As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Lições 1 à 80 - Novo Testamento (seminário diário)

Pessoal,
Essa publicação era pra ter sido feito no segundo semestre do ano passado que foi quando estudamos o livro do Novo Testamento no seminário, porém foi um período muito corrido pra mim, então farei as publicações agora porque sei que servirão no futuro.
Todos esses recursos foram sugeridos ou feitos por outros professores.

Recursos feitos pela Dayse Teles para serem usados em classe:

Domínio Doutrinário - Adquirir Conhecimento Espiritual, Parte 1

Ideias da Karla Lima:

Pessoal, na primeira aula do semestre, teremos Adquirir Conhecimento Espiritual seguimento 1.
A aula sugere a leitura de uma história contada pelo Elder Uchtdorf.
Este vídeo é a história que ele conta.
Vou usar o vídeo só invés de lermos o texto:



Pensando em mostrar alguns dos elementos que os cegos do vídeo acharam que era um elefante e mostrar pra eles antes: uma corda, uma cobra de plástico, um leque...

Vou perguntar se eles achariam que esses objetos se parecem com um elefante.
Tenho um elefante de pelúcia, vou levar pra ilustrar

Vou explicar como saber somente parte da verdade pode nos levar a um julgamento errado do todo e vou colocar o vídeo.

Lição 1 - Introdução ao Novo Testamento
Lição 2 - O Plano de Salvação

Ideias da Deise Cardoso:

Na aula de hoje sobre a Introdução ao NT*, tem uma sugestão de levar uma mochila e colocar pedras ou coisas pesadas, eu adaptei e peguei uma sacola (de mercado), pedi p uma das moças mais delicadas vir a frente e segurar a sacola, conforme o jovem falava uma das dificuldades que o jovens enfrentam nos dias de hoje eles colocavam uma das escrituras na sacola que ela segurava. Depois pedi p ela dar uma volta carregando a sacola e então me dissesse como se sentiu carregando tudo sozinha, sugeri que então devolvesse a escritura a cada jovem e então dissesse novamente como estava se sentindo.
Durante toda a aula eu usei o exemplo da sacola p mostrar como o Salvador dividi o jugo conosco. Até a própria jovem uso o seu exemplo durante a aula. Foi muito legal, na verdade superou a minha expectativa em relação a atividade, quase que eu nem a fazia pq não tinha pedras.

Ideias da Jessika:

A Jessika usou a mesma dinâmica da Deise Cardoso (acima) porém com uma adaptação:

Pode ser usado os hinários tbm. Vou pedir p q o aluno fique com os braços esticados e aos poucos vou colocando os hinários até q fique pesado, mas ela ñ pode dobrar os braços. Tem q ficar com eles esticados rsrs

Ideias da Karla Lima:

A Karla usou a mesma dinâmica da Deise Cardoso (acima) porém com uma adaptação:

Coloquei um pedaço de fita crepe colada na capa de alguns hinários e na hora da atividade dei 1 pra cada aluno e pedi pra eles escreverem 1 fardo que os jovens enfrentam na fita colada.
Depois uma aluna esticou os braços e fomos colocando os hinários pra ela segurar.

Perguntei se uma mãozinha pra dividir o fardo ajudaria.
Ela disse que sim.
Coloquei minhas mãos pra ajudar a levantar o peso.
Depois perguntei se essa mãozinha não seria melhor ( mostrei um slide com a foto da mão do Salvador)

Depois mostrei a imagem do jugo e fizemos o debate sobre dividir nossa carga com ele diariamente.

Segue fotos que usei:


Vídeo:



Jugo que um irmão aqui da ala fez pra minha sala:


Ideias da Tuanny D'avila:

Nossa aula hoje sobre o plano de salvação foi ótima com a presença dos pais.
Pena que não tirei foto das etapas que fiz em cada sala. Esse foi o último o reino celestial:


Usei 5 salas da capela. E cada uma coloquei uma "etapa" do plano de salvação (da pré-existência ao reino celestial).
Usei imagens e uma fala para cada etapa onde debatemos e tiramos dúvidas muitas perguntas e os pais e Líderes interagindo.
Uma prévia do templo.
Levei meu vestido... Aiii foi ótimo.
Os olhinhos deles brilhando e sempre atentos a tudo.
Ah em cada etapa dei uma figurinha no início dividir em dois grupos eles
E eles recebiam uma figurinha referente ao local que estávamos passando
No final fiz um jogo para eles montarem todo o esquema estudado hj que é esse feito aí no quadro, assim vejo que ficaram atentos a tudo.

