções, vitórias e sentimentos.
Comece sempre com a data que você irá escrever, mesmo que o evento tenha sido alguns dias antes. Existe uma diferença de sentimento quando se escreve algo no dia e depois. Basta pensarem em algum momento que ficaram bravos com algum acontecimento, no dia do ocorrido, parece que o furor aumentou com o passar das horas, muitas coisas passadas voltam a tona, muitos sentimentos brotam. Porém no dia seguinte, a raiva já não é mais a mesma, é algo mais centrado.
O seu díario deve ser um registro desses dois momentos. O de furor e o de ponderação, arrependimento, reação...
Olhem para as escrituras, são diários de profetas que existiram muito tempo antes de nós. Eles falam sobre suas experiência, consequências de suas decisões, da vida de seus filhos. Suas orações, bênçãos, gratidão.
Pensem sempre no que querem que seus filhos, netos, bisnetos... saibam sobre vocês. Usem suas experiências para mostrar para eles que tudo tem uma consequência. Se a decisão é correta, essa consequência serão bênçãos, se a decisão é errada, mostrem a consequência, seu arrependimento e que esse é um processo sofrido, porém recompensador. Mostrem para eles o poder da expiação de Cristo agindo em suas vidas.
Contem sobre os eventos significativos em suas vidas, a decisão do que estudar e o caminho percorrido para a conclusão do curso, comemorações em família, passeios familiares, noites familiares, desafios e bênçãos nos chamados da igreja, atividade da igreja, eventos no trabalho, mudança de profissão, viagens, amigos, familía, locais.
Vocês podem reservar um dia da semana para contarem algo sobre sua infância, o local onde mora ou já morou. Como eram seus pais.
Como sou detalhista e tenho tempo para fazer isso, eu uso muito as experiências do dia para falar sobre outros eventos. Por exemplo, em fevereiro foi a entrega do uniforme escolar da Rafaela. Então escrevi sobre esse evento em meu diário, falei sobre as bênçãos de poder receber esse material e contei algo pessoal, de que sempre gostei de uniformes em escola e trabalho. Daí já contei sobre alguns locais que trabalhei que tinha que usar uniforme e falei como eram os uniformes. Falei o que era cada empresa... Percebem que de uma atividade simples, podemos contar outras muitas coisas?
Quando chegamos na idade adulta, temos vivências diferente de quando éramos jovens, até nossos amigos costumam mudar ou o contato não é mais o mesmo por conta da correria do dia-a-dia. Daí um dia vocês estão num ponto de ônibus e se esbarram com um amigo de infância. Por que não escrever sobre isso no diário?
Em 2012 tive a oportunidade de receber em minha casa uma amigo muito querido que agora está morando na Irlanda. Contei sobre a visita dele, as expectativas e aproveitei o momento para contar no meu diário como conheci ele e porque ele é tão importante em minha vida. Como consegui encontra-lo nessa data.
Quais as pessoas significativas em nossa vida? O que queremos que nossos descendentes saibam sobre eles? Eu já repeti inumeras vezes em meus diários de que mesmo com a distância e falta de contato eu tenho um amor imenso por esse meu amigo, porque assim que ele soube que meu pai havia sido assassinado, ele largou tudo o que tinha (ele era bem sistemativo como eu) e foi até minha casa com presentes. Ele deixou toda a vida dele de lado por duas semanas para estar em minha casa todos os dias, ele não sabia o que fazer, mas sabia que tinha que estar lá. Foi ele a minha família e meu conforto. Ele ajudou a minha mãe, meu irmão e eu lavarmos o bar repleto de sangue. Cada vez que me lembro disso, ainda sinto a mesma gratidão que tive no dia em que tudo aconteceu.
Isso é um diário, compartilhar suas frustações e as bênçãos que estão ali escondidas. Contar sobre coisas passadas, presentes e desejos futuros.
Outra coisa muito legal, é falar sobre os relacionamentos. Está com um paquera, escrevi no diário. O paquera não deu certo, escrevi no diário. O paquera virou namoro, escrevi no diário. O namoro acabou, escrevi no diário. O namoro virou noivado, escrevi no diário. O filho preparou o primeiro discurso da Primária, escrevi no diário. Sua filha recebeu o medalhão das moças, escrevi no diário. Seus filhos estão indo para a missão, escrevi no diário.rsrsrsrsrs
Esses dias eu estava lendo algumas páginas de meu diário de quando me casei, contei sobre o caus que estava meu trabalho, minhas primeiras experiência como dona de casa e algo que não me lembrava... nós tinhamos a cama, mas não tinhamos dinheiro para comprar o colchão, então tinhamos forrado no estrado (acho que é assim que se escreve), papelões e vários cobertores emprestados por minha mãe. Dormimos assim por quase 1 ano.rsrsrsrs
Nosso cerebro é muito bom, mas com nossa morte física, todas as nossas lembranças vão embora conosco. Então escrevam um diário. Deixem sua história!!!
Algumas coisa que devem sempre ser bem claras em seus diários: situação, decisão, consequências e sentimentos. Por exemplo:
Situação: minha mãe me chamou para almoçar na casa dela no domingo, porém tenho um treinamento da Sociedade de Socorro.
Decisão: liguei para minha mãe a perguntei se posso ir no próximo domingo porque tenho o treinamento.
Consequências: fui para o treinamento, minha mãe compreendeu a situação.
Sentimentos: foi a melhor decisão que tomei, fiquei um pouco apreensiva, já que não vejo minha mãe com tanta frequência. Realmente colocar o Senhor em primeiro lugar é a melhor decisão. Pude sair do treinamento edificada. Minha família é extremamente importante para mim, mas sei que na vida temos momentos que temos que tomar duas decisões dificeis.... (e assim por diante)

3º Passo - Quando escrever no diário?
Isso fica a critério de vocês, podem escrever um resumo de cada dia ou apenas nos eventos que considerarem importantes. O que vai ser preciso é diciplina.
Uma ideia é vocês marcarem um dia e horário para começarem. Por exemplo, domingo é super corrido por conta de chamados e tais. Mas vocês podem marcar por exemplo, todos os domingos às 21hs. Daí colocam o celular para tocar nesse horário, muitos celulares tem a opção de repetir o toque todos os domingos naquele horário, daí vocês já deixam programado. Quando o celular tocar, se senta, pega o diário e começa a pensar na semana.
Uma coisa que já fiz e ajudou muito, eu andava com uma folha de sulfite. Daí quando acontecia algo significativo eu marcava um tópico na folha, tipo: "Prova de matemática", "Funcionária nova", "Rafaela dicursou na Primária", "Feriado". Daí no dia que sentava para escrever no diário, eu lia e escrevia qual tinha sido minha preparação e como havia me saido na prova. Isso ajuda muito, principalmente quem não tem a memória muito boa!!!!
Hoje com tanta tecnologia, vocês podem usar qualquer bloco de anotações no celular, tablet ou computador para fazer esse tópicos.
Quem gosta de escrever e tem tempo, pode fazer diariamente. Quem é mais de falar, pode também fazer uma gravação diária. Já que não é de expressar muito os sentimentos. Comece com um diário semanal. Tendo sempre na mente os tópicos: situação, decisão, consequência e sentimentos. Não tente dar um passo maior do que pode fazer, porém não deixe de fazer seu diário por terem dificuldade.
Fazer um diário é uma questão de superar a si mesmo para muitas pessoas!!!

Espero que esse post tenha ajudado vocês, apliquem em suas vidas as dicas e voltem para me contar como se sairam com o diário!!!
Daí um tempo quero receber e-mails e mensagens de fotos de seus diário e seus sentimentos por conseguirem terem superado esse desafio!!!
Ao ler diários passados, se surpreenderão com coisas que não se lembram, com decisões que tomaram e verão as consequências de suas decisões mesmo anos depois!!!! Incentivem seus filhos a fazerem o deles, seja com desenhos, colagens... Eu já compartilhei aqui no blog quando com a Rafaela fizemos um diário para ela. E como tem sido usado por ela. Tem sido uma ótima experiência. Quando vamos para algum lugar, ela logo caça algum papel que possa colar em seu diário para lembrar de onde fomoso!!!!
Vocês podem até fazer o diário uma atividade em família, principalmente a mãe que fica com os filhos pequenos em casa, pode programar um horário onde todos se sentam a mesa e escrevem e desenham em seus diários. Vocês verão como isso unirá ainda mais vocês!!! Poderão saber do que seus filhos gostam, o que tem acontecido de especial em suas vidas!!!

6 comentários:

  1. Já escrevi diários há muitos anos. Mas agora preciso retornar, pois minha memória está ficando ruim. Concordo com o que você escreveu, gostei da dica sobre o perfil no Facebook, mas não é segura. Aquela do áudio acho que vou adotar, pois não gosto de ficar digitando ou escrevendo, toma muito tempo. Vou procurar uma agenda para baixar no meu celular com espaço para gravar as coisas que preciso fazer e registrar as coisas que eu fiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que vc tenha gostado do post e que ele te deu uma nova ideia de registrar suas memórias.

      Excluir
  2. Já tive um diário,mas agora ñ tenho mas
    Acho que nem sei como ter.
    Ja tenho 50 anos acho que não tenho mas idade para escrever um diário
    Ma gostei de ter lido obrigado bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vc tem muitas histórias para contar em seu diário, volte a escrever!

      Excluir
  3. Eu amoooooo o fato de relatar as minhas histórias, os meus pensamentos ou apenas escrever frases aleatórias. Adoro desenhar em cada entrada algo relacionado ao que vou contar.
    Mas dei uma paradinha por um tempo.

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.