As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Novo Material do Seminário - Domínio Doutrinário

Pessoal,
Desculpe pela demora com essa publicação sobre o novo material do seminário chamado "Domínio Doutrinário". Para esse ano o material é o seguinte:


A foto não saiu boa, mas acredito que esse material já esteja na mão de todos vocês. Pela demora eu já tinha desistido de fazer a publicação, até que conversando com uma professora do seminário da Bahia ela me falou que recebeu o material do coordenador do SEI, mas que ele não explicou muito bem como o material deve ser usado. Então vou dar uma breve explicação da orientação que recebi do coordenador do SEI responsável por minha estaca, lembrando que para mais informações, vocês podem entrar me contato com os coordenadores responsáveis por suas estacas.
Bom, esse material substitui o domínio de escrituras que é mais conhecido como "memorização das escrituras". A partir desse semestre nos seminários do EUA os jovens irão trabalhar o domínio de doutrinas básicas da igreja. Esse material que nos foi entregue no Brasil é um material introdutório, no próximo ano nossos manuais de aula já estarão adaptados e receberemos o material integralmente, também terá um material bem especial para os próprios jovens.


O primeiro material que recebemos é esse da foto acima que tem sido usado pelos professores e jovens. Dentro dele tem 10 tópicos doutrinários em que alguns tem sub-tópicos para trabalhar no seminário, são os mesmos tópicos que os jovens tem estudado nas aulas da ORM e Escola Dominical:

  1. Adquirir Conhecimento Espiritual (Agir com Fé | Examinar Conceitos e Perguntas com uma Perspectiva Eterna)
  2. A Trindade (Deus, o Pai | Jesus Cristo | O Espírito Santo)
  3. O Plano de Salvação (A Vida Pré-Mortal | A Criação | A Queda | Vida Mortal | Vida Após a Morte)
  4. A Expiação de Jesus Cristo (Fé em Jesus Cristo | Arrependimento)
  5. A Restauração (Apostasia | Dispensação)
  6. Profetas e Revelação
  7. O Sacerdócio e as Chaves do Sacerdócio (Sacerdócio Aarônico | Sacerdócio de Melquisedeque)
  8. Ordenanças e Convênios (Ordenanças | Convênios)
  9. Casamento e Família
  10. Mandamentos
A ideia é que ao invés de na abertura da aula os alunos compartilharem um "pensamento", a classe trabalhará o livreto. O professor pode escolher aleatório, não precisa ser na sequência e pode repetir o tópico. Esse debate deve ser feito em uns cinco minutos.
Durante a semana, alguns dias os alunos podem ficar responsável por compartilhar esse estudo. Pode-se ler alguma frase do tópico escolhido e abrir um debate através dessa frase ou paragrafo. Também pode ler algumas das escrituras de referência.



O outro material entregue foi esse pequeno panfleto onde de um lado tem os tópicos de domínio e as escrituras de referência e do outro as escrituras de domínio (escrituras de memorização).
Agora o professor do seminário não "cobra" a memorização de escritura dos jovens é algo que a família incentiva. Conforme os jovens estudarem os tópicos de domínio, irão aprender as escrituras de forma natural.
Eu amei esse material novo, na minha classe eu só tenho duas alunas que são filhas de membros, os demais alunos são conversos com suas famílias ou sozinhos e percebi que realmente essa questão de aprenderem os princípios básicos estava sendo difícil para eles e esse novo programa tem ajudado muito.
Quando entreguei o material novo para meus alunos, quis personalizar, então colei um adesivo com o nome deles e outro de um manga que representa cada aluno:


O manga montei no site Powerpuff Yourself. Montei para cada um dos jovens de minha ala e sempre faço tudo personalizado para eles, vou compartilhar com vocês os personagens que fiz para os jovens de minha ala e talvez vocês consigam reaproveitar:

Alessandra

Blenda

Danilo

Vinicius

Hemilly

Janaina

Victor

Jéssica

Kamila

Kelvin

Eu (atual)

Eu (no começo do semestre)

Pablo

Thalia

Victor

Gabriel

Os meus alunos adoram quando faço coisas personalizadas para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.