Pessoal,
A Joelma me mandou a foto do jogo de memória que a Larissa (professora do seminário da ala Jardim das Palmas) fez para os jovens e o arquivo:
Jogo da Memória - D&C. A Larissa também deu dicas de como usa-lo de forma divertida nas aulas do seminário:
Jogo da Memória
Lince ou Já achei: Cada jovem recebe um número de cartas. Na mesa tem os pares dos que eles receberam virados pra cima. No tempo determinado eles tem que colocar as cartas que tem nas mãos em cima do par que está na mesa, quem terminar suas cartas primeiro, vence.
Copo d`água: Cada jovem recebe um par para memorizar. depois vc recolhe embaralha e entrega 2 cartas pra cada jovem e entrega pra um jovem uma terceira carta em branco. Esse jovem começa passando um carta pro do lado e o mesmo passa uma carta e assim em diante. Quem recebe a carta branca tem que ficar 1 joga sem passar ela. Ganha quem conseguir recuperar o seu par. Já fizemos essa mesma brincadeira dividindo a classe em 2 equipes e aí a equipe que todos completassem primeiro ganhava.
Cordinha: Deixo uma corda amarrada em uma cadeira da sala e divido em 2 equipes. Mostro um dos cartões e falo JÁ, quem pegar a cordinha primeiro tem direito de falar qual o par, ou a referência ou a palavra chave.
Dado: Fiz um dado grande de papel e coloquei todos os cartões espalhados na mesa. Quando o jovem tirava no dado um número par ele tinha direito de ir até a mesa formar os pares. Enquanto isso o dado continua passando e aí se outro jovem tira um número par o jovem anterior tem que sair e o outro começa a montar seus pares. Pode ser que demore muito pra alguém conseguir tirar um número par e tirar o jovem da mesa, mas também pode ser que seja rápido e jovem não consiga montar nenhum par.
Outras brincadeiras :
Dança da cadeira com busca: cada cadeira tem uma escritura, coloco a música e quando a música pára o jovem tem que abrir a escritura que eu falei no início. Os 3 que abrem primeiro marcam ponto. A cada rodada 1 cadeira é tirada e um jovem perde a chance de abrir e fica de fora até sobrar apenas 1 cadeira e 2 jovens. O legal é que eles acabam tendo que abrir a escritura de busca em uma escritura que não é a dele.
Quantas letras: pego um escritura que eles Memorizaram e conto quantas letras "a" por exemplo tem na escritura e pego várias outras letras (cuidado com o c, s, z, por nem sempre os jovens sabem como tal palavra se escreve e aí o jogo fica ruim). Eles sorteiam uma letra e tem que em grupo, falando a escritura contar quantas vezes aquela letra aparece. Fiz um cartão que quando abro para mostrar o resultado causa aquela ansiedade igual de programa de TV quando primeiro aparece a dezena e aí vai abrindo e aparece a unidade, pq dificilmente eles acertam certinho a unidade e aí quem chegar mais próximo ganha. Dá pra fazer com umas 6 letras por escritura.
Super obrigada, Joelma e Larissa!!!