As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Novos Inícios - Ala Santa Tereza (Taboão da Serra-SP)

Meninas,
Hoje vou compartilhar com vocês sobre o Novos Inícios da minha ala, pra quem ainda não sabe, sou a Presidente das Moças da Ala Santa Tereza | Estaca Parque Pinheiros (Taboão da Serra-SP) e fui chamada em janeiro, um ótimo mês para correr com a programação dessa atividade tão especial.
Vou compartilhar com vocês cada detalhe de nossa atividade! Infelizmente não vou compartilhar tantas fotos porque eu havia tirado fotos de todas a preparação com meu tablet, mas ele deu um problema algumas semanas atrás e vou ter que esperar um pouco mais pra poder levar ele para formatar e talvez conseguir recuperar as fotos. Mas enfim, vou compartilhar o máximo de coisas que for possível.
Primeiro, sentei com a Presidente das Lauréis, Thalia de Jesus Santos para montarmos a programação já que eu estava sem conselheiras e a presidente das Meninas-Moças não se fez presente. Para nossa grande alegria a Camila Zatorre havia enviado para compartilhar no blog uma programação que nos deu uma excelente direção (publicação aqui). Então com autorização da Camila, fiz pequenas mudanças da programação para harmonizar a quantidade de moças de minha ala e líderes (programação aqui).
O passo seguinte foi usar todo o tempo possível para ensaiarmos os hinos, para isso, montei um pequeno hinário que foi impresso em folha de sulfite rosa:






Preparei um cartaz avisando sobre os ensaios dos hinos e compartilhava quase todos os dias no whatsapp das moças da ala:


Nós ensaiamos os hinos na abertura dominical, mutuais e após as reuniões dominicais. Mas o que realmente fez diferença foi o fato da minha líder de música (Thalia de Jesus Santos) ter enviado os áudios dos hinos para as moças no grupo do whatsapp, pois elas puderam ficar ouvindo em casa.
Na minha ala tem duas moças que tocam piano, porém ambas tem muitas dificuldades, então elas precisam treinar bastante. Convidei ambas para tocarem na atividade e dei dos hinos para cada uma delas aprenderem.
Já vou adiantar que um delas me enrolou bastante dizendo que estava treinando, mas chegou na semana da atividade, disse que não iria tocar porque não tinha treinado e a outra disse que só treinou um, mas chegou alguns minutos antes do inicio da atividade e disse que não iria tocar. Obvio que tive vontade de esganar as duas, mas já conhecendo as peças, levei um CD com todos os hinos cantados e instrumentais e deixei a líder de música sob aviso.
Com a programação montada e os hinos sendo ensaiados, preparei os cartões com as designações de cada uma das moças para que elas tivesse tempo de prepararem-se e tirar suas dúvidas, já que apenas 2 moças haviam participado de um Novos Inícios. Também convidei alguns rapazes para serem os fotógrafos na atividade, a designação deles consistia em tirarem fotos delas preparando a atividade e durante a atividade. Pra não ficar na mão, convidei 4 rapazes e minha cunhada, levei uma maquina fotográfica e pedi que o restante tirasse fotos com seus próprios celulares e depois me enviassem pelo whatsapp.
No dia um rapaz avisou que só iria chegar no meio da atividade, um não apareceu e os outros dois acabaram tirando fotos juntamente com minha cunhada. A presidente das Moças da estaca, Joelma Mochizuki, também tirou algumas fotos e depois enviou-me.
Olhem como ficou o cartão de designações:



Preparei o convite para ser entregue a todos os membros algumas semanas antes, porém a divulgação começou um mês antes por meio do grupo do Facebook da ala e do grupo do whatsapp da ala. Onde as próprias moças estavam fazendo a divulgação. Algumas delas chegaram a enviar o cartaz da atividade no privado para amigos da escola, membros da família e alguns membros da ala. Também colamos o cartaz da atividade no painel de recados da capela.
Pedi que elas divulgassem também em suas redes sociais, mas nenhuma delas fez isso, o que foi muito triste porque pude perceber que a maioria delas tem vergonha do evangelho por conta do tipo de vida que levam fora da igreja (digo isso porque conheço a personalidades delas). Apenas uma ou outra que não fazem tanto uso por exemplo do Facebook.
Duas semanas antes da atividade, elas passaram a divulgar todos os dias no whatsapp da ala o convite e entregamos em nossa ala para todos os membros adultos. Sim, fui criteriosa quanto a isso porque muitas vezes as crianças acabam pegando o convite e usando para brincar ou jogam fora e como os rapazes iriam nos ajudar no dia da atividade, não foi necessário entregar convites para eles.
Uma semana antes, pedi que nas outras alas da estaca fossem entregue os convites para os membros:




Para os pais das moças, fiz um convite especial que foi impresso em papel vergê de 180grs e colocado dentro de um tubete que foi enfeitado com fita de cetim por uma moça da ala (uma das fotos que perdi):



