Pessoal,
Seguem os recursos que preparei para cada aula que dei, lembrando que praticamente cada aula são duas lições do manual juntas, então vou colocar as lições juntas:
Antes da aula, enviei para os jovens o cartaz com horário e dia das aulas e uma charada que foi feito pela Gracivania Madeira:
Eles tiveram que levar a resposta da charada para a primeira aula.
Para minha primeira aula, entreguei para os alunos um quebra-cabeças do Plano de Salvação:
Eles tiveram que colocar em ordem.
O arquivo, peguei de uma tradução feita pela página Primariando:
Depois que eles montaram, falamos sobre cada etapa do plano. Eu ia colando cada etapa na parede de outro modelo do Plano de Salvação que fiz:
Segue o arquivo:
Abordamos sobre os pontos que eles acharam importante da aula e no final entreguei uma tabela para fazerem em casa, que é a do próprio manual do professor:
Para trabalhar a parte seguinte da aula, lemos Joseph Smith - História 1:24 e falamos sobre sobrepujarmos nossas dificuldades.
Como fiquei doente, não dei aula um dia da semana, por isso que estou um pouco mais atrasada.
Para tornar essa aula mais divertida, fiz uma dinâmica, imprimi as escrituras do Domínio Doutrinário que são do livro do ano (3 escrituras), cortei em pedaços e coloquei em saquinhos de geladinhos:
Como tive metade dos alunos na sala, entreguei uma escritura para cada dupla e eles tiveram que montar ela sem olhar. Depois pedi que abrissem a escritura e verificassem se estava certo.
Misturaram novamente e colocaram e ordem.. verificaram se estava certo.
Misturaram pela terceira vez e colocaram em ordem... verificaram se estava certo e escolheram uma das declarações-chaves:
Misturaram pela quarta vez, colocaram em ordem e abriram a escritura pra verificar os acertos. Pedi que explicassem o que a escritura ensinava e procurarem o contexto histórico.
Misutaram pela quinta vez e falaram a escritura memorizada. Foi bem legal porque eles conseguiram memorizar com toda essa repetição.
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Seguem os recursos que preparei para cada aula que dei, lembrando que praticamente cada aula são duas lições do manual juntas, então vou colocar as lições juntas:
Lição 01 - O Plano de Salvação
Domínio Doutrinário - O Plano de Salvação - Parte 1
Antes da aula, enviei para os jovens o cartaz com horário e dia das aulas e uma charada que foi feito pela Gracivania Madeira:
Resposta - O Plano de Salvação
Para minha primeira aula, entreguei para os alunos um quebra-cabeças do Plano de Salvação:
Eles tiveram que colocar em ordem.
O arquivo, peguei de uma tradução feita pela página Primariando:
Depois que eles montaram, falamos sobre cada etapa do plano. Eu ia colando cada etapa na parede de outro modelo do Plano de Salvação que fiz:
Segue o arquivo:
Lição 02 - Introdução de Doutrina e Convênios
Lição 03 - A Grande Apostasia
Antes da aula, enviei uma charada feita pela Gracivania Madeira para os jovens que eles tiveram que levar a resposta para a aula:
Resposta - Doutrina e Convênios
Nessa aula eu dei maior ênfase na Introdução de Doutrina e Convênios. Os jovens compartilharam o que eles grifaram em suas escrituras e o que aprenderam, depois entreguei uma folha para cada um com os princípios que encontrei na Introdução e falamos sobre cada um deles (arquivo em PDF). Depois entreguei um caça-palavras da apostasia para eles, o arquivo foi feito pela Cecilia Caldas (arquivo aqui).
