As Tontas Vão ao Céu

domingo, 7 de outubro de 2018

Planejamento Semanal (menina)

Meninas,
Faz alguns meses que introduzi um planejamento semanal para a Rafaela, quero compartilhar com vocês a base do arquivo:



Caso queiram saber como é o planejamento da Rafaela:


Para que vocês entendam o planejamento dela... Ela tem 8 anos e lê perfeitamente sozinha. Vou compartilhar algumas informações extras:

  • Segunda-feira é o dia que limpo a casa, então ela também tem suas obrigações nesse dia que variam conforme a necessidade, porém duas coisas são fixas: arrumar e limpar seu próprio quarto e lavar o banheiro;
  • Terça-feira eu faço um curso pela manhã no qual tenho que levá-la comigo, quando voltamos ela troca de roupa e já vai pra escola;
  • Sábado é um dia surpresa a cada semana por conta das atividades na capela e estaca, treinamentos e por vezes ela passar o final de semana com minha mãe, então coloquei tarefas que podem trocar de ordem e quando necessário o momento como o papai é adiado;
  • Domingo não consta no calendário dela por conta da variação que nossa rotina tem, porém cobro dela a leitura do Livro de Mórmon. Em breve quero introduzir na leitura dela o livro de Doutrina e Convênios;
  • Terça a Sexta são os dias que dou aula do seminário, como não tenho conseguido colocar ela para dormir antes da aula, deixo ela fazendo sua lição de casa da escola e brincando. Assim que termino a aula, ela dormi.

Pode parecer que são muitas tarefas, mas é maravilhoso quando vemos nossos filhos passarem a escolher ter mais conhecimento. Foi o que aconteceu quando ela mesma pediu para ler o manual do Presidente Gordon B. Hinckley e assim que terminou, me perguntou qual livro dos profetas poderia ser o próximo. Fomos até a lojinha do templo de São Paulo e ela escolheu o de Joseph Smith. Sua leitura tem sido fiel todos os dias.
Alguns dias ela enrola é lê apenas um lado de folha, porém na maioria das vezes lê várias páginas.
Quanto a Liahona, ela lê de 1 a 3 discursos ou artigos por dia. Esse filtro foi estipulado por ela mesma.
Não inclui na tabela as Regras de Fé porque ela já decorou todas e por vezes peço para citá-las. As metas do Fé em Deus, ela também estava bem adiantada, mas depois de uma boa conversa decidimos que ela recomeçará com o programa.
Se notarem, verão que tem o dia certo dela assistir televisão, essa foi uma decisão que decidi tomar depois de uma conversa com uma amiga e foi uma das melhores decisões que tomei em relação a criação de minha filha.
Deixar os filhos na televisão nos dá mais tempo livre para fazermos outras tarefas porque ela hipnotiza as crianças.rrsrsrsrs Porém passei a ter muitos problemas de comportamento com minha filha e vi que tudo vinha do fato dela querer imitar os personagens dos desenhos que muitas vezes pareciam ser inocentes. Tentei corrigir com muito diálogo, até que chegou o ponto que falei "Se vc não sabe diferenciar o que é um desenho e o que é correto, vamos então cortar a televisão". Sim, literalmente cortei a televisão por alguns meses e agora voltei a introduzir porém muito moderado.
Aqui na minha casa, ela não usa celular (nem mesmo o meu ou do meu marido), não usa tablet e tomo muito cuidado com o Youtube. Pode parecer radical, mas cada pai e mãe ora e agi de acordo com o Espírito do Senhor e essa é a forma que sentimos que devemos fazer com ela.
Ah, estava me esquecendo. Após o desjejum ela sempre me ajuda a organizar a casa, trocando as toalhas do banheiro, pregando alguma louça que ficou pela casa, dobrando e guardando suas próprias roupas e por aí vai.
Espero que essa tabela possam ajudá-las assim como tem ajudado aqui em minha casa.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.