As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Como Fazer uma Excelência das Moças



Meninas,
Eu tenho visto que algumas de vocês tem procurado materiais, ideias e informações de como fazer uma boa Excelência das Moças, então decidi fazer esse post para ajudá-las...
Primeiramente, vamos entender o que é a Excelência das Moças:


10.8.4 Excelência das Moças
“Excelência das Moças” é o evento no qual as moças recebem reconhecimento pelas coisas boas que vêm fazendo. É uma comemoração do Progresso Pessoal. Cada moça fala de uma experiência ou um projeto com um valor que concluiu durante o ano e no qual demonstrou excelência. Sua apresentação pode incluir talentos e aptidões que desenvolveu por meio das metas de seu Progresso Pessoal. As líderes das Moças convidam os pais a assistir ao evento.
No início do ano, as líderes incentivam cada moça a pensar seriamente nos valores nos quais poderiam concentrar-se para esse evento. A jovem pode ter a ajuda de um membro da família, de outra moça ou de outras pessoas em seu projeto, que pode levar vários meses para ser concluído.
Esse evento geralmente é realizado durante a Mutual em âmbito de ala, mas pode ser realizado em âmbito de estaca. As líderes adultas incluem as moças no planejamento. A data e os planos para o evento devem ser anunciados no começo do ano.

Manual 2 - Administração da Igreja, p. 86

Notaram as partes que grifei? Isso significa que a Excelência das Moças não é uma extensão do tema da mutual ou um momento de se trabalhar com temas, tipo: Princesas, Templo, Virtude... e tal. O tema é o Progresso Pessoal e toda a programação desse se voltar a isso.
A decoração pode até ter um tema, tipo preto e branco, alguma cor dos valores... Fica a critério. Eu só vou fazer uma observação que estou pra fazer a muito tempo...
Irmãs, tomem muito cuidado com esse tema das Princesas da Disney, eu particularmente acho totalmente inadequado e detesto. Pois todas as princesas estão com roupas fora dos padrões e faz parte ensinarmos para as moças a andarem dentro dos padrões. Além de ser muito visionário essa questão de principe encantado e perfeito.
Hoje, as moças tem se afastado muito da Igreja porque começam a desviar seu foco. Usam roupas fora dos padrões e namoram fora da Igreja. Muitas delas até dizem: "Ele é perfeito, nós não fazemos nada fora dos padrões. Só falta ele se batizar! Os rapazes da Igreja não querem saber de nada!".
Mostrem para as moças que um rapaz perfeito é aquele que segue os padrões da Igreja e honra o seu sacerdócio. Não aquele principe da escola que lhe dá um bilhetinho ou escreve no seu face "Oi amor! Vc é a pessoa maís especial do mundo."
Mas, voltando ao assunto.... A programação de uma Excelência é bem simples:
  • Hino;
  • Oração;
  • Moças falando sobre suas experiências;
  • Hino;
  • Oração.
Se vocês tiverem se sentirem a vontade para que uma líder explique rapidamente o que é o Progresso Pessoal e sobre o que se trata a Excelência das Moças. Podem faze-lo antes das moças apresentarem seus trabalhos.
Acho isso legal em alas que tem muitos pais que não passaram pela ORM ou que são recém-conversos ou não membros.
Essa explicação, fica a critério de vocês, pois serão inspiradas a falar o que o Senhor deseja. Não tem um padrão, pois cada ala e estaca tem pais e moças diferentes.
Se as moças de sua ala não tiverem muitas coisas para falar sobre as coisas que fizeram durante o ano, vocês podem usar duas apresentações de teatro que ajudam elas a cumprirem metas:
  • A Parabola das Princesas (essa foi uma tradução feita do livro em inglês pela Eugirlane Guimarães, hoje esse livro está sendo vendido em português no site Deseret Brasil, nesse link aqui);
  • Um Conto do Progresso Pessoal (acho essa apresentação perfeita porque fala sobre a importância de uma moça cumprir com o Progresso Pessoal e o elenco é bem poucas moças, sem contar que todos os cenários podem estar montados no palco e divididos com um tecido ou TNT. Daí não precisa ficar fechando a cortina.
Algumas irmãs tiveram dúvida de quem dirigi essa atividade... Bem, quero lembrar do que está escrito acima, diz que essa atividade deve ser feita em uma mutual e quem dirigi a mutual?
Se vocês lerem que é responsável pela direção das mutuais lá no manual de Administração da Igreja na página 85, verão que deve ser um dos membros da presidência das Lauréis.

