As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Treinamento da Primária - Estaca Madureira (Jaqueline Travassos)

Meninas,
Sei que ando super pendente com ideias para vocês da Primária, mas como sempre, aparece alguma seguidora muito querida que compartilha suas ideias. Dessa vez as ideias são da Jaqueline Travassos que é presidente da Primária da Estaca Madureira (Rio de Janeiro-RJ) . Ela deu um treinamento no mês de agosto e enviou todo material usado e uma super explicação do roteiro do treinamento.
Segue tudo o que ela me enviou:

Atualmente sou presidente da Primária da Estaca e dei um treinamento para as líderes na primária e professores.

O Treinamento teve a duração de 2 horas e por isso eu fiz no sábado. Gostaria que fosse bem dinâmico e achei que no sábado teríamos mais tempo, mas talvez no domingo mais irmãs participassem...

Primeiro comecei com uma dinâmica com balões de gás. Pedi que cada uma enchesse um balão e manter ele o balão no ar (não podia ficar segurando e só dar tapas para manter ele no ar). Depois eu ia chamando algumas irmãs para sair da roda e passar seus balões para outra pessoa mantê-la no ar, até que só sobrasse uma pessoa para manter todas as bolas no ar.
Expliquei sobre a importância de sermos comprometidos com nossos chamados, para não deixarmos as pessoas sobrecarregadas e que cada chamado faz a diferença. 
Passei os slides sobre a mensagem de comprometimento:



Depois pedimos que cada pessoa da presidência se dividisse para assumir uma responsabilidade na primária: 
1) Tempo de Compartilhar
2) Tempo de Música
3) Aulas

A ideia é que cada uma fique responsável por fazer essa atividade acontecer plenamente na primária. 
Isso não significa que a pessoa que ficou responsável pelo tempo de compartilhar vai prepará-lo todos os domingos, mas a pessoa responsável, vai designar alguém e acompanhar durante a semana aquela pessoa para garantir que ela esteja no dia e caso ainda aconteça um imprevisto, ela levará o tempo de compartilhar pronto. A pessoa que vai ser responsável pelas aulas a mesma coisa (lembrar os professores e acompanhar se está tudo certo para elas darem a aula no domingo e lê todas as aulas para que caso algum professor falte e também providencia o material necessário para os professores. Com o tempo de cantar, ela vai trabalhar junto com a líder de música, para separar os recursos que utilizarão no ensino da música e também deve levar preparado os recursos no caso de imprevisto.
Pedimos então, para que elas definissem rapidamente quem ficaria responsável pelo quê e fizemos uma separação nas salas. Cada uma de nós da presidência da estaca preparamos um treinamento sobre as três coisas e demos os treinamentos separados. Eu fiquei responsável por treinar os professores, então na minha sala ficaram os professores das classes e uma das irmãs da presidência da primária que ficou responsável pela parte das aulas:




Não tenho os arquivos dos outros treinamentos porque foram minhas conselheiras que fizeram, mas elas explicaram sobre como funciona o tempo de música e o tempo de compartilhar (Explicamos a importância de se levar muitos recursos para que as crianças participem e aprendam brincando).

Depois dos treinamentos separados, juntamos todas numa sala e explicamos sobre como a agenda deve acontecer no domingo. Simulamos uma reunião da primária com elas. Designamos previamente as irmãs que iriam prepara o discurso, leitura da escritura, regra de fé, oração e tudo mais. 
A minha conselheira que deu o treinamento do Tempo de Compartilhar preparou o tempo de compartilhar (entregamos no final do tempo de compartilhar pirulitos com a arte que peguei no seu blog - publicação aqui) e a que ficou responsável pelo tempo de música a mesma coisa:



Deixamos umas cadeiras separadas com plaquinhas escritas "Primeira Oração" "Tema" "Escritura" "Regra de fé" "Discurso" "Última Oração" para as irmãs sentarem que já tinham sido designadas.
Fizemos toda a agenda acontecer, enfatizando a importância de seguir o cronograma 1ª parte (15 min) Tempo de compartilhar (15 min) e tempo de música (20 min).

Essa parte foi bem importantes porque muitas pessoas tinham muita dificuldade em entender como a agenda deveria acontecer. Muitas colocavam várias crianças para falarem a regra de fé e tudo isso perdia muto tempo (lembrando que toda a primeira parte precisa durar 15 min). 
Elas amaram termos feito isso e algumas falaram que só agora tinham entendido como a primária deveria acontecer. 

Terminamos o treinamento com um testemunho sobre esse trabalho divino.

No final fizemos um lanche e eu entreguei uma caixinha que tinha a gravura com o tema do treinamento que eu anexei e dentro dela tinha bombons:


Segue o arquivo sem as informações da estaca:




 Dei para cada Presidente um cd com os arquivos desse ano (sugestões de convites para designações, temas dos meses e outras ideias).

Todo o material que utilizei no treinamento eu tirei do manual Ensino não há maior chamado.

Espero que seja útil para as irmãs.



Eu adorei o treinamento e tudo que a Jaqueline enviou para compartilhar no blog, espero que ajude com vocês.
Se vocês também tem material de treinamento que queiram compartilhar no blog, podem enviar por e-mail: souumadastontas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.