As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Lições 81 à 89 - O Livro de Mórmon (seminário diário)

Pessoal,
Seguem alguns recursos para vocês usarem nas aulas do seminário:
Lição 81 - Alma 17

Sugestão da Karla Lima:

Fiz cartazes com os nomes de lugares onde parentes ou amigos dos alunos serviram missão e colei pela sala.
Pedi pra eles identificarem que lugares eram aqueles. Serviu como introdução da aula
Usei como debate trechos deste discurso do Elder Perry:

Gostaria de dar algumas sugestões sobre o que cada um de vocês pode fazer para subir a barra cada vez mais ao se prepararem para o trabalho missionário.
O padrão físico mínimo para o serviço missionário de tempo integral refere-se ao potencial de saúde e vigor físicos do missionário. Por exemplo, uma das perguntas no formulário de recomendação missionária indaga se você pode trabalhar de 12 a 15 horas por dia, caminhar de 10 a 13 quilômetros por dia, andar de bicicleta de 16 a 24 quilômetros por dia, e subir escadas diariamente. O trabalho missionário é difícil e os missionários de tempo integral precisam ter uma boa condição física para servir. Subir a barra para um padrão físico mais elevado pode exigir mais condicionamento físico.
Pode também incluir melhorar a aparência física. Espera-se que um missionário se vista de uma determinada maneira, projetando uma aparência asseada e bem arrumada, o que inclui um corte de cabelo adequado, estar bem barbeado, vestir uma camisa branca limpa, uma gravata e um terno bem passado, e daí por diante, inclusive os sapatos, em boas condições e bem engraxados. Comecem agora a se preparar para uma missão de tempo integral, adotando a aparência de um missionário de tempo integral. 
Subam a barra no que tange a sua preparação intelectual. Levem a escola a sério. É importante ser capaz de ler, falar e escrever com inteligência. Ampliem seu conhecimento do mundo ao seu redor, lendo bons livros. Aprendam a estudar. Depois, apliquem seus métodos de estudo aperfeiçoados ao estudo do evangelho de Jesus Cristo. Leiam constante e regularmente o Livro de Mórmon. 
Não negligenciem a oportunidade de freqüentar as aulas do seminário e do instituto. Participem dessas aulas e tirem o máximo proveito das escrituras ensinadas nesses importantes locais de educação religiosa. Isso vai prepará-los para apresentar a mensagem do evangelho restaurado àqueles que vocês tiverem a oportunidade de conhecer.

 Elevar Nossos Padrões (Conferência Geral, outubro 2007).
Vídeo completo do discurso:


Teve a parte da história de Amon ( com braços cortados). Cruzei essa parte com Mateus 5:29-30.
E depois este vídeo pra concluir:


Lição 85 - Alma 23-24

Sugestão da Karla Lima:

Vou literalmente enterrar as armas com minha sala.
Vou entregar espadinhas de papel e pedir pra eles pensarem quais " armas de rebelião" eles ainda possuem, e escolher 1 pra enterrar. Escrever na espadinha algum hábito ruim que gostariam de eliminar. Vamos enterrar as espadinhas em um terreno aqui próximo. Fazendo o desafio de eliminarmos aquele "pecado" ou falha da nossa vida.
Versículos onde vou aplicar a dinâmica:

17 E então aconteceu que quando o rei acabou de dizer essas coisas, estando todo o povo reunido, tomaram as espadas e todas as armas que eram usadas para derramar sangue humano e enterraram-nas profundamente na terra.
18 E isso fizeram porque, a seu ver, era um testemunho a Deus e também aos homens de que nunca mais usariam armas para derramar sangue humano; e assim fizeram, prometendo e fazendo convênio com Deus de que, antes de derramar o sangue de seus irmãos, sacrificariam a própria vida; de que, ao invés de tirar de um irmão, lhe dariam; de que, ao invés de passar os dias em ociosidade, trabalhariam muito com as próprias mãos.


Alma 24:17–18



Vou imprimir um desenho de espada, como este exemplo acima👆🏻
Após a leitura dos versículos acima, vou pedir pra cada aluno escolher algo que pretende mudar, " alguma arma de rebelião" que possuem ( a irmã Mara postou uma explicação até com exemplos acima).
Eles vão escrever alguma coisa que querem abandonar ( responder aos pais, faltar na Igreja, problemas de linguagem, etc) e vamos juntos enterrar essas espadas ( armas de papel) em um terreno aqui próximo. Fazendo uma meta de realmente não cometer mais aquele erro.

