As Tontas Vão ao Céu

sábado, 14 de janeiro de 2012

A Hora do Bebê Sair das Fraldas e ir ao Banheiro

Faz quase dois meses que se intensificou as críticas em relação a Rafaela ainda usar fraldas. Em noembro ela fez 2 anos e algumas pessoas têm me criticado muito em relação a isso. Ela é muito esperta e entende muitas coisas, mas me perguntava: "Como vou fazê-la entender que deve avisar que quer ir ao banheiro? E como ela vai reagir?".
Daí essa semana procurei deixar ela sem fralda, falei pra ela avisar quando quisesse ir ao banheiro fazer xixi e a todo momento eu perguntava. Ela molhou várias roupas, a cada roupa eu repetia: "Quando você quiser ir ao banheiro,avisa!".
Só que chegou um momento que ela começou a ficar com medo, quando percebia que estava fazendo xixi, rapidamente se sentava no sofá e ficava quieta. Quando ela percebia que eu havia visto, corria para o quarto e fechava a porta.
Vendo essa cena várias vezes seguidas, pensei comigo: "O que estou fazendo? Ela ainda não está preparada para isso! Por que estou mais preocupada com as críticas do que com o bem-estar dela?".
Então coloquei a fralda novamente nela e decidi esperar o momento certo. Fiquei mais tranquila em relação a minha decisão, depois de ler a seguinte reportagem:

Por Fernanda Segantini (Guia do Bebê)

Muitas mães se desesperam ao ver que seus filhos já grandinhos, às vezes com mais de três anos, ainda não conseguem fazer cocô no banheiro. Apesar de usarem o penico para o xixi, ainda pedem para colocar a fralda na hora do cocô ou acabam fazendo suas necessidades onde estiverem, sujando toda a roupa.

A realidade é que a fase de transição da fralda para o vaso sanitário, ou mesmo para o penico, é muito delicada para a criança. Até o simples fato de sentar em um vaso sanitário grande e ficar inseguro de cair dentro do buraco atrapalha o aprendizado. Por isso, é necessário todo o tipo de cuidado na hora de ensinar o seu pequeno a deixar as fraldas.
“A partir dos dois anos e meio de idade é importante começar a explicar para as crianças o uso do penico e do vaso sanitário. Mostrar que todos que crescem fazem isso. E o mais importante é fazer tudo com muita paciência”, esclarece o psiquiatra Fábio Barbirato.
Portanto, não se preocupe se o seu filho tem mais de dois anos e ainda não usa o banheiro para fazer cocô. Cada criança tem o seu tempo para aprender a controlar essa necessidade fisiológica. “Controlar o esfíncter anal, que é o músculo que controla a abertura do ânus, é mais difícil do que controlar o esfíncter uretral, que controla a abertura da uretra. Por isso, as crianças têm mais facilidade em aprender a pedir o xixi do que o cocô”, explica Barbirato.
A criança está preparada para fazer suas necessidades no banheiro quando começa a avisar que fez xixi na fralda. Isso é sinal de que ela já percebe e controla o xixi. Assim que resolve tirar a fralda do filho, a mamãe tem que ter muita paciência e perguntar para a criança de duas em duas horas se ela gostaria de ir ao banheiro. Muitas vezes a criança reluta em parar a brincadeira para fazer xixi, mas é preciso insistir.
Em relação ao cocô, é importante que os pais percebam o horário que normalmente a criança tem vontade e levá-la no banheiro. Conte uma história, converse, tenha paciência, assim seu filho criará confiança e começará a pedir sozinho para ser levado ao banheiro.
Segundo o psiquiatra, não é necessário procurar ajuda profissional antes dos cinco anos de idade. A partir daí, é bom ficar de olho e fazer o acompanhamento com um especialista, pois o problema pode ser tanto físico quanto psicológico.

2 comentários:

  1. Na verdade qndo eles começam a acordar com a fralda da noite seca é o momento ceto para começar a trabalhar isso durante o dia tbm! sempre fazendo disso alo divertido. com redutor de vaso e um banquinho para apoiar os pezinhos ao sentar-se ao vaso! espero que ajude qndo achar o momento certo! bjs Nil

    ResponderExcluir
  2. Nil,
    Super obrigada pela dica!!!! Eu estava precisando de toda ajuda possível!!!

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.