As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Organização das Moças - Clube da Leitura (Ala Santa Tereza)

Meninas,
Na última sexta-feira, fiz na minha casa uma sessão cinema com as moças de minha ala. Deixei elas escolherem o filme, apenas filmes que eu já havia assistido e sabia que estava dentro dos padrões. Ao contrário da maioria das moças, elas não gostam de romance, então acabaram escolhendo um filme de terror. O que se tornou uma atividade muito divertida, pois umas tentavam assustar as outras.rsrsrsrs
No término do filme, fizemos uma rápido Clube da Leitura, para isso, alguns meses antes perguntei no Facebook quem teria livros para doar, fui bem clara em relação ao tipo de livro, eu precisava de livros de literatura.
Uma coisa muito importante é saber se as moças da ala já tem o hábito da leitura e qual o tipo de leitura! Aqui a maioria delas gostam de ler e façam isso constantemente. Porém, elas gostam muito de coleções e algumas de poesia.
Como tinha uma ou outra que não gosta de livros, peguei vários gibis que tenho das primeiras edições da Turma da Mônica Jovem e da Luluzinha Jovem e separei para a atividade. além de alguns livros com mais gravuras.
O passo seguinte foi procurar onde colocar os livros de forma organizada!
Como minha casa já é uma casa que se afunda em livros.rsrsrsrsrs Eu queria algo que deixasse os da atividade separado. Saí pela região procurando alguma boa ideia, uma prateleira pequena de plástico,  uma caixa organizadora e até pensei em colocar os livros em uma sapateira pequena, assim, eu fechava e só abriria na próxima atividade. Mas todas eram acima de RS 50,00 e como não podia usar o orçamento das moças, passei algumas horas tentando mirabolar alguma ideia geniosa. Até que me lembrei que na minha ala tem um irmão que tem uma oficina de eletrônicos e por vezes ele joga televisões fora porque fica muito caro o conserto.
Então passei na oficina desse irmão e perguntei se ele tinha a carcaça de alguma televisão pra me dar. Expliquei pra qual objetivo e na hora ele entrou na oficina e me mostrou uma televisão de 32 polegadas. Ele falou que estava na dúvida sobre arrumá-la por conta do custo alto e disse que não valia muito a pena, mas como ele tinha gostado da minha ideia, iria desmontar ela e me dar.
Combinamos de no dia seguinte (dia da atividade) meu marido pegar a carcaça. Mas ele ficou tão ansioso que no mesmo dia tirou o miolo da TV, lavou a carcaça e entregou para o meu marido quando foi buscar a filha dele para levar ao seminário.
Eu ganhei essa carcaça:


Na parte de dentro para não "machucar" os livros, eu coloquei uma caixa de arquivo, mas vocês podem colocar papelão ou até fazer um tipo de almofada com tecido e manta acrílica:


Dá pra colocar os livros de diversas formas, se vocês conseguirem fazer uma prateleira dentro da televisão, vai ficar show!
No meu caso, coloquei duas fileiras de livros em baixo e na parte de cima os livros grandes e os gibis:



Como eu queria que fosse uma surpresa, os livros dentro da televisão, montei o seguinte arquivo:




 O passo seguinte, foi pegar um papel preto para imitar a tela da televisão quando está desligada e colar o arquivo:


Eu não sei dizer para vocês qual o nome desse papel, pois ganhei de uma irmã de minha ala, Ana Maria Sampaio. Mas ele é bem fininho, maleável e com brilho. Eu colei ele na parte de dentro da televisão com fita dupla face. Não me perguntem como consegui fazer essa proeza.rsrsrsrs
Também decorei a televisão com algumas letras e adesivos de scrapbook. Na foto está a marca da cola porque ainda não tinha secado quando tire a foto:


Quando as primeiras moças chegaram, elas viram a televisão e acharam estranho, mas não perguntaram nada. Quando o filme terminou, algumas moças perguntaram se fariamos o Clube da Leitura, pois elas não tinham visto os livros.
Daí falei que elas podiam tirar o papel que estava na televisão. Primeiro elas não queriam tirar o papel porque ficaram com dó de rasgar.rsrsrsrs Até que uma das moças foi tirando pelas laterais pra não rasgar:


Quando elas viram os livros dentro da televisão, ficaram maravilhadas com a ideia, principalmente porque tinha os livros que elas tanto me pedira: Harry Potter e Crepúsculo:



Uma das moças levou até um livro para a mãe dela ler!
Conforme cada moça escolhia o livro que iria levar, eu entreguei na mão delas essa fichinha:


Onde elas marcaram o nome delas, data e nome do livro que estavam levando. Assim que elas me devolviam a fichinha, eu lhe entreguei esse cartão:


Bom, vamos por partes... As fichinhas com as retiradas dos livros, eu guardei em uma caixa de disquete que seria jogada fora numa limpeza do CHF de minha estaca:


Então tirei de dentro o papel da empresa:


Montei o seguinte arquivo:



Imprimi em folha de sulfite e coloquei dentro da caixinha:




Conforme as moças me entregaram o cartão preenchido, eu lhe dei um cartão para se lembrarem da importância da leitura:


Esse cartão não é de minha criação. Algumas semanas atrás a presidente das moças de minha ala achou ele no metrô e me deu. É um arquivo de uma ong chamada Biblioteca Ler é Viver onde eles aceitam e fazem doações de livros dos mais variados. Na page deles achei esse arquivo, mas hoje quando tentei achar o cartão na minha casa para procurar a page na ong, acabei não achando...

A única coisa que fiz, foi colocar "Clube da Leitura" no cartão:



Iremos fazer essa atividade uma vez por mês, assim dá tempo de todas lerem os livros levados. No próximo encontro, iremos assistir dois filmes (comédia e terror) e também faremos o clube, onde elas trarão o livro de volta e comentarão sobre a leitura.
No domingo já teve uma moça que me falou na capela que já tinha lido metade do livro que ela levou e que se soubesse que o livro era tão bom, tinha lido antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.