As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Organização das Moças e Rapazes - Aulas de 2013

Meninas e Meninos,
Não se preocupem, estou terminando as aulas das Moças desse ano, mas recebi uma mensagem da Rebeca Rodrigues muito bacana e não posso esperar para compartilhar com vocês...
Acontece que já tem algumas informações sobre as aulas de 2013, eu até estava pensando em começar a preparar as aulas das moças, mas nesse link aqui que é do site da própria Igreja, tem algumas informações.
Bem, pra adiantar e matar a curiosidade de vocês, segue o texto do site:


Introdução ao Novo Currículo para os Jovens

A parte mais importante desta reunião é seu exemplo. Tudo o que você faz deve mostrar como convidar e envolver as pessoas ao aprender fazendo: compartilhar os sentimentos e as experiências deles uns com os outros. Busque a orientação do Espírito ao usar este esboço para conduzir esses debates.

Como o Salvador ensinou?

Você consegue visualizar o Salvador mentalmente — com os discípulos reunidos em volta Dele?
O que você percebe a respeito de Seu modo de ensinar e liderar?
Como Ele ajudou as pessoas a aprender, a crescer espiritualmente e a serem convertidas a Seu evangelho?

Colocar as necessidades dos jovens em primeiro lugar

  • De que modo isso mudará a maneira como os jovens se sentirão sobre nossas aulas?
  • Como você pode trabalhar com os pais e outros professores para entender o que os jovens precisam?
  • Quais são as necessidades de nossos jovens? Como nossas aulas poderiam ajudar?
Todo mês todos os professores enfocam a mesma doutrina, mas os professores a cada semana escolherão seu próprio tema da lição. Às vezes, você vai precisar gastar mais de uma semana em uma lição. Deixe que as necessidades dos jovens, e não um cronograma predeterminado, oriente o ensino.

Descobrir juntos

Assista a “Ajude-nos a Descobrir o Evangelho”, ou leia “Esboços de Aprendizado” em Ensinar o Evangelho à Maneira do Salvador, p. 9.
  • De que maneiras a experiência dos jovens será diferente do que eles já vivenciaram no passado?
  • O que você pode fazer para preparar-se a fim de ensinar dessa maneira?
Analisem juntos um esboço de aprendizado e compartilhem observações sobre o novo currículo.
Os esboços de aprendizado não são feitos para determinar tudo o que você vai dizer e fazer ao ensinar. Eles são planejados para ajudá-lo(a) a aprender a doutrina por si mesmo(a) e preparar-se para envolver os jovens ao aprender, ensinar, descobrir e compartilhar o evangelho.

Levar à conversão

Leiam “Seu Propósito” em Ensinar o Evangelho à Maneira do Salvador, p. 3.
  • Como podemos ajudar nossos jovens a converterem-se?
Assistam “Ensinar o Evangelho à Maneira do Salvador”, ou leiam aspáginas 4–5 de Ensinar o Evangelho à Maneira do Salvador e compartilhem quaisquer ideias adicionais e testemunhos.

Próximos Passos para Professores e Líderes dos Jovens

Perguntas Frequentes

Como faço para encontrar o novo currículo para os jovens?

Os esboços de aprendizado encontram-se online no site LDS.org/youth/learn. Seus líderes podem também fornecer-lhe exemplares impressos.

Como saberei o que ensinar a cada semana?

O currículo é organizado em doze unidades mensais. Cada unidade inclui vários esboços para escolher; você não conseguirá ensinar todos eles. Selecione esboços de acordo com as necessidades dos jovens. Você pode gastar mais de uma semana em um esboço, se necessário.

Como fico sabendo quais são as necessidades dos jovens?

Para entender as necessidades dos jovens, ouça-os ao fazerem comentários e faça perguntas em sala de aula. Desenvolva interesse pela vida deles. Aconselhe-se com os pais, líderes e outros professores. E o mais importante, busque a orientação do Espírito Santo. Adapte o ensino em resposta ao Espírito e às necessidades e aos interesses dos jovens.

De quais outros recursos vou precisar?

Além das escrituras e das palavras dos profetas vivos, os seguintes recursos são citados com frequência nos esboços de aprendizado e estão disponíveis em versão impressa e online:
Então o que acontece é que agora não terá mais aqueles manuais de aulas, será um esboço como o do Tempo de Compartilhar da Primária. Que tem um tema mensal e durante as 4 semanas daqueles mês o princípio é trabalhado de 4 formas diferentes.
Como assim, por exemplo: o tema do mês de janeiro é "Fé", daí na primeira semana vai ser algo como "A Fé Pode Me Fortalecer", na segunda semana "Posso Ter Fé em Deus", daí por diante...
Eu achei super-ultra-mega interessante porque casa liderança poderá trabalhar a aula da melhor forma em sua ala, focando cada um dos jovens. Será um pouco difícil para aqueles líderes que não conseguem trabalhar com temas. As irmãs das moças que já trabalharam na Primária se sentirão em casa!!!
Bom, espero que tenham gostado na notícia quentinha e que quando o esboço chegar em suas alas, mandem um pra mim!!!
Ah, não fiquem pensando, eu não vou fazer porque outro vai... Me mandem mesmo!!!
Vou amar fazer lembrancinhas para temas!!!
Se tiver algum líder dos rapazes que passa por aqui, deixa um comentário, pois como são temas, posso preparar um cartão a cada aula dos rapazes também. Já que não despenderei tanto tempo com as aulas das moças!!!
Gente... tem sido anos magnificos nas moças e rapazes, as moças tiveram uma repaginada total, com direito a fitas dos valores, novo livreto, medalhão novo, novos certificados... Os rapazes que poderia ser mais atrativos, mas como não faço parte dessa organização, não sei quais são as necessidades dos garotos!!!
Agora só a Primária que está precisando dessa repaginada no Fé em Deus e manual de aulas...

8 comentários:

  1. Minha querida, adoro o seu site! Voce sempre na frente e nos ajudando muuuuuuuuuuuuito! Obrigado pela sua dedicação e ajuda. Adoro você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Didi!!!
      Ainda bem que tem irmãs que me passam as informações, pois em inglês a noticia sai meses antes de português.
      Estou até impressionada como já tem essa informação em português!!
      Obrigada por passar aqui e por todo o carinho!!!
      Eu te amo muito!!!!

      Excluir
  2. MENINA,QUE MUDANÇA MARAVILHOSA É ESSA? EU ESTOU SUPER ANSIOSA PARA VER.OBRIGADA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisangela,
      Eu sabia que vc iria adorar essa informação, eu fiquei e ainda estou super facinada!!!

      Excluir
  3. Muito bom eu e meu esposo amamos isso e vamos colocar em prática tudo temos vários filhos na ala os rapazes e as moças e você sempre nos ajuda obrigadoo!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ellen,
    Eu também gostei bastante dessa mudança, pois cada jovem é diferente do outro, cada faixa etária e cada ala. Então os líderes poderam direcionar melhor para os jovens de suas alas.
    Eu estou bem ansiosa para ver os temas!!!!
    Aproveita e pergunta para o seu marido se ele faria uso dos recursos que eu fizesse para os rapazes.
    Super obrigada por estar por aqui!!!

    ResponderExcluir
  5. Oiii...
    Você já tem alguma ideia para os novos inicios 2013?

    bjus!

    Danielle Carvalho.

    ResponderExcluir
  6. Oi Danielle,
    Como não tenho chamado nas moças eu não tenho nenhum recurso. Mas se vc me der o tema que vai ser o seu, posso pensar em algo.

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.