As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Lições 68 à 78 - O Livro de Mórmon (seminário diário)

Pessoal,
Seguem os recursos para as aulas do seminário:


Também tem outras dinâmicas muito boas:

Para a Lição 68 - Mosias 28-29 a Mara Maria Moreira compartilhou uma dinâmica muito legal feita com gelo:


Começa o aulão distribuindo um gelo a cada aluno com uma fotinho de Cristo dentro.  Plastificar a foto com papel contact ou durex Largo... Vai funcionar bem.
Da o gelo num copinho. Explica que esse gelo com a fotinho de Jesus  Cristo dentro representa uma comparação com o processo de arrependimento que veremos na aula. (Em Mosias 27 Alma, o filho e os filhos de Mosias se arrependem).
Mostre um brinde ao que primeiro conhecer a Cristo (Mosias 26:27)
Saliente que os alunos verão que o processo de arrependimento não é algo muito rápido, nem muito fácil.
Para o gelo deles derreter mais rápido eles deverão às vezes retirá-lo do copinho e segura-lo na mão... O que vai causar um certo desconforto... O arrependimento é um processo difícil... Doloroso às vezes... desconfortável, às vezes... Longo e demorado, às vezes... Mas através dele nos aproximamos de Cristo...
Proiba-os de colocar o gelo na boca. Explique que não podemos pular as etapas do arrependimento. Fale dos passos do arrependimento. Podes fazer um cartaz ou escrever no quadro e explicar cada um deles
Ainda segurando seus gelos, divida a turma em grupos de 4 alunos. Posicione-os sentados em círculo. Cada aluno receberá  uma caneta esferográfica - de escrever - de uma cor diferente. (Preta/vermelha/azul/verde ou outras cores). Distribua folhas com os capítulos 26 e 27 de Mosiah impressos... com bastante espaço nas margens para anotações.
De um tempo curto, em torno de 2 minutos para os alunos lerem e  sublinharem algo que lhes marcou e fazer anotações na margem, comentários.
Ao término do tempo eles passam a folha para o aluno da direita...o processo se repete.
Cada aluno deve estar preparado pra compartilhar as anotações de todos só final, mas nem todos poderão fazê-lo, óbvio, por causa do tempo. (Seria possível numa classe normal)
Tudo isso com o gelinho ali, derretendo.
Mas, se quiseres eles ainda no círculo poderão compartilhar seu versículo favorito dos capítulos.
Na hora em que alguém conhecer a Cristo esteja preparada para pausar a aula, dar o prêmio e fazer um destaque ao arrependimento.

A gravura do gelinho é essa:


Porém, montei um arquivo com essa de Jesus Cristo sorrindo que foi compartilhada pela Aline Azevedo:



Para essa mesma aula, a Karla Lima sugeriu usar a dinâmica desse vídeo:


"Pessoal, vou usar essa experiência da água que muda de cor pra resumir a experiência da mudança de coração de Alma depois que ele nasceu de Deus.
Essa experiência pode ser usada pra exemplificar arrependimento, mudança de coração.
Dá pra usar em outras aulas onde esse tema aparecer.

Os ingredientes são bem fáceis de encontrar, e eu só não vou usar a soda cáustica por uma questão de segurança.
Vou usar somente as mudanças com bicarbonato e vinagre."

Para a lição 78 - Alma 13, tem algumas outras sugestões dadas pela Mara Maria Moreira:

Ela sugeriu usar o áudio (não estão atualizados) do vídeo Apostle Game para os jovens adivinharem qual autoridade geral está falando:


  • Outra sugestão é imprimir citações famosas das conferências gerais para os jovens adivinharem quem falou.
  • Fazer um jogo da memória ou entregar os cards que a Carol Duarte da página Emi Criativa preparou (arquivo em PDF e link com imagens).
  • Imprimir fotos das autoridades quando crianças e os jovens tentarem adivinhar quem são. Vejam alguns exemplos enviados pela Raquel Estork:



Elder D. Todd Christofferson

Elder Gary G Stevenson

Elder Jeffrey R. Holland

Elder Neil L Andersen

Elder Quentin L Cook

Presidente Dallin H Oaks

Presidente Henry B Eyring

Presidente Russell M Ballard

Presidente Russell M. Nelson

Aulas Combinadas


O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente. 
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.