Pessoal,
Seguem os recursos que a Dayse Teles fez para as aulas:
Seguem agora sugestões de outros professores:
Sugestão de Karla Lima:
Vídeo para a aula de Moroni 4-5:
O presidente Dallin H. Oaks explica: “É significativo que, ao participar do sacramento, não testificamos que tomamos sobre nós o nome de Jesus Cristo, mas, sim, que desejamos fazê-lo (ver D&C 20:77). O fato de afirmarmos somente nossa disposição indica a necessidade de que algo mais aconteça antes de realmente tomarmos sobre nós esse nome sagrado no sentido mais importante”. A declaração de que estamos “dispostos a tomar sobre nós” Seu nome significa que, embora tenhamos tomado o nome do Salvador pela primeira vez quando fomos batizados, tomar Seu nome não é algo que terminou no batismo. Devemos nos esforçar continuamente para tomar Seu nome ao longo de nossa vida, inclusive quando renovamos os convênios na mesa do sacramento e quando fazemos convênios nos templos sagrados do Senhor.
Ama, ama, ama
Também para essa aula, discurso Presidente Eyring da última Conferência geral.
Tenho me esforçado pra incluir citações da última conferência em cada aula. Tentando obedecer o conselho do Presidente Nelson de usar as mensagens da última conferência constantemente em minha vida
Sugestão 2 de Karla Lima:
Perguntei se viam diferença olhando pra elas... Cada um comeu uma.
Aí alguns perceberam a pegadinha quando morderam...
Comparei com o disfarce que Satanás faz do mal para parecer com o bem
Vi a idéia na internet*
Para a luz de Cristo ou modo de julgar em Morôni 7 , eu usei este vídeo da Disney
O grilo era a consciência do Pinóquio... Pode introduzir o ensinamento sobre a luz de Cristo nos ajudar a diferenciar o bem do mal nesse capítulo:
“O Espírito Santo e a Luz de Cristo são diferentes entre si. (…)
Independentemente de como denominemos essa luz interior, esse conhecimento do certo e do errado — Luz de Cristo, senso moral ou consciência — ela pode orientar-nos para que moderemos nossos atos; a menos, obviamente, que a suprimamos ou ignoremos. (…)
Todos os homens, mulheres e crianças de toda nação, religião ou etnia — todos, a despeito de onde vivam, de suas crenças ou de suas atividades — têm dentro de si a inextinguível Luz de Cristo” (“A Luz de Cristo”, A Liahona, abril de 2005, p. 8).
Como uma pessoa pode subjugar ou silenciar a Luz de Cristo dentro de si?
Seguem os recursos que a Dayse Teles fez para as aulas:
- LIÇÃO 149 – ÉTER 12 (1 ATÉ 22)
- LIÇÃO 150 – ÉTER 12 (23 ATÉ 41)
- LIÇÃO 151 – ÉTER 13-15
- LIÇÃO 152 – MORÔNI 1-3
- LIÇÃO 153 – MORÔNI 4-5
Seguem agora sugestões de outros professores:
Sugestão de Karla Lima:
Vídeo para a aula de Moroni 4-5:
Youtube - Para Que Sempre Se Lembrem Dele
O presidente Dallin H. Oaks explica: “É significativo que, ao participar do sacramento, não testificamos que tomamos sobre nós o nome de Jesus Cristo, mas, sim, que desejamos fazê-lo (ver D&C 20:77). O fato de afirmarmos somente nossa disposição indica a necessidade de que algo mais aconteça antes de realmente tomarmos sobre nós esse nome sagrado no sentido mais importante”. A declaração de que estamos “dispostos a tomar sobre nós” Seu nome significa que, embora tenhamos tomado o nome do Salvador pela primeira vez quando fomos batizados, tomar Seu nome não é algo que terminou no batismo. Devemos nos esforçar continuamente para tomar Seu nome ao longo de nossa vida, inclusive quando renovamos os convênios na mesa do sacramento e quando fazemos convênios nos templos sagrados do Senhor.
Ama, ama, ama
Também para essa aula, discurso Presidente Eyring da última Conferência geral.
Tenho me esforçado pra incluir citações da última conferência em cada aula. Tentando obedecer o conselho do Presidente Nelson de usar as mensagens da última conferência constantemente em minha vida
Sugestão 2 de Karla Lima:
Para distinguir o bem do mal: Morôni 7:12-17
Peguei um pacote de bolachas recheadas abri com cuidado e coloquei sal no recheio de várias
Vc também pode colocar pasta de dente no recheio
Dei para os alunos as bolachas ...Perguntei se viam diferença olhando pra elas... Cada um comeu uma.
Aí alguns perceberam a pegadinha quando morderam...
Comparei com o disfarce que Satanás faz do mal para parecer com o bem
Vi a idéia na internet*
Para a luz de Cristo ou modo de julgar em Morôni 7 , eu usei este vídeo da Disney
O grilo era a consciência do Pinóquio... Pode introduzir o ensinamento sobre a luz de Cristo nos ajudar a diferenciar o bem do mal nesse capítulo:
Youtube - Pinóquio - Disney - 1940
Independentemente de como denominemos essa luz interior, esse conhecimento do certo e do errado — Luz de Cristo, senso moral ou consciência — ela pode orientar-nos para que moderemos nossos atos; a menos, obviamente, que a suprimamos ou ignoremos. (…)
Todos os homens, mulheres e crianças de toda nação, religião ou etnia — todos, a despeito de onde vivam, de suas crenças ou de suas atividades — têm dentro de si a inextinguível Luz de Cristo” (“A Luz de Cristo”, A Liahona, abril de 2005, p. 8).
Como uma pessoa pode subjugar ou silenciar a Luz de Cristo dentro de si?
Depois dessa citação
Perguntei depois do vídeo quem era nosso grilo falante ou consciência?
Sugestão 1 de Mara Maria Moreira:
Usando a citação do Presidente Hinckley...que cada novo converso precisa de 3 coisas: um amigo, uma responsabilidade e ser nutrido pela boa palavra (Morôni 6:4)
É nosso dever proporcionar essas então 3 coisas. A ideia é que os alunos façam uma pulseira da amizade usando 3 cores (para representar cada uma das 3 coisas)
As pulseiras são tranças simples feitas com tiras de camiseta. (Debbie Duran)
Vou colocar um vídeo mostrando a ideia. Lembrando que para os meninos as cores das tiras podem ser mais neutras...não usarei pedras.
👇🏻 Vídeo
Youtube - How to make T-shirt friendship bracelets
Sugestão 2 de Mara Maria Moreira:
Uma ideia para a juventude sentir a importância da nossa responsabilidade de ajudar um ao outro e estar continuamente atentos à oração (Morôni 6:4)
Cada aluno escreve em um pedaço de papel colorido algo em que eles precisem de ajuda dos céus (podem colocar seu nome no papel ou não).
O professor recolhe e depois distribui aleatoriamente os papéis, pedindo que os jovens peguem papéis de cor diferente da que eles escreveram.
Por uma semana os alunos deverão orar por aquele jovem cujo papel eles receberam.
Ao final do período o professor permite que eles compartilhem com a turma como foi a experiência de orar por outro e de saber que alguém está orando por você. (Courtney Allsop)
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