O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Caso desejem que eu personalize o arquivo com nome da ala, estaca ou outra informação, cobro apenas R$ 5,00. Vocês podem entrar em contato comigo por e-mail. Não esqueçam de enviar o link da publicação para que eu saiba qual material vocês desejam.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Pessoal,
Apesar de as aulas já terem passado, vou compartilhar com vocês o que preparei para minhas aulas:
Lição 60 - Mosias 15-17
Para resumir a história de Abinadi, passei um desenho do DVD que meu marido comprou no Deseret Brasil:
O vídeo tem 30 minutos, então depois falamos sobre o tópico "Alma acredita em Abinádi e é expulso. Abinádi é queimado" que foi ótimo.
Lição 61 - Mosias 18
Segui a primeira parte do manual onde complementamos nossos mapas e depois entreguei a tabela da aula onde as moças preencheram de um lado e os rapazes do outro:
Nos slides coloquei um resumo do que acontece no livro de Mosias 1 até Mosias 19 pra ajuda-los a entender em que momento é o discurso do Rei Benjamin, o grupo que estava com Amon e o que aconteceu com Zênife depois de sair da terra de Zaraenla.
Depois, entreguei para eles a atividade proposta no manual do professor para que eles numerassem os acontecimentos da aula do dia:
Também tem o cartaz da próxima aula para que vocês possam enviar para os jovens nas redes sociais lembrando-os de estudarem a designação do dia:
Ah, nessa aula é pedido que os jovens desenhem em seus mapas sobre a viagem de Zênife para a terra de Leí-Néfi:
Lição 64 - Mosias 23-24
Para essa aula preparei uma dinâmica diferente usando aplicativos. Baseada na ideia da Mara Maria Moreira, adaptei a dinâmica apenas com aplicativos do Google:
Imprimi em folha de sulfite os seguintes aplicativos:
Montei um arquivo que imprimi em folha de sulfite e entreguei na mão de cada jovem para que eles soubessem o que deveriam escrever no painel:
No arquivo também tem os desenhos dos aplicativos para o painel ou ser colado na lousa (nesse caso pode-se plastificar para ser reutilizado):
Esse da foto foi que montei em cartolina, tem um arquivo com as peças do mapa aqui.
No final o mapa deve ficar dessa forma:
Como parte da aula, entreguei para eles estudarem em casa uma mensagem do Élder Jey E. Jensen que foi publicana na Liahona de outubro de 2005 com o título "Prestar Testemunho" (arquivo em PDF).
Lições 65, 66 e 67 - Mosias 25-27
Comecei entregando para os jovens a folha do apêndice do manual do professor que tem o mapa das viagens:
Eu imprimi alguns slides da aula para que os jovens lessem as escrituras e respondessem as perguntas, eles fizeram em dupla:
Em seguida, fiz com eles o jogo de perguntas que a Mara Maria Moreira compartilhou (arquivo aqui). Só dando uma dica... caso queiram usar o arquivo, na tabela com os pontos que os jovens podem ganhar, cliquem com o mouse em cima dos números. E quando forem mostrar as respostas das perguntas, cliquem em cima das letras das perguntas para que o slide possa ir para a resposta correta. Pois se vocês clicarem fora do lugar, ela volta para o slide anterior ou mostra a resposta de outra questão.
Eles gostaram tanto da atividade que fizemos ela em duas aulas.
Placar do primeiro dia onde conseguimos fazer apenas um terço da atividade:
E o placar do segundo dia:
No final da aula, entreguei para eles uma folha com "Os Alimentos Essenciais do Arrependimento" que é um discurso do Élder Richard G. Scott intitulado "Encontrar o Perdão" que fui publicado na Liahona de julho de 1995 onde ele parafraseia o Presidente Spencer W. Kimball. Vocês podem baixar o arquivo aqui.