Quando eles terminaram de encontrar as palavras, conversamos brevemente sobre os eventos da Apostasia e por fim, entreguei uma folha de atividades sobre a Introdução de Doutrina e Convênios para eles fazerem em casa (arquivo aqui):
Também imprimi para os jovens uma tabela feita pelo irmão Ediclay Diniz onde ele "nomeou" cada seção de Doutrina e Convênios:
Essa tabela é bem legal porque é basicamente um resumo e pode ajuda-los muito durante o ano:
Lição 04 - Doutrina e Convênios 1
Antes da aula, enviei para os jovens uma charada feita pela Gracivania Madeira que eles tiveram que levar para a aula:
Resposta - Voz de Advertência
Logo no começo da aula, entreguei para os alunos um resumo do livro Revelação em Contexto sobre a revelação que Joseph Smith recebeu em relação a seção 1 para eles estudarem em casa:
Lição 05 - O Estudo das Escrituras
Domínio Doutrinário - Adquirir Conhecimento Espiritual - Parte 1
Nessa aula foquei no Domínio Doutrinário, dividi os jovens em duplas e cada um deles estudou sobre um dos subtópicos e depois falaram o que aprenderam.
Entreguei uma folha de atividade para eles fazerem em casa:
Lição 07 - O Papel do Aluno
Lição 06 - Joseph Smith - História 1:1-20
Lição 08 - Joseph Smith - História 1:21-26
Comecei a aula entregando para cada aluno uma ficha de avaliação em que cada jovem teve que se auto-avaliar em relação ao seminário e a professora. Foi um arquivo feito pela Gracivania Madeira (arquivo aqui). Depois fiz a dinâmica do triangulo sugerida no manual do professor e li a citação do Élder David A. Bednar.
Para encerrar essa parte, entreguei para cada jovem um kit:
Kit dos Novos Alunos e Kit dos Alunos Antigos
Dentro dos kits coloquei os seguintes itens:
Kit dos novos alunos:
Kit dos alunos mais antigos do seminário:
Vamos lá, dentro de cada kit coloquei um cartão de "Eu Memorizei as Escrituras - Doutrina e Convênios":
Coloquei um bloquinho de anotações:
Coloquei um lápis:
Uma caneta:
E para os novos alunos, também coloquei um marcador dos tópicos de Domínio Doutrinário para eles possam pintar suas escrituras nas cores:
Por fim, finalizei fechando o saquinho com as lapelas do blog:
Após entregar os kits falei sobre a importância deles fazerem suas anotações durante as aulas e sobre suas experiências no decorrer do ano. Eles amaram o kit.
Depois fiz o jogo do Scripture Man de Joseph Smith - História 1:1-20 em dupla para os novos alunos aprenderem a brincadeira:
- Tabela do Jogo (imprimi folha 1)
- Regras do Jogo
- Coordenadas
- Perguntas do Scripture Man
Para trabalhar a parte seguinte da aula, lemos Joseph Smith - História 1:24 e falamos sobre sobrepujarmos nossas dificuldades.
Domínio Doutrinário - Adquirir Conhecimento Espiritual - Parte 2
Como fiquei doente, não dei aula um dia da semana, por isso que estou um pouco mais atrasada.
Para tornar essa aula mais divertida, fiz uma dinâmica, imprimi as escrituras do Domínio Doutrinário que são do livro do ano (3 escrituras), cortei em pedaços e coloquei em saquinhos de geladinhos:
Como tive metade dos alunos na sala, entreguei uma escritura para cada dupla e eles tiveram que montar ela sem olhar. Depois pedi que abrissem a escritura e verificassem se estava certo.
Misturaram novamente e colocaram e ordem.. verificaram se estava certo.
Misturaram pela terceira vez e colocaram em ordem... verificaram se estava certo e escolheram uma das declarações-chaves:
Misturaram pela quarta vez, colocaram em ordem e abriram a escritura pra verificar os acertos. Pedi que explicassem o que a escritura ensinava e procurarem o contexto histórico.
Misutaram pela quinta vez e falaram a escritura memorizada. Foi bem legal porque eles conseguiram memorizar com toda essa repetição.
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.