As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Hinos Oficiais da Mutual - "Prosseguir Com Firmeza em Cristo" (Mutual 2016)

Galerinha,
Nos grupos do blog no Whatsapp gerou uma confusão desnecessária por conta dos hinos OFICIAIS da mutual de 2016. Então vou escrever um super post aqui no blog para que vocês possam entender, depois peço que se tiverem dúvidas, procurem seus líderes locais, orem sobre o assunto e se desejarem, escrevam uma carta ou e-mail para a presidência geral das moças falando sobre o assunto (só informando que não tenho o endereço ou e-mail).
A loja Deseret Brasil todos os anos vende um CD INSPIRADO no tema da mutual. Esse CD contém as letras escritas pela Jenny Phillips. A versão americana do CD também é cantada por ela e vendida no site Deseret Book. Já no Brasil, são cantadas por outros artistas e vendido no site Deseret Brasil.
Nos Estados Unidos a loja Deseret Book vende materiais oficiais da igreja e outros materiais de artistas locais. Pois os templos não tem lojinhas como temos aqui.
Porém no Brasil, a loja Deseret Brasil não vende materiais oficiais da igreja, já que aqui temos as lojas oficiais da igreja que ficam DENTRO dos terrenos dos templos. E para quem não sabe, também tem um site OFICIAL de vendas da igreja que é Store.lds.org. Que inclusive é o mesmo site OFICIAL da igreja nos EUA.
Duas semanas atrás (30/01) aconteceu uma devocional onde foram apresentados 5 hinos OFICIAIS da mutual em português:


Eu podia só ter colocado o cartaz divulgado. Mas optei por colocar um print do site para que vocês possam ler a mensagem escrita na fanpage Jovens SUD.
Nesse devocional foram cantados os hinos, notaram que são totalmente diferentes dos que contem no CD do Deseret Brasil?
A igreja compartilha de forma gratuita o material OFICIAL das mutuais no site Lds.org. No site em português do Brasil, tem os materiais oficiais desde 2013. Porém, apenas esse ano que estão sendo compartilhados as partituras em português e os hinos cantados em português.
Muitos de nós já ouviram falar sobre os hinos do EFY e temos eles salvos no celular, mas vocês sabiam que esses hinos do EFY são os hinos OFICIAIS das mutuais? Que podem ser baixados gratuitamente no site da igreja em inglês? Notaram que eles são diferentes dos CDs anteriores do Deseret Brasil?
No site de recursos OFICIAIS da mutual de 2016 vocês podem baixar cartazes, estampa para camisetas e uns cartazes super bacanas com uma citação para cada mês.
Lá no site, os cartazes estão em arquivo PDF, porém hoje a irmã Clarice Laura que faz parte de um dos grupos do Whatsapp do blog, me ajudou colocando eles em formato de imagem:




Pra quem deseja o arquivo em boa qualidade para impressão, sugiro entrar diretamente no site. Esse ela me enviou para poder compartilhar nos grupos.
Mas voltando ao assunto principal, no site também tem os hinos OFICIAIS da mutual: partituras para canto em português (não consegui as para o piano), hinos cantados em inglês, áudios de karaokê (instrumental) e cinco hinos cantados em português. Que são aqueles que os jovens cantaram no devocional:
  • Prosseguir com Firmeza
  • Você Já Sabe
  • A Meu Lado Está
  • Seu Fardo Entregar
  • Eu Quero Ser
Logo no inicio do ano, senti que deveria entrar em contato com a Thays Fiorin (São Gonçalo-RJ) e ela aceitou o desafio de gravar os hinos cantados em português. Tive o privilégio de ouvi-la cantar no encontro dos missionários do Family Search e apaixonei pela voz dela.
Ela gravou alguns dos hinos que até então estavam sendo compartilhados nos grupos do Whatsapp do blog e no grupo Dicas O.M.. Hoje vou compartilhar com vocês os áudios da Thays:
  • Prosseguir com Firmeza = Esse foi gravado pela Thays Fiorin ao som do karaokê que está no site oficial;
  • Prosseguir com Firmeza = Essa versão a Thays Fiorin gravou cantando com as moças de sua ala usando o karaokê que está no site oficial;
  • Não é Por Você = Esse foi gravado pela Thays Fiorin ao som do karaokê que está no site oficial;
  • Uma Vida Melhor = Esse foi gravado pela Thays Fiorin ao som do karaokê que está no site oficial;
  • Você Já Sabe = Esse foi gravado pela Thays Fiorin, como o hino estava com o karaokê para voz masculina, ela usou um aplicativo para diminuir o tom o áudio do karaokê para ser usado por vozes femininas, daí gravou o hino com ele;
  • Você Já Sabe (karaokê) = Esse é o karaokê que a Thays usou para gravar. Pode ser usado com as moças. Não foi modificado nada no áudio, apenas baixou um pouco o tom.
Galera, os áudios gravados pela Thays Fiorin, são áudios caseiros, mas que grande ajuda pra quem não tem habilidade com música. Pois nos ajudam a pegar o tom pra ensaiar com as moças.
Uma coisa que a Thays me explicou é que nos áudios americanos, os cantores usam muitos "falsetes". Mas que ela preferiu gravar de forma mais natural pra ser fácil de vocês aprenderem e ensinarem suas moças.
Pra quem não sabe o que significa "falsete", segue uma breve explicação do Wikipedia:

"Falsete ( do italiano falsetto = "tom falso") é o registro vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (não natural, por isso "falso"), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de frequência acústica natural (tessitura) (...) Bem empregada, com conhecimento e domínio, confere efeitos especiais admiráveis e, portanto, beleza adicional ao canto."

Outra coisa que também me questionaram muito, sobre o ritmo (batida) das músicas. Me perguntaram se são apropriados usar no domingo. No site americano da mutual, tem uma pequena frase que é de grande importância:

Ou seja, nem todos os hinos são apropriados para se cantar no domingo devido ao espírito de reverência que deve ser mantido. Porém, podem ser cantados nas mutuais e outras atividades.
Nas reuniões dominicais das moças, deve-se também ser cantado com as moças os hinos do hinário OFICIAL da Organização das Moças que é o Canto do Coração, o qual já compartilhei no blog os áudios (post aqui).
Para finalizar, se ainda ficou alguma dúvida, sugiro que procurem seus líderes locais, entrem nos sites OFICIAIS da igreja e orem sobre o assunto.

3 comentários:

  1. Muito bem colocado a questão do cd que é vendido e as músicas oficiais, algumas pessoas confundem. Só um detalhe sobre o domingo, o lembrete do site refere-se as reuniões sacramentais, não do domingo todo, pois alguns hinos por serem mais animados não são recomendados para este momento de reverência.

    ResponderExcluir
  2. Uma das tontas, me ajude! Please!! Estou necessitando de umas partituras (aquelas pra ser tocadas em piano)de uns hinos das mutuais. Onde encontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, também estou procurando, mas não tenho tido êxito.

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.