Pessoal,
Seguem mais sugestões para vocês complementarem suas aulas:
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Durante a aula podem usar a mensagem "Entender a História da Igreja pelo Estudo e pela Fé" (A Liahona, fevereiro 2017).
Passos para o Aprendizado pelo Estudo e pela Fé
No estudo da história da Igreja pela fé, é possível seguir os passos delineados por Alma na analogia do plantio da semente (ver Alma 32:27–42):
Damos lugar ao aprendizado de história aplicando os princípios aqui delineados.
Plantamos a semente em nossa mente e nosso coração por meio da leitura atenta e profunda reflexão. (Será que este é um fragmento do passado ou uma história contada posteriormente? Quem a criou e por que motivo? Qual é a ideia central? Que evidências a comprovam?)
Podemos discernir o grau de importância do texto lido se considerarmos o grau de autenticidade e confiabilidade da fonte, colocarmos nossas respostas no devido contexto histórico e identificarmos os princípios eternos que se apliquem a nossa situação pessoal.
Ao longo da vida, podemos cultivar o hábito de estudar a história da Igreja pela fé por meio de: ler diligentemente, ponderar, orar, trocar ideias com outros e ensinar.
Se agirmos dessa forma, colheremos o fruto do estudo pela fé, que apurará o nosso raciocínio e aprofundará nossa fé, o que, por sua vez, fará com que passemos a aprender mais facilmente, sejamos melhores professores, pais, filhos, discípulos e santos.
Ao lermos Alma32 acabamos por pensar naquela lição com objeto meio óbvia: plantar feijões no algodão. Por que não?
Depois de ler o capítulo 32 os alunos poderiam fazer exatamente isso.
A classe pode discutir sobre como ajudar aquela planta a crescer e comparar com a forma de nutrirmos nossos testemunhos. Desafie-os a...
- Cada dia que fizerem suas orações pessoais, podem regar a semente.
- Cada dia que estudarem as escrituras em seu lar podem colocar a planta à luz do sol (podem fazer isso no dia seguinte se tiverem o hábito de ler à noite).
O professor pode levar para esta aula seu próprio feijão já germinado anteriormente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Seguem mais sugestões para vocês complementarem suas aulas:
- LIÇÃO 86 - Alma 25-26 (Denisa Selma Martins Barbosa)
- LIÇÃO 87 - ALMA 27-28 (Denisa Selma Martins Barbosa)
- Lição 89 - Alma 31 (Mara Maria Moreira)
Lição 90 - Alma 32
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Youtube - O que faço para aumentar minha fé?
Durante a aula podem usar a mensagem "Entender a História da Igreja pelo Estudo e pela Fé" (A Liahona, fevereiro 2017).
Passos para o Aprendizado pelo Estudo e pela Fé
No estudo da história da Igreja pela fé, é possível seguir os passos delineados por Alma na analogia do plantio da semente (ver Alma 32:27–42):
Damos lugar ao aprendizado de história aplicando os princípios aqui delineados.
Plantamos a semente em nossa mente e nosso coração por meio da leitura atenta e profunda reflexão. (Será que este é um fragmento do passado ou uma história contada posteriormente? Quem a criou e por que motivo? Qual é a ideia central? Que evidências a comprovam?)
Podemos discernir o grau de importância do texto lido se considerarmos o grau de autenticidade e confiabilidade da fonte, colocarmos nossas respostas no devido contexto histórico e identificarmos os princípios eternos que se apliquem a nossa situação pessoal.
Ao longo da vida, podemos cultivar o hábito de estudar a história da Igreja pela fé por meio de: ler diligentemente, ponderar, orar, trocar ideias com outros e ensinar.
Se agirmos dessa forma, colheremos o fruto do estudo pela fé, que apurará o nosso raciocínio e aprofundará nossa fé, o que, por sua vez, fará com que passemos a aprender mais facilmente, sejamos melhores professores, pais, filhos, discípulos e santos.
Ao lermos Alma32 acabamos por pensar naquela lição com objeto meio óbvia: plantar feijões no algodão. Por que não?
Depois de ler o capítulo 32 os alunos poderiam fazer exatamente isso.
A classe pode discutir sobre como ajudar aquela planta a crescer e comparar com a forma de nutrirmos nossos testemunhos. Desafie-os a...
- Cada dia que fizerem suas orações pessoais, podem regar a semente.
- Cada dia que estudarem as escrituras em seu lar podem colocar a planta à luz do sol (podem fazer isso no dia seguinte se tiverem o hábito de ler à noite).
O professor pode levar para esta aula seu próprio feijão já germinado anteriormente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
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