As Tontas Vão ao Céu

sábado, 3 de agosto de 2013

Fim de Férias - Viagem a Curitiba e Florianópolis!!!

Pessoal,
Desde que criei o blog, já viajei algumas vezes, mas nunca conseguir ter tempo pra contar aqui no blog as minhas experiências, então hoje deixei tudo de lado para fazer isso, pois sei que osso roteiro poder servir de inspiração para alguém!!!

Terça-feira (23/07)
Bom, eu moro na cidade de Embu das Artes (São Paulo), saimos de casa na segunda-feira às 17:30hs rumo a Curitiba (Paraná) para passarmos um dia. Chegamos lá às 3:00hs da terça-feira. As únicas paradas que fizemos foram para abastecer e jantar, pois um painel da BR estava dizendo que na Serra do Cafezal estava com trânsito lento. Nas últimas três vezes que fomos para o Sul pegamos trânsito nessa Serra por conta de acidente de caminhões.
Quando chegamos em Curitiba, começou a nossa caçado por um hotel que tivesse um preço bem bacana, vimos que os preços dos hotéis variam entre R$ 250 e R$ 300 em um quarto simples. Até que encontramos o Ibis Budget. Nós pagamos R$ 120 para passar a noite com desjejum. Foi esse quarto:

A Rafaela amou a casa!!!!

Pra mim foi super estranho ver que o chuveiro tinha uma porta de vidro do lado esquerdo e que era transparente, então tive que colocar uma toalha para que a Rafaela não tivesse a curiosidade de ver alguém tomando banho.

Do lado de fora ficava a pia e do lado direito tinha uma outra porta onde fica o vaso sanitário (um quadrado menor que as divisórias do banheiro da capela).rsrsrssrs

Outra coisa que achei super estranha foi que tudo no hotel funciona a base do cartão magnético, inclusive o elevador. O que foi muita tecnologia para a minha pessoa.rsrsrsrsrs Pois, levantamos às 7:00hs, arrumamos nossas malas e fomos tomar o desjejum, meu marido foi procurar um caixa eletrônico do Santander (ao contrário de São Paulo que tem vários bancos, no sul só tem Bradesco e Santander, pelo menos foi o que vimos) e eu tive que voltar para o quarto, fiquei 15 minutos no elevador. Pois eu colocava o meu cartão e digitava o meu andar. Daí ele parava antes porque alguém queria entrar, eu passava meu cartão e a pessoa já clicava no andar dela, eu só consegui chegar no meu andar quando uma mulher ficou com dó de mim e digitou o meu andar depois de ter visto a confusão.rsrsrsrsrs
Perto outros 15 minutos para abrir a porta do quarto, porque eu achava que era só colocar o cartão e ele abria. Na verdade, você coloca rapidamente o cartão, retira e abri a porta ou aperta o botão do andar onde quer descer no elevador.rsrsrsrs É gente, sou super tapada para essas coisas.rsrsrsrsrs
Outra coisa chata é que não tem telefone nos quartos, tem apenas um no corredor, então para falar com a recepção é necessário sair no corredor para ligar. E os quartos não tem TV a cabo.
O legal é que o quarto era pequeno então o aquecedor fez um excelente serviço.rsrsrsrs Mesmo diante a frio horrível que estava.rsrsrsrs E o chuveiro super quente, do jeito que gosto!!!
O detalhe.... na recepção não avisaram o meu marido de que o estacionamento era terceirizado, então a diária custa R$ 13.
É um ótimo hotel para quem só aparece para dormir, com preços bem acessíveis e o desjejum é bem bacana!!!
De qualquer forma, nevou no centro de Curitiba e nós não vimos essa neve.rsrsrsrsrss

Uma coisa que gostei muito e já estava esquecendo de comentar... é que nesse hotel da Ibis tem um mapa de Curitiba disponível para os hospedes. nele tem vários restaurantes que atendem delivery até às 3hs. Eu achei bem bacana!!!

Colocamos nossas malas no carro e fomos em direção ao Orquidário. O frio estava muito tenso e ainda ventando. Mas nos arriscamos e eu amei!!!!
O Orquidário fica dentro de um parque muito lindo!!! Eu achei que era a coisa mais linda que havia visto na vida. A conservação e limpeza do parque são impecáveis!!!! E tudo com entrada gratuita!!!

Dentro do parque tem um museu de antropologia muito bacana onde conta a história do parque e de algumas plantas típicas de Curitiba. Um pavilhão de exposições que infelizmente estava vazio.

A biblioteca é bem voltada para as crianças, onde tem um painel que as crianças nas oficinas de leitura fazem desenhos e fixam. Tem os banquinhos apropriados para eles, uma casinha muito fofinha com puffs, jogos interativos de madeira e materiais recicláveis. Eu até achei que na lojinha que tinha na entrada do parque vendesse esses tipos de jogos que tinham na brinquedoteca, mas não tinham.

