As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Escola Dominical - "Capítulo 31: Honestidade" (Príncipios do Evangelho)

Pessoal,
Pensei em diversas ideias para essa aula, ainda estou em dúvida em relação aos métodos para usar em minhas aulas, pois a frequência variou de forma considerável de uma semana para outra, porém uma questão foi constante em ambas as aulas... o fato de poucas pessoas saberem ler. Então estou pensando em usar mais vídeos e gravuras, bom, até o final de semana, acredito que o Espírito me guiará. O que significa que na próxima semana trarei algumas ideias bacanas.
De qualquer forma, pensei nessa aula sobre honestidade, passar algum vídeo, então procurei alguns na net e achei várias opções que ainda estou indecisa, mas vou compartilhar com vocês para que possam ter tempo para prepararem suas aulas:


Esse é um vídeo da Igreja, não sei que é o adequado para minha sala porque são pessoas de idade que não tem estudos. Então não traria uma realidade próxima a deles. Mas é um excelente vídeo para jovens e uma sala do M.A.S.


Esses dois vídeos tem o mesmo tempo, falam de uma lenda chinesa chamada "A Flor da Honestidade". O primeiro vídeo tem mais imagens, porém tem alguns momentos que não dá pra entender muito bem o narrador por causa da música.
O legal desse vídeo é que podemos falar que algumas vezes o mundo nos faz sentir que o que estamos fazendo não está correto ou não é o suficiente, mas que nossa honestidade, é reconhecida por nosso Pai Celestial e nos traz bênçãos grandiosas. Assim como a jovem que foi honesta, foi reconhecida pelo imperador e tornou-se a imperatriz.

Apesar de ter amado o vídeo da flor, acredito que esse seja o melhor para minha classe. Pois ele conta a história de dois homens que estavam presos em um campo de concentração na Alemanha. E diz que um desses homens foi mandado para outro campo e deixou o outro responsável por uma caixa. Quando ele voltou, o que estava cuidando da caixa havia morrido, mas manteve sua promessa em relação a honestidade e compromisso e deixou a caixa intacta com outra pessoa.
Daí podemos dizer que devemos ser honestos acima de qualquer coisa, mesmo que tenhamos que perder nossa vida por isso. Pois nada é mais grandioso do que herdar o Reino Celestial.

Esse vídeo é bem curto, mas legal. Seria perfeito para uma aula da Primária. É um pai que está indo para um jogo de futebol com o filho, mas os ingressos caem no bolso. Dois meninos acham e pensam em usá-los, mas quando veem o pai na frente da catraca procurando o ingresso, preferem devolver.

Esse também é perfeito para crianças. Pois mostra uma sala de aula onde um menino pedi para o outro ajudá-lo a colar. Daí o segundo menino escreve um bilhete, a professora pega o bilhete e o segundo menino já pensa no pior. Quando a professora abre o bilhete o menino havia escrito que colar não era honesto.

Eu achei um outro vídeo que tentei anexar aqui, mas deu erro, mas vocês podem procurar no Youtube com o nome "Honestidade nas Pequenas Coisas", é um vídeo da igreja Adventista, ele seria perfeito porque mostra que nossa falta de honestidade influência nossos filhos. Mas acho bem complicado usar ele na aula do Princípios do Evangelho. Como sei que é Adventista? É porque mostra o menino com o uniforme da escola e não sei que os alunos entenderiam que é apenas um filme.
Bom, para lembrancinha tive uma ideia que achei bem legal!!! 
Inicialmente eu havia pegado saquinhos transparente e colocado várias pedrinhas de jardim, não aquelas brancas, umas escuras, mas faltaram pedrinhas para montar 3 saquinhos e quando fui procurar pra comprar mais não achei. A minha ideia era usar essas mais escuras e se possível até colocar um pouquinho de terra de planta dentro do saquinho e na hora de entregar a lembrancinha dizer que a desonestidade são como pequenas pedras sujas dentro de nosso sapato. No começo pode incomodar um pouco e chegar um momento que acostumamos com ela, mas feita com contancia, viram outras pedrinhas em nosso sapato, ao ponto de não conseguirmos mais fingir que não existe.
Mas como não achei as pedrinhas e o saco de terra só encontrei grande.. Acabei encontrando outra coisa legal que não saiu caro:


Paguei R$ 0,60 em cada saquinho de amendoim, daí fiz essa lapela para colocar no saquinho:



Os saquinhos prontos ficaram assim:


Bom, espero que tenham gostado!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.