Pessoal,
Apesar de as aulas já terem passado, vou compartilhar com vocês o que preparei para minhas aulas:
Para resumir a história de Abinadi, passei um desenho do DVD que meu marido comprou no Deseret Brasil:
O vídeo tem 30 minutos, então depois falamos sobre o tópico "Alma acredita em Abinádi e é expulso. Abinádi é queimado" que foi ótimo.
Segui a primeira parte do manual onde complementamos nossos mapas e depois entreguei a tabela da aula onde as moças preencheram de um lado e os rapazes do outro:
No final da aula, entreguei o discurso "O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino" do Élder Robert D. Hales da Conferência Geral de outubro de 2000 para eles lerem em casa:
E a folha de atividades que a Dayse Teles preparou da lição 62 (arquivo aqui):
Montei slides para essa aula que tem efeitos especiais nos textos:
Nos slides coloquei um resumo do que acontece no livro de Mosias 1 até Mosias 19 pra ajuda-los a entender em que momento é o discurso do Rei Benjamin, o grupo que estava com Amon e o que aconteceu com Zênife depois de sair da terra de Zaraenla.
Depois, entreguei para eles a atividade proposta no manual do professor para que eles numerassem os acontecimentos da aula do dia:
Segue o arquivo:
Entre os slides, coloquei um filme bem curto das Histórias Ilustradas do Livro de Mórmon chamado Capítulo 16 - O Rei Lími Escapa com Seu Povo:
Fiz um arquivo à parte com a citação da aula que pode ser impressa e entregue para os jovens:
Também tem o cartaz da próxima aula para que vocês possam enviar para os jovens nas redes sociais lembrando-os de estudarem a designação do dia:
Ah, nessa aula é pedido que os jovens desenhem em seus mapas sobre a viagem de Zênife para a terra de Leí-Néfi:
Para essa aula preparei uma dinâmica diferente usando aplicativos. Baseada na ideia da Mara Maria Moreira, adaptei a dinâmica apenas com aplicativos do Google:
Imprimi em folha de sulfite os seguintes aplicativos:
Montei um arquivo que imprimi em folha de sulfite e entreguei na mão de cada jovem para que eles soubessem o que deveriam escrever no painel:
No arquivo também tem os desenhos dos aplicativos para o painel ou ser colado na lousa (nesse caso pode-se plastificar para ser reutilizado):
No final da aula finalizamos o mapa das viagens:
Esse da foto foi que montei em cartolina, tem um arquivo com as peças do mapa aqui.
No final o mapa deve ficar dessa forma:
Como parte da aula, entreguei para eles estudarem em casa uma mensagem do Élder Jey E. Jensen que foi publicana na Liahona de outubro de 2005 com o título "Prestar Testemunho" (arquivo em PDF).
Comecei entregando para os jovens a folha do apêndice do manual do professor que tem o mapa das viagens:
Preparei slides da Lição 65:
No início da aula entreguei a tabela com a atividade proposta no manual:
Segue o arquivo:
Eu imprimi alguns slides da aula para que os jovens lessem as escrituras e respondessem as perguntas, eles fizeram em dupla:
Em seguida, fiz com eles o jogo de perguntas que a Mara Maria Moreira compartilhou (arquivo aqui). Só dando uma dica... caso queiram usar o arquivo, na tabela com os pontos que os jovens podem ganhar, cliquem com o mouse em cima dos números. E quando forem mostrar as respostas das perguntas, cliquem em cima das letras das perguntas para que o slide possa ir para a resposta correta. Pois se vocês clicarem fora do lugar, ela volta para o slide anterior ou mostra a resposta de outra questão.
Eles gostaram tanto da atividade que fizemos ela em duas aulas.
Placar do primeiro dia onde conseguimos fazer apenas um terço da atividade:
E o placar do segundo dia:
No final da aula, entreguei para eles uma folha com "Os Alimentos Essenciais do Arrependimento" que é um discurso do Élder Richard G. Scott intitulado "Encontrar o Perdão" que fui publicado na Liahona de julho de 1995 onde ele parafraseia o Presidente Spencer W. Kimball. Vocês podem baixar o arquivo aqui.