A lojinha que tinha se chama "Leve Curitiba", onde vende lembrancinhas em geral de Curitiba: camisetas, canetas, chaveiros, caixas de presente, quadros, chaveiros, canecas, sacolas ecológicas, mochilas e até lembrancinhas criativas... uma lata igual a de sardinha, com o ar de Curitiba.rsrsrsrs Tinham cada camiseta mais linda que a outra... mas em média R$ 40. Como eu faço coleção de cartões postais, fui ver o preço, pois tem algumas cidades que não vale a pena comprar. Eu achei super barato... O do tamanho 10x15cm custaram R$ 0,50 cada um e os maiores R$ 1,00. Sai feliz da vida da loja!!!!

Nossa próxima parada foi na Ópera de Arame, que foi outro espetáculo gratuito e fiquei na confusão se era mais bonito ou de mesma beleza que o Orquidário. É bem menor, mas tem uma pequena cachoeira na parte de trás e o lago abaixo da ponte é fantástico!!!

Tem um rocha onde tem essas placas em homenagem a artistas musicais que se apresentaram na Ópera de Arame. Eu achei que tivesse tirado uma foto só das placas, mas me enganei... Então só tem essa comigo mais do que empacotada.rsrsrsrs

Na parte de baixo da Ópera tem mini restaurante ou algo assim. Não sei dizer o que era porque estava fechado, mas o legal é que na porta de vidro, tinha colado os adesivos dos grupos de motoqueiros que passaram por ali.

Do outro lado da rua onde fica a Ópera, nos deparamos com esse comércio super legal. Nós entramos pela curiosidade e valeu super a pena. Consegui comprar luvas para a Rafaela por apenas R$ 7,00 (aquelas bem fofinhas). Acabei voltando e comprando uma pra mim, que foi o mesmo preço.
Comemos tapioca, os recheios nós podemos escolher, a minha foi de carne seca com catupiry e ficou ótima. Ela custou R$ 5,00. Nesse comércio tinham bonecas de panos vestidas com roupas da alemanha muito lindas!!! As médias custavam R$ 20 e as grandes R$ 22. Fiquei babando por uma... Mas só deu pra levar o meu vício.rsrsrsrssrs

Eu peguei essa cartela sanfonada, onde tem fotos de 10 pontos turísticos de Curitiba de um lado e do outro uma breve explicação sobre inauguração e informações gerais de cada um dos pontos. Paguei R$ 5,00.
Meu marido comprou um Salsichão super gostoso por R$ 12,00. É bem parecido com salame, mas sem aquela gordura.

Nossa última parada foi no Parque Tanguá. Que me tirou o folego de tão lindo!!! Eu me senti em outro mundo. Com aquela escadaria tipo Rock Balboa e a vista explendida atrás da arquitetura!!!!

Na parte de baixo da arquitetura tinha outra loja "Leve Curitiba", como a Rafaela viu a bicicleta que havia visto na loja anterior e ainda pedia com educação. Meu marido acabou comprando para ela, achiei um pouquinho cara... Pois custou R$ 8,00. Mas sem dúvida foi muito mais barato do que comprar uma lembrancinhas em minha cidade. Na foto não dá pra ver direito, mas o arame está dobrado e escreve o nome da cidade.

A Rafaela é apaixonada por flores, mas não deixo ela arrancar de nenhum lugar, sempre falo para ela que é muito mais bonito várias pessoas poderem passar e apreciar elas. Então nem preciso dizer, como foi a alegria da criança quando achamos essas duas caidas no chão, próximas a saídas. Ela logo perguntou se podia pegar uma pra mim e a outra pra ela.rsrsrsrs

Quando estavamos saindo do parque, vimos esse ônibus que é especial para turistas. Ele passa em todos os pontos turísticos de Curitiba e tem dois andares. O andar de cima não tem janelas, então não tinha ninguém por causa do frio.rsrsrsrs

Pesquisando na net, ele custa R$ 25 e tem direito a descer em 5 paradas. Você desce fica o tempo que quiser e depois vai para o ponto e espera passar o ônibus. Sai um a cada 30 minutos de um determinado local. Eles circulam das 9hs às 17:30hs, infelizmente o passaporte que é comprado, só é válido para aquele dia, não tem como fazer 3 paradas e querer fazer as outras duas no dia seguinte. E vou ser bem sincera, podem se preparar para fazer esses passeios com tranquilidade. São passeios maravilhosos que merecem muita atenção para cada detalhe.