O segundo passo é "substituir o pecado" por algo bom. Se a meta foi por exemplo não criticar as pessoas, vc pode substituir por fazer elogios sinceros ao invés de criticar. 

Depois de escolher o novo hábito que precisa ser praticado, vou usar a idéia da irmã Mara e deixar eles fazerem uma dobradura de espada pra colocar como marcador do livro de mórmon, em lembrança do que enterraram e da decisão de fazer algo bom no lugar.

Vamos cantar o hino 162 : Com valor marchemos. Nesse hino no refrão diz: " empunhando as armas da Divina Luz".

Vamos debater quais são as armas da luz e quais precisamos empunhar no lugar de nossas armas de rebelião.
Vou fazer uma comparação entre o ato de enterrar as armas de guerra bem fundo e a tentativa de " esconder a sujeira  (nossos pecados) debaixo do tapete, sem um arrependimento total e sincero.


Vou usar o seguinte trecho do Discurso da Liahona de Abril de 2011 do Elder Christofferson pra debater esta parte:

Élder Christofferson:

"Não há nenhum aspecto de nossa vida — sejam atos, palavras ou mesmo pensamentos — que possa fugir ao conhecimento do Pai e do Filho. Nenhum ato desonesto num teste escolar, nenhum roubo em loja, nenhuma fantasia ou ação libidinosa e nenhuma mentira podem ser ignorados, relevados, escondidos ou esquecidos. Mesmo que nesta vida consigamos “escapar” ou esconder nossos erros dos outros, ainda assim precisaremos nos explicar quando chegar o dia inevitável em que seremos levados diante de Jesus Cristo, o Deus da justiça pura e perfeita.
Os pecados não se resolvem sozinhos ou simplesmente desaparecem. Os pecados não são “varridos para debaixo do tapete” na eternidade. Precisam ser encarados, e o maravilhoso é que, por causa da graça expiatória do Salvador, podemos lidar com eles de modo mais feliz e menos doloroso do que se nós mesmos precisássemos satisfazer diretamente a justiça ofendida.

Também devemos alentar-nos ao pensar num julgamento no qual nada jamais é negligenciado, pois isso também significa que nenhum gesto de obediência, bondade e nenhuma boa ação, por menores que sejam, jamais serão esquecidos e nenhuma bênção correspondente jamais será negada."

Depois de "enterrarmos as armas"  no terreno aqui do lado, vamos ler esse trecho do Elder Christofferson acima.

Vou mostrar um tapete que está na sala, com gotas vermelhas de sangue ( recortei de tecido) embaixo. Para debatermos como os pecados precisam ser realmente limpos pelo sangue do cordeiro ( Alma 23:13)




Colei algumas gotinhas em uma espada de brinquedo também. Essas gotinhas vão ser retiradas ainda na leitura de Alma 24:10-13.

Onde eles desejam o arrependimento e perdão sinceros por seus pecados
Vou encerrar com as gotas debaixo do tapete, enfatizando a importância da mudança real e para sempre...
A expiação enterra nossos pecados e disposição de pecar para sempre.
Outra sugestão de lembrancinha é dar um lápis encapado com o símbolo do CTR como lembrança de deixar os pecados enterrados e " escrever" uma nova história no caminho do Senhor.

Sugestão da Mara Maria Moreira:

Aprendemos que os lamanitas convertidos, os Ânti-Néfi-Leítas se recusaram a usar suas armas de guerra para ferir seus irmãos.
Os alunos vão receber um quadrado de papel e escrever naquele quadrado de papel alguma coisa que eles querem parar de fazer, abandonar, enterrar pra sempre para poderem seguir melhor ao senhor.
Depois, com esse pedaço de papel eles farão uma "espada de origami". Vou postar um  vídeo aqui ensinando a fazer uma espada bem simples, mas existem vários modelos de espada de origami na internet. Escolham a que vocês acharem melhor.


Espada de Origami



No final da aula ela será enterrada, assim como os Ânti-Néfi-Leítas fizeram com as suas armas. Esse ato de enterrar é um compromisso que os alunos assumirão com eles mesmos de que vão tentar fazer o seu melhor para parar com aqueles comportamentos "gravados" nas suas espadas. Parar de fazer coisas que os levam para longe do Senhor.
Vou colocar no quadro alguns exemplos "leves"  de comportamentos... mentir para os pais, bullying com alguém, usar seu celular na sacramental, perder tempo na internet, usar roupas inadequadas, falar palavrões, chegar atrasado na igreja, não ler as escrituras diariamente...
Enfim, qualquer coisa que eles acham que está demonstrando "rebeldia", ou seja, que está indo contra o que eles aprendem na igreja, contra os princípios do evangelho.

