As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Curso de História da Família Incompleto - Ala Santa Tereza (3ª Turma de 2014)

Galerinha,
Foi difícil começar essa turma, mas consegui!!! Bom, escrevi a cada aula a parte do post, então vocês verão a evolução do curso a cada aula. Espero que gostem e que sirva de inspiração para vocês!

Preparação

Com duas semanas de antecedência eu entreguei o convite avisando sobre o curso:



Segue os modelos que convites que fiz:






Vocês podem colocar as informações do curso do lado da árvore ou fazerem com fiz, coloquei na parte de trás. No meu caso eu digitei, mas vocês até podem escrever à mão:


Como havia convidados muitas pessoas para o curso, pensei em fazer o curso na capela nos domingos a tarde, mas pensando em cada casal, descobri que um dos casais ia andando para a capela todos os domingos e como o irmão tem um problema na perna por causa de uma prótese e estava sentindo muitas dores na perna. Então marquei em minha casa.
Antes que se perguntem porque não dou aula durante a Escola Dominical... por incrível que pareça, na minha ala os alunos fogem muito mais durante a Escola Dominical.rsrsrsrs E como dessa vez convidei casais recém-conversos, achei importante manter eles na sala do Princípios do Evangelho, sendo nutridos da boa palavra!!!
Quando eu entreguei os cartões, já avisei que o curso teria 2 meses de duração e que era importante para eles estarem presentes em todas as aulas. Eu convidei 5 casais, meu foco foram os casais recém-conversos e aqueles que estavam voltando para a igreja. Ah, também convidei o presidente do Quórum de Élderes para que ele pudesse acompanhar as famílias no decorrer da semana.
Ah, para um dos casais eu já entreguei junto o convite para eles fazerem a oração de abertura e encerramento da aula.
Eu não precisei preparar, mas caso vocês gostem da ideia, podem fazer com antecedência um potinho com chicletes ou balas de agradecimento por fazerem a oração:



Eu não preparei o potinho porque usei o que havia preparado antes, mas vocês podem salvar o arquivo e ver o passo-a-passo  nesse post do blog.
O que também tive que dar uma repaginada, foram os hinários... Eles ainda estavam com o desenho antigo. Então montei eles com o novo símbolo e coloquei o nome da ala:


Para montar o hinário, eu fiz esse arquivo:



Na parte inferior, vocês podem colocar o nome da ala também!

Introdução

Acho que já deu pra perceber por causa das outras turmas do curso, que gosto de dar uma aula de introdução pra poder explicar sobre o curso, o que eles devem fazer e até entregar os manuais. Então antes da aula preparei os kits para os alunos com o manual de aulas, uma barrinha de chocolate personalizada e uma caneta personalizada:


A barrinha de chocolate que usei foi essa:


Uma caixa com 50 unidades custa em média R$ 8,00 e vale super a pena!!!
Para personalizar, montei alguns arquivos:













Para montar é simples, basta recortar os rótulos, colar fita dupla face nas laterais e parte superior:


Passo seguinte é dobrar as pontas da embalagem para dentro e centralizar o chocolate no rótulo:


Primeiro levante a parte inferior e depois grude a parte superior na inferior, certifique-se que o rótulo não fique folgado:



Punte as laterais:


Pode usar tesoura de picotar para dar um detalhe nas laterais:


Para fazer as canetas eu montei uma etiqueta:



É só recortar, dar uma dobrada e colocar dentro do tubo da caneta. Pra fazer isso é preciso tirar a tampinha:


É um pouco chatinho montar, mas vale super a pena!!! Olhem como elas ficam lindas:



Normalmente eu uso a marca de caneta mais barato, mas dessa vez usei algumas Bic que tinha recebido. Elas ficam bem bonitas!
Para finalizar, coloquei tudo em um saco transparente de 25x35cm e grampeei com uma lapela que fiz:



Segue o arquivo:



Bom, de todos os casais que chamei, na primeira aula apenas 3 compareceram, sendo dois de recém-conversos e um que está voltando para a igreja. Então iniciei perguntando o que eles sabiam sobre História da Família, a resposta foi que não sabiam de nada. Então expliquei o que é História da Família e Genealogia, falei sobre as ordenanças do Templo, tendo o cuidado de mostrar a gravura do Templo de São Paulo, da pia batismal e da sala de selamento. Também mostrei os cartões de ordenanças do templo e expliquei cada item do cartão (homem, mulher e selamento).
Depois falei sobre a duração do curso, testifiquei sobre as experiências que terão e li uma poesia desse livro que ganhei de uma irmã de minha ala (Ana Maria Sampaio):


O livro de chama "Poesia Essencial" da Roseana Murray publicado pela editora Manati. Tem uma poesia chama "Genealogia":

morro ao contrário e viro minha mãe
ela vinha da Polônia
sem adivinhar que me carregava
em seu destino
que me carregava em suas unhas
em sua voz
eu a vejo no convés do navio
era criança e não sabia os terríveis
peixes que o oceano esconde
ainda trazia nos cabelos o cheiro de feno
as vozes da aldeia
eu era ela seus olhos espreitando o céu imenso
e já fazia parte do seu silêncio
morro mais um pouco e viro minha avó
limpando a casa para o sabat
ela era jovem tinha longas tranças
e um coração assustado feito vento
na próxima semana ela casaria
e nem tinha visto o noivo ainda
se Deus ajudasse ele seria calmo
e protegeria sua vida
como com as mãos ela protege
a chama das velas
eu estou dentro dela embutida em seus desvelos
eu a vejo com os olhos de quem só vai nascer
milhares de horas depois
atravessando os escombros que separam
os avós dos seus netos
morro mais um pouco ainda
e não consigo vê-la
a mãe da minha avó
nem sei seu nome
ela é uma sombra tão longe
e quando fala não consigo escutar
embora me esforce tanto que me doem os ossos
eu já estava escrita na trilha
dos seus olhos tristes?

Depois entreguei para cada aluno esse livreto:


Daí deixei o desafio com eles de trazerem na próxima aula a página sobre eles preenchida!
Bom galerinha, foi isso que preparei, montei e usei.rsrsrsrs Espero que possa ser útil para vocês!!!
Ah, fiz tudo voltado para o verde, porque o símbolo do Family Search deixou de ser aquela árvore seca para outro modelo mais moderno:


Eu só soube que mudou porque participei dos treinamento para a Feira de História da Família de minha estaca e eles me mostraram esse cartaz, que inclusive veio em anexo com a Liahona de outubro:


Então se algum de vocês também está um pouco desorientado e quer fazer arquivos com o novo símbolo, seguem as imagens, a primeira foi enviada pelo Leles Santos Junior e a segunda achei na net:



Lição 01 - O Trabalho no Templo e da História da Família

Nessa aula, só compareceu um dos casais da aula anterior. No inicio da aula nós assistimos o vídeo "Salvadores do Monte Sião" do DVD de curso. Conversamos sobre o que aprendemos e sobre a meta da aula passada. O irmão já está pesquisando algumas coisas por conta própria e conversando com o filho mais velho sobre o que ele já fez da História da Família. O que está sendo ótimo porque juntos estão fazendo algumas correções e adcionando outra que ficaram faltando.
No final da aula, entreguei para cada um deles esse cartaz:


Esses dois que estão na foto foram os que sobraram e ficaram com a impressão bem ruizinha porque tive que limpar o cabeçote da impressora. Mas os que imprimi e entreguei ficaram lindos!!!
O arquivo é esse:



Eu imprimi os cartazes em papel couchê de 180gr, ele ficou bem durinho!!! Eu imprimi no papel e entreguei um para cada um para que eles colem em algum lugar que seja especial e que possam sempre olhar, assim se lembrem que existem muitos antepassados esperando pela ajuda deles!

Lição 02 - O Trabalho no Templo e da História da Família

Literalmente comecei a trabalhar apenas com o casal da aula anterior... Então começamos conversando sobre as pesquisas que já conseguiram fazer para preencher o livreto "Minha Família".
Depois abri a minha árvore familiar no Family Search para mostrar as pesquisa que tenho, as informações que adcionei e até as fotos. Mostrei onde fica no site a parte de pesquisa.
De lembrancinha, preparei a mesma brincadeira familiar do curso anterior. É uma brincadeira para ser feita em uma Noite Familiar e se chama "Trocas da História da Família":


Para os potes eu fiz novos rótulos e tampinhas:







Para montar os potinhos, eu usei esses que sobraram do acampamento e a presidente me deu:


Daí separei miçangas nas 8 cores necessárias para fazer o jogo:


O potinho ficou dessa forma:



Como na aula passado só tinha vindo um casal, eu fiz o deles com o nome da família e um extra sem nome caso viesse algum dos casais que faltaram.
Também entreguei para eles um cartão onde podem adcionar as informações deles. Daí quando precisarem de ajuda para montar a sua árvore familiar no Family Search, podem entregar o cartão para a pessoa que for ajudar:


Eu imprimi eles em papel couchê de 180grs, daí ficou durinho. Eu falei para eles que se quisessem, podiam trazer na próxima aula que eu plastificava pra eles, já que tenho a máquina em casa!



Antes de entregar as lembrancinhas para eles, guardei tudo nessa necessarie que ganhei da Laiz Machado. Quem quiser fazer o pedido é só entrar em contado com ela pela fan page Luluzinha SUD.

Lição 03 - Reunir Informações em Casa

Infelizmente, meu únicos alunos não compareceram mais às aulas, mesmo após mudar de dia e horários que favoreciam eles. Eu iniciei esse curso em outubro e já estamos em janeiro, então deu pra perceber quantas vezes a aula foi remarcada...
Como sei que esse post mesmo estando incompleto pode ser útil para vocês, decidi compartilhar as 3 aulas que dei e essa que cheguei a preparar, mas eles não assistiram....

Minha intenção era começar essa aula com um vídeo do DVD que fala como juntar informações de história da família. No final eu entregaria esses recursos....
Eu preparei para meus alunos esse cartão em formato de ingresso com as informações necessárias para as ordenanças do Templo, assim quando eles estivessem em casa, poderiam se lembrar com facilidade de quais informações são necessárias e a forma correta de preencher essas informações para que possam ser levadas para o Templo:


Confesso que quando montei o arquivo, fiquei bem insegura quando a arte e principalmente o papel, já que imprimi em papel couchê com brilho de 120gr. Até agora eu não tinha me dado muito bem com esse couchê com brilho, acho ele ótimo para impressões a laser, mas como no meu caso é a jato, imprimi uma folha para fazer o teste e confesso que ficou muito melhor do que eu esperava! A impressão não ficou opaca e lembrou muito esses convites de eventos. Eu até imprimi nessa folha porque no dia anterior tinha visto o convite do baile do Juventus.rsrsrsrs
Até chegar ao modelo que eu queria, fiz vários! E pela primeira vez, o que mais gostei não foi o último.rsrsrsrs













No final da aula, eu mostraria minha caixa com algumas coisas sobre minha família que contem informações importantes! E daria para eles uma caixa personalizada para que eles pudessem juntar suas informações:

 Parte de cima

Parte de dentro

Para montar essa caixa foi bem fácil! Eu imprimi tudo com papel sulfite. A parte de cima da caixa passei contact e na parte de dentro colei com cola. Se vocês puderem imprimir pelo menos a parte de cima com papel adesivo, vai ficar muito mais bonito e profissional!
Quanto a caixa, acho que vocês já perceberam que já sou cliente da lojinha do Templo de São Paulo.rsrsrsrsrs Estou por lá sempre pegando caixas de camisa para usar na História da Família, daí agora tenho uma ajudante.rsrsrsrs A Rafaela (minha filha) entrou com minha mãe na lojinha outro dia, viu as caixas e pediu para a irmã. Dessa vez as caixas foram diferentes daquela com a tampa verde (que são maravilhosas) é uma caixa que até parece de plástico:



Ela é um pouco mais frágil que aquelas das tampas verde, mas serve para a mesma coisa!!! Então se vocês moram próximo a algum templo, podem pedir para as irmãs da lojinha juntarem as caixas para vocês! Sempre que tem caravanas, os irmãos não gostam de ficar levando as caixas, eles tiram as camisas das caixas e deixam elas por lá mesmo!
Quanto ao arquivo que fiz, segue:




Bom, foi isso que fiz com essa turma. Infelizmente tenho tido muita dificuldade em fazer os membros participarem do curso. Essa literalmente era minha última tentativa!
Até montei uma "Oficina Pais & Filhos" (post aqui) que também foi um grande fiasco porque fiquei na mão várias vezes e por várias famílias!
Então agora literalmente estou trabalhando apenas com uma irmã que está fazendo a História Familiar dela. Como as escrituras dizem... Pelo menos uma só alma está querendo ser salva!
Pra quem quiser ver as outras turmas que montei do Curso de História da Família é só clicar nos link: Turma de 20131ª Turma de 2014 e 2ª Turma de 2014. Também tem os recursos que preparei para essa turma, mas acabei modificando tudo (post aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.