Pessoal,
Quero pedir que fiquem atentos quando eu postar as aulas do seminário. Peço que não entrem apenas nos links para baixar as aulas, mas que leiam a introdução que coloco nas aulas e os comentários finais, pois tem acontecido com muita frequência de eu avisar que não irei fazer a aula seguinte e acabar recebendo mensagens pedindo exatamente a aula que avisei que não irei preparar slides. Entendo que na correria do dia a dia, muitas vezes vocês entram correndo no blog, mas por favor, façam o esforço de lerem a introdução e comentário final, pois nos dias que não compartilho a aula recebo várias mensagens e algumas acabam sendo bem desagradáveis porque as pessoas veem que não respondi a mensagem enviada pela manhã, me mandam e-mail e até tentam me ligar pelo Facebook.
Fico muito feliz de saber que os slides que tenho preparado para as minhas aulas, tem ajudada cada um de vocês. Essa semana tive uma experiência muito significativa com uma irmã que tem dois empregos e ainda é professora do seminário, fiquei muito feliz em conhece-la e ver sua dedicação em servir em um chamado que exige muito tempo e dedicação.
Obrigada por acompanharem o blog e pela compreensão que vocês tem comigo!
Sei que muitos de vocês ficaram esperando essa aula na sexta-feira, desculpem por não ter avisado que não preparei nada.
Bom, na quinta-feira tive um problema bem sério em minha aula. Uma moça começou atacar um rapaz e ele acabou retrucando e gerou-se uma discussão bem desagradável e desnecessária, tudo porque a moça contou sobre um erro do rapaz e atacou ferozmente ele por conta da escolha errada que ele fez, o rapaz acabou falando sobre arrependimento e a discussão foi maior porque ela cometeu o mesmo erro alguns dias antes dele. Então já viram que a coisa foi feia..
Então na quinta-feira ao estudar a designação de leitura do dia, senti que deveria escolher alguns versículos e trabalhar a aula em cima disso. Antes de compartilhar com vocês os versículos, quero dizer que fiz essa seleção porque nossa aula foi voltada ao que não quero que aconteça mais (fofoca, discussões, um jovem falando sobre o pecado do outro, falar mal dos líderes) e das coisas que quero que aconteça (fazerem amizades).
Vou compartilhar os versículos e passei a informação que vou colocar após os versículos:
Segue os slides da aula:
Fiz um arquivo separado para a citação que deve ser entregue para cada jovem:
Na aula usei essa montagem que achei na internet:
Durante a aula, senti que deveria dar uma designação de memorização extra para os jovens, até para que se lembrassem da designação da aula anterior de cuidar de um colega. Então pedi que memorizem Eclesiastes 4:9-10:
Como não é estudado sobre o livro Cantares de Salomão, entreguei o resumo que tem no manual do professor:
Essa foi a aula. Na terça-feira postarei a primeira aula de Isaías, já na quarta-feira não irei postar slides porque nossa classe assistirá aula em outra ala e na sexta-feira também não postarei porque será um aluno que dará a aula.
Quero pedir que fiquem atentos quando eu postar as aulas do seminário. Peço que não entrem apenas nos links para baixar as aulas, mas que leiam a introdução que coloco nas aulas e os comentários finais, pois tem acontecido com muita frequência de eu avisar que não irei fazer a aula seguinte e acabar recebendo mensagens pedindo exatamente a aula que avisei que não irei preparar slides. Entendo que na correria do dia a dia, muitas vezes vocês entram correndo no blog, mas por favor, façam o esforço de lerem a introdução e comentário final, pois nos dias que não compartilho a aula recebo várias mensagens e algumas acabam sendo bem desagradáveis porque as pessoas veem que não respondi a mensagem enviada pela manhã, me mandam e-mail e até tentam me ligar pelo Facebook.
Fico muito feliz de saber que os slides que tenho preparado para as minhas aulas, tem ajudada cada um de vocês. Essa semana tive uma experiência muito significativa com uma irmã que tem dois empregos e ainda é professora do seminário, fiquei muito feliz em conhece-la e ver sua dedicação em servir em um chamado que exige muito tempo e dedicação.
Obrigada por acompanharem o blog e pela compreensão que vocês tem comigo!
Lição 114 - Provérbios 10-31
Sei que muitos de vocês ficaram esperando essa aula na sexta-feira, desculpem por não ter avisado que não preparei nada.
Bom, na quinta-feira tive um problema bem sério em minha aula. Uma moça começou atacar um rapaz e ele acabou retrucando e gerou-se uma discussão bem desagradável e desnecessária, tudo porque a moça contou sobre um erro do rapaz e atacou ferozmente ele por conta da escolha errada que ele fez, o rapaz acabou falando sobre arrependimento e a discussão foi maior porque ela cometeu o mesmo erro alguns dias antes dele. Então já viram que a coisa foi feia..
Então na quinta-feira ao estudar a designação de leitura do dia, senti que deveria escolher alguns versículos e trabalhar a aula em cima disso. Antes de compartilhar com vocês os versículos, quero dizer que fiz essa seleção porque nossa aula foi voltada ao que não quero que aconteça mais (fofoca, discussões, um jovem falando sobre o pecado do outro, falar mal dos líderes) e das coisas que quero que aconteça (fazerem amizades).
Vou compartilhar os versículos e passei a informação que vou colocar após os versículos:
- Provérbios 10:23 - Tirar zarro dos outros por suas dificuldades, falar mal de alguém e criticar a professora.
- Provérbios 11:9 - Destruímos os colegas de classe por meio de fofoca e desprezo.
- Provérbios 11:12 - Não tem respeito e amor de Cristo.
- Provérbios 11:13 - O sábio conta o pecado para os devidos líderes, não nas aulas, redes sociais e rodas de conversa.
- Provérbios 12:19
- Provérbios 14:7 - Afastarem-se das más amizades e tornarem-se aptos para serem amigos de bons jovens.
- Provérbios 14:9
- Provérbios 14:21
- Provérbios 25:28 - Conter a língua, a fofoca e a crítica.
- Provérbios 28:13
- Provérbios 28:21 - Não quero ninguém olhando torto para o outro jovem ou falando sobre o jeito com que ele se veste, fala ou lê.
- Provérbios 17:17 - Deve ser nossa meta do seminário.
Após lermos essas escrituras, avisei que faríamos uma atividade, pois os jovens acabaram ficando em duplas por questão de afinidade. Por conta dessas duplas, eles acabam não tendo muito contato com os demais jovens da classe e não se falam fora da classe. Então avisei que as duplas seriam separadas e que queria que aceitassem a tarefa com alegria.
Em cada dupla tem um aluno que é bem ativo na igreja e principalmente no seminário e outro que precisa de ajuda porque não é tão ativo ou tem dificuldade com horário ou de estudar as designações do dia.
Entreguei para cada aluno um cartão com o nome do seu companheiro(a) e um resumo do que devem fazer por eles:
- Chegarem no horário para a aula do seminário
- Memorizarem as escrituras
- Ajudarem-se com as recuperações das aulas dos cursos anteriores
- Quando o companheiro não for para a aula, deve avisar o motivo.
- Trocarem mensagens durante o dia sobre o estudo pessoal.
A atividade teve o nome de "Cuida de Mim" e toda aula a dupla recebe uma designação. Vou compartilhar os arquivos posteriormente porque ainda preciso finalizar algumas coisas.
Em seguida lemos outras duas que falam sobre o Senhor:
- Provérbios 15:3
- Provérbios 16:2
Encerrei lendo outros dois versículos dizendo que amo muito eles e por conta desse amor, quero que aja respeito entre nós:
- Provérbios 28:23
- Provérbios 27:5
Encerrei a aula entregando para cada aluno uma folha mais grossa e dei a designação de fazerem em suas casas seus próprios provérbios e trazerem na aula seguinte. Passei algumas instruções do que deve ter em seus provérbios:
- Seus próprios nomes
- Conselhos
- Admoestações
- Consequências dos pecados (aqueles que estão cometendo)
- Bênçãos diante a obediência aquilo que estão sendo firmes
Pedi que no dia seguinte eles levassem, não pedi que lessem, mas apenas mostrassem que fizeram.
Uma ideia é ensinar os jovens a envelhecerem o papel. Na próxima aula vou ajudar uma moça a fazer isso com incenso (técnica que aprendi no museu de minha cidade).
Obs.: No dia da aula, não lemos e nem debatemos sobre Provérbios 31 que fala sore a Mulher Virtuosa. Então algumas aulas depois levei para as moças um rubi de origami recheado de balas e um marcador com alguns versículos que fala sobre a Mulher Virtuosa. Fiz um post a parte com os recursos que vocês podem acessar nesse link aqui.
Obs.: No dia da aula, não lemos e nem debatemos sobre Provérbios 31 que fala sore a Mulher Virtuosa. Então algumas aulas depois levei para as moças um rubi de origami recheado de balas e um marcador com alguns versículos que fala sobre a Mulher Virtuosa. Fiz um post a parte com os recursos que vocês podem acessar nesse link aqui.
Lição 115 - Eclesiastes e Cantares de Salomão
Segue os slides da aula:
Fiz um arquivo separado para a citação que deve ser entregue para cada jovem:
Na aula usei essa montagem que achei na internet:
Durante a aula, senti que deveria dar uma designação de memorização extra para os jovens, até para que se lembrassem da designação da aula anterior de cuidar de um colega. Então pedi que memorizem Eclesiastes 4:9-10:
Como não é estudado sobre o livro Cantares de Salomão, entreguei o resumo que tem no manual do professor:
Essa foi a aula. Na terça-feira postarei a primeira aula de Isaías, já na quarta-feira não irei postar slides porque nossa classe assistirá aula em outra ala e na sexta-feira também não postarei porque será um aluno que dará a aula.
Oiii, sou professora do seminário , dou aula na Soc e também trabalho com as moças. Então a muito tempo acompanho seu blog e serio...você me ajuda MUITO! Tive um problema bem parecido com o seu, só que com as moças e passei aqui para ver sobre as aulas...(visito seu blog quase que diariamente) e vejo que você postou algo que era exatamente o que eu precisava. Fiquei muito emocionada e realmente sei que o Senhor responde nossas orações por meio de outras pessoas. Sou grata pelo seu talento que mesmo sem saber, você me ajuda muito. Obrigada!
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