Ideias da Débora Elias:

Abaixo segue os slides da lição 1 e 2 do Novo testamento:


Vídeo usado na aula:



Lição 3 - O Papel do Aluno
Lição 4 - O Estudo das Escrituras
Lição 5 - Conteúdo e Visão Geral do Novo Testamento

Ideias da Maria Terezinha de Souza Silva:


Ideias da Andrea França:

Encontrei uma aula num manual antigo de professor do seminário que pode ajudar com uma visão geral do Velho Testamento e Novo Testamento: baixar aqui.

Lição 6 - Mateus 1-2

Ideias da Débora Elias:

Para aula de hoje lição 6, irei iniciar com uma breve introdução do Evangelho Segundo São Mateus. Eu imprimi o material e dividi em 5 perguntas, as quais irei distribuir para os jovens fazerem um leitura dinâmica na aula e também já compartilhei o mesmo material no grupo do WhatsApp do seminário de minha turma...




Coloquei as mesmas perguntas nos slides:


Tbm imprimi esse outro material, que peguei do blog as tontas (link aqui):


Lição 7 - Mateus 3
Lição 8 - Mateus 4

Ideias da Karla Lima:

Algumas idéias que usei em Mateus 3-4:

João Batista preparou o caminho para Cristo pregando arrependimento. Fiz um paralelo com nosso profeta vivo pregando arrependimento nos dias de hoje nos preparando para a segunda vinda de Cristo.
Usei 2 minutos e meio desre discurso do Presidente Nelson da última Conferência.
Debatemos sobre arrependimento e a necessidade de nos arrependermos diariamente:





"Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu." - Mateus 3:15

Usei o vídeo do batismo de Jesus e depois debatemos como ele foi perfeitamente obediente em cumprir todos os mandamentos.
Não somos perfeitos como Ele mas podemos cumprir os mandamentos de modo cuidadoso.

Usei um trecho do discurso da Sister Craven pra aprendermos mais sobre isso
Fizemos uma lista na lousa dos pontos que ela cita que podemos ser mais cuidadosos:



Comecei o vídeo em 3 minutos e 45 segundos.
Usei até a parte que ela fala que o Vigor da Juventude não deixa de valer quando saímos da ORM, vale pra todos.
Lista na lousa:


Cada um escolheu 1 ponto pra trabalhar esta semana e ser mais cuidadoso ao cumprir

Para o capítulo 4 usei uma dinâmica simples que vi no Pinterest.

Pescar peixinhos de papel com canudos rsrs

Os alunos competiram entre si pra pescar.

Falamos sobre a necessidade de manter o foco, perseverança e determinação pra "pescar" com eficiência os peixinhos de papel... Essa atividade pode ser usada em Marcos também...
Vai repetir a história.
Comparamos como precisamos ter o mesmo foco, determinação pra pescar " homens" e seguir a Cristo.

Falamos sobre deixar as " redes" sociais de lado durante os momentos de adoração, aulas pra mantermos o foco no Salvador.

Usei a imagem:


Lição 9 - Mateus 5:1-16
Lição 10 - Mateus 5:17-48

Ideias da Débora Elias:

Boa tarde professores, estava dando uma olhada em alguns slides do livro de mórmon, qdo dei aula para o instituto e achei de 3 Néfi 12-14... qdo Cristo tbm profere o mesmo Sermão da Montanha na terra de Abundância, vou compartilhar aqui alguns dos recursos que usei, pois acredito que possamos estudar a lição 9, fazendo um paralelo da bíblia com o Livro de Mórmon.


Aqui nesse recurso, qdo compartilhei essa aula eu levei um mapa mundi:




Vídeos para a aula:





Folhas de atividades:



Slides para aula:



Lição 13 - Mateus 8-10

Ideias da Débora Elias:



Lição 14 - Mateus 11-12

Ideias da Karla Lima:

Para Mateus 11, um amigo fez um jugo de madeira pra mim.
Vou usar a escritura de Mateus 11:28-30 como escritura símbolo do ano e deixar o jugo visível em todas as aulas.

Vou usar o vídeo abaixo também pra discutirmos como o Senhor pode nos ajudar mesmo em situações que não vemos saída.
" Escolha ficar ao lado do Salvador e dividir seu fardo com ele"



Vídeo com Mateus 11 inteiro:



Para a aula de Mateus 12:



Domínio Doutrinário - O Sacerdócio e as Chaves do Sacerdócio, Parte 1 e 3

Ideias da Karla Lima:

Para o Domínio Doutrinário fiz uma atividade simples mas foi divertido.
Dividi a sala em 2 grupos. Cada grupo recebeu papéis com nomes de chamados que temos na Igreja. (Fiz dois conjuntos iguais de papéis, 1 para cada grupo)
Eles tiveram que no início da aula marcar com uma bala os chamados que eles achavam que possuem chaves do Sacerdócio.

Depois da atividade leram o tópico chaves do sacerdócio no documento principal de domínio doutrinário pra encontrar as repostas e corrigir o que erraram.
Eles ganhavam cada bala usaram pra marcar corretamente.

Papéis com nomes de chamados



Depois de estudarmos juntos as partes sugeridas no manual, fizemos uma segunda rodada. Desta vez eles tiveram que marcar com balas em  quais chamados as pessoas possuíam autoridade do sacerdócio.
Marcaram novamente.
A resposta era todos. Porque as mulheres apesarem de não serem portadoras do sacerdócio, possuem seu poder e autoridade.

Usei trechos do seguinte discurso Conectar as filhas de Deus com Seu poder do sacerdócio pra essa parte do debate:

O presidente Oaks disse: “ Não estamos acostumados a dizer que as mulheres têm a autoridade do sacerdócio em seu chamado na Igreja, mas que outra autoridade poderia ser? Quando uma mulher — jovem ou idosa — é designada a pregar o evangelho como missionária de tempo integral, ela recebe a autoridade do sacerdócio para realizar uma função do sacerdócio. O mesmo se aplica quando uma mulher é designada para atuar como líder ou professora em uma organização da Igreja, sob a direção de alguém que possui as chaves do sacerdócio”.

Quando ensino esse conceito a meus alunos, costumo perguntar: “Se uma estaca realizar uma reunião conjunta da presidência dos Rapazes e das Moças, quem preside?” Como tanto a presidente das Moças da estaca quanto o presidente dos Rapazes da estaca foram chamados e designados por alguém que possui chaves do sacerdócio (o presidente da estaca), com o chamado de cada um, ambos têm a mesma autoridade do sacerdócio e, portanto, nenhum deles preside o outro. Conviria que eles se revezassem na direção da reunião.

Artigo da Liahona de Março deste ano (2019), palavras do Presidente Oaks.
Tive a inspiração de incluir o papel das mulheres com relação ao sacerdócio na aula.

Também usei os primeiros 3 minutos e 45 segundos do vídeo com o discurso do Elder Stevenson:



Ele explica as chaves do Sacerdócio de uma maneira muito clara e bem legal.

Lição 16 - Mateus 13

Ideias da Karla Lima:


Lição 17 - Mateus 14
Lição 18 - Mateus 15

Ideias da Débora Elias:



Lição 21 - Mateus 18

Ideias da Débora Elias:



Primeiro vídeo usado nos slides:
Algumas dinâmicas que podem ser adaptadas:




Ao invés das Pedrinhas, vou usar bolinhas:



Como lembrancinha da aula uma caixa de remédio de perdão:



Ideias da Margarida:

Versão mais simples a mão mesmo da caixa da Débora Elias:


Ideias da Andréa Silva:

Fiz pra minhas alunas baseada na caixa da Débora Elias:


Lição 22 - Mateus 19-20

Ideias da Deise Cardoso:

Preparei um resumo da aula, no meio uns marcadores de escrituras com a citação do Elder Holland sobre Mateus 20:15-16 - arquivo aqui.


Ideias do Lourenço:


Ideias da Karla Lima:

"E se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, ser lançado no fogo do inferno." - Mateus 18:9

Comprei chicletes em formato de olho, e entreguei pra eles meditarem o que eles precisam " arrancar" da vida deles pra seguir o Salvador:


"Se teu olho te escandalizar arranca-o fora". Lembre -se de cortar fora da sua vida alguma coisa que possa te impedir de alcançar a Exaltação!