Agora vou disponibilizar os modelos de convites para designações que fiz para minha estaca no ano passado quando era a presidente: 






Convites que podem ser dados para os pais das moças:




Convites para para todos os membros e amigos das moças:








E a Nádia Dorneles do blog Progresso Pessoal fez alguns modelos de certificados de participação:




Eu fiz apenas um, pois agora está bem corrido pra mim em relação a Primária por conta de uma atividade que teremos nesse sábado, tempo de compartilhar e preparação do material do próximo ano:


Espero ter tirado as dúvidas de vocês e ter ajudado de alguma forma!!!!
Ah, como comemoraram o Dia Mundial das Moças? Não recebi nenhum pedido de arquivos, então acredito que fizeram tudo sozinhas. Se quiserem mandar fotos para colocar no blog é só mandarem para o meu e-mail!!!

40 comentários:

  1. bom como já disse vc é maravilhosa mesmo adorei vai me ajudar muito fico grata ,,, linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edianne,
      Eu vi que precisava fazer isso, pois muitas irmãs estavam confusas por ser a primeira vez que estão servindo nas Moças.

      Excluir
    2. Muito obrigada... irá me ajudar muito...meu primeiro ano como líder das moças.

      Excluir
  2. seu blog é lindo!
    já copie a idéia para excelência.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila,
      Obrigada pelo carinho!!!
      Espero te ver mais vezes por aqui!!

      Excluir
  3. ótimas ideias, certamente minha moças encenarão uma das peças. Muito Obrigada pela dedicação! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Essa apresentação é muito linda. Quando fui conselheira em minha ala as moças ficou muito lindo!!!
      Quando se apresentarem, mande fotos!!!

      Excluir
  4. Maravilhoso seu trabalho. Parabéns e muito obrigada pelas idéias.
    Bjs. Suely do Carmo

    ResponderExcluir
  5. Ótimas idéias!!! muito obrigada pelas dicas, e realmente as princesas da disney.. sem comentários.. Obrigada por seu trabalho! Eu queria saber que programa voce usa para fazer os convites, atas etc. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia,
      Que bom que pude te ajudar com as dicas!!!
      Nem me fale, arranjei a maior briga com esse comentário das Princesas.rsrsrsrsrs
      Então, para fazer os meus arquivos eu uso o Power Point, é o único programa que tenho que consigo fazer com mais rapidez.

      Excluir
  6. Nossa, me ajudou bastante, a gente fica quebrando a cabeça pra fazer algo espetacular e acaba perdendo o foco e olha que eu já sou ''macaca velha'' nas moças viu, Obrigada pelas dicas simples e direta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayse,
      Que bom que ajudei vc, mesmo com anos de experiências nas moças. Quando pensei nesse post pensei em ajudar as irmãs que estão chegando na organização e se sentem perdidas, mas também em corrigir algumas coisas que acontecem de forma erronea. E não tinha como falar essas coisas por meio de parábolas.rsrsrsrrsrssr

      Excluir
  7. Parabéns pela iniciativa de dar uma força para as irmãs que entram na Organização e só com o tempo vão aprendendo, eu mesmo fui chamada recentemente para trabalhar nas Moças da Estaca como Presidente e estava bem nervosa, mais vi aqui sua postagem e tirei bastante dúvidas, bjo e Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irmã,
      Fico muito feliz em saber que vc tirou suas dúvidas e se sente mais tranquila em relação a essa atividade. Trabalhar na Organização das Moças é muito bom!!! Eu amei!!! Mas é uma das organizações onde tem mais "achismos" do que as coisas corretas. Por isso as líderes precisam estudar muito os manuais da igreja, principalmente de Administração!

      Excluir
  8. Muito obrigada pela ajuda!

    Você demostrou estar cansada de algumas coisas erradas na igreja em suas palavras, infelizmente sempre vamos errar em alguma coisa e é por isso que devemos nos ajudar mutuamente como você tem feito.