Nessa aula usei duas dinâmicas que a Mara Maria Moreira compartilhou. Comecei a aula dando gelinhos com uma foto de Jesus Cristo no meio dentro de um copo plástico. Falei sobre o processo do arrependimento comparando ao processo do gelo derreter e que no final temos o consolo que era a surpresa dentro do gelo.
Essa é a foto da Mara Maria Moreira:
Eu imprimi essa gravura porque achei muito bonito Jesus Cristo com o braço estendido e sorrindo:
Eu imprimi em folha de sulfite e plastifiquei:
Enquanto eles seguravam os gelinhos para derreterem, passei o desenho sobre o arrependimento de Alma (o filho) que tem em um DVD que meu marido comprou no Deseret Brasil:
O desenho tem a duração de 30 minutos. Conforme cada jovem me avisava que o gelinho deles havia derretido por completo, eu abria uma latinha que dentro tinha alguns doces (doce de abóbora, Baton e pirulito) e entregava um que sabia que o jovem gostava:
Após o desenho falei sobre o processo do arrependimento (folha entregue no dia anterior).
No tempo seguinte, fizemos a atividade proposta pela Mara Maria Moreira (arquivo aqui). No domingo entreguei para os missionários da ala o bloco de escrituras de deveriam estudar e as perguntas que os jovens fariam. Aqui tinham duas duplas de missionários, porém aconteceu uma transferência de emergência no dia anterior, então entreguei a designação apenas para os três. Também pedi que meu bispo estivesse presente para que os jovens lhe fizessem as perguntas para o missionário retornado.
Montei os cartões com os tópicos dados aos missionários:
Eu imprimi os cartões em folhas de sulfite e distribui para 4 jovens que fizeram as perguntas:
Os jovens que estavam com os cartões dos grupos, revezaram-se com as perguntas. No término, o jovem que estava com o cartão do missionário retornado fez as perguntas para o bispo e os missionários acabaram compartilhando suas experiências também. Foi muito bom, porque um dos missionários, Élder Oliveira (de Goiânia-GO) era jogador de vídeo-games profissional que ficou afastado da igreja com a família por alguns anos e quando ele voltou e estava preparando-se para ir pra missão, recebeu uma proposta de patrocinador. Daí ele contou que foi difícil recusar a proposta, mas que sabia que o certo era estar na missão pregando o evangelho para as pessoas.
O Élder Santos (Salvador-BA) também compartilhou que ficou algum tempo afastado da igreja e que sabia que sua mãe orava para que ele voltasse pra igreja.
Já o Élder Marinõ compartilhou que sempre teve o desejo de ir para a missão e não via isso como um desafio.
Minha aula começou com a tabela de atividade do manual:
Arquivo que entreguei para os jovens, os rapazes fizeram a primeira coluna e as moças a segunda:
Nos intervalos da leitura das anotações que eles fizeram na tabela, fomos lendo as citações que estão no site da igreja como complemento para essas duas aulas:
No final da aula, entreguei dois discurso para estudarem em casa. O Primeiro chamasse "Prestar Testemunho: O Que, Por Que e Como" do Presidente Spencer W. Kimball que foi publicado na Liahona de junho de 2016. O segundo chamasse "Prestar Testemunho" do Élder Jay E. Jensen que foi publicado na Liahona de outubro de 2005:
Como nessa aula fala sobre a guerra entre anlicitas e nefitas, deixei eles jogarem futebol de botão em que os times eram lamanitas e nefitas (arquivo aqui).
Montei um roteiro para essa aula (arquivo aqui).
Usei a atividade do eletrocardiograma espiritual com eles:
Segue o arquivo:
Mostrei um vídeo que tem no Youtube com o nome "MPRESSIONANTE!! AS OVELHAS OUVE A VOZ DO SEU PASTOR":
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Apesar de as aulas já terem passado, vou compartilhar com vocês o que preparei para minhas aulas:
Lição 60 - Mosias 15-17
Para resumir a história de Abinadi, passei um desenho do DVD que meu marido comprou no Deseret Brasil:
O vídeo tem 30 minutos, então depois falamos sobre o tópico "Alma acredita em Abinádi e é expulso. Abinádi é queimado" que foi ótimo.