Lição 68 - Mosias 29-29
Nessa aula usei duas dinâmicas que a Mara Maria Moreira compartilhou. Comecei a aula dando gelinhos com uma foto de Jesus Cristo no meio dentro de um copo plástico. Falei sobre o processo do arrependimento comparando ao processo do gelo derreter e que no final temos o consolo que era a surpresa dentro do gelo.
Essa é a foto da Mara Maria Moreira:
Eu imprimi essa gravura porque achei muito bonito Jesus Cristo com o braço estendido e sorrindo:
Enquanto eles seguravam os gelinhos para derreterem, passei o desenho sobre o arrependimento de Alma (o filho) que tem em um DVD que meu marido comprou no Deseret Brasil:
O desenho tem a duração de 30 minutos. Conforme cada jovem me avisava que o gelinho deles havia derretido por completo, eu abria uma latinha que dentro tinha alguns doces (doce de abóbora, Baton e pirulito) e entregava um que sabia que o jovem gostava:
Após o desenho falei sobre o processo do arrependimento (folha entregue no dia anterior).
No tempo seguinte, fizemos a atividade proposta pela Mara Maria Moreira (arquivo aqui). No domingo entreguei para os missionários da ala o bloco de escrituras de deveriam estudar e as perguntas que os jovens fariam. Aqui tinham duas duplas de missionários, porém aconteceu uma transferência de emergência no dia anterior, então entreguei a designação apenas para os três. Também pedi que meu bispo estivesse presente para que os jovens lhe fizessem as perguntas para o missionário retornado.
Montei os cartões com os tópicos dados aos missionários:
Eu imprimi os cartões em folhas de sulfite e distribui para 4 jovens que fizeram as perguntas:
Os jovens que estavam com os cartões dos grupos, revezaram-se com as perguntas. No término, o jovem que estava com o cartão do missionário retornado fez as perguntas para o bispo e os missionários acabaram compartilhando suas experiências também. Foi muito bom, porque um dos missionários, Élder Oliveira (de Goiânia-GO) era jogador de vídeo-games profissional que ficou afastado da igreja com a família por alguns anos e quando ele voltou e estava preparando-se para ir pra missão, recebeu uma proposta de patrocinador. Daí ele contou que foi difícil recusar a proposta, mas que sabia que o certo era estar na missão pregando o evangelho para as pessoas.
O Élder Santos (Salvador-BA) também compartilhou que ficou algum tempo afastado da igreja e que sabia que sua mãe orava para que ele voltasse pra igreja.
Já o Élder Marinõ compartilhou que sempre teve o desejo de ir para a missão e não via isso como um desafio.
Lição 69 e 70 - Alma 1-4
Minha aula começou com a tabela de atividade do manual:
Arquivo que entreguei para os jovens, os rapazes fizeram a primeira coluna e as moças a segunda:
Nos intervalos da leitura das anotações que eles fizeram na tabela, fomos lendo as citações que estão no site da igreja como complemento para essas duas aulas:
No final da aula, entreguei dois discurso para estudarem em casa. O Primeiro chamasse "Prestar Testemunho: O Que, Por Que e Como" do Presidente Spencer W. Kimball que foi publicado na Liahona de junho de 2016. O segundo chamasse "Prestar Testemunho" do Élder Jay E. Jensen que foi publicado na Liahona de outubro de 2005:
Como nessa aula fala sobre a guerra entre anlicitas e nefitas, deixei eles jogarem futebol de botão em que os times eram lamanitas e nefitas (arquivo aqui).
Lição 71 e 72 - Alma 5
Montei um roteiro para essa aula (arquivo aqui).
Usei a atividade do eletrocardiograma espiritual com eles:
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Pessoal,
Montei marcadores de página que coloco dentro do manual do seminário do lar com as anotações de quais aulas meus alunos precisam fazer as recuperações quando faltam:
Imprimi em folha de sulfite e plastifiquei para que possa ser reutilizado, mas vocês também podem imprimir em papel mais grosso de 180grs.
Cortei com estilete a parte de cima em U, assim pude prender o marcador na folha do manual.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado.
Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas.
Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.