Lição 23 - Mateus 21:1-16
Lição 24 - Mateus 21:17-22, 14

Ideias da Débora Elias:

Aqui segue somente uma parte de Mateus 21:



Abaixo os dois vídeos da dinâmica do bis..  que tem os passos nos slides, para fazer a comparação que indicamos várias coisas boas diariamente, e o Salvador e seu Evangelho que são maravilhosos, muito pouco na maioria das vezes:




Depois da dinâmica, fazer a analogia com a nossa indicação do Evangelho, do Salvador, do livro de mórmon....  Se sabemos que é bom, pq não recomendamos....


Está associado ao bloco de Mateus 21: 7-11.  Especificamente os vers 10-11...

Ideias da Hozana Soares:

Nesse link aqui tem uma dinâmica para Mateus 22: 1-14, a parábola do casamento do filho do rei.

Lição 25 - Mateus 22:15-46
Lição 26 - Mateus 23

Ideias da Hozana Soares:

Slides da aula Mateus 22 e 23, usei os arquivos de outros professores:



Domínio Doutrinário - O Sacerdócio e as Chaves do Sacerdócio, Exercício Prático e Revisão

Ideias da Thamires:

Esse vídeo dá exemplos de jovens ministrando e usando o poder das chaves do sacerdócio. Bem prático e direto pros jovens:



Ideias da Sandra:



Ideias da Débora Elias:

Irei usar hj na aula. A primeira parte é do projeto do quebra-cabeça, a nível Brasil e na segunda tem os exercícios práticos da aula de hj da revisão das chaves e autoridade do sacerdócio. Espero que ajude:


Lição 27 - Joseph Smith - Mateus; Mateus 24

Ideias da Thamires:

Eu vou passar esse vídeo aquiNão precisamos ficar assustados ou preocupados com as calamidades que virão nos últimos dias em preparação a segunda vinda.
E esse último do Elder Oaks sobre a preparação e como devemos encarar quando lemos em muitos versículos das escrituras  sobre esse grande dia:

Os dois juntos dão 8 minutos.

Ideias da Hozana Soares:

Lição 28 - Mateus 25:1-13
Lição 29 - Mateus 25:14-46

Ideias da Andrea França:

Eu vou usar essas moedas de chocolate pra fazer a dinâmica da parábola dos talentos que está no manual:


Ideias da Débora Elias:

Segue os slides da lição 28 e 29 de MATEUS 25:


IREI PASSAR 3 VIDEOS NESSA LIÇÃO:

Referente a parábola das dez virgens, vou fazer a seguinte atividade com meus alunos:



PROCURANDO GOTAS DE ÓLEO;
ESCONDEREI NA SALA, ESSAS GOTAS QUE FIZ COM PAPEL DE RASCUNHO... COLOCAREI EMBAIXO DA MESA, CADEIRAS, CORTINA... ENFIM
AO ACHAREM VÃO ACRESCENTANDO NO VIDRO( QUE REPRESENTA A LÂMPADA) E AO COLOCAR CADA GOTA VAMOS DEBATENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CADA PRINCIPIO, O QUAL NOS AJUDA A NOS PREPARAR-MOS PARA A SEGUNDA VINDA DO SALVADOR.

Ideias da Silvia Rachel:

Vou dar para meus alunos lâmpadas:




Então achei esses aqui e quis compartilhar com vocês:





Ideias da Alejandra:

Irmãos essa dinâmica foi feita comigo quando tinha 12 hoje tenho 45. No ensino Uruguay minha terra natal em outra denominação e achei poder usar para meus alunos. 
Quando saímos estava um meninos no corredor da capela com.seus avós esperando para entrevistados seus avós. Então falei aos meninos levar seu talento a Ele falar sobre seminário. O convidamos ir na terça-feira e os outros dias ele aceito o convite. Terça-feira volto e les conto se esse menino foi o não. 
Mais sou muito grata ao Pai Celestial por oportunidade desenvolvermos nossos talentos e vibrar por nosso próximo quando nós da oportunidade de de crescer com seu exemplo.



Sobre a parábola dos talentos eu  levei trufas de chocolates recheados de mouse de maracujá,brigadeiro  ,leite ninho e Nutella. Designei um aluno para dar aula e depois que ele finalizo .peguei o presente e passei falar sobre os talentos  habilidades de determinado aluno quando ele se idendifico epego o presente eu passo a falar outro aluno merecia o presente até chegar ao terceiro aluno nossa aula temos 12 matriculados mais ontem foram 3 e foi maravilhoso parecia que estava lotada os que estavam participaram e entenram os princípios. Então voltando a dinâmica quando cheguei ao último falei que eu também merecia esse presente e peguei para mim foi quando falei sobre que significava o presente que seriam.nossos talentos que não devemos guarda-los para nós mesmo e sim desenvolvermos   assim  todos devemos fazer e uma das práticas que podemos e compartilhar do Evangelho restaurado .Então  abrimos o presente e pegamos nossos talentos (trufas de choc dados para nós de acordo  nossa capacidade


Ideias da Karla Lima:

Fazer cada aluno reconhecer os talentos um do outro. Eles podem dizer que algum dom espiritual e alguma habilidade ( esportes, música) que vêem no colega ao lado.

