As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Excelência das Moças - Ala Santa Tereza (Taboão da Serra-SP)

Meninas,
No 21/11/2015 (sábado), aconteceu a Excelência das Moças de minha ala. Tenho muitas coisas pra compartilhar em relação a essa atividade.
Vou começar dizendo que estávamos com sérias dificuldades de fazer as moças terem o desejo e cumprirem as metas do Progresso Pessoal. Eu me reuni com as moças em uma das sessões de cinema que fazia em minha casa. Conversei com elas sobre o que é a Excelência das Moças, deixei bem claro que elas não teriam o que apresentar porque não estavam fazendo as metas ou quando faziam não relatavam no diário e nos passava (liderança).
Então lhes mostrei o manual de aulas desse ano, expliquei que no término de cada aula tinham algumas sugestões de aulas. As tabelas que já compartilhei no blog da Adriana Vicente Bigheti (Sumaré-SP) me ajudaram muito!
Falei que elas podiam escolher um dos temas mensais de aula, estudar as aulas daquele mês e cumprir com todas as metas sugeridas nas aulas e projetos. Elas teriam que fazer isso até o dia da Excelência das Moças que inicialmente seria em dezembro. Então elas teriam quase 3 meses para se prepararem.
No dia da atividade elas teriam que montar em uma sala tudo relativo aos estudos, metas e projetos. Por exemplo, o mês de novembro fala sobre autossuficiência espiritual e material, então a moça que escolhesse esse tema poderia aprender técnicas de armazenamento, participar de algum curso de autossuficiência, montar um kit de 72 horas, disponibilizar uma lista da região onde tem cursos gratuitos e participar de aulas. E no dia da Excelência ela iria decorar uma sala com as garrafas que fizesse, poderia dar uma aula sobre armazenamento, expor algo que tivesse aprendido em algum curso da região e por aí vai.
Então a Excelência teria uma breve abertura com prelúdio, hino, oração, mensagem da presidente das moças com uma breve explicação sobre a Excelência e o Progresso Pessoal (os pais da maioria de nossas moças não são membros da igreja ou estão inativos), hino especial, breve explicação sobre as metas e projetos trabalhados pelas moças, hino e oração. Depois os membros iriam andar pela capela e escolher quais salas iriam entrar.
As moças iriam apresentar suas metas, projetos e prestar seus testemunhos.
Elas gostaram da ideia, acharam super bacana porque algumas de nossas moças estudam em escolas públicas onde os alunos devem fazer workshops. Então elas viram a oportunidade de trazer "técnicas" que usam na escola, para a igreja.
Duas pediram para fazerem sozinhas, todas as demais escolheram fazer em dupla. Então cada uma seria responsável por ajudar e cobrar a outra. O que na teoria era perfeito!
Cada moça ficaria responsável por arrumar sua sala e se precisasse de algum material, deveria entrar em contato com a liderança solicitando o material. E nós da presidência, ao longo dos 3 meses, deveríamos acompanhar de perto as metas e projetos.
Porém, fiz minha viagem para Curitiba no final de setembro e só voltei no final de outubro. Nesse período que fiquei fora, o restante da presidência não acompanhou as metas e projetos. Através das redes sociais, tentei entrar em contato diariamente com as moças, perguntando se estavam cumprindo com as metas, pensando na decoração da sala, fazendo os projetos, quais as dificuldades. Mas apenas uma moça me respondeu durante esse período que eu estive fora. E uma moça de uma das duplas tirou duvidas com a presidente porque ela ainda não entendia muito bem o Progresso Pessoal, pelo fato de ter sido batizada uma semana antes de minha viagem.
Eu não me preocupei, porque achei que elas estavam tendo o acompanhamento da presidência, porém, quando cheguei de viagem, recebi a noticia que não tínhamos nenhum orçamento, que a Excelência de dezembro tinha mudado para novembro (três semanas após meu retorno), que as moças não estavam cumprindo com suas designações e que ninguém havia ensaiado os hinos que deixei listado. Moral? Tive que correr feito uma doida e mudar a programação.rsrsrsrs
Outra coisa que nem vou me aprofundar, mas que fez com que tivesse grande alteração na programação da atividade, é que antes de eu viajar, tínhamos 15 moças ativas e quando voltei. Metade delas estavam inativas. Então tive que tentar me virar com as que sobraram ativas. Ah, nesse meio tempo também tive a surpresa de chegar na capela e ver uma moça que se batizou, a secretária havia sido desobrigada e chamada uma outra.rsrsrsrs
Então no primeiro domingo de meu retorno, reuni as moças na abertura dominical (para que elas não fugirem) e perguntei se iriam participar da atividade. Pois não dava pra fazer Excelência sem metas e projetos para apresentar e principalmente sem moças. Todas disseram que iriam fazer suas partes para a atividade.
Então preparei um cartaz para colar no painel de anúncios da capela, imprimi pequenos para entregar para todos os membros da ala, divulguei no Facebook da ala e avisei no grupo da ORM da estaca. Por causa da correria, fiz um cartaz bem básico:


Fiz tudo isso duas semanas antes da atividade e reforcei o anúncio uma semana antes da atividade.
Com muito sacrifício o bispado liberou R$ 100,00 de orçamento pra fazermos tudo! Então comprei bexigas nas cores dos valores, papel crepom, fitilhos nas cores dos valores e doces.
Na sexta-feira que antecedeu a atividade, as moças vieram para a minha casa no começo da noite para me ajudarem a adiantar o máximo de coisas possíveis para a atividade e no sábado pela manhã fomos para a capela juntas arrumar.
O que teve outras mudanças, pois nós iriamos colocar pompom pendurados por todo o salão cultural. Mas não foi possível e ainda erramos o papel. Pois os pompons são feitos com papel seda e nós fizemos de crepom.
Bom, a primeira coisa que fizemos foi colar logo na entrada as bandeirinhas de "Sejam Bem-Vindos" (post com arquivo). Eu não tenho foto porque esqueci de tirar.

Nos corredores da capela, as moças colaram as fotos das atividades que tivemos ao longo do ano, tinham fotos da entrada até o salão:


Assim que os membros chegavam no salão cultural, tinha na porta as bandeirinhas escrito "Excelência das Moças" (post com arquivo). Também não tenho foto desse momento.
Nosso salão cultural tem uma cortina que faz a divisão do salão sacramental, então nessa cortina, colocamos tiras de crepom dobradas. Infelizmente eu não tirei fotos da cortina, mas nessa foto vai dar pra entender como fizemos.
Nós mesclamos uma tira no valor e outra com dois valores, não foi nossa intensão fazer as tiras de duas coras, mas o papel tinha acabado. E o resultado ficou lindo!



Na frente dessa "cortina" nós colocamos uma mesa grande onde ficou os refrigerantes, pirulitos personalizados e bolo salgado:



Acabei por esquecer de tirar foto dos pirulitos prontos, mas coloquei o rótulo da Excelência que compartilhei no blog (post aqui). Os pirulitos foram colocados em um piruliteiro de MDF que comprei super baratinho dois dias antes, então não deu tempo de pintar:



Nas mesas também coloquei essas caixinhas (post com arquivo) que foram surpresas para as moças. Fiz antes delas virem pra casa, dentro coloquei muitos doces e personalizei com as fotos das moças que disseram que iriam participar:



Dentro das caixinhas também coloquei cartinhas que escrevemos a mão para cada moça. Usei o papel pautado que montei (post com arquivo):


No palco, montamos a história da Organização das Moças, colocamos as plaquinhas para tirar fotos, manuais de aulas, Progressos Pessoais, medalhões, pingentes e afins.


 Posts com arquivos das plaquinhas: aqui e aqui





Eu tinha montado umas plaquinhas que iriamos usar na decoração. Uma moça tinha dado a ideia de fazermos um corredor suspenso.
Iriamos amarrar no teto um fio de nylon que no meio teria a plaquinha com cada um dos valores e logo abaixo um pompom grande e mais um ou dois pompom pequenos na cor do valor e na ponta teriam tiras de fitilho. Ao todo seriam quatro valores de cada lado.
Mas acabou dando tudo errado, então uma moça achou legal colocar as plaquinhas em cima do palco, mas vocês podem suar as plaquinhas em outros vários lugares.
O arquivo em PDF eu modifiquei para que fique como plaquinhas mesmo, ao contrário do que ficou na foto:



Colocamos no púlpito móvel que usamos, flores de crepom nas cores dos valores, só faltou virtude porque não achei:


Nós chegamos a fazer dois grandes que colocamos as cores dos valores, ficaram lindas, mas não tiramos foto também... muito triste...
Fiz um arquivo bem legal com um resumo da programação que seria entregue para todos que chegasse afim de participar da atividade. E para os pais das moças, montei um outro livreto com o roteiro da apresentação e fotos de todas as atividades que fizemos durante o ano, indicando qual meta ou projeto pode ser feito na atividade e no final, coloquei as fotos de todas as moças indicando qual classe pertencem. Como na ala tem uma moça que a mãe não deixa ela se batizar, também coloquei a foto dela no jornalzinho e escrevi que ela espera ansiosamente o dia do batismo:





Cada moça recebeu um livreto com a mesma capa e contra-capa, mas no delas só tinha a programação e os hinos a serem cantados.
Após a breve abertura (hino, oração, mensagem da presidente, testemunho de duas moças, hino e oração), cada moça ou dupla foi para sua respectiva mesa. Ficaram duas de cada lado do salão, e os poucos membros foram passando nas mesas e as moças explicaram sobre suas metas e prestaram seus testemunhos:

Hemilly _______________________________________________

A Hemilly falou sobre autossuficiência material e espiritual. Mostrou armazenamento, artesanato e falou sobre o curso que está fazendo na Etec e suas metas de estudo.