Outra coisa legal são esses painéis que tem em alguns dos pontos turísticos onde você pode consultar quase tudo que quiser. Pontos turísticos, ruas, hospitais, hotéis...
Meu marido tentou achar o endereço do Templo de Curitiba, mas não conseguiu. E Curitiba tem duas deficiências muito grandes... Faltas de placas e pessoas que possam dar informações.
Na saida do hotel até a chegada do Orquidários, camelamos muito, pois perguntamos para várias pessoas o caminho e todas disseram que eram de outra cidade ou não sabiam onde ficava. Entramos em várias ruas contramão e demos algumas voltas na mesma quadra. Depois de quase 1 hora que conseguimos encontrar o primeiro ponto onde queriamos ir. Do orquidário já ficou mais fácil ir nos demais porque ele tinha uma placa onde indicava o próximo ponto.
Depois do Parque Tanguá, acabamos tendo que ir em direção a Florianópolis, pois não conseguimos saber onde ficava o templo e não tinha mais placas indicando os pontos turísticos.
Ah, detalhe... nossos GPSs (tablet e celulares) não funcionaram em Curitiba. Não tinha sinal pra nada... O que dificultou mais ainda. Levamos mais uma hora (contada no relógio) para chegarmos até a BR, pois ninguém sabia dizer, daí pedia para perguntarmos em alguma posto de gasolina, onde os frentistas não tinham a menor ideia. Por quanto mais pareça absurdo e inacreditável, perguntamos até para um motorista de carro de entrega dos Correios e ele também disse que não sabia como explicar para irmos até a BR.
Definitivamente, Curitiba tem pontos turísticos lindos, lembrancinhas baratas e um ônibus turístico muito interessante, mas hotéis caros, falta de placas (caminhos e sinalizações) e os GPSs morrem.rsrsrsrssrs

Quando chegamos em Florianópolis era por volta de 23:00hs, como no ano passado nos hospedamos no Hotel Holiday, fomos para o mesmo hotel.rsrsrsrss Porém, meu marido não lembrava que todo o hotel tem o piso frio, então passavamos mais frio dentro do apartamento do que fora dele.rsrsrsrs
Chegamos a pedir cobertores extras, mas não mandaram o suficiente e no dia que fez um solsinho, levaram eles embora do quarto. O aquecedor só venta e não esquenta nada...
É um hotel excelente para o calorzão catarinense, mas não tem a menor estrutura para receber turistas em dias frios. Nem sei porque ele fica aberto... Pois existem hoteis, restaurantes e lojas em Santa Catarina que só abrem em época de alta temporada que é de novembro a março. Mas até junho é possível encontrar sol e se divertir muito!!! Além dos preços que ficam bem mais acessíveis!!!
Pra se ter uma ideia, na alta temporada, até os mercados sobrem os preços por conta dos turistas, que chegam de todas as regiões do Brasil e da Argentina. As praias ficam infernais de tanta gente e a disputa por um metro de areia na praia. O trânsito e a disputa por lugares para estacionar também é muito grande. Os artesanatos são vendidos por preços absurdos. Um chaveiro simples é vendido por R$ 18 ou mais. Na baixa temporada, os mesmos chaveiros são vendidos 4 por R$ 10,00.
Só os meu vícios (cartões postais) que não tem auteração de preço.rsrsrsrs Cada um custa R$ 1,50, em alguns lugares chegam a custar R$ 2,50. A compra de lembrancinhas deve ser feita com cautela, pois em alguns lugares são muito caras. Pra quem gosta de camisetas, dá pra comprar elas com preços à partir de R$ 10,00.

Esqueci de tirar foto do banheiro e do quarto. Bom, como é baixa temporada os preços são bem baratos. Nós pagamos R$ 120 a diária. O combinado era com desjejum, porém o recepcionista se confundiu. Em baixa temporada não tem pacotes com desjejum porque o preparo não é feito no próprio hotel, é uma empresa terceirizada que inclusive fica numa cidade vizinha. O que foi bem chato porque tinha um mercadinho do lado do hotel, mas os preços eram gritantes, o leite é um exemplo, o mais barato estava custando R$ 4,75. Em geral é mais barato viver em São Paulo do que em Santa Catarina, mas esses mercadinhos de lado de hotel, tem os preços bem altos. No dia seguinte encontramos um outro com preços mais bacanas e algumas coisas estavam com o mesmo preço de São Paulo.
O hotel fornece berços para os casais que tem crianças pequenas, o que é bem bacana, pois de todos os hoteis onde já ficamos, as crianças devem dormir em camas de solteiros. E para um bebê, nada melhor do que um berço, pra não correr o risco de cair da cama!
O hotel tem sinal wi-fi incluso no pacote (já ficamos em hoteis que o sinal era pago a parte ou só podia usar internet com computadores na recepção), da outra vez que ficamos no hotel, tivemos dificuldade de identificar uma porta que pudessemos usar do nosso quarto, mas depois disso, usamos a internet normalmente, porém dessa vez, meu marido conseguiu acessar raramente e quando estava com o tablet no estacionamento (que fica do lado da recepção) ou na própria recepção. O sinal caiu muito! O recepcionista disse que a internet do computador interno deles também estava com pouco acesso a net. Isso foi bem chato, pois não consegui mandar mensagens para algumas irmãs que haviamos marcado de nos conhecermos pessoalmente.
Um piscina aquecida que é maravilhosa!!! Uma pequena sauna, quadra de vôlei de praia, salão de jogos e uma piscina muito legal com 2 toboguás.
Nos quartos tem um caderno de classificados e mapas, um telefone que o hospede pode ligar pra qualquer lugar e depois paga no fechamento da conta. Também tem TV a cabo, frigobar, fogão e utensílios domésticos. Literalmente é um mini apartamento, onde o hospede fica a vontade para comprar as coisas onde quiser e preparar seus alimentos no apartamento. Ah, na varanda tem um varal móvel onde pode pindurar as roupas molhadas da praia e piscinas. Alguns dos apartamento também tem uma churrasqueira e pia na varanda.

