Galerinha,
No próximo mês começam as aulas do Seminário e Instituto, então me adiantei e já vou começar a fazer posts com recursos para o seminário. E hoje a pedido da Rosângela A. Batista (Campo Belo-MG) fiz a prisão de celular no tema do Batman que foi inspirado numa dinâmica que fiz com os jovens no Curso de História da Família (post aqui).
A ideia é fazer um combinado com os jovens, apresentar para eles o pote e dizer que todo inicio de aula eles deverão desligar os celulares e colocar dentro do pote. Os celulares são devolvidos no final da aula.
Antes que alguém diga que hoje vivemos em um mundo de tecnologia e que não devemos fazer esse tipo de coisa... cabe a cada professor orar sobre o assunto! Cada professor conhece seus alunos e sabe se o celular está sendo usado de forma positiva ou negativa em sala de aula. Se for negativa, pode usar essa dinâmica com eles e pedir que levem suas escrituras em papel para usarem durante as aulas!
No arquivo, fiz a tampa em duas meninas, uma para esse tipo de pote, que é o que costumo usar:
Também fiz os rótulos para pote de oração e chicletes:
Esse pote faz um tremendo sucesso nas classes! Eu já usei na sala do curso de História da Família e uso no Princípios do Evangelho! Tem três formas de usar!
Primeira = Vocês montam o pote e os chicletes com o tema. Quem fez a última oração na aula passada, escolhe quem fará a primeira oração e lhe dá o chiclete como um mimo. Daí a pessoa que foi escolhida para fazer a primeira oração, escolhe quem fará a última e lhe dá o chiclete. Com os jovens é muito legal fazer essa dinâmica porque eles não reclamam de ter que fazer a oração, já que eles adoram chiclete!
Para montar esse pote, vocês devem usar esse tipo de vidrinho, ele pode ser comprado em lojas de utilidades e custa em média R$ 2,25:
O rótulo do pote de oração pode ser impresso em papel adesivo ou folha de sulfite e colado com fita dupla face. Já os chicletes, eu gosto de usar dessa marca por causa do formato:
Para montar é bem fácil:
Recorte os rótulos e cole tiras de fita dupla face nas laterais e superior
Dobre as abas do chiclete e centralize ele no rótulo
Levante a parte inferior e depois cole a parte superior
Nas laterais é só grudar
Para finalizar, corte as pontinhas das laterais com tesoura de picotar
Segunda = Vocês montam o pote como na sugestão anterior, mas ao invés de montarem os chicletes, vocês colam o nome dos jovens no chiclete ou bala:
No curso de História da Família com os jovens (post aqui) eu fiz essa dinâmica e foi perfeito porque eles ansiavam ser sorteados só pra ganhar a bala!!!
Terceira = Vocês montam o pote, mas ao invés de darem doces para os jovens, podem colocar no pote palitos de sorvete com os nomes deles:
Essa ideia dos palitos foi compartilhada em um treinamento da Primária em minha estaca (post aqui).
Um pacotinho com 50 palitos custa em média R$ 0,80. Daí vocês pintam com guache uma ponta de vermelho e a outra de verde ou azul e no meio escrevem o nome do jovem.
No inicio e término da aula o professor sorteia um dos palitos que está com com a ponta verde o azul para cima. Ele lê o nome do jovem e coloca o palito de volta no pote com a ponta vermelha para cima, indicando que aquele jovem não pode ser sorteado novamente para oração.
Eu usei essa dinâmica quando fui professora no MAS e foi muito legal porque não tinha aquela briga de quem vai ou não fazer a oração.
Bom, espero que tenham gostado do post e dos arquivos!
Lembrando no no blog na tag "Seminário" tem vários recursos que podem ser reutilizados nesse ano!
Gostei muito das idéias! Parabéns!
ResponderExcluirOi Sandra,
ExcluirObrigada pelo carinho!
Excelente ideia vou fazer sim com os meus jovens
ExcluirAdorei as idéias!!!!
ResponderExcluirOi Aninha,
ExcluirObrigada por acessar o blog!
Surpreendente ♡
ResponderExcluirOi Michele,
ExcluirObrigada!