As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 24 de março de 2014

Conferência de Jovens da ORM - Estaca Parque Pinheiros 2014 (Taboão da Serra-SP)

Galerinha,
Nem bem cheguei de Curitiba e já recebi a designação para ir na conferência de jovens da minha estaca. Como as líderes de minha ala não puderam estar presente e foi tudo muito em cima da hora, acabei sendo chamada, então vou compartilhar com vocês sobre as atividades, experiências e depois fazer um post a parte com várias dicas de como preparar uma conferência, o que cobrar, o que aliviar e o que passar para os jovens.
Bom, em minha estaca foi marcado para sairem 3 ônibus, cada um de um prédio com duas alas às 7:00hs. Quem fechou com a empresa de ônibus foi a estaca, porém os ônibus chegaram com um certo atraso... Quando chegamos no sítio, cada líder recebeu um cartaz com o nome de sua ala e o número do quarto onde a ala ficaria:


Assim que nos acomodamos, entreguei para cada moça esse kit:


Dentro de cada saquinho tinha uma caneta com um papel escrito o tema da Mutual de 2014. Paguei R$ 0,50 em cada caneta. O que foi um grande achado!!!!




Segue o arquivo que fiz:



Também tinha um caderninho. Como eu não tinha tempo para ir comprar os cadernos, eu peguei os do seminário que estavam sobrando, tirei a capa, deixei ele só com as folhas do meio. Ele tem 96 folhas, achei muito para um diário de acampamento, então dividi no meio e fiz dois caderno com cada. As capas foram feitas com papel pardo. Segue o passo-a-passo e o resultado final:






 Como a Conferência de Jovens de todas as estacas já passaram, fiz algumas modificações na capinha para que vocês possam dar os caderninhos em alguma atividade:


Coloquei as coisas em um saquinho transparente tamanho A4 que havia comprado anteriormente. É um pacote com 100 unidades que é vendido em qualquer loja de embalagens:



As etiquetas do saquinho, eu acabei tendo que imprimir em preto e branco porque esqueci de mandar o arquivo por e-mail para a lan-house, então pedi para imprimir na capela:


Como o arquivo foi feito para a conferência, também fiz uma pequena alteração para que vocês possam usar. A versão original foi essa:


Agora segue a modificada para vocês usarem:



Após o almoço tivemos uma atividade chamada "Vinde a Cristo", dada pela conselheira das moças da estaca, Rebeca Rodrigues. No final, cada jovem e líder recebeu uma carta e um potinho:



Nos foi pedido ler a carta nos quartos e assinarmos. Quanto ao potinho, foi uma tremenda confusão de informações durante o acampamento. Mas a moral é que deveriamos levar ele em todas as atividades que participavamos. No final de cada uma delas, nós ganhariamos uma colher pequenininha de sal. No último dia do acampamento seria revelado o propósito dessa atividade (vou contar mais pra frente).
Na atividade seguinte, foram moças e rapazes separados. As moças montaram um caderno. A presidência de estaca deu um caderno de 48 folhas, o tecido para encapar já cortado e uma gravura de Cristo que é comprada no templo por R$ 0,50. Foi pedido anteriormente que as líderes que tivessem, levassem pistola de cola quente e tesouras. A estaca colocou nas mesas fitas de cetim e sianinhas, daí cada moça decorou o seu como quis. Como não tenho muita criatividade quando a coisa tem que ser rápida, copiei um pouquinho de algumas moças e montei o meu dessa forma:


No restante do dia tiveram atividades como Show de Talentos em que os jovens se inscreveram anteriormente, baile e mensagem das alas. No baile as líderes da estaca disseram para algumas jovens que quando todas estivessem no quarto para dormir, elas passariam vistoriando. Nem preciso dizer que as abelhinhas da minha ala ficaram com medo.rsrsrsrsrs Mas na verdade era para um beijinho de boa noite:


No domingo, cada ala ficou responsável por fazer uma devocional dada pela estaca em seu quarto:


Eu preparei o hino para que pudessemos cantar:


Após a mensagem eu entreguei a lembracinha que preparei e lancei um desafio:





Eu havia comprado balas de goma coloridas para colocar nos tubetes, mas elas eram muito grandes, então tive que colocar essas que tinha em casa:


Depois colei no tubete um adesivo da tocha das moças, aquele comprado na lojinha:


O desafio era elas fazerem oração pela manhã e ao se deitar ajoelhadas. Eu disse que não cobraria delas a oração, era por responsabilidade delas. E que quando fizessem a oração, era pra me avisar que ganhariam um saquinho com pedrinhas para serem colocadas no tubete. Se no último dia do acampamento eles tivessem completado o tubete, ganhariam uma surpresa (falarei posteriormente).
Para facilitar a vida, em casa eu já separei os saquinhos com as pedrinhas. Usei saquinhos de geladinhos e separei cada oração numa cor de valor. Para deixar o potinho colorido, incentivar e não correr o risco de ser pilantrada.rsrsrsrsrs
As pedrinhas eu comprei em loja de utilidades, paguei R$ 1,00 em cada saquinho. São aquelas de aquário. Depois que fiquei pensando que seria legal ter usado uma mais trituradinha que parece uma areia, teria dado um toque bem legal no pote.
Ao todo seriam 5 orações, então ficaram nessas cores:


Para se lembrarem de fazerem as orações, eu comprei uma pedra maior usada em jardinagem. Paguei R$ 1,50 num saco. Escrevi no meio "oração", na parte superior "manhã" e na parte inferior "noite". Pedi que colocassem a pedra no travesseiro e que a noite tirassem, fizessem a oração e colocassem nos chinelos. Pela manhã, tirassem, orassem e colocassem novamente no travesseiro.
Eu estava sem marcador de CD, então fiz com aquelas canetas de ponta grossa (as da foto), mas quando chegou no acampamento, as pedras estavam totalmente ilegíveis.




Coloquei tudo em um saquinho e entreguei assim:


Parece que a liderança da estaca e eu combinamos.rsrsrsrssrsrs Eu não sabia que elas dariam lembrancinhas para cada uma das devocionais, por isso que fiz... A lembrancinha do dia, foi um tapete da oração, muito fofo, feito pela Presidente das Moças da Estaca, Juliana Emerick:



No momento da reunião sacramental, nós recebemos uma folha de sulfite com vários hinos. A reunião foi bem básica, com o sacramento e momento aberto para testemunhos. na aula das moças, foram separadas por classes. Eu fui para a das Meninas-Moças, porque da minha ala tinham 3 lauréis, 4 abelhinhas e apenas 1 menina-moça. Foi uma aula com dinâmica, bastante participação por parte das moças, mas como adoro lembrancinhas, fiquei triste por sair sem nada nas mãos.rsrsrsrs
Na Escola Dominical foi dividido por classes também, porém junto com os rapazes. A irmã Raquel Vannunccini, a aula dela foi ótima e no final ela pediu que todos fechassemos os olhos enquanto ela leu a seguinte mensagem que nos foi entregue como lembrança da aula:


Após o almoço teve o ensaio do coral para o serão da noite que foi com o irmão Paulo Pires. Seguido do momento com os bispos onde ficou á critério de cada bispo falar sobre um assunto. Tivemos alguns momentos livre para colocarmos uma roupa de frio e tênis para fazermos uma caminhada que no final foi a famosa "Barra de Ferro". Foi num tremendo barranco, no escuro e na caroa. Em alguns momentos nos deparavamos com líderes de davam uma pequena iluminada na trilha e em outros com pessoas que no escuro nos ofereciam refrigerante, doces e ajuda. Mas cada vez que aceitavamos uma dessas coisas, éramos marcadas com canetinha na mão. No final da trilha, nos deparamos com uma árvore cheia de frutos. Um irmão falou sobre a visão de Leí e sobre permanecermos firmes no caminho estreito e apertado. A ideia era que as moças marcadas não pudessem pegar do fruto, mas acabaram permitindo que no final todas pegassem. Foi a cena mais bonita que já vi, as moças arrancando calmamente os frutos da árvore. Algunas entregando para as outras, todas em silência e reverência. Eu realmente pude sentir o Espírito e senti o quanto alguns momentos pode ser extremamente difícil permanecermos firmes, mas que o final é compensador.
Eu tive muita dificuldade em 3 momentos da trilha, ao ponto de cair e precisar da ajuda das demais moças e até de um líder que era o nosso suporto quando caimos. Fiquei pensando que no evangelho é exatamente isso que aconteceu. Nós temos líderes que estão ali para nos ajudar no momento que caimos e membros dispostos a nos ajudar, mas eles não podem soltar da barra para nos levarem no colo, eles podem nos estender a mão e cabe a nós, nos esforçarmos ao máximo para nos levantar e continuar.
O fruto na árvore era uma maria mole que estava em um saquinho e havia sido enrolada no galho da árvore, os irmãos que fizeram essa parte do trabalho, disseram levar 4 horas para colocar todos. Na foto está meio amassado, mas dá pra ter ideia de como era:


Detalhe, minha roupa ficou desse jeito. A camiseta não está suja porque eu estava de blusa de frio:


Para finalizar, comemos cachorro quente e tivemos um "fogo dos padrões", onde ganhamos essas folhas para nos ajudar a entender:



Como lembrancinha da atividade, ganhamos esse:


Na segunda-feira, tivemos mais uma devocional:



Também fiz o cartaz com o hino:


De lembrancinha dei bala de goma e uma folhinhas que era para colarem em seus diários e cumprirem as metas, no acampamento e pós-acampamento:




 A lembrancinha da estaca foi um potinho escrito "Hoje eu aumentei minha fé", com vários palitinhos de sorvete, com algumas coias escritas. Daí a meta é que cada vez que a moça cumprir com um dos requisitos dos palitinhos, elas colocam ele dentro do potinho:


Na parte da manhã aconteceram as atividades esportivas e depois do almoço uma atividade chamada "Mapara para Felicidade Cupcake".
Primeiro tivemos uma dinâmica do labirinto, onde são formadas duplas. Uma segura a caneta e faz o caminho de olhos fechados sobre as instruções da outra. Daí foi dada uma mensagem sobre ouvirmos o Espírito Santo e foi entregue para cada uma esse mapa, onde tivemos que preencher com cada um dos requisitos. O úlitmo ficou a nosso critério:


Daí foi feita uma receita de cupcakes onde cada mesa ajudou a colocar um dos ingredientes. Todas colocaram nas forminhas e enquanto eles assavam, ficamos ensaiando um hino chamado "Melhor do que Pode Pensar".
Cada moça pode decorar o seu cupcake com doce de leite e confetes. Olha o meu:


Como lembrancinha ganhamos um marcador com uma citação do Presidente Uchtdorf.
Depois teve uma gincana de mimicas, tempo livre, jantar, baile com direito a pulseiras de neon, um lanche com pipocas e outras besteirinhas. Mensagens das alas, onde cada ala recebeu antes do acampamento o material de estudo e o momento mais esperado pelos jovens: o Fogo do Conselho. Onde foi falado sobre padrões de vestimenta, música, mídia... Os temas desse fogo foram escolhidos anteriormente em uma reunião com os líderes das alas. Após a mensagem, cada um escreveu em um pedaço de papel uma coisa da qual precisava se livrar e jogou o papel na fogueira.
Na terça-feira, tivemos nossa última devocional:



O hino:


Essa foi a lembrancinha:


Para fazer a flor, eu usei palito de sorvete que tinha comprado em outro momento, comprei um saquinho com uns 100 palitos por R$ 1,80. E usei forminha de doces em formato de flor que comprei em uma loja de embalagens de doces por R$ 4,30 um pacote com 100 unidades:


No meio eu fiz uma sementinha com esses recortes feitos com furadores de scrapbook. Como não tenho furadores desse jeito, usei o de uma irmã de minha estaca alguns meses atrás, por isso que minhas sementes foram laranjas e azuis, era o que eu tinha guardados.rsrsrsrsrs


As flores prontas ficaram assim:


 Para o recado, eu escrevi a mão em uma etiqueta:


Daí coloquei em um saquinho a florzinha, 3 pirulitos de melância e a folha de frequência do seminário que havia arrancado dos cadernos. Como uma das lauréis se formou esse ano no seminário, no dela eu coloquei a folha de frequência do instituto:


Coloquei tudo em um saquinho de flores. O rosa foi da moça que terminou o seminário. E fechei os saquinho com um adesivo bem delicado que ganhei de presente da Josy Souza (Ribeirão das Neves-MG):


A lembrancinha da estaca foi um potinho escrito "Minhas Bênçãos", onde ao longo do ano, cada vez que a moça receber uma bênção, ela deve escrever em um pedaço de papel e colocar dentro do potinho:


Um pouco depois 3 moças me procuraram dizendo ter concluido o tubete da oração. Eles ficaram assim:


Daí o presente delas, foi uma caixinha com balas, chicletes e um par de brincos nas cores dos valores. Elas puderam escolher qual cor queriam. Decorei a caixinha com adesivos de corações e da tocha das moças e coloquei os brincos no lacinho do saquinho:





Como era o último dia, as únicas atividades que tiveram foram próximas ao horário de ir embora, com as homenanges às alas, testemunhos e uma mensagem falando sobre o propósito do potinho dado no primeiro dia do acampamento. Resumindo a mensagem, foi dito que cada vez que estamos em uma atividade da igreja, estamos indo a Cristo, estamos enchendo a nossa vida de coisas boas. Que temos que dar o nosso melhor, para que no dia que estivermos na Presença do Pai Celestial para sermos julgados, Jesus Cristo possa completar aquele pouco que falta de perfeição. Daí os jovens que quiseram, puderam ir a frente e completar seus potinhos. Eu preferi não completar o meu, para sempre me lembrar que devo fazer o meu melhor, sem ficar achando que Jesus completará todo o restante. Quem decidiu não preencher seus potinhos, ficaram com essa quantidade de sal:



Eu achei essa atividade muito bacana, só aconteceu que a estaca não coordenou muito bem a dinâmica de quando encher os potinhos. E muitos jovens acabaram usando o sal para comer puro ou até mesmo para temperar a comida.rsrsrsrs
Quando a programação do acampamento, foi essa:


Infelizmente eu não tenho nenhum dos arquivos, pedi para a estaca, mas todas as irmãs estão com o tempo muito curto. Então tirei foto das coisas para que vocês pudessem ver o que foi feito. Espero que tenham gostado e sirva de inspiração para vocês.
Ah, antes que me perguntem de onde tirei os hinos, imprimi do hinário das Mutuais de 2007 a 2014 que a Eugirlane Guimarães (São Paulo-SP) fez e eu atualizo desde 2013. Para baixar é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.