Ao contrário do hotel de Curitiba, esse a questão do cartão é bem mais prática.rsrsrsrs O hospede abre a porta normalmente com a chave, ao entrar no apartamento, ele encaixa o chaveiro da chave nesse componente que fica ao lado da porta. A luzinha verde acende avisando para a recepção que o hospede está no quarto. É mais para o controle da turma que limpa os apartamento, pra não acontecer de irem limpar com os hospede no apartamento. Isso já aconteceu conosco em Porto Seguro, foi um pouco chato, porque tivemos que sair, já que o horário de limpeza dos quartos era padronizado.
O apartamento só é limpo e arrumado quando o hospede sai do apartamento e no horário que ele quiser. Se acontecer da pessoa ficar o dia inteiro no apartamento, ele só é limpado se pedir para a recepção mandar o pessoal. Eu acho isso super bacana!!! Principalmente quem tem filhos pequenos que tem horários para cochilar.

Eu tirei essa foto da varanda do nosso quarto pra vocês terem uma ideia do quão perto é a praia. Basta sair do hotel, atravessar a rua e já está na praia!!! Essa da foto é a Praia dos Ingleses!!! Nos dias de calor é comum ver surfistas nela!!!

Quarta-feira (24/07)

Na quarta-feira saimos bem cedo do hotel, por conta da confusão em relação ao desjejum tivemos que ir comer em uma padaria.
Depois passamos rapidamente na Praia de Moçambique, nós conhecemos ela em nossa penúltima viagem. É uma praia bem bacana onde tem muitas casas de verão. Pra ter acesso a ela é preciso passar por uma estrada. O fato de ser afastada, tem os lados ruins... de ambas as vezes que fomos encontramos usuários de drogas...
Dessa vez não tinha ninguém quando chegamos, então descemos do carro para tirar algumas fotos, infelizmente nos deparamos com essa cena das fotos... dezenas de pinguíns mortos na areia da praia. A noite vimos em um telejornal local que o mesmo aconteceu em diversas outras praias. São pinguíns que vem da Patagônia atrás de alimentos e acabam morrendo de fadiga.
No momento que estavamos saindo da praia, vimos uma cena que deixou me marido muito pensativo. Uma mulher parou o carro com uma menina de uns 5 anos dentro e começou a "cherar". Eu confesso que não sei como ele não reagiu... Então não recomendo a irem nessa praia, ela é bem cabana, mas essa questão de ter usuários de cara livre não é muito legal, principalmente se estiverem com crianças, pois como não é algo do dia-a-dia deles, irão questionar o que verem.

Nosso destino foi o Projeto Tamar. Em nossa penúltima viagem encontramos por acaso, mas não pudemos entrar porque não tinhamos dinheiros para pagar todas as entradas (estavamos em 4 adultos). Dessa vez meu marido se lembrou que eu queria ir e nos levou. A entrada custa R$ 5,00 e a Rafaela que tem 3 anos não pagou.
As crianças amam!!! Dá pra ver as tartarugas bem de perto!!! O projeto fica na Praia da Barra, então só dá pra ter acesso com carro. Mas vale muito a pena!!!

Tem um espaço onde as crianças podem escolher um desenho (que está nas referentes caixinhas), pintar e levar para a casa. A Rafaela escolheu o peixe.

Também tem aqueles espaços que crianças e adultos adoram colocar o rosto para tirarem foto. Além de um barco!!!
Quando fomos entrar na salinha onde passa um vídeo sobre as tartarugas, estava ocupada. Então a recepcionista perguntou se não queriamos voltar às 15:30hs para ver as tartarugas sendo alimentadas. Elas nos entregou um cartão para entrarmos sem pagar que só era válido para aquele dia.

A saída é estrategicamente dentro da lojinha onde é vendido diversos produtos voltados para o Projeto: copos em 3D (R$ 18), camisetas (R$ 40), agenda permanente (R$ 40), livros, pelúcias, chaveiros, canetas, canecas, jogos, pulseiras... Eu sai com essas pulseiras, cada uma delas custou R$ 4,00.

A Rafaela se encantou com essa caixa, nós tentamos convencer ela de pegar uma outra onde tinha 5 telas onde a criança pintava e depois apagava com a flanela. Mas não teve negociação.rsrsrsrsrs
Essa caixinha custou R$ 35, na hora o meu marido ficou na dúvida se tinha sido um bom negócio, já que os preços era salgadinhos. Mas vi que valeu muito a pena, pois são 10 carimbos (que infelizmente não dá pra vocês verem os desenhos), uma carimbeira, um bloquinho com 50 folhas e uma caixinha com 6 giz de cera. A caixinha é uma graça e foi o que ocupou o tempo dela na estrada quando voltamos para São Paulo.rsrsrsrs

Como tinhamos algumas horas para voltar ao Projeto Tamar, fomos até a Praia de Lagoinha, que é bem bacana porque tem um rio que vai de encontro para o mar e tem um farol. Mesmo em baixa temporada tem uma galerinha legal na praia porque tem parquinho para as crianças e bem bastante casas próximas, então os moradores vão para a praia para conversar e se divertir.
Depois fomos fomos almoçar na Praia da Joaquina (não tirei fotos porque só fomos almoçar), onde tem uma sequência de camarão fantástica no restaurante Maurilio I, sou fã dessa sequência desde a primeira vez que fomos nessa praia, ela já faz parte do roteiro!!!!
A Rafaela que não tinha mais nada de importante para fazer... foi tomar um suco e quebrou o copo de vidro mordendo...

