As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 16 de julho de 2013

Jogo para Ajudar as Crianças a Decorarem as Regras de Fé

Meninas,
Hoje eu recebi uma mensagem no Face da Valdenice Almeida me indicando o blog Pimenta SUD, ele é novo e já tem ideias maravilhosas, mas isso vocês podem depois olhar no próprio blog. O que eu quero compartilhar, foi exatamente o link de a Valdenice me mandou.
Eu já postei aqui no blog algumas ideias para ajudar na memorização e até certificados, que podem ser vistos nessa tag aqui.
Mas nada se compara ao que vi nesse blog... é uma ideia maravilhosa!!!! Como não vou conseguir ficar explicando e no blog está tudo tão perfeito, vou copiar tudo de lá, mas deixando bem claro que são todas as ideias do blog Pimenta SUD.
Espero que curtam!!! E se alguma irmã fizer na ala, manda as fotinhas!!!

Como Presidente da Primária tenho encontrado vários desafios, entre eles: Ajudar as crianças a decorarem as Regras de Fé (de preferência antes do Batismo). Assim, eu e o Well bolamos juntos a seguinte idéia...

Uma espécie de crachá, que as crianças usam todos os domingos, semelhante ao brasão da Polícia Federal (isso foi idéia do Well, eu nunca iria pensar na polícia), no qual colocamos uma "página nova" a cada Regra de Fé decorada, contendo um desenho em um dos lados e a escrita do outro.

Existem algumas regras:

1. As Regras de Fé tem que ser decoradas em sequência
2. Não vale decorar dentro da sala, na hora da primária
3. Só ganha a folha se falar bem certinho e as outras crianças aprovarem (para não gerar encrenca)
4. A cada grupo decorado a criança ganha um título
           a) Tenente - até a 4ª
           b) Capitão - até a 8ª
           c) Coronel - até a 12ª
           d) General - Quem souber até a 13ª
5. Quem for capitão ou mais, ganha uma responsabilidade, como distribuir hinários, reger, etc.
6. As crianças ficam com a ultima regra de fé decorada aberta, assim sei onde cada uma está.


Outras atividades:

Domingo: Tentamos ajudar as crianças a decorarem uma regra de fé todo domingo... primeiramente mostramos o escrito e a gravura e elas repetem, depois mostramos somente a gravura e elas repetem e por fim... elas falam sozinhas.

Jogos: Existem várias possibilidades, como o "jogo da memória" por exemplo, em que eles formam pares (desenho e escrita); quem tiver mais pares ganha.

Atividades especiais: Além disso, destacamos algumas palavras chaves em cada Regra de Fé (escritas com cores diferentes), utilizadas em algumas brincadeiras nas atividades da primária e 5º domingo do mês (como nos super-sábados do seminário), visando ajudar as crianças a não apenas decorar, mas também compreender o significado de cada Regra de Fé. Crianças são competitivas e ADORAM mostrar seus conhecimentos!





Não poderia imaginar o resultado... nem em meus sonhos. As crianças compraram a idéia, inclusive as meninas, e disseram que são do exército do Senhor... heheh. Os mais velhos ajudam os mais novos e todos estão se esforçando bastante.

Experiência de campo:

Caso 1: O conselheiro da Ala falou que a filha (um doce de menina...) chegou em casa, depois da primária, entrou no quarto e só saiu quando decorou 3 Regras de Fé.

Caso 2: Já a mãe de outro garoto, falou que ele tentava decorar até escovando os dentes, fazendo todos da família conferirem se estava certo. Além de ajudar a irmãzinha, de 4 anos, a decorar as duas primeiras.

Agora me falem.... Vale, ou não vale apena o esforço????? Eu acho que SIM... Como é diverido ver a animação destes pequenos quando se superam e conseguem algo que antes achavam impossível e por isso nem tentavam!


 Aqui estão as 13 Regras de Fé.


ps. Todas as imagens foram adquiridas através do "google".. heheh
eu apenas fiz as montagens!





Seguem os Arquivos para Impressão:



















9 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em saber que estou te ajudando e ajudando outras irmãs e as crianças assim o meu jogo estiver pronto vou mandar as fotos pra você.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdenice,
      Eu estou pasma até agora com essa ideia, é tão fantástica.rsrsrsrs
      Manda as fotos sim!!! VAi ajudar muitas irmãs!!!

      Excluir
  2. Tenho certeza que as crianças vão gostar, pelo menos a minha filha tem se esforçado para decorar e isso vai ser um incentivo a mais!!!
    Ansiosa para ver o resultado!!!
    Essa é a nova Pres. da Primaria da minha ala!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      Já saiu das moças? Nem deu pra amar essa organização.rsrsrsrsr
      Já vi que a Primária é o seu cantinho.rsrsrsrssrsrs
      Quando a irmã me mandou o link desse arquivo fiquei paralizada com a criatividade. Eu amei e sei que vai ajudar muitas crianças!!!

      Excluir
    2. Pois é vi e amei!!
      E ela a Valdenice é a nova Pres. da Primária em minha ala eu continuo nas Moças!!!

      Excluir
    3. Oi Renata,
      Agora entendi.rsrsrsrsrs

      Excluir
  3. ADOREI ideia mais gostaria entregar para as crianças no aniversario do meu filho poderia fazer um deste para mim mais sem nome da ala, pois vou dar de lembrancinhas aquela bolsa da primaria mais gostaria de dar com algo dentro e achei esse ideia legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edianne,
      Como escrevi na mensagem do post, esse arquivo não é meu, o do blog Pimenta SUD. Vc pode tentar entrar em contato com a irmã por lá e pedir para ela. Pois não posso modificar um arquivo que não é meu.

      Excluir
  4. Irmãs que ideia MARAVILHOSA!! Assumi como Presidente da Primária agora e estava em busca de formas criativas para as crianças aprenderem as Regras de Fé! Sou Grata pela generosidade de Vocês em compartilhar tão grandiosa forma de ensinar.

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.