As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Lições 101 à 122 - Alma 45 à 3 Néfi 12 (seminário diário)

Pessoal,
Vou compartilhar com vocês o que fiz em minhas últimas aulas do seminário:

Lição 101 - Alma 45-48

Para essa aula montei um jogo de Scritpure Man:


Montei dois cartazes onde depois coloquei a pontuação de cada aluno:



Os três jovens com maior pontuação ganham algum doce que pode ser um fini, pão de mel, chocolate...

Em outra data, passei o vídeo "Os Jovens Guerreiros de Helamã" de um DVD que comprei na loja do Deseret Brasil (link para compra do DVD:


Lição 102 - Alma 49-51

Dei a aula conforme o manual, à parte fiz as tiras sugeridas em Alma 50:10-12 (:



Entreguei uma tirinha para cada aluno:


Lição 103 - Alma 53-55

Antes de começar a aula, passei alguns vídeos para os jovens para resumir as últimas batalhas, pois eles ficaram confusos:







Fiz a dinâmica sugerida pela Karla Lima:

Quando lermos Alma 53: 20-21 (sobre as linhas demarcadas no território dos Nefitas)
Vou passar uma linha divisória no meio da sala. (com fita crepe)
Vou dividir os alunos em duplas e dar 1 padrão do vigor da juventude pra cada dupla. Eles vão ter que criar exemplos de atitudes que os colocam no lado do Senhor, em cima da linha divisória, ou no território do inimigo.

Por exemplo: Namoro
Lado do Senhor: sair em grupos, não trocar beijos apaixonados
Em cima da linha: sair sozinhos, namorar sério antes da missão
No lado do inimigo:  namorar antes dos 16...

Assim com os outros padrões também: vestuário e aparência, mídia, etc
Quando um grupo citar as atitudes, os outros alunos se posicionam na linha onde acham que aquela atitude se enquadra.
Por exemplo, se disseram: " namorar antes dos 16". Os alunos dos outros grupos vão para o lado da linha que eles acharem correspondente, ou em cima da linha

Morôni mesmo em meio às batalhas sempre se manteve digno e fiel. Podemos ter o mesmo objetivo. Ao invés de desejar poder, vingança (como Amaliquias, Morianton) podemos ter o coração puro como de Moroni.

Para isso, montei uma tabela para os jovens fazerem suas anotações:


Segue o arquivo:




















Lições 104 e 105 - Alma 56-63




Na aula anterior, entreguei as folhas de atividades da Dayse Teles para eles fazerem em casa:


Em classe, fiz uma dinâmica sugerida no manual do professor na lição do estudo do lar:


Eu personalizei com o desenho que dois jovens fizeram como simbolo da classe:


Mas vou disponibilizar o arquivo para vocês sem esse símbolo:

Lições 106 à 110 - Helamã 1-9

Dei essa aula como o manual na lição de estudo do lar (Unidade 22).
Em Helamã 6-7 tem uma sugestão de dinâmica com situações atuais para serem debatidas com os jovens, optei por mudar para as situações:
  1. Uma moça começa a namorar um rapaz alguns meses antes de completar 16 anos;
  2. Um rapaz participa esporadicamente das aulas do seminário;
  3. Um grupo de jovens não vêem problemas em falar dos pecados de outros jovens.

Lições 111 à 112 - Helamã 10-12

Fiz com eles a brincadeira de Scripture Man elaborada pela Karla Silva:


Seguem os arquivos:

Fiz um cartaz onde coloquei a pontuação de cada jovem:



Os três jovens com maior pontuação ganham algum doce que pode ser um fini, pão de mel, chocolate...

Lições 113 à 115 - Helamã 13-16

Fiz com eles a brincadeira de Scripture Man:
Fiz um cartaz onde coloquei a pontuação de cada jovem:


Os três jovens com maior pontuação ganham algum doce que pode ser um fini, pão de mel, chocolate...