A parada seguinte foi na Praia da Armação. É uma praia usada para pesca, então dá pra ver muitos barcos tanto no mar como na areia e tem um ponte onde leva para um outro lado onde tem uma campo verde muito legal. Não sei se é uma praia usada para nado, mas é linda para ir visitar e tirar algumas fotos nesse verde com o fundo do mar!!!
Ainda deu tempo de passar no Mirante que tem vista para a Lagoa da Conceição. Só não posto foto aqui porque estão no tablet, essas alturas as minhas pilhas haviam acabado. Mas nesse mirante tem uma lojinha só de camisetas. Uma outra de lembrancinhas (super caras) e uma lanchonete pequena. Na lojinha de lembrancinhas eu namoro um mapa das praias catarinense que custa R$ 6. Na última viagem eu queria comprar e o mapa havia acabado, nessa nem perguntei.rsrsrsrsrs
Em alta temporada, nesse mirante fica aberta uma lojinha da Kodak onde vendem pilhas, salvam fotos em CDs, imprimem fotos e outras coisinhas.
Do mirante voltamos para o Tamar para ver a alimentação das tartarugas. E assistimos ao vídeo sobre a vida das tartarugas e o que devemos fazer para preservá-las.
Como o frio já estava começando a ficar intenso e a Rafaela estava sem dormir, voltamos para o hotel. Ela e o Demétrius foram para a piscina aquecida. Daí vocês devem estar se perguntando porque naquele frio lascado, com aquele quarto mais gelado que o relento, eu não aproveitei para ir na piscina também... Pois é, duas semanas anterior a viagem, comecei a sentir uma dor de garganta, depois de uma semana, vi que era o ouvido que estava inflamado. Eu parei de sentir dor no dia que viajamos, mas como tomamos friagem em Curitiba, voltei a sentir muita dor, orei muito para não me sentir assim no dia seguinte porque não havia levado o remédio. O Senhor respondeu minha oração, então achei melhor não abusar da caridade.rsrsrsrs Já que ao sair da piscina, tem que atravessar o "pátio" par poder entrar no prédio e ir para os quartos, daí fiquei com medo de tomar um ventinho nesse trajeto.rsrsrssrs

Quinta-feira (25/07)

Na quinta-feira, o meu marido não queria sair por causa do frio, mas acabamos indo no mirante do centro de Florianópolis. Ontem tem uma ótima vista da ponte Hercilio Luz, que será reformada. Na verdade... esse mirante fica do lado de um dos lados da ponte. A noite a ponte fica iluminada, então é muito legal tirar foto dali.

Meu objetivo no centro da cidade era ir no museu. Tem o acervo permanente no andar superior, onde só pode andar com uma proteção nos calçados que é oferecida pela próprio museu.

Na parte de baixo fica as exposições temporárias, nos vimos a "Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas". Onde cada pagante tem o direito a um pequeno livro falando sobre a exposição e história. No nosso caso, só ganhei um porque na saida do museu eu comprei dois cartões postais (R$ 1,00 cada) e a recepcionista me deu o livro para colocar os cartões. Quando pedi mais um, ela disse que era apenas um por pagante. Preferi não ficar discutindo, já que meu marido havia pagado a entrada dele. Eu iria colocar um na caixinha da Rafaela e outro na minha. Como a Rafaela já fixou na mente a história da caixinha do "Mundo da Rafaela", ficou me questionando onde estava o livro dela... A entrada custou R$ 3,00 pra os adultos.

