Pessoal,
Seguem os recursos que preparei para cada aula:
Como ainda estou com algumas aulas atrasadas, acabei juntando as duas lições e fazendo a brincadeira do Scripture Man:
Algumas aulas atrás meus alunos questionaram essa questão da mão direita, daí hoje decidi fazer a pergunta para eles. Achei dois materiais na internet que pode ajudar vocês caso seus alunos façam o mesmo questionamento:
Para essa aula preparei uma atividade chamada "Quem Sou Eu?", pois durante as revelações o Senhor chama 6 homens para servirem uma missão. Então montei um cartaz com impressão frente e verso. Onde na frente era uma silhueta e na parte de trás a foto e nome do "missionário".
Quando eles chegaram na sala a lousa já estava preparada com os cartazes dessa forma:
Após a abertura, expliquei a atividade: Eu começaria pela ordem (missionário 1), daí li algumas informações sobre a pessoa e eles teriam que adivinhar quem era. A dupla que quisesse chutar o nome da pessoa, levantava a mão e respondia. Quem adivinha-se o nome primeiro recebia uma folha com perguntas sobre os versículos que foram revelados para aquela pessoa.
Enquanto essa dupla respondia, eu virava a folha com a foto e nome do personagem e lia o restante das informações daquele missionário e respondia alguma dúvida que eles tinham.
Depois passava para o missionário seguinte e fazia a mesma coisa até alguém acertar.
Como tinham 6 missionários e eu tinha 4 duplas, significa que sobraram dois missionários. Então assim que uma duplas terminava de responder a folha, eles entraram na brincadeira novamente. O que fez com que duas duplas pegassem duas folhas de perguntas.
A brincadeira não teve o intuito de ganhar ou perder.
No final a lousa ficou dessa forma:
Metade dos perfis não tem foto porque não existe nenhum foto deles que seja considerada oficial.
Segue os cartazes que montei com o frente e verso:
O arquivo com os tópicos que fui citando para eles adivinharem quem era o missionário pode ser baixado aqui. Para montar os tópicos, usei informações do próprio manual do professor e do site oficial da igreja chamado The Joseph Smith Papers que infelizmente não tem em português. Acabei fazendo uma tradução dos perfis: David Whitmer, Peter Whitmer Junior, John Whitmer, Thomas B. Marsh, Parley P. Pratt e Ziba Peterson.
E a folha que montei para eles responderem foram com questões do manual do professor. Vocês podem baixar aqui.
No final da aula pedi que na ordem eles falassem o que aprenderam sobre cada missionário. E depois que cada um escolhesse uma escritura e dissesse porque ela serve para nossos dias.
Essa parte vou dizer que foi um poço de risadas e experiências. Vou compartilhar a sabedoria deles:
Como hoje foi feriado e dei aula para tirar o atraso do calendário, montei uma atividade de Passa ou Repassa (arquivo aqui). Os jovens de minha ala tem adorado fazer atividades com torta na cara.
Depois entreguei mais um cartão para eles guardarem em suas escrituras que montei no site Canva:
Essa foi a versão que entreguei para eles onde substitui o nome do Orson pelo nome de cada aluno:
Eu imprimi os cartões em papel fotográfico, 9 por folha A4.
Assim que eles foram embora montei no site Canva um cartaz avisando qual a designação de leitura da próxima aula e enviei no grupo do Messenger, porém me enrolei e acabei montando um segundo cartaz:
Eu dou aula na minha casa, porém essa dei na capela o que foi perfeito para a dinâmica que preparei. Montei um jogo de "Qual é a Escritura?".
Dei a aula na sala da Primária e colei os cartões na lousa da Sociedade de Socorro (a sala mais longe da Primária). Na lousa separei os cartões por seção.
Na sala onde dei a aula, dividi os alunos em 3 grupos de 4, cada grupo escolheu um nome e um jovem para correr até a outra sala para pegar o cartão da escritura. Esse jovem deveria prestar atenção à qual seção o cartão pertencia.
Esses foram os cartões que preparei:
O grupo tinha que adivinhar qual o versículo e anotar no cartão, se acertassem qualquer membro do grupo corria para pegar outro cartão e eu colava o cartão na lousa próximo ao nome do grupo para depois contar os pontos.
Esse foi o resultado:
Depois da dinâmica, lemos alguns dos versículos, conversamos sobre o ensinamento contido e li algumas citações que faziam parte da aula (arquivo aqui). Também entreguei um cartão com um versículo da aula em que substitui o nome deles:
Eu imprimi 9 por folha A4 em papel fotográfico.
Também montei um cartão com uma citação da aula:
Esse cartão eu imprimi em papel vergê no tamanho de 4 por folha A4.
Depois da aula enviei no grupo do Messenger o cartaz sobre a designação de leitura da aula seguinte:
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Seguem os recursos que preparei para cada aula:
Lição 35 - Doutrina e Convênios 29:1-29
Lição 36 - Doutrina e Convênios 29:30-50
Como ainda estou com algumas aulas atrasadas, acabei juntando as duas lições e fazendo a brincadeira do Scripture Man:
Depois montei no site Canva um cartaz com o ranque:
No dia seguinte entreguei para o primeiro colocado um pacote de bolacha recheada e para o segundo e terceiro um pacote de pão de mel.
- Lado Direito de Deus - Wikipédia
- O Simbolismo do lado “direito” nas Escrituras - Mais Fé
Ambos sites não são oficiais da igreja, mas as respostas condizem.