    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi irmã,
      De fato tem irmãs que fazem o errado por terem preguiça de ler o manual de administração da igreja. Mas sempre penso naquelas irmãs que estão trabalhando pela primeira vez nas moças e pedem ajuda de outras pessoas na intenção de serem boas líderes. Mas acaba tudo virando um telefone sem fio, pois as irmãs que costumam querer ajudar, são aquelas que já aprenderam as coisas de forma errada e só vão passando a mesma informação.
      Nós temos que procurar ler mais o manual de administração e procurar ajuda de nossos próprios líderes ou de sites e blogs confiáveis.

      Excluir
  9. Oiii, Adorei as suas idéias, estou querendo fazer a do certificado de participação, mas não estou conseguindo baixar o arquivo, você poderia me mandar por email?
    Se possível agradeço muito, obrigada Luciana Recordon!
    e-mail: lucianamarasouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Como sempre vc se garante nos seus trabalhos,parabéns pelo dom.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, pelas dicas vão me ajudar muito, pois estou ensaiando com as minhas moças para a excelência que vai ser agora em setembro, e como eu fui chamada agora para ser a presidente das moças, tudo isso vai me ajudar muito...Obrigada mesmo, é sempre bom com contar com o apoio de pessoas como você, mais uma vez Obrigada!!😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia,
      Fico muito feliz que o post pode te dar uma direção de como preparar essa atividade tão especial, tenho certeza que vc e as moças irão aproveitar muito!

      Excluir
  12. Amei, vou fazer agora em novembro a excelência, e como só tenho 4 meses que sou presidente das moças, seu blog está me ajudando muito em meu chamado, obrigada por compartilhar suas ideias conosco ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Jessica que legal, depois manda as fotos para compartilhar no blog, amo ver as fotos das atividades das moças.

      Excluir
  13. Boa noite. Adorei seu post. Hostsria muito de receber sugestões dobre a comemoração mundial das moças.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada vc explicou de forma simples e clara como fazer a Excelência das Moças, com certeza me ajudou muito.😘

    ResponderExcluir
  15. Obrigada vc explicou de forma simples e clara como fazer a Excelência das Moças, com certeza me ajudou muito.😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Layara, fico feliz que post te ajudou. Depois envie as fotos da Excelência de sua ala para compartilhar no blog.

      Excluir
  16. OLA. Estou a horas tentando encontrar a peça um conto do progresso pessoal para imprimir e nao encontro. Será que poderiam enviar no meu e-mail. vania.s.jesus@outlook.com. é urgente. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, me desculpe mas não tenho mais essa apresentação. Meu HD externo quebrou alguns meses atrás e perdi todos os arquivos que tinha.

      Excluir
  17. Nossa, fiquei impressionada quão tamanha é sua criatividade viu haha, parabéns. Gostei bastante dos modelos e tudo mais, amo esse blog e desejo que ele cresça cada dia mais. Um beijão!

    ResponderExcluir
  18. E quando acontece em âmbito de Estaca, quem pode dirigir? devo escolher uma Laurel de alguma Ala ou eu que sou responsável pelas Laureis posso dirigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as atividades de estaca são dirigidas pela liderança das moças da estaca, fica a seu critério quem da presidência irá dirigir.

      Excluir
  19. Que maravilha!! Me ajudou muito e me trouxe a mente várias idéias para fazer a minha primeira Excelência... Fiquei super animada com as dicas.
    Obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, fico muito feliz em saber que te ajudou na inspiração. Depois mande as fotos!

      Excluir
  20. Vou seguir todas as suas dicas, obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Acabei de ser chamada como Presidente das Moças(há mais ou menos duas semanas),eu estava perdida,não sabia como preparar a Excelência das Moças esse site contemcontém tantas sugestões maravilhosas que me abriu um leque muito grande de como posso fazer. Obrigada ajudou muito!

    ResponderExcluir
  22. Se nunhuma moça concluiu um valor do progresso pessoal, mesmo assim deve ser realizado a Excelência das moças?

    ResponderExcluir
  23. Tudo muito bem detalhado, perfeito. Obrigada irmã, pela sua dedicação.
    Inspirador

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.