O que consegui pegar que estava no balção do museu foi um folheto que é um roteiro histórico de Florianópolis. Tem fotos e um breve resumo de cada um deles. O que é muito bacana!!!!
Voltamos para o hotel para descansarmos um pouco, já que a noite nós sairiamos para o meu marido rever um companheiro de missão. O detalhe é que a Rafaela foi fazer aquela pirraça que a criança se joga no chão (o que não é do feitil dela), meu marido segurou ela pelos dois braços e colocou na cama para dormir. Foi aquela guerra. Quando fui pegar ela para sairmos, acordou dizendo que seu braço estava doendo. Como ela já destroncou um ombro e um cotovelo, sabemos que quando ela fala isso é verdade. Daí começou a nossa corrida para achar um local que atendesse ela.
Agora vai o meu recado para os Paulistas: "Vocês reclamam da saúde, mas agradeçam por ter hospitais e postos de atendimento próximos de casa." Para a nossa "sorte", estavamos de carro e meu marido conhece boa parte de Santa Catarina, se fossem outros turistas tinham se perdido legal. Perguntamos no hotel o hospital mais próximo o recepcionista nos indicou uma UPA, e o mesmo aconteceu com as pessoas que perguntamos pelo caminho. Até que depois de muito custo encontramos um hospital, mas o recepcionista disse que não atendiam crianças e não tinha um ortopedista que no máximo o clinico iria olhar e pedir um raio-x e depois encaminhar para outro lugar com uma ambulância. Meu marido achou melhor se arriscar a procurar o hospital infantil, então o recepcionista com a maior paciência do mundo foi tentando explicar para o meu marido, dando como referência os pontos que ele conhecia.
Meu marido entendeu e fomos parar no hospital infantil que tem na Agronomica, onde levou mais tempo ela passar pela triagem do que ser atendida. Mesmo assim, ficamos no hospital por 10 minutos. Um super atendimento. Fiquei fascinada com a televisão que tem na recepção do hospital. Fica no canal a cabo Discovery Kids. Muito chique!!!!
Enquanto aqui em Embu, as vezes a televisão fica ligada e só tem uma programação sobre as coisas que a prefeitura fez na cidade e algumas dicas de casa.
Apesar de termos levado duas horas para encontrarmos um hospital, conseguimos chegar na casa do companheiro do meu marido. Foi um encontro muito agradavel. E por que estou compartilhando sobre isso? É que meu marido havia ligado para ele contando que não iriamos mais por conta do braço da Rafaela, daí uma das filhas do casal quando soube, caiu no choro porque havia arrumado todo o quarto para receber a visita desconhecida. Depois de muito choro e desespero, ela decidiu orar para que o médico curasse a Rafaela para que ela pudesse ir a sua casa.
Eu achei tão lindo quando me contaram o que aconteceu. Eu mesmo, durante aquelas duas horas de procura de atendimento, orei muito para que o Pai Celestial nos ajudasse a encontrar um hospital e que pudessemos ir a esse encontro. Nós chegamos a parar em uma clínica particular (que foi um milagre achar, já que em Santa Catarina não tem uma em casa esquina e que fica aberta depois das 17hs), mas a consulta era R$ 180 e em dinheiro. Meu marido estava desesperado, que até estava disposto a pagar o valor da consulta, mas não tinha o dinheiro todo em mãos e onde estavamos não tinha caixa eletrônico.
E esse era o único dia que dava para os dois se reencontrarem, já que no dia seguinte seu companheiro iria para a Caravana ao Templo até Curitiba. No sábado não dava porque tinhamos que sair bem cedo.
Duas pessoas que nunca haviam se visto, oraram por uma mesma causa: a cura da Rafaela. Foi uma grande experiência para mim!!!!
Acabamos saindo super tarde da casa do companheiro dele, a preocupação de toda a família foi tão grande que logo quando chegamos a primeira pergunta foi: "Ela está melhor?" e a segunda foi: "Vocês jantaram?". Rapidinho eles providenciaram um jantar maravilhoso para nós.
Ah, não vou postar foto do encontro porque não pedi permissão, mas posso citar que foi a família Anjos que nos recebeu tão bem. A Rafaela se divertiu tanto com as crianças que foi um sufoco convencer ela de que estava muito tarde e precisavamos ir embora.rsrsrsrs

Sexta-feira (26/07)

Para a sexta-feira não haviamos planejado nada e meu marido queria descansar porque no dia seguinte iria dirigir de volta para São Paulo. Então fomos dar umas voltas na Praia dos Ingleses. A Rafaela adorou o sol que fez e poder brincar na areia (só faltou um baldinho).

Diante ao sol, meu marido não resistiu e fomos passear na Praia  de Canasvieiras. Nunca haviamos ido nela e logo quando chegamos tinha uma turma tentando vender um passeio para os turistas. Nos acabamos indo. É um passei pirata em um barco. Nós fomos no Piratas do Caribe II, a empresa responsável pelo passeio é a Scuna Sul.
O roteiro é o seguinte: saída do trapiche de Canavieiras, passagem pelas praias de Canasvieiras, Jurerê, Daniela e Praia do Forte; vista do Forte São José da Ponta Grossa, Ilha de Ratones; visita a Ilha de Anhatomirim e Fortaleza de Santa Cruz; almoço (incluso), parada para banho de mar na ilha do Francês e retorno. O passeio tem duração de 5 horas, cada pessoa paga R$ 50. A Rafaela não pagou.
Agora a minha visão do passeio.... Quando meu marido falou sobre o passei eu achei um máximo, mas não durou 15 minutos eu tive vontade de sair. Esse passeio é para pessoas que gostam de zueira. Pra terem uma ideia, no barco tinha uma turma de estudandes de Biologia de Pernambuco. Um deles estava tão chapado, que muitos passageiros ficaram preocupados com as condições dele.
Nos primeiros 15 minutos o pirata Barba Negra fez uma breve explicação sobre o roteiro, cuidados e falou sobre os pontos onde estavamos passando. Até aí, eu achei que seria um daqueles passeios onde se fala sobre história e outras coisas bacanas. Mas depois disso, começou o concurso de dança de mulheres, os marujos começaram a dançar e foi toda aquela bagunça.
A turma que não gosta desse tipo de coisa, ficou no andar de cima do barco ou sentados nos cantinhos. Os dois piratas fizeram a parte deles. Andaram pelo navio conversando com essa turma que estava no cantinho com cara de entediada e arrependimento. Conversavam sobre coisas especificas e agradáveis. Com os passageiros argentinos, eles falaram em espanhol. Isso foi muito legal!!! Eles tiraram fotos com que queria e incentivavam as pessoas a participar das danças.
Todo o passeio foi filmado, pois no final do passeio os passageiros podem comprar o DVD que custa R$ 50. Eu até me enteressei pela parte da história que foi contada sobre as ilhas, mas R$ 50 foi um pouco longe do que estavamos dispostos a pagar...