E para a liderança da estaca, também fizemos um convite especial que foi entregue dentro de um tubete decorado com fita de cetim:



Para a atividade, cada moça comprou uma camiseta branca e trouxe em minha casa para estampar. Elas compraram camisetas brancas de algodão e no centro estampei essa imagem com o nome da ala na parte de baixo:


Para estampar as camisetas, comprei um pacote de transfer na Kalunga, no pacote vieram 10 folhas tamanho A4 por R$ 37,00 (link para compra):


Como as camisetas das moças são pequenas, usei metade da folha para estampar as camisetas delas. O legal é que vocês podem imprimir em impressora jato de tinta em casa e na embalagem diz o passo-a-passo para transferir a estampa para o tecido.


Quanto a minha experiência com essa marca de transfer... ficou lindo demais! Mas depois de lavado, ele desgruda nas laterais e craquela. Ao tentar passar é pior ainda porque ele gruda do outro lado da camiseta. Então é algo pra usar uma vez só e se a ala estiver sem orçamento.
No caso da minha ala era a questão de orçamento mesmo e elas conseguiram usar duas vezes, uma no Novos Inícios e outra no Super Sábado que aconteceu na semana seguinte. Mas porque elas usaram a dica de uma das moças de lavar na mão a camiseta e apenas na parte de baixo das mangas.
Agora vamos para o dia da atividade.... Pedi que os rapazes fossem nos ajudar, eles colocaram as cadeiras e bancos no salão cultural e ajudaram com outros detalhes da decoração:


Quanto as moças, fizemos um roteiro onde elas foram passando de casa em casa até chegarem na capela. Então foram feitas três equipes. Uma coisa que pedi para elas fazerem, mas acabaram não fazendo (infelizmente) foi tirarem fotos do percurso. Por exemplo, teve uma moça que saiu da casa dela e veio para a minha, então ela teria que tirar uma foto saindo de casa e outra quando chegasse aqui comigo, quando chegamos na casa da próxima moça, tiramos uma foto com ela até finalmente chegarmos na capela. Dei a mesma designação para as líderes de estaca. A ideia era depois montar um vídeo com o pré-Novos Inícios, organização e durante e presente-a-las posteriormente.
Na entrada da capela, tem um pequeno saguão, então assim que os membros entraram, puderam ver o estandarte que elas pintaram em uma mutual:


No corredor não colocamos nada porque não tive tempo de pensar em nada. Porém quando as pessoas chegavam na frente do salão cultural, tinha uma mesa de exposição:


A entrada para o salão cultural da capela onde frequento tem um pequeno saguão, então tivemos que montar a mesa ali porque o salão cultural tem muitas janelas, o que impedi de fazer uma decoração legal.
Vamos aos detalhes desse cantinho!
Duas moças recortaram e montaram com antecedência as bandeirinhas onde estava escrito "Novos Inícios - Ala Santa Tereza":



A toalha de mesa foi feita pela Alessandra Soares Alves de Oliveira que foi chamada como minha primeira conselheira duas semanas antes da atividade. Como não tinhamos uma toalha para a mesa, ela juntou algumas que tinha e passou as fitas nas cores dos valores em uma das laterais.


Em cima da mesa coloquei tudo aquilo que representa a Organização das Moças: escrituras, hinário, Manual de Acampamento das Moças, Manual de Administração da Igreja, agendas (dominical, mutuais e reunião de presidência), Progresso Pessoal, diário do Progresso Pessoal, medalhões, fitinhas, tochinha, adesivos, certificados de classes e reconhecimento, Para o Vigor da Juventude, Sempre Fiéis, quadro com tema da mutual 2017 e queria colocar o material do seminário, mas não consegui o manual do aluno:



Algumas das coisas da mesa, merecem uma atenção especial.rsrsrsrs


Essa colméia foi a presidente das lauréis que montou. Mandei pra ela a foto de uma colméia que a Renata Honório (São Paulo-SP) fez para o Novos Inícios da Ala Residencial Cocaia no ano passado. Ela representou na mesa a classe das Abelhinhas.


Para representar a classe das Meninas-Moças, comprei essa flor em MDF em uma loja próxima a minha casa. Paguei apenas R$ 18,00 no tamanho de uma folha A4.
Acabei não achando nada para representar as lauréis.


Essa decoração não consegui completar ela por conta do templo e pra completar, o medalhão na parte de dentro acabou se soltando e como colei com cola universal, não dava pra arrumar. E pra completar a cola acabou manchando o vidro, mas é fácil de tirar com um removedor.
Era pra ele ficar dessa forma:


De qualquer forma, adorei o resultado!