Lição 61 - Mosias 18
Segui a primeira parte do manual onde complementamos nossos mapas e depois entreguei a tabela da aula onde as moças preencheram de um lado e os rapazes do outro:
No final da aula, entreguei o discurso "O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino" do Élder Robert D. Hales da Conferência Geral de outubro de 2000 para eles lerem em casa:
E a folha de atividades que a Dayse Teles preparou da lição 62 (arquivo aqui):
Lições 62 e 63 - Mosias 19-22
Montei slides para essa aula que tem efeitos especiais nos textos:
Nos slides coloquei um resumo do que acontece no livro de Mosias 1 até Mosias 19 pra ajuda-los a entender em que momento é o discurso do Rei Benjamin, o grupo que estava com Amon e o que aconteceu com Zênife depois de sair da terra de Zaraenla.
Depois, entreguei para eles a atividade proposta no manual do professor para que eles numerassem os acontecimentos da aula do dia:
Segue o arquivo:
Entre os slides, coloquei um filme bem curto das Histórias Ilustradas do Livro de Mórmon chamado Capítulo 16 - O Rei Lími Escapa com Seu Povo:
Também tem o cartaz da próxima aula para que vocês possam enviar para os jovens nas redes sociais lembrando-os de estudarem a designação do dia:
Ah, nessa aula é pedido que os jovens desenhem em seus mapas sobre a viagem de Zênife para a terra de Leí-Néfi:
Lição 64 - Mosias 23-24
Para essa aula preparei uma dinâmica diferente usando aplicativos. Baseada na ideia da Mara Maria Moreira, adaptei a dinâmica apenas com aplicativos do Google:
Imprimi em folha de sulfite os seguintes aplicativos:
Montei um arquivo que imprimi em folha de sulfite e entreguei na mão de cada jovem para que eles soubessem o que deveriam escrever no painel:
No arquivo também tem os desenhos dos aplicativos para o painel ou ser colado na lousa (nesse caso pode-se plastificar para ser reutilizado):
No final da aula finalizamos o mapa das viagens:
Esse da foto foi que montei em cartolina, tem um arquivo com as peças do mapa aqui.
No final o mapa deve ficar dessa forma:
Como parte da aula, entreguei para eles estudarem em casa uma mensagem do Élder Jey E. Jensen que foi publicana na Liahona de outubro de 2005 com o título "Prestar Testemunho" (arquivo em PDF).
Lições 65, 66 e 67 - Mosias 25-27
Comecei entregando para os jovens a folha do apêndice do manual do professor que tem o mapa das viagens:
Preparei slides da Lição 65:
No início da aula entreguei a tabela com a atividade proposta no manual:
Segue o arquivo:
Eu imprimi alguns slides da aula para que os jovens lessem as escrituras e respondessem as perguntas, eles fizeram em dupla:
Em seguida, fiz com eles o jogo de perguntas que a Mara Maria Moreira compartilhou (arquivo aqui). Só dando uma dica... caso queiram usar o arquivo, na tabela com os pontos que os jovens podem ganhar, cliquem com o mouse em cima dos números. E quando forem mostrar as respostas das perguntas, cliquem em cima das letras das perguntas para que o slide possa ir para a resposta correta. Pois se vocês clicarem fora do lugar, ela volta para o slide anterior ou mostra a resposta de outra questão.
Eles gostaram tanto da atividade que fizemos ela em duas aulas.
Placar do primeiro dia onde conseguimos fazer apenas um terço da atividade:
E o placar do segundo dia:
No final da aula, entreguei para eles uma folha com "Os Alimentos Essenciais do Arrependimento" que é um discurso do Élder Richard G. Scott intitulado "Encontrar o Perdão" que fui publicado na Liahona de julho de 1995 onde ele parafraseia o Presidente Spencer W. Kimball. Vocês podem baixar o arquivo aqui.
Lição 68 - Mosias 29-29
Nessa aula usei duas dinâmicas que a Mara Maria Moreira compartilhou. Comecei a aula dando gelinhos com uma foto de Jesus Cristo no meio dentro de um copo plástico. Falei sobre o processo do arrependimento comparando ao processo do gelo derreter e que no final temos o consolo que era a surpresa dentro do gelo.
Essa é a foto da Mara Maria Moreira:
Eu imprimi essa gravura porque achei muito bonito Jesus Cristo com o braço estendido e sorrindo:
Eu imprimi em folha de sulfite e plastifiquei:
Enquanto eles seguravam os gelinhos para derreterem, passei o desenho sobre o arrependimento de Alma (o filho) que tem em um DVD que meu marido comprou no Deseret Brasil:
O desenho tem a duração de 30 minutos. Conforme cada jovem me avisava que o gelinho deles havia derretido por completo, eu abria uma latinha que dentro tinha alguns doces (doce de abóbora, Baton e pirulito) e entregava um que sabia que o jovem gostava:
Após o desenho falei sobre o processo do arrependimento (folha entregue no dia anterior).
No tempo seguinte, fizemos a atividade proposta pela Mara Maria Moreira (arquivo aqui). No domingo entreguei para os missionários da ala o bloco de escrituras de deveriam estudar e as perguntas que os jovens fariam. Aqui tinham duas duplas de missionários, porém aconteceu uma transferência de emergência no dia anterior, então entreguei a designação apenas para os três. Também pedi que meu bispo estivesse presente para que os jovens lhe fizessem as perguntas para o missionário retornado.
Montei os cartões com os tópicos dados aos missionários:
Eu imprimi os cartões em folhas de sulfite e distribui para 4 jovens que fizeram as perguntas:
Os jovens que estavam com os cartões dos grupos, revezaram-se com as perguntas. No término, o jovem que estava com o cartão do missionário retornado fez as perguntas para o bispo e os missionários acabaram compartilhando suas experiências também. Foi muito bom, porque um dos missionários, Élder Oliveira (de Goiânia-GO) era jogador de vídeo-games profissional que ficou afastado da igreja com a família por alguns anos e quando ele voltou e estava preparando-se para ir pra missão, recebeu uma proposta de patrocinador. Daí ele contou que foi difícil recusar a proposta, mas que sabia que o certo era estar na missão pregando o evangelho para as pessoas.
O Élder Santos (Salvador-BA) também compartilhou que ficou algum tempo afastado da igreja e que sabia que sua mãe orava para que ele voltasse pra igreja.
Já o Élder Marinõ compartilhou que sempre teve o desejo de ir para a missão e não via isso como um desafio.
Lição 69 e 70 - Alma 1-4
Minha aula começou com a tabela de atividade do manual:
Arquivo que entreguei para os jovens, os rapazes fizeram a primeira coluna e as moças a segunda:
Nos intervalos da leitura das anotações que eles fizeram na tabela, fomos lendo as citações que estão no site da igreja como complemento para essas duas aulas:
No final da aula, entreguei dois discurso para estudarem em casa. O Primeiro chamasse "Prestar Testemunho: O Que, Por Que e Como" do Presidente Spencer W. Kimball que foi publicado na Liahona de junho de 2016. O segundo chamasse "Prestar Testemunho" do Élder Jay E. Jensen que foi publicado na Liahona de outubro de 2005:
Como nessa aula fala sobre a guerra entre anlicitas e nefitas, deixei eles jogarem futebol de botão em que os times eram lamanitas e nefitas (arquivo aqui).
Lição 71 e 72 - Alma 5
Montei um roteiro para essa aula (arquivo aqui).
Usei a atividade do eletrocardiograma espiritual com eles:
Segue o arquivo:
Mostrei um vídeo que tem no Youtube com o nome "MPRESSIONANTE!! AS OVELHAS OUVE A VOZ DO SEU PASTOR":
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.