Nossa primeira parada foi na ilha Anhatomirim, onde a entrada para a Fortaleza custa R$ 3,00 e ainda ganha um cartão postal da Fortaleza.
Eu amei o Pirata Barba Negra contando sobre a história da fortaleza, só foi uma pena que foi um passeio super curto, nós nem pudemos ficar tirando fotos... E a turma da Biologia atrasou ainda mais o passeio porque ficaram parando pra tirar fotos e conversar e as visitas são monitoras, então já viram como foi.

Nessa parada a Rafaela não resistiu... Assim que descemos do barco, o Capitão Gancho do barco Piratas do Caribe I estava lá parado, ela correu e pediu pra tirar foto com ele.

Nossa parada seguinte foi para o almoço na praia Governador Celso Ramos. O almoço estava incluso no pacote, só as bebidas que eram a parte. O almoço foi em um restaurante bem agradável!!!

Na volta a Rafaela fez questão de tirar foto com os piratas. Ela adorou eles!!! Ah, depois do almoço, o barco fez uma parada onde as pessoas podiam ficar se baiando, como estava frio, só desafiaram 3 homens a pularem. Depois voltou para o ponto de partida.
Resumindo, eu odiei ficar no barco com aquelas músicas chatas e fora dos padrões (axé, funk) e por não terem entregado os coletes salva-vidas para a turma (só explicaram como usar), mas adorei o Forte e por ver o conhecimento do Pirata (ele é fantástico) e do almoço.
Se tivesse um outro passei que falasse mais sobre história e fosse com esse pirata, com toda certeza eu iria querer participar todas as vezes que estivesse em Florianópolis.
E meu marido ficou super constrangido ao ver uma menina de uns 8 anos, dançando funk de biquini, ela fez todo o passei de biquini e foi a ganhadora do concurso de dança. Nós tivemos "sorte" de irmos no frio, pois depois olhando na net sobre esse passeio, vi que no calor a turma vai no passei de biquini e um pouco menos.rsrsrsrsrs

Sábado (27/07)
No sábado levantamos cedo, tomamos banho, desjejum e colocamos nossas malas no carro. Ás 08:00hs estavamos dentro do carro. Nós iriamos sair às 6:00hs pra ter certeza que não chegariamos de madrugada em casa, mas meu marido acabou dormindo mais.rsrsrsrrs

No caminho passamos só pra ver, a praia de Itapema. Nem descemos do carro por causa do horário. Foi só pra ver e tirar algumas fotos de dentro do carro.
Agora uma história a parte.... Em 2009 teve um feriado prolongado e meu marido e eu fomos para Santa Catarina, na volta eu comecei a me sentir muito mal e pedi para ele comprar um suco pra mim. Ele parou num mercadinho nessa praia e comprou aqueles sucos normal que compramos no mercado em garrafinha. Tomei e continuei me sentindo mal, achei que era fome e disse que precisava almoçar, assim fizemos e continuei sentindo um certo enjoo.
Como só me senti enjoada uma vez na vida (que acabei vomitando em cima de uma senhora no ônibus), eu demorei pra entender que estava enjoada. Não sabia se pedia pra ele parar pra vomitar ou se tudo iria passar. Até achei que foi o suco que me fez mal, pois quando chegamos em casa eu fiquei muito mal, tive febre, fiquei resfriada, diarréia, minha bronquite que à anos não atacava, deu uma grise...
Liguei para o trabalho e avisei que não poderia ir. Fiquei baqueada 5 dias. Quando me senti melhor, voltei para o trabalho, achando tudo aquilo estranho, mas deixei passar mais uma semana, até que o Espírito me disse para fazer um teste de gravidez... resultado, era a Rafaela que já tinha 3 meses.rsrsrsrsrsrs Eu costumo dizer que se não fosse esse suco, eu só saberia que estava gravida no dia do parto.rsrsrrsrs
Meu marido se lembrou da história do suco, mas até então eu não havia contato para ele que foi por meio disso que eu "me toquei" que estava gravida.rsrsrsrsrs