Outra coisa que acabei achando por acaso, foi a Oração Dedicatória feita pelo apóstolo Ezra Taft Benson em uma visita ao Brasil, abrindo o "campo para a ceifa" e como nessa aula falou muito sobre isso, acabei imprimindo e entregando para os jovens lerem em casa.
Vocês podem acessar a oração no site oficial da igreja nesse link aqui e baixar o arquivo para impressão aqui.
Como estou sem celular e não consigo enviar as fotos dos quadros de aula, comecei a preparar no site Canva cartazes que avisam sobre a próxima aula, daí envio no grupo do Messenger o arquivo todas as noites logo depois que eles vão embora e no dia seguinte pela manhã:Outra coisa que acabei achando por acaso, foi a Oração Dedicatória feita pelo apóstolo Ezra Taft Benson em uma visita ao Brasil, abrindo o "campo para a ceifa" e como nessa aula falou muito sobre isso, acabei imprimindo e entregando para os jovens lerem em casa.
Vocês podem acessar a oração no site oficial da igreja nesse link aqui e baixar o arquivo para impressão aqui.
Domínio Doutrinário - O Plano de Salvação (Parte 3)
Lição 37 - Doutrina e Convênios 30
Como estou tendo muitos problemas com meus alunos em relação a respeito de uns com os outros e irreverência, acabei usando boa parte da aula para elaborar um projeto com eles que irei compartilhar posteriormente no blog.
O pouco tempo que sobrou para a aula, pedi que montassem o quebra-cabeças do Plano de Salvação que usei em uma aula posterior.
Entreguei para as duplas um quebra-cabeças do Plano de Salvação e dei alguns minutos para eles montarem:
Na aula anterior (publicação aqui) eles demoraram para montar e colocaram algumas partes fora de ordem, já hoje conseguiram montar perfeitamente. Daí perguntei o que sentiram enquanto estudaram sobre o Plano de Salvação em casa.
Lemos a única escritura de Domínio Doutrinário de Doutrina e Convênios do tópico. Depois entreguei para eles o adesivo que montei do mapa geográfico onde Joseph Smith recebeu cada revelação das escrituras de Domínio Doutrinário (publicação com arquivo aqui). Eu imprimi praticamente um de cada modelo para que eles pudesse escolher:
Depois que eles foram embora, montei um cartaz no site site Canva e enviei no grupo do Messenger avisando sobre o estudo da próxima aula:
Lição 38 - Doutrina e Convênios 31-32
Para essa aula preparei uma atividade chamada "Quem Sou Eu?", pois durante as revelações o Senhor chama 6 homens para servirem uma missão. Então montei um cartaz com impressão frente e verso. Onde na frente era uma silhueta e na parte de trás a foto e nome do "missionário".
Quando eles chegaram na sala a lousa já estava preparada com os cartazes dessa forma:
Após a abertura, expliquei a atividade: Eu começaria pela ordem (missionário 1), daí li algumas informações sobre a pessoa e eles teriam que adivinhar quem era. A dupla que quisesse chutar o nome da pessoa, levantava a mão e respondia. Quem adivinha-se o nome primeiro recebia uma folha com perguntas sobre os versículos que foram revelados para aquela pessoa.
Enquanto essa dupla respondia, eu virava a folha com a foto e nome do personagem e lia o restante das informações daquele missionário e respondia alguma dúvida que eles tinham.
Depois passava para o missionário seguinte e fazia a mesma coisa até alguém acertar.
Como tinham 6 missionários e eu tinha 4 duplas, significa que sobraram dois missionários. Então assim que uma duplas terminava de responder a folha, eles entraram na brincadeira novamente. O que fez com que duas duplas pegassem duas folhas de perguntas.
A brincadeira não teve o intuito de ganhar ou perder.
No final a lousa ficou dessa forma:
Metade dos perfis não tem foto porque não existe nenhum foto deles que seja considerada oficial.
Segue os cartazes que montei com o frente e verso:
O arquivo com os tópicos que fui citando para eles adivinharem quem era o missionário pode ser baixado aqui. Para montar os tópicos, usei informações do próprio manual do professor e do site oficial da igreja chamado The Joseph Smith Papers que infelizmente não tem em português. Acabei fazendo uma tradução dos perfis: David Whitmer, Peter Whitmer Junior, John Whitmer, Thomas B. Marsh, Parley P. Pratt e Ziba Peterson.
E a folha que montei para eles responderem foram com questões do manual do professor. Vocês podem baixar aqui.
No final da aula pedi que na ordem eles falassem o que aprenderam sobre cada missionário. E depois que cada um escolhesse uma escritura e dissesse porque ela serve para nossos dias.
Essa parte vou dizer que foi um poço de risadas e experiências. Vou compartilhar a sabedoria deles:
- D&C 30:1 - Uma moça e um rapaz escolheram essa escritura e falaram sobre a importância de colocarmos o Senhor em primeiro lugar e sempre ouvir os líderes, não o achismo dos outros;
- D&C 31:2 - Uma moça que não tem a família na igreja e sofre muito com eles tanto pelas escolhas deles como por ser julgada por ser membro da igreja, disse que esse versículo foi um conforto para o coração dela porque pela manhã tinha tido uma experiência muito ruim com o irmão mais velho que estava bêbado. E que ao estudar a aula, tinha sentido o Senhor falando com ela e confirmando algo que Ele já havia lhe revelado anteriormente. Outra moça citou o caso de jovens que vão servir missão que seus familiares não são membros da igreja, acabamos inclusive falando sobre um rapaz de nossa ala que atualmente está servindