As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Rótulos - Prisão de Celular e Pote de Oração do Batman (Seminário)

Galerinha,
No próximo mês começam as aulas do Seminário e Instituto, então me adiantei e já vou começar a fazer posts com recursos para o seminário. E hoje a pedido da Rosângela A. Batista (Campo Belo-MG) fiz a prisão de celular no tema do Batman que foi inspirado numa dinâmica que fiz com os jovens no Curso de História da Família (post aqui). 



A ideia é fazer um combinado com os jovens, apresentar para eles o pote e dizer que todo inicio de aula eles deverão desligar os celulares e colocar dentro do pote. Os celulares são devolvidos no final da aula.
Antes que alguém diga que hoje vivemos em um mundo de tecnologia e que não devemos fazer esse tipo de coisa... cabe a cada professor orar sobre o assunto! Cada professor conhece seus alunos e sabe se o celular está sendo usado de forma positiva ou negativa em sala de aula. Se for negativa, pode usar essa dinâmica com eles e pedir que levem suas escrituras em papel para usarem durante as aulas!
No arquivo, fiz a tampa em duas meninas, uma para esse tipo de pote, que é o que costumo usar:




Também fiz os rótulos para pote de oração e chicletes:




Esse pote faz um tremendo sucesso nas classes! Eu já usei na sala do curso de História da Família e uso no Princípios do Evangelho! Tem três formas de usar!

Primeira = Vocês montam o pote e os chicletes com o tema. Quem fez a última oração na aula passada, escolhe quem fará a primeira oração e lhe dá o chiclete como um mimo. Daí a pessoa que foi escolhida para fazer a primeira oração, escolhe quem fará a última e lhe dá o chiclete. Com os jovens é muito legal fazer essa dinâmica porque eles não reclamam de ter que fazer a oração, já que eles adoram chiclete!
Para montar esse pote, vocês devem usar esse tipo de vidrinho, ele pode ser comprado em lojas de utilidades e custa em média R$ 2,25:


O rótulo do pote de oração pode ser impresso em papel adesivo ou folha de sulfite e colado com fita dupla face. Já os chicletes, eu gosto de usar dessa marca por causa do formato:


Para montar é bem fácil:

 Recorte os rótulos e cole tiras de fita dupla face nas laterais e superior

 Dobre as abas do chiclete e centralize ele no rótulo

 Levante a parte inferior e depois cole a parte superior

 Nas laterais é só grudar

Para finalizar, corte as pontinhas das laterais com tesoura de picotar



Segunda = Vocês montam o pote como na sugestão anterior, mas ao invés de montarem os chicletes, vocês colam o nome dos jovens no chiclete ou bala:


No curso de História da Família com os jovens (post aqui) eu fiz essa dinâmica e foi perfeito porque eles ansiavam ser sorteados só pra ganhar a bala!!!

Terceira = Vocês montam o pote, mas ao invés de darem doces para os jovens, podem colocar no pote palitos de sorvete com os nomes deles:


Essa ideia dos palitos foi compartilhada em um treinamento da Primária em minha estaca (post aqui). 
Um pacotinho com 50 palitos custa em média R$ 0,80. Daí vocês pintam com guache uma ponta de vermelho e a outra de verde ou azul e no meio escrevem o nome do jovem.
No inicio e término da aula o professor sorteia um dos palitos que está com com a ponta verde o azul para cima. Ele lê o nome do jovem e coloca o palito de volta no pote com a ponta vermelha para cima, indicando que aquele jovem não pode ser sorteado novamente para oração.
Eu usei essa dinâmica quando fui professora no MAS e foi muito legal porque não tinha aquela briga de quem vai ou não fazer a oração.

Bom, espero que tenham gostado do post e dos arquivos! 
Lembrando no no blog na tag "Seminário" tem vários recursos que podem ser reutilizados nesse ano!

8 comentários:

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.