Não podiamos deixar de parar na minha parada preferida!!!! O Parque Temático Memorial do Descobrimento da Sinuelo!!!!
Quem passa pela BR já deve ter visto a réplica da Caravela, mas poucos sabem que é um parque muito lindo, onde a entrada custa R$ 3,00 por pessoa, e se quiser andar de pedalinho, o ingresso custa R$ 5,00. Nós não conseguimos andar de pedalinho porque o rapaz responsável havia saido para o almoço e só voltava às 13hs. Nós paramos era 12hs no parque, então achamos melhor não esperar por conta da estrada.
Bom, esse parque é muito legal, tem animais (perus, galinhas, galos, pavãos, patos, peixes, tartarugas, gansos e diversos passarinhos) árvores frutiferas que podemos tirar as frutas e comer. Além de poder entrar na replíca da caravela. Nela podemos aprender muito sobre a história do Brasil. Recomendo todos a pararem nesse parque!!!! Para quem quiser ver mais fotos do parque e entrar em contato com eles para saber sobre visitação de grupos e afins, tem o site Memorial do Descobrimento.
Esse parque fica ao lado do posto de gasolina, lojas e restaurante da Sinuelo. Lá tem o melhor suco de uva do mundo!!!! Não recomendo pararem para almoçar, pois custa R$ 37 o quilo. Mas a parte de padaria é muito legal, uma fatia de bolos ou tortas custa R$ 4,75 e um salgado em média R$ 3,50, o que são os preços de qualquer padaria de São Paulo. A parte do mercadinho também é interessante... eles vendem as frutas que são colhidas no parque por preços bem bacanas. E as demais coisinhas que gostamos em estrada também valem a pena, e cá entre nós, é mais barato que nas próximas paradas... Por exemplo, um salgadinho da Elma Chips (Fandangos) custa R$ 1,70, na parada seguinte vi o mesmo pacote por R$ 4,75. Aquelas balas e chicletes Hall's, custam R$ 1,20.
Então esse é o lugar para comerem um bolo, recomendo a torta de requeijão e limão que é divina!!!! E comprem alguma bolacha, salgadinho ou bala por ali mesmo, pois a viagem é longa e nas próximas paradas vocês podem acabar pagando mais do que o dobro.

Nossa última parada foi nesse estabelecimento, não sei o nome dele porque não tem na frente da loja. São pequenas lojas de um único dono e para chamar a atenção da turma que para na estrada, principalmente das pessoas que tem crianças. O dono colocou essas replícas de animais.
No ano passado, quando fomos em outubro, ele estava colocando as replicas. O comércio não tinha tanto movimento. Pra se ter uma ideias, fomos os únicos clientes em cerca de 1:30hs que ficamos dentro do comércio. Dessa vez, tinha muitas pessoas e várias iam chegando, nos 20 minutos que ficamos ali.
Nessa parada tem pastéis bem gostosos, um suco de uva muito gostoso e os queijos são um espetaculo. Meu marido quiz parar por conta do queijo. Um queijo de 500grs nós pagamos R$ 15,00, ele é bem mais saboroso do que os que temos em São Paulo.

Outra coisa que gosto nesse comercio é as Bananinhas Fritas Salgadas. Um pacotinho com 80gr custa R$ 3, é um pouquinho caro, mas como é algo que não tem em São Paulo, eu gosto de comprar quando é possível. O melhor é o de mandioquinha frita, ele é mais salgadinho e tem um sabor bacana, mas custa R$ 4 ou R$ 5, um pacotinho desse mesmo tamanho.
Ah, nesse espaço tem uma mercearia (que é onde entramos), uma loja de toalhas e outro  comercio que não me atentei.
Bom, nós chegamos em casa às 20:30hs, o que foi ótimo porque sobrou tempo para arrumar as coisas do domingo e desfazer as malas.
Agora contanto algumas coisas a parte pra quem pretende ir de São Paulo para Santa Catarina... Sei que as agências cobram muito caro, mas recomendo a irem por meio de uma, pois é difícil depender de transporte público para andar pelas praias, já que alguma delas são mais distantes. Seria bacana ir de carro e com alguém que tenha algum tipo de conhecimento. Sei que por meio da net vocês podem contratar um guia particular, mas tomem muito cuidado com isso, verifiquem se a pessoa realmente tem um cadastro de guia e procurem pessoas de boa referência.
Procurem ir em época de calor, pois os hotéis não estão preparados para turistas no inverno. E sempre que possível, em baixa temporada para poderem curtir mais os passeios e praias. Tenham sempre um mapa em mãos, para não acontecer o mesmo que nós, que os GPS não funcionaram. Nós haviamos planejado conhecer alguns lugares novos, mas não foi possível por causa disso.
Lembrem-se que os comercio costumam funcionar dàs 9hs às 17hs. Apenas algumas redes ficam abertas até mais tarde. Tenham sempre em mãos algum lanche, pois tem praias que não tem comercios próximos, alguns deles só abrem em alta temporada.
É uma viagem bem agradável pois as praias costumam ser próximas, então cada dia dá pra ficar em uma diferente.rsrsrsrs
Tem outros vários lugares legais onde já passamos em viagens anteriores, mas não tenho tempo pra falar de cada um deles. Então me comprometo a cada nova viagem, postar para vocês o roteiro que fizemos, dar dicas e afins.
Ah, quem quiser conhecer virtualmente as praias catarinenses, recomendo a entrarem no site Praias - 360. Espero que esse nosso roteiro possa ser último para alguém!!!