As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Unidade 10 - Êxodo 14 a 20 (Estudo do Lar - Velho Testamento)

Pessoal,
Segue o resumo que fiz com os jovens de minha ala das aulas da semana passada:


No capítulo 14 fala sobre a fuga dos Israelitas e sobre o acampamento que montaram antes da travessia do Mar Vermelho. Supostamente esse acampamento foi feito em um local hoje chamado de Praia de Nuweiba. Encontrei na internet algumas fotos dessa praia que hoje tem uma pequena cidade que sobrevive do turismo, pois muitos turistas vão para a praia alugar equipamentos de mergulho afim de nadar na praia atrás de vestígios da travessia e para explorar a fauna aquática:








No capítulo 15 fala sobre um local chamado Mara onde eles encontraram água amarga que não podia ser bebida. Não achei fotos do local, porém usei essas gravuras e como uma ilustração do local:


A foto seguinte é de um texto bem interessante que fala um pouco sobre essa passagem, o texto se encontra na página "Sombra do Onipotente":


Nos capítulos seguintes fala sobre o maná que caia do céu para alimenta-los. As escrituras dizem que esse maná era pequeno e branco. Então usei essa foto de um fruto que tem em uma região da África onde estudiosos dizem ser similar ao maná:


Quando se fala do maná também fala sobre a quantidade que cada um deles deveria pegar ao dia. Para que os jovens entendesse essas medidas, usei essa tabela:

Fonte: www.jw.org

Tem um texto bem bacana no blog da Universidade UFO Brasileira onde fala sobre as descobertas feitas no fundo o Mar Vermelho e outras curiosidades, vocês podem acessar o texto aqui.
 No capítulo 19 também fala sobre Moisés ter subido ao Monte Sinai para falar com o Senhor. Então usei essa foto atual do Monte Sinai:


Para o capítulo 20 é sugerido no manual uma dinâmica em que os próprios alunos explicam sobre os 10 mandamentos. Então juntei em um único arquivo os textos a serem entregues para cada aluno: arquivo aqui.
Caso vocês queiram algumas sugestões para ajudar os jovens a memorizarem os 10 mandamentos, achei alguns recursos muito bacanas:
















Fonte: Blog Tia Alê 

Espero que tenham gostado!

2 comentários:

  1. Muito bom seus arquivos sobre o seminário! Parabéns!
    Queria perguntar sobre os cartazes de memorização de Exodo 19:5-6 e de Exodo 20:3-17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irmã,
      Eu não tenho certeza se fiz esses cartazes, mas acho que foi na semana que meu HD externo quebrou e perdi todas as aulas que havia preparado na semana.

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.