Sugestão da Miriam Silva:
Entregar escudos do CTR como lembrancinha da aula.

Youtube - Mormon Origami CTR

Sugestão da Fátima Coutinho:


Eu mesmo fiz as espadas depois de entra-las dei pequenos escudos com a escritura Edésio 6:17 atraz pedir para escrevesse uma meta de algo que eles precisam melhorar.

Sugestão da Andréa:


Eu fiz essa espada e recortei para eles anotarem nela os pecados que queriam abandonar.
E fiz o marcador de pagina representando um escudo de fé no qual eles anotaram todas as coisas que querem fazer para serem melhor.

Lição 86 - Alma 25-26

Sugestão da Mara Maria Moreira:

A aula ensina sobre confiança. Lembrei de uma aula que assisti com a Kátia, professora do seminário, e vou usar a ideia dela, só que com algumas alterações.
Vou vendar um aluno voluntário e perguntar se ele confia em mim para ser sua líder, liderá-lo no seminário. Então vou dizer que tenho algo pra colocar na boca dele e que é gostoso.
Antes da aula o professor prepara um vaso de flor com uma camada de plástico sobre a terra e coloca "farofa doce de Negresco/Óreo". É igual terra. 



Sugestão da Alana:

Para a aula de hoje além de fazer aquela dinâmica maravilhosa aqui postada da plantinha, vou dar como lembrancinha o escudo que uma outra irmã postou aqui o vídeo escrito...                
"Ao obedecerem aos convênios feitos e aos padrões do Para Vigor da Juventude serão abençoados com a companhia do Espírito Santo, sua fé e testemunho serão fortalecidos e desfrutarão de uma felicidade cada vez maior" (arquivo aqui).
Isso para primeira parte da aula, para a segunda vou recortar moldes de ferramentas e escrever o princípio aprendido... "Ao servimos fielmente ao Senhor e a seus filhos, seremos instrumentos em Suas mãos e sentiremos grande alegria".

Lição 87 - Alma 27-29

Sugestão de vídeo da Mara Maria Moreira:


Sugestão de vídeo da Karla Lima:

Vou deixar um cartaz na sala de aula escrito:
"Vc já viu um anjo?"

Depois vamos ler esta definição do GEE, que diz que homens mortais justos também podem ser chamados de anjos.


Alma vai falar sobre o desejo de ser um anjo a serviço do Senhor, e como ele e seus companheiros foram abençoados. Este vídeo é  pra mostrar que enquanto os missionários se esforçam pra serem anjos a serviço do Senhor, anjos cuidam deles.

Promessa aos missionários:

80 E não se cansará nem se turvará a mente do homem que sair a pregar este evangelho do reino, nem seu corpo, membros e juntas; nem um fio de seus cabelos cairá sem que se perceba. E não sofrerão fome nem sede. - Doutrina e Convênios 84:80
88 E quem vos receber, lá estarei também, pois irei adiante de vós. Estarei à vossa direita e à vossa esquerda e meu Espírito estará em vosso coração e meus anjos ao vosso redor para vos suster. - Doutrina e Convênios 84:88

Lição 88 - Alma 30

Sugestão da Mara Maria Moreira:

A professora distribui versículos que falam sobre Corior e seus ensinamentos. Pode-se distribuir entre os alunos individualmente ou duplas, grupos...
Exemplo de versículos: 6, 12, 15, 16, 17, 18, 20, 24, 29, 31, 37, 43, 48, 49, 52, 58, 59, 60.
Os alunos lêem seu versículo e escolhem uma palavra ou frase e colocam num rótulo.
Depois todos terão oportunidade de grudar o rótulo em Corior enquanto explicam cada rótulo para a classe.
Em seguida passar o vídeo de Corior vs Alma. 


Depois toda a classe deve se transformar em Alma e derrubar cada rótulo. Ou seja, explicar cada posicionamento errado ou ensinamento errado de Corior. Incentive-os a usar as escrituras nesse momento.


O professor Peterson usou um manequim para representar Corior (foto),  mas ele pode ser representado por um aluno ou um desenho de Corior no quadro.


Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

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