Esse quadro foi uma ideia em cima da hora que deu super certo! A presidente das lauréis tinha dado a ideia de montar quadrinhos com as fotos das moças que depois elas pudessem levar de lembrancinhas, mas acabei não tendo tempo pra ir comprar. Então montei com coisas que tinha em casa e acabou ficando por classes.rsrsrs Só faltou a foto de uma menina-moça, eu realmente esqueci dela, mas ela não ficou chateada porque disse que sabia que eu não tinha uma foto dela, e de fato, não tinha!


As plaquinhas das classes das moças, foi um arquivo que compartilhei no blog (publicação com arquivo em PDF), a única coisa que fiz foi imprimir apenas na parte inferior da folha e dobra-la ao meio para ficar como uma plaquinha.



Na porta de entrada do salão cultural, tinha essa cortina que foi montada pela presidente das lauréis. Cheia de corações nas cores do valores e intercalados círculos com os símbolos das classes e tudo colado em fios de nylon. A cortina ficou linda e foi uma sensação! Ela levou uma semana pra prepara-la. Em alas com muitas crianças, essa cortina não dá certo porque ela costuma embolar quando alguém passa muito rápido. 
Olhem os detalhes da cortina:




Caso vocês queiram montar em suas alas, o arquivo que usei foi esse aqui. Eu imprimi em papel vergê rosa e ficou lindo!

No salão cultural não teve frufrus por conta do tempo e da verba. Mas nas cortinas foram colocados os seguintes detalhes:









Esses detalhes deveriam ter sido feitos com antecedência, mas só tive a ideia em cima da hora quando olhei uma decoração que a liderança da estaca fez para o baile de reencontro da Conferência de Jovens, então foram feitas na capela pelas moças.


No fundo do palco, as moças montaram bombons nas cores dos valores e crepons (com ajuda dos rapazes). Uma moça já havia trazido bastante crepom cortado em tiras, mas na hora faltou e os rapazes ajudaram a cortar e colar na parede. Os pompons foram feitos na hora e acabou faltando papel seda, então uma moça saiu pra comprar em uma papelaria perto da capela. Por fim, fizeram a mais e colaram nas laterais do palco:


Nós não usamos o palco para atividade, colocamos o pulpito da Primária na frente do palco e ali aconteceu a atividade.

Uma moça ficou na recepção e cada pessoa que chegou recebeu uma mini cópia da programação que foi impressa em folha de sulfite:


Para as líderes de estaca, fizemos uma especial que era maior e em papel vergê de 180grs:



Já as moças, receberam seus hinários com a programação completa, hinos e espaço para fazerem anotações em relação as suas designações ou sentimentos da atividade:


No término da atividade teve um bolo que foi feito pela conselheira, mas não tiramos fotos por conta de uma situação bem desagradável que aconteceu... Dividimos prédio com outra ala, então tem aquela questão de no dia que usamos eles não usam, mas infelizmente no dia foi marcada uma atividade da Primária e outra dos rapazes da outra ala durante o horário de nossa atividade. Daí dois rapazes entraram na cozinha e passaram a mão de ponta a ponta na lateral do chantilly e estragaram a decoração linda que a Alessandra havia feito de rosas.
Na parte de cima, ela iria colocar o seguinte papel de arroz:



Enquanto as pessoas comiam o bolo, nós tiramos algumas fotos no painel que foi montado no fundo do palco.
De lembrancinha para as moças, montei correndo um potinho com doces e um adesivo do tema da mutual:


Acho lembrancinhas de atividades super importantes, mas acabei esquecendo de preparar algo, então no dia da atividade peguei os potinhos em casa e coloquei todos os doces que tinha. Como não dava tempo pra preparar um arquivo pra colocar nas tampinhas, coloquei os adesivos que ganhei da Ana Paula Rossetto:


Inclusive, quem deseja comprar os adesivos, super recomendo os dela, são de papel de ótima qualidade e não desbotam fácil. Podem entrar em contato com ela pelo Facebook (perfil aqui).
Eu não consegui montar uma lembrancinha para os rapazes que ajudaram com a decoração, limpeza e fotos. Então depois do Novos Inícios, comprei caixinhas de mini chicletes e colei um bilhetinha de agradecimento:


 

Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Papel de Arroz - Novos Inícios (Organização das Moças)

Meninas,
Quando preparamos no Novos Inícios da minha ala, a minha conselheira, Alessandra Soares Alves de Oliveira me pediu para montar um arquivo para papel de Arroz, então fiz o seguinte modelo:


Como sei que vocês gostam de ideias novas, vou compartilhar com vocês o arquivo sem o nome da minha ala e das moças para que vocês possam usar em suas alas:


Para salvar a imagem é só clicar em cima e salvar no computador.
Vocês podem escrever no arquivo o nome das moças e da ala. Caso queiram que eu faça, cobro apenas R$ 5,00.
Vocês podem enviar o arquivo para qualquer doceria que trabalhe com folhas de papel arroz personalizados.
Aqui no final não foi usado porque a folha estava custando R$ 20,00.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.