Lições 116 à 117 - 3 Néfi 1-5

Fiz com eles a brincadeira Embaralhados da Mara Maria Moreira:

Muito simples, dinâmico e divertido.
O professor elabora um questionário (perguntas e respostas) que cubra o contexto histórico, principais doutrina e princípios ensinados nos capítulos que pretende cobrir.
Se a turma for grande dívida em times e providencie uma mesa para cada time.

Você irá precisar:
- para cada time (ou para cada aluno, se não for por time) uma folha em branco.
- pra você um baralho ou dois (embaralhados juntos)
- doces para o time vencedor (ou aluno vencedor)

Os alunos não podem saber quantas perguntas serão
- Os alunos ocupam suas mesas, sentados.
- Você faz a pergunta.
- Os alunos colocam número 1 na folha e respondem.
- A classe conversa sobre a resposta e colocam certo ou errado ao lado da resposta.
No momento da classe discutir a resposta o professor aproveita pra fazer seus comentários, pode ler alguma citação ou versículo e até mostrar vídeo para ilustrar a resposta
- o professor pega o baralho e retira uma carta.
- Dependendo da carta tirada será o número de pontos dos times que acertaram
Ás: 1 ponto
Até o 10: os pontos correspondem ao número: 2 vale 2, etc.
Valete: 11
Dama: 12
Rei: 13
(Retire os coringas do baralho)
- após marcar os pontos os times trocam de mesa (o professor estipula como será feita a troca - todos vão pra mesa à sua esquerda, por exemplo)
Os pontos ficam na mesa (ou seja, os alunos saem, a folha fica)
- continua assim até o final: os alunos escutam a pergunta, procuram a resposta nas escrituras ou discutem entre eles, respondem, marcam os pontos, trocam de mesa. Num ciclo.
- na última pergunta os times somam os pontos da mesa e o vencedor leva os doces.

Espero ter me feito entender.
Abraço à todas e boa aula! 💕
(Tia Mara) 🌻

A diferença é que ao invês de trocarem de lugar, eles passavam as folhas. 
Segue o arquivo com as perguntas que elaborei aqui.

Depois montei um cartaz onde coloquei a pontuação das duplas:


Para a dupla que ficou em primeiro lugar, eu dei um chocolate.

Lição 118 - 3 Néfi 6-7

Essa aula debatemos sobre o estudo que os jovens fizeram em casa.

Lição 119 - 3 Néfi 8-10

Fiz o Scripture Man da Karla Lima:


Seguem os arquivos:
Fiz um cartaz para colocar a pontuação dos jovens:


Os três jovens com maior pontuação ganham algum doce que pode ser um fini, pão de mel, chocolate...

Lições 120 e 121 - 3 Néfi 11

Montei um questionário baseado na atividade de grupos sugerida no final da lição:



Lição 122 - 3 Néfi 12

Para os versículos que falam sobre sermos o sal da terra, minha ideia era dar um tubete para eles que a cada dia que frequentassem o seminário, cada atividade entregue e cada designação cumprida valeria um punhado de sal que eu colocaria dentro do tubete.
Eles teriam que encher seus potes até estudarmos 3 Néfi 26 (último capítulo sobre a aparição de Jesus Cristo aos nefitas).
Mas não tive dinheiro para comprar...

Dividi os jovens em duplas e cada dupla recebeu uma tabela diferente:


Segue o arquivo:






Como tarefa para casa, entreguei uma outra folha de atividade:



Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Um comentário:

  1. OLÁ BOM DIA! GOSTARIA DE AGRADECER IMENSAMENTE PELAS POSTAGENS, POIS NOS AJUDAM DEMAIS. PODERIA POSTAR NOVAMENTE A LIÇÃO "FOLHA DE ATIVIDADE" DO SEMINÁRIO 137 POIS ESTÁ IGUAL A 136 POR FAVOR. ESTE BLOG VEM ME AJUDANDO DEMAIS COM MINHA ADOLESCENTE.
    MUITO OBRIGADA NOVAMENTE. QUE O NOSSO PAI CELESTIAL POSSA CONTINUAR A ABENÇOÁ-LAS POR TODO AMOR E CARINHO QUE CUIDAM DESTE BLOG.

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.