Eu como professora fiz isso entre eles e depois eu disse um dom de cada aluno.

Depois desafia-los a desenvolver um novo talento!
Pode ser algo simples como sorrir mais, dizer só coisas positivas...
Ou aprender um novo esporte, instrumento, receita culinária...
Talvez pedir pra eles compartilharem em uma outra aula o que aprenderam, como foi a experiência.

Lição 32 - Mateus 27:1-50
Lição 33 - Mateus 27:51-28:20

Ideias da Débora Elias:





























Domínio Doutrinário - Ordenanças e Convênios, inteiro

Ideias da Neide Balbino:

Aqui vou fazer indexação com eles. Falar da importância do batismo para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o Evangelho neste plano. Dia 27 é nosso dia de designação para o Batistério. A meta é cada um levar seus próprios nomes para as Ordenanças.

Ideias da Débora Elias:

Para a aula sobre Convênio e Ordenanças, dá para pegar algumas sugestões do link: Aula da ORM - "Por que os convênios são importantes para minha vida?" (Vem e Segue-Me)

Lição 36 - Marcos 4-5

Ideias da Karla Lima:







Lição 37 - Marcos 6

Ideias da Daniele Silva:

Vídeo em português da aula Marcos 6 aqui.

Lição 39 - Marcos 9:1-29
Lição 40 - Marcos 9:30-50

Ideias da Hozana Soares:

Fiz um resumo do que está no manual - link para baixar.

Lição 41 - Marcos 10

Ideias da Débora Elias:

Talvez ajude para aula de Marcos 10:


Essa sugestão tirei da página 67 do manual: Novo Testamento. Manual de consulta do professor:


Lição 49 - Lucas 8-9
Lição 50 - Lucas 10:1-37

Ideias da Débora Elias:



Vídeos da aula:


Ideias da Thiane:

Fiz um cara a cara com o bispo e esposa, foi muito bom ver o bispo envolvido com os jovens, ele tbm gostou e acredito q agora a visão em relação a quem é responsável pelos jovens vai mudar.

Ideias da Débora Elias:

Hoje vou fazer algo bem simples. Vamos ter aula em volta da mesa. Pedi pra cada aluno trazer suas anotações da Conferência e alguma guloseima pra compartilhar. Vou tentar direcionar parte do debate para o conteúdo da aula de hoje, usando o que aprendemos na Conferência neste final de semana, mas no geral , vamos trocar sentimentos, testemunhos enquanto comemos juntos.

Quero que eles realmente valorizem os profetas vivos e seus conselhos.
Revisar e compartilhar são ótimos instrumentos de aprendizagem.

Tenho dois irmãos que estão faltando muito no Seminário... Se eles não forem hoje, estou planejando levar os alunos comigo pra fazermos o debate na casa deles. Seria uma "aula resgate".

Domínio Doutrinário - Casamento e Família, Exercício Prático e Revisão

Ideias da Rosa Vasconcelos:

Fz um cara cara com casal jovem 7 meses de  casado.. ele missionário retorna... e eles são converso só eles são membro... e fiz eles entenderem que embora eles são os únicos membro  família eles podem quebrar este círculo podem casar no templo que não vai ser fácil mas vai valer a pena como este casal ... quebrou as tradição do mundo e esta criando suas próprias. Os jovens amaram.

Lição 52 - Lucas 13-14

Ideias da Débora Elias:



Lição 54 - Lucas 16

Ideias da Débora Elias:



Lição 55 - Lucas 17

Ideias da Karla Lima:



Para a parte dos Dez Leprosos vou fazer a seguinte atividade :

Atividade :* STOP da gratidão*

Pergunte aos alunos se eles acham que são capazes de listar 100 bênçãos em 6 minutos.

Entregue uma folha de papel e caneta pra cada aluno, peça que dividam a folha em 10 colunas verticais ( como no jogo de STOP).

Coloque um título no topo de cada coluna.

Dê 6 minutos pra eles colocarem 10 itens pelas quais são gratos em cada coluna:

10 Objetos

10 invenções da humanidade

10 coisas que vc pode fazer com seu corpo 

10 pessoas próximas e queridas

10 pessoas que já viveram neste mundo ( em qualquer época da história da humanidade)

10 lugares


10 alimentos

10 criações da natureza

10 pessoas das escrituras/ liderança da Igreja

10 bênçãos do evangelho

PS: vc pode fazer como no STOP e premiar o aluno que terminar primeiro e gritar STOP!
Mas, é interessante deixar toda a classe terminar a lista.

Atividade que mostra como temos muito a agradecer diariamente ao Senhor

Vou passar este vídeo também: Ser Grato

Lição 56 - Lucas 18-21

Ideias da Débora Elias:



No final do slide vou passar esse vídeo sobre exercer fé em Cristo do élder Bednar: 1º Princípio: Exercer fé em Jesus Cristo

Lição 57 - Lucas 22

Ideias da Mônica:

Eu pedi para eles estudarem esse discurso e marcarem o que acharem interessante: Eis aqui o Cordeiro de Deus (Conferência Geral, abril de 2019).
Vamos debater a respeito do que eu posso fazer de melhor para que a reuniao sacramental seja uma experiência única?
E para incentivar a leitura disse que levaria um brinde para quem lesse ( vou comprar chocolates). Mas n disse o que seria.

Domínio Doutrinário - Os Mandamentos, inteiro

Ideias da Débora Elias:

Minha ideia que tive primeiramente era pegar a sala da Primária por ter carpete e levar algumas mantas de piquenique e colocar no chão, levar algumas pipocas, tererê, um suco e pedir que eles se sentassem ali.
Iriamos cantar um hino sobre os mandamentos, em seguida começaríamos a aula nesse ambiente diferente. Em roda como amigos em um bate papo sobre os mandamentos.
A ideia era eu dar para cada aluno um envelope e dentro ter uma pergunta "O que é um mandamento?". Eu ia pedir que eles escolhessem alguém do grupo para responder aquela pergunta que estar dentro do envelope sem eles saberem qual é a pergunta.
Quando o amigo pegasse o envelope, ele iria responder, mas não poderia dizer nem mostrar para o outro. Assim que todos eles respondessem, eu iria pedir para eles compartilharem com o grande grupo.
Iria começar com a citação do manual 9.1 que fala o que é o mandamento.
Eu também teria um envelope com citações para dar para eles. Citações que eu iria abordar durante a aula. Teria as escrituras de Domínio Doutrinário para eles cruzarem. Teria imagens do Salvador.
Mas como a minha capela está em reforma, vou fazer outra dinâmica.

Vou levar um jogo de Uno, o manual do meu carro, plaquinhas de leis de trânsito e uma plaquinha de regras de condomínio.
Vou usar alguns auxílios e fazer um gancho entre leis e normas que servem para termos um curso nessa Terra.


Alguns exemplos das leis de trânsito.....


Vou começar mostrando algumas cartas de Uno e perguntando para eles do que são as cartas e para o que elas servem. Depois vou dizer que o jogo do Uno tem algumas regras para que o jogo possa funcionar.
Em seguida vou entregar para os alunos algumas plaquinhas de leis de trânsito e perguntar o que acontece se descumprirem com essas leis, por que tem essas leis, para o que elas servem.
A mesma coisa com o manual do carro, vou mostrar o manual e dizer que ali tem várias regras e diretrizes que preciso seguir para ter um bom funcionamento do carro.
Depois vou aproveitar o gancho e entrar na aula dizendo que nós também temos algumas leis e diretrizes que o Pai Celestial nos deu para nos guiar aqui nessa Terra. Que essas leis são os mandamentos.
Vou entregar algumas citaç~eos para lermos durante a aula:



Citações:

9.1. Mandamentos são leis e exigências que Deus dá para nos ajudar a progredir e nos tornar semelhantes a Ele. Os mandamentos são uma manifestação do amor de Deus por nós. Manifestamos nosso amor a Ele ao guardar Seus mandamentos. Guardar os mandamentos sempre traz felicidade e as bênçãos do Senhor. O Senhor não nos dá um mandamento sem preparar o caminho para que o obedeçamos.

9.2. Os dois mandamentos mais básicos são: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (…) E (…) amarás o teu próximo como a ti mesmo” (ver Mateus 22:36–39). Quando escolhemos amar e servir ao próximo, amamos e servimos a Deus.

9.3. Um dos primeiros mandamentos dados ao homem foi o de santificar o Dia do Senhor. Deus ordena a nós, Seus filhos, que O honremos fazendo a vontade Dele em vez da nossa no Dia do Senhor, e promete grandes bênçãos aos que guardam Seu santo dia.

9.4. Além de serem uma parte vital do evangelho, os Dez Mandamentos são princípios eternos necessários para nossa exaltação. O Senhor os revelou a Moisés na antiguidade e os reafirmou em revelações modernas.

9.5. Os mandamentos de Deus incluem: orar diariamente, estudar a palavra de Deus, arrepender-nos, obedecer à lei da castidade, pagar um dízimo integral, jejuar, perdoar ao próximo, guardar a Palavra de Sabedoria e ensinar o evangelho a outras pessoas.

Escrituras relacionadas: Gênesis 39:9; 2 Timóteo 3:15–17; Tiago 1:5–6; 2 Néfi 32:3; 2 Néfi 32:8–9; Mosias 18:8–10; Alma 39:9; 3 Néfi 18:15, 20–21; Doutrina e Convênios 58:42–43; Doutrina e Convênios 82:10

Tópicos relacionados: Adquirir conhecimento espiritual; A Expiação de Jesus Cristo: Arrependimento; As ordenanças e os convênios

Vou encerrar passando os vídeos:



Lembrancinhas:





Tem essa dinâmica que pode ser adaptada. eu colocaria somente uma pessoa guiando, para não dar muito tumulto kkk



Ideias da Thamires:

Vou usar hoje esses dois vídeos também. Um deles é do Elder L. Tom Perry que fala porque a obediência traz liberdade e o outro é uma animação que fala porque o Senhor nos dá mandamentos:





Ideias da Débora Elias:



Lição 61 - João 2

Ideias da Débora Elias:


Segue os vídeos dos slides:





Lição 64 - João 5

Ideias da Margarida:

Aproveitando introdução de João 5.Marcador simples com escritura de D&C 18:10:


Lição 75 - João 15

Ideias da Gisele Barros:

Meus desenhos da aula:

 
Lição 76 - João 16

Ideias da Rita David:

Amei essa citação sobre o Espirito Santo para compartilhar na aula hoje:

O que o Espirito Santo pode fazer por você?
O dom do Espírito Santo adapta-se a todos estes órgãos ou atributos.
Ele ILUMINA todas as faculdades intelectuais , AUMENTA , AMPLIA, EXPANDE e PURIFICA todas as paixões e afetos naturais e ajusta-os , pelo dom da sabedoria ao seu devido uso. Ele INSPIRA , DESENVOLVE, CULTIVA e AMADURECE toda simpatia , alegria , gostos, sentimentos e afeição fraternal bem orientados.
Ele INSPIRA A VIRTUDE, AMABILIDADE , BONDADE, TERNURA, GENTILEZA e CARIDADE. 
Desenvolve a beleza de uma pessoa , suas feições e características. 
CONTRIBUI para a saúde, vigor , otimismo e sociabilidade do indivíduo.
FORTALECE todas as faculdades físicas e intelectuais do homem.
REVIGORA e TONIFICA o sistema nervoso.
Em resumo, é como se Ele fosse a MEDULA para  os ossos,  a ALEGRIA para o coração,  a LUZ para os olhos , a MÚSICA para os ouvidos e a VIDA PARA TODO O SER. ( Elder Pratt)

Uma sugestão é enviar essa citação para o grupo da classe e na aula pedir para eles lerem e debater

Se houver tempo, dá até para animar com um bingo das palavras em maiúsculo.

Esse vídeo também motiva muito:



Lição 77 - João 17
Lição 78 - João 18-19
Lição 79 - João 20
Lição 80 - João 21

Ideias da Karla Lima:

Pessoal, fiz um Kahoot sobre os capítulos 17-21 de João. Quem quiser utilizar vou deixar o link aqui. A questao 26 ficou com um erro: A questao eh: "Cristo pediu que PEDRO apascentasse", ok?
Pra quem não conhece Kahoot e quiser saber como criar um jogo ou usar algum criado por outra pessoa pode baixar o manual aqui.


As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. 
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente. 
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para mais informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

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