Thalia e Tamires_______________________________________

As meninas falaram sobre a expiação de Jesus Cristo e fizeram uma maquete maravilhosa!


 Elas usaram um pedaço de papelão, onde pintaram com guache verde a "grama" e no meio fizeram um caminho com areia. Colaram pedras brancas de aquário onde puderam a gravura de Jesus Cristo orando colada em um pedaço de isopor:



As árvores foram um espetáculo à parte! Elas fizeram com arame, enrolaram com crepom marrom umedecido em cola branca:


As folhas, são bucha vegetal pintadas com guache verde escuro e claro e coladas com cola quente.
Fiquei fascinada com a criatividade delas e perguntei de onde tiraram a ideia das árvores, uma delas disse que uma colega da escola havia feito o mesmo em um trabalho de ciências.
No final elas me deram uma das árvores! Só não posso compartilhar a foto agora porque minha máquina quebrou e no dia da atividade, acabei esquecendo de tirar a foto só da árvore pronta.

Janaina_____ _________________________________________

A Janaina acabou trabalhando dois valores. Então falou sobre Natureza Divina e um pouco de autossuficiência.

Na mesa dela tinha um cofrinho onde ela está guardando dinheiro para o EFY, daí ela falou sobre aprender a economizar e também tinha os desenhos que ela fez como projeto de Natureza Divina:


A sensação da mesa da Janaina foram essas garrafinhas:


Ela havia visto na internet essa foto da galáxia dentro da garrafinha:


Tentou fazer com tubetes, mas não conseguiu. Então me lembrei que tinha em casa algumas garrafinhas que a Renata Honorio (São Paul-SP) havia me dado. Elas foram a alegria da Janaina!
Para montar essas garrafinhas super legais, é bem fácil! Basta colocar cola de EVA transparente (liquida) até metade da garrafinha, depois coloca algodão, glitter e se desejar deixar colorido, colocar algumas gotinhas de corante.
No final da atividade ganhei a garrafinha branca!

Jéssica e Jaqueline______________________________________

A Jéssica e a Jaqueline montaram uma mesa sobre a família e colocaram fotos de suas família e falaram sobre a importância de se prepararem para casar-se no templo.



A flor no meio da mesa, é a de crepom que fizemos nas cores dos valores. E o quadro bordado do templo, foi um que ganhei em um amigo secreto alguns anos atrás da Sâmia Andréia (Fortaleza-CE).


Não quero falar sobre a atividade em si porque infelizmente foi uma atividade que deixou as moças muito desgostosas com os membros da ala. Pois só foram para a atividade os pais de 3 moças, metade do bispado e mais ninguém da ala.
Nós temos muitas moças que não tem a família na igreja e eles não foram prestigiá-las, elas choraram durante toda a atividade. E vê-las chorando por decepção, partiu meu coração.

5 comentários:

  1. Oi...queria dizer que a atividade foi linda!!! Os trabalhos apresentados, as metas atingidas pelas moças...o esforço e a disposição das líderes!! Estão todas de parabéns!!! Sei que foi difícil pelo apoio, ou melhor, pela falta dele, mas não fiquem tristes...o SENHOR olha para o coração, lembrem-se disso. Bjs Rebeca.

    ResponderExcluir
  2. Oi...queria dizer que a atividade foi linda!!! Os trabalhos apresentados, as metas atingidas pelas moças...o esforço e a disposição das líderes!! Estão todas de parabéns!!! Sei que foi difícil pelo apoio, ou melhor, pela falta dele, mas não fiquem tristes...o SENHOR olha para o coração, lembrem-se disso. Bjs Rebeca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca,
      As moças ficaram bem tristes, mas sei que não fizemos essa atividade para os membros, mas para as próprias moças.
      O triste foi que toda a presidência das moças foi desobrigada no dia seguinte.rsrsrrss

      Excluir
  3. Oh Mi infelizmente acontecem essa coisas. Mais não tenho dúvida que os anjos do Senhor estavam prestigiando e reconhecendo os esforços de cada Moça e líderes. Fiquei emocionada de vê o empenho e uma atividade tão bem organizada. Parabéns a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Eu adorei os preparativos e o melhor foi que as moças fizeram a parte delas. O que foi muito bom porque incentivou elas a fazerem as metas.
      Agora o desafio da nova presidência é convence-las de participar do Novos Inícios, pois elas não querem passar pelo mesmo.

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.