As Tontas Vão ao Céu

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Lições 6 à 27 - Mateus 1-24 (seminário diário)

Pessoal,
No ano passado foi tudo muito corrido pra mim no segundo semestre do seminário, por conta disso acabei não conseguindo compartilhar aqui os recursos que preparei para as aulas. Infelizmente não lembro como foi cada aula, mas vou compartilhar o máximo que coisas que usei para que vocês possam usar com suas classes:

Lição 6 - Mateus 1-2

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Usei o manual em maior parte das coisas. Na parte que fala sobre o anjo ter aparecido para José, pensei em usar o vídeo Capítulo 4 - José e o Anjo das Histórias Ilustradas do Novo Testamento, mas acabei desistindo.
Na parte que fala sobre os Magos, usei uma dinâmica sugerida em um grupo do seminário de usar um presépio.
Montei um presépio de MDF que comprei na 25 de Março (Centro de São Paulo-SP) na loja Minas Presentes por R$ 21 ou 25 (não me recordo o valor ao certo):





Caso queiram contactar a empresa que importa esse molde, segue o contato que estava na etiqueta:


Para falar sobre os presentes que os Magos levaram para Jesus Cristo, peguei uma caixa que meu marido me deu da Cacau Show que tem três divisórias e em cada uma delas coloquei um dos presentes:



Em todas as divisórias coloquei balas onde conforme lemos os versículos que falaram sobre os presentes eu abria uma divisória, mostrava o presente e cada uma deles pegava uma bala. 
Escolhi essa em formato de coração para simbolizar o amor que os magos demonstraram por Jesus Cristo ao presentea-lo:



Para representar o ouro coloquei uma pedra dourada:


Para fazer a pedra dourada usei uma pedra de jardinagem grande que é encontrado em qualquer loja de jardinagem e de R$ 1,99:


Para pintar usei esse spray dourado que ganhei de uma moça de minha ala:



Ele pinta perfeitamente a pedra e seca muito rápido:


Para a parte da mirra acabei usando uma fragrância:


Comprei ela em 2016 quando fui professora do seminário do curso do Velho Testamento em uma loja de incensos no centro de minha cidade, paguei bem baratinho:


Para o incenso eu queria comprar ele em pó que é vendido em lojas católicas, mas como não tinha tempo de ir em uma região mais longe e por aqui não vende, usei bastões de incenso:



Paguei R$ 1,00 na caixinha com 10 bastões, só tive que cortar as pontas deles para caber na caixinha. Quanto a fragrância, tem dos mais variados possíveis, mas escolhi de mirra para combinar com a aula:


Lição 7 - Mateus 3
Lição 8 - Mateus 4

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:



Preparei tabelas que são perguntas do manual do professor, tem dois arquivos separados por capítulos e um com os dois juntos. Daí vocês podem escolher conforme forem dar a aula:
Como essa aula fala sobre o batismo, usei algumas coisas para decorar a sala em lembrança do tema. usei tudo do batismo da minha filha (vestido, boneca de batismo, biscuit e certificado):



Lição 9 - Mateus 5:1-16
Lição 10 - Mateus 5:17-48

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Também enviei essa pergunta que depois foi debatida em sala:


Separei os jovens em grupos e entreguei a folha de atividade do manual. Cada grupo ficou com um bloco de escrituras e tinham que responder na parte de baixo da folha a seguinte pergunta: "O que devemos fazer para receber a bênção que nos é prometida se vivermos essa bem-aventurança?":


Depois de um tempo cada grupo falou sobre suas escrituras e a resposta da pergunta.
Para continuarmos o debate, lancei a seguinte pergunta:


Anotei as respostas deles na lousa:


Na lousa deixei a gravura do sermão da montanha, essa imagem tem no livro de gravuras que pode ser comprado nas lojinhas dos templos ou no site oficial de vendas:


Como lembrancinha dei esse cartão que imprimi de dois tamanhos diferentes:


No final do controle colei uma bala de coração:


Vou compartilhar o arquivo com vocês em dois formatos, igual esse da foto e um que tem um emoji feliz caso não tenham a bala para colar:



Lição 11 - Mateus 6
Lição 12 - Mateus 7

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:



Entreguei para duplas escrituras de referência da aula para que estudassem em dupla e depois debatemos:



Nessa aula fiz os jovens cantarem o hino "O Sábio e o Tolo".rsrsrsrs Eles começaram todos envergonhados, mas depois cantaram.
Também entreguei uma folha para eles preencherem e depois debatemos sobre suas respostas. Eu imprimi um desenho que achei na internet em metade da folha:


Do lado em branco fiz uma linha para dividir ao meio:


E escrevi duas perguntas:


Cada jovem teve que pensar em uma situação e colocar como agir de forma sábia e tola em relação a mesma situação. Depois debatemos suas respostas e as situações abordadas por eles.
Também lemos uma citação do manual:


Na lousa anotei sobre algumas coisas que foram abordadas na aula e que os jovens se lembraram:


Lição 13 - Mateus 8-10

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Para essa aula preparei algo bem simples. Escrevi cada milagre que Jesus realizou na Galileia em um post-it e colei atrás de uma bala:



Conforme acada aluno chegou entreguei uma bala e eles estudaram e depois falaram sobre o milagre. No final da aula anotamos na lousa todos os milagres que foram abordados durante a aula:


Lição 14 - Mateus 11-12

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Essa aula dei usando todas a dinâmica no manual do professor.

Domínio Doutrinário - O Sacerdócio e as Chaves do Sacerdócio (Partes 1 e 3)

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Nessa aula dividi os alunos em duplas, daí eles responderam as perguntas da folha seguinte e depois debatemos:



Lição 15 - Mateus 13:1-23
Lição 16 - Mateus 13:24-58

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Essa aula dei usando todas as dinâmicas do manual do professor.

Lição 17 - Mateus 14
Lição 18 - Mateus 15

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Para essa aula fiz um jogo de perguntas e respostas com meus alunos. Vocês podem baixar as perguntas e respostas aqui. São perguntas que valem 10, 20, 30, 40 e 40 pontos.
Como não consegui imprimir as perguntas, tive que copiar uma a uma a mão:


Separei as perguntas de acordo com a pontuação:


Depois coloquei dentro de latas de milho.
Para anotar os pontos na lata de milho usei esses papéis redondos que foram restos de adesivos:


Anotei os pontos e colei com fita crepe na latas:


Não me recordo como fiz para que eles pudessem pegar as perguntas, mas nesse semestre usei três formas:
  1. Pescaria = eu comprei peixes plásticos (igual aqueles de festa junina) e fincava eles em uma bacia com areia, daí eles usavam uma vara de pesca de bambu para pescar os peixes. Na calda do peixe tinha o número de pontos.
  2. Tiro ao Alvo = um dos meus alunos me emprestou um tiro ao alvo que ele tinha.
  3. Acertar a Bolinha na Lata = eles tinham que tentar acertar uma bolinha de ping-pong dentro das latinha, ao acertar pegavam uma pergunta.
Como fiz a atividade valendo até 50 pontos, acredito que usei o terceiro método.

Lição 19 - Mateus 16
Lição 20 - Mateus 17

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Nessa aula fiz a brincadeira de Scripture Man, meus alunos amavam essa atividade:
Eu estava com o computador quebrado então não consegui imprimir a folha que é entregue para os alunos, por conta disso acabei desenhando a mão, aproveitei para colocar símbolos que aparecem no estudo do Novo Testamento:



Vou compartilhar abaixo outra tabela que vocês podem usar:
Nessa aula tem uma das escrituras de Domínio Doutrinário, então montei um cartaz que a intenção era imprimir em tamanho A4, cortar em vários pedaços e colocar em saquinhos de geladinho. Eu iria dividir os alunos em duplas e eles teriam que colocar a escritura em ordem. Acabei não usando o material, mas vocês podem usar. É só baixar aqui.

Lição 21 - Mateus 18

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Pra essa aula fiz um painel número com perguntas:


Para montar esse painel cortei a folha de sulfite em pedaços iguais e usei aquelas réguas de quando éramos estudantes:


Depois de pronto, plastiquei porque posso usar em outras aulas:


Em seguida, em outras folhas anotei a quantidade de pontos, a pergunta e a resposta. Como estava sem computador, fiz a mão, então não tem arquivo, mas vocês podem ver as perguntas nas fotos:
















Dobrei todas as perguntas em duas partes e colei no verso no número com fita adesiva transparente:



Os alunos foram divididos em grupos, em ordem o grupo escolhia um número, eu fazia a pergunta e eles tinham 30 segundos para responder. Se eles não soubessem a resposta o grupo seguinte podia escolher responder a pergunta e pular sua vez para escolher um número. Eles de divertiram muito com essa brincadeira.
Depois debatemos sobre os princípios ensinados na aula.

Lição 22 - Mateus 19-20

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Nessa aula fiz uma atividade que os jovens adoravam por conta da bagunça. Montei um arquivo com perguntas e respostas que vocês podem baixar aqui.
Como eu estava sem computador, escrevi as perguntas a mão em ordem numérica:


Depois dobrei cada pergunta e coloquei dentro de bexigas coloridas:


Dividi os alunos em grupos. Um membro de cada grupo foi escolhido e foram para a frente da ala, onde cada um escolheu uma bexiga de dentro do saco e ao meu sinal começaram a enche-las. Quando estourava eles pegavam a pergunta, corriam para seu grupo e assim que tinham a resposta me traziam, se acertassem, eu colocava a pergunta em um pote que era o correspondente ao do grupo e um dos membros pegava outra bexiga e enchia até estourar.
Foi uma loucura porque nem sempre entourar mais bexigas dava vantagem para eles porque algumas perguntas eram muito difíceis para eles.
Ganhou o grupo que mais acertou perguntas.
Depois da calmaria, trabalhamos a Parábola do Trabalhador da Vinha. Cheguei a preparar um arquivo para entregar para cada aluno em que eles teriam que preencher, mas não consegui imprimir. Vocês podem baixar o arquivo aqui.
Acabei anotando na lousa sobre os horários:


Lição 23 - Mateus 21:1-16
Lição 24 - Mateus 21:17-22, 14
Lição 25 - Mateus 22:15-46
Lição 26 - Mateus 23

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Não me recordo o motivo, mas tive que cancelar a aula com os jovens, então juntei as aulas de Mateus 21 à 23, então também enviei para eles mais um cartaz:


Como juntei várias aulas em uma, fiz o jogo da pescaria com eles. Comprei peixinhos de plástico e finquei na areia dentro de uma bacia. No rabo de cada peixinho tinha um número: 10, 20, 30, 40 ou 50. Eles pescavam e conforme o número eles iam até a lata correspondente e pegavam uma pergunta. Se acertassem ganhavam aquela quantidade de pontos:


Depois da brincadeira distribui a tabela do manual sobre a Parábola dos Lavradores Iníquos para que eles pudessem preencher e debatermos:


Por último entreguei para eles o mapa do manual:


Lição 27 - Joseph Smith - Mateus; Mateus 24

Antes da aula enviei para os jovens o cartaz para lembrarem o estudo do dia:


Para essa aula montei um jogo de perguntas e respostas (arquivo aqui). O aluno trouxe o tiro ao alvo dele que vai do 1 ao 20:


Então fiz perguntas que valiam de 1 a 20 pontos e dentro desses tinham perguntas que valiam o dobro, triplo e quadruplo de pontos. Anotei na lousa para facilitar, então conforme eles pegavam as perguntas, apagávamos na lousa, assim quando eles acertavam o alvo em um número que já não tinham mais perguntas, eles jogavam novamente:


Coloquei todas as perguntas em uma caixinha de MDF onde deixei papéis indicando os pontos como divisórias. Assim que eles acertavam o alvo eu pegava a pergunta em ordem dentro da pontuação e entregava para os jovens:


Dividi os jovens em pequenos grupos. Cada grupo escolheu um membro para "atirar". Foram todos a frente da sala e jogaram os dardos. Assim que acertavam iam até a lata com o número correspondente e pegavam uma pergunta. 
Assim que o grupo sabia a resposta, um dos membros me entregava. Se acertassem  podiam jogar novamente o dardo.

Essas foram as aulas que dei, logo em seguida fiz uma viagem de dois meses e por conta disso fui desobrigada do seminário.
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. 
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente. 
Caso desejem que eu personalize o arquivo com nome da ala, estaca ou outra informação, cobro apenas R$ 5,00. Vocês podem entrar em contato comigo por e-mail. Não esqueçam de enviar o link da publicação para que eu saiba qual material vocês desejam. 
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.