As Tontas Vão ao Céu

sábado, 4 de junho de 2016

Atividade - Progresso do Seminário (Beatriz Costa)

Pessoal,
A Beatriz Costa (São Paulo-SP) me mandou uma mensagem falando sobre uma dinâmica que tem feito com os jovens de sua ala chamada "Progresso do Seminário". Eu amei a ideia porque estava pensando no que poderia fazer para marcar o progresso deles e a ideia dela é fantástica!
Vou compartilhar com vocês o relato dela sobre a atividade:

Sou professora do seminário há um pouco mais de 1 ano e é uma experiência maravilhosa aprender com eles.(...)
Eu fiz pros jovens uma tabela de acompanhamento de progresso deles do seminário com alguns tópicos que eu achava de maior relevância como: comportamento (as vezes ficava difícil conte-los pela quantidade grande de jovens), frequência, leitura da designação, memorização de escrituras, acompanhado das escrituras na aula, pontualidade... eles gostaram muito da ideia, até me cobram quando eu esqueço e houve uma melhora significativa na postura deles e desempenho, as aulas ficaram mais ricas e espirituais... tem sido uma boa experiência.



Essa "tabela" é mensal. Usei cartolina, mas acho que com EVA ficaria bom. Troco todos os meses, mas uso a mesma cartolina base, só mudando as tabelinhas, que colo com durex pra ficar mais fácil o processo.
Inicialmente eu queria colar adesivos de estrelas, mas pesquisei os preços e vi que era inviável pela quantidade de jovens que tenho. Talvez pra uma classe menor seja possível. Então eu decidi fazer eu mesma os adesivos, com cartolina e fita dupla face espuma. Depois uma de minhas alunas me emprestou um furador em formato de borboleta pra me ajudar nessa tarefa e se prontificou a ajudar. Ficava tudo muito lindo... mas..... eram tantas estrelas pra colar que as vezes não dava tempo, e era um trabalhinho ter que faze-las quase todos os dias, era estrela que não acabava mais. Decidi simplificar então, e aboli as estrelas (apesar delas serem tão bonitinhas) e marcava com uma caneta mesmo. Os jovens entenderam perfeitamente. (Pra uma classe menos talvez dê certo).
O nome "progresso do seminário" foram eles que criaram, mas acho que tem outros títulos legais tbm... E claro que depois tem as premiações pelo esforço deles.

Eu simplesmente amei a ideia dela!
Caso queiram montar a tabela em suas classes, segue o arquivo que ela montou para baixar aqui.
O desenho dos jovens ela montou no site que indiquei um tempo atrás, o Powerpuff Yourself.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.