As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Projeto - História Pessoal das Crianças - Fase II

Galerinha,
Hoje vim compartilhar com vocês a evolução da Rafaela em relação a sua própria história pessoal. Em junho fiz um post especial sobre Como Incentivar as Crianças a Fazerem Sua História Pessoal e coloquei as fotos da caixinha que montei com a Rafaela para que ela colocasse tudo que é especial para ela.
Bom, ela entendeu perfeitamente o que era a caixinha e a importância do "Mundo da Rafaela". Quando saimos para fazer algum passeio com ela, já sai procurando o que pode colocar na caixinha para se lembrar do dia, eu costumo colocar as datas dos eventos. Nos pegamos algumas coisas que estavam pela casa de eventos anteriores á caixa, mas olhem o que já temos em menos de 6 meses:





O que tem na caixinha dela? Tem todas aquelas coisas que gostamos de guardar, mas nunca sabemos onde guardar: medalha de atividades da Primária, cartões postais dos locais que visitamos, lembrancinhas de amostra cultural da escola, convites de aniversário que participou, agenda cultural dos eventos da cidade (sempre marco em quais fomos), cardápio ou cartão de algum lugar onde comemos, lembrancinhas de atividades da igreja, folhetos de hotéis que nos hospedamos quando viajamos, velinhas dos aniversários... E até a roupinha que ela ganhou para ajudar numa atividade da ORM da estaca.rsrsrsrs
Ah, na última viagem para Curitiba e Florianópolis, a Rafaela ficou encantada com as conchinhas e juntamos várias, então ela escolheu a que achou mais bonita e colocou dentro da caixinha.
Algumas pessoas já sabem sobre a existência da caixinha e a importância que a caixinha tem tido para a Rafaela, então sempre contribuem com alguma coisinha.rsrsrsrs Em especial a Júlia Paccanaro Rosa que é arte educadora do Museu de Artes Sacras de Embu das Artes. Ela sempre entrega para a Rafaela o convite das atividades do museu. A Júlia nem sabe, mas é o maior cuidado com esses convites.rsrsrssr Quando chega em casa já pedi eles para poder guardar na caixinha.rsrsrsrs
Outra pessoa que contribuiu sem saber, foi a Simone Germano. Nós duas estivemos em uma atividade da Ala Gopouva (Guarulhos-SP) onde o bolo foi enfeitado com estrelas de isopor. A Rafaela ficou encantada, mas não conseguiu pegar nenhuma, daí uma menina, depois de um tempo, lhe entregou uma. Advinha onde está a estrela? Dentro da caixinha com o cartão de Professoras Visitantes Corujas e um outro presente que a Simone deu pra ela que foi um segredo das duas.rsrsrsrs
Ah, não pensem que o diário da Rafaela ficou esquecido não. Ela mesma se lembra de que devemos escrever e desenhar. Separa coisas para colar no díario. Tem sido uma ótima experiência e digo para vocês, invistam em ensinar seus filhos sobre a história pessoal deles! Agora no dia 30 a Rafaela fará 4 anos e já tem esse amor por seu diário e por guardar tudo aquilo que é especial em sua vida. As crianças são capazes de entender o quanto isso é importante e de serem responsáveis por isso!!!
Quero pedir a ajuda de vocês em outro projeto que quero introduzir na vida dela, que é a importância das cartas e de sermos lembrados em datas especiais. Quero pedir de coração ajuda de vocês... Pedindo que enviem uma cartinha bem simples para ela esse mês, quero ver a alegria dela por diversas vezes por ser lembrada por alguém. Para que ela entenda de forma prática que essa alegria que ela sentirá, pode fazer com que outras pessoas também sintam.
Quem quiser participar, pode me mandar um e-mail que mando o endereço!!! Vou ficar muito agradecida por quem me ajudar!!!

4 comentários:

  1. Oii eu amo o seu blog e todas as suas postagens... PARABÉNS
    mas eu estava procurando algo especifico e não encontrei
    eu queria tipo uma msg de despedida para deixar com meus alunos do seminário
    é meu primeiro ano como professora e não sei bem o que fazer e como fazer mo ultimo dia de Aula
    Gostaria que fosse algo bem espiritual e de acordo com o meu calendario não haverá aula... só testemunho, mas mesmo assim eu queria deixar uma breve msg, lembrancinhas enfim

    Pode me ajudar,
    Desde de ja... Obrigada
    Email: alves.gleicy13@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleicy,
      Quanto a isso eu não posso te ajudar, pois não preparo mais recursos para as aulas do seminário, faço apenas os arquivos anuais. Mas no Facebook tem um grupo chamado Professores do Seminário, onde sei que te ajudarão muito: https://www.facebook.com/groups/433714976750710/

      Excluir
  2. Que idéia legal, como vc falou não ficam espalhados , acho que vou fazer uma para mim,kkkkk,,obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Domilene,
      Eu estava tentando guardar as coisinhas dela em algum lugar, mas acho aquelas caixinhas plásticas muito caras, então acabei usando uma caixa de camisa e foi bem legal porque ela participou na decoração escolhendo o papel, cores e enfeites. E agora ela é responsável por isso. E cabe bastante coisas, dá pra deixar tudo bem organizado. Se quiser vc pode até montar uma caixinha anual.

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.