As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Atividade - Cuida de Mim (seminário)

Pessoal,
Quando fiz a publicação falando sobre a lição 114 (publicação aqui) comentei sobre uma atividade que comecei com os meus jovens. Então agora vou contar sobre a atividade...
Bem, pensando nos problemas que estava tendo em minha classe, ponderei vários dias sobre como poderia resolver, até que por meio de inspiração senti que deveria dividir as duplas, algumas delas porque na dupla tinha alguém que era muito possessivo e o outro submisso (de forma clara ou não).
Confesso o Espírito me falou isso, logo pensei nas reclamações e o trabalho que daria... Mas optei por ser obediente.
Na minha procura na internet de alguma imagem legal para começar a atividade, achei desenhos perfeitos de uma campanha de câncer:



No site Mamãezissima tem uma matéria muito boa falando sobre essa campanha criada pelo pai de uma menina com câncer, caso queiram conhecer a campanha, podem verificar nesse link aqui.
Enfim, quando achei os desenhos fiquei encantada, então montei cartões pequenos:






Na parte de dentro imprimi a parte de cima e coloquei o nome do jovem e quem ele deveria cuidar. Procurei inspiração do Senhor sobre como montar as duplas e minha mente clareou de forma muito nítida.
No caso das duplas de minha ala, acabaram ficando jovens que tem as mesmas vivências, classes da ORM, personalidade... No final todas as duplas, exceto uma, ficou de moça com moça e rapaz com rapaz.
A exceção foi de uma moça que está fazendo um ano extra do seminário, ela já faz parte da Sociedade de Socorro e MAS. Ela acabou tendo como parceiro um rapaz que vai fazer 18 anos.
Cada dupla acabou tendo um jovem que é forte no seminário (designações de leitura, pontualidade e participação nas atividades) e um jovem um pouco mais fraco.
Já vai fazer uma semana que a atividade está sendo feita em minha classe.
Entregar os cartões foi fácil, alguns acharam que seus companheiros seriam fáceis e outros mais difíceis. Obvio que a maioria reclamou porque dei a designação da dupla chegar junta na capela, o que forçaria os jovens se afastarem um pouco de suas amizades.
No primeiro dia de atividade teve uma moça que acabou não indo para o seminário porque ela queria continuar indo com sua amiga.
No domingo vi que as duplas ficaram bem agitadas porque era a data combinada de passarem uma das escrituras de memorização do seminário.
Como meta dessa atividade pedi que memorizasse Eclesiastes 4:9-10 para lembrarem-se do propósito da atividade:



Um ficou cobrando do outro a memorização porque avisei que só ganhariam doce as duplas, não aceitaria que apenas um apresentasse a escritura.
Hoje foi a melhor experiência que tive e posso prestar meu testemunho de que como professoras do seminário temos o manto do Senhor e o Espírito Santo nos ajudará a resolver qualquer problema que tivermos em nossa classe.
Todas as duplas memorizaram a escritura, chegaram cedo e se sentaram juntos. Vi eles conversando entre eles, sorrindo e cobrando.
A maior surpresa foi ver uma moça que estava faltando muito nesse segundo semestre, chegar com sua companheira, participar da aula e aceitar o desafio de tocar piano em uma atividade que faremos no final do ano.
Como o plano do Senhor é perfeito! Ver ela participando e fazendo tantas coisas em um único dia, foi algo maravilhoso!
As duplas foram perfeitas e o ânimo deles tem sido ótimo!
Ah, uma coisa que estou fazendo é tirar foto das duplas e dar alguma designação diária, são coisas simples. No final de semana dei a designação de as duplas irem para o curso de preparação missionária na estaca (exceto os alunos com menos de 16 anos). Já dei a designação de memorizarem a próxima escritura. Nas próximas aulas pretendo dar designações de fazerem uma Noite Familiar e convidarem a família do companheiro, irem para as atividades de estaca e ala, fazerem algum prato juntos para levar alguém que esteja doente e outras coisas que ainda estou ponderando.
Demorei para postar a atividade porque tinha pensado em montar um painel dos jovens com as metas cumpridas, mas acabei desistindo.
Ah, o que fiz foi comprar uma lousa pequena para os jovens tirarem a foto com o nome da dupla, horário que chegarem na capela:


Tem sido bem divertido.
Espero que vocês tenham gostado da ideia e que possam aperfeiçoar em suas classes. Sei que o Espírito irá ajudá-los e irão ter um ambiente muito mais agradável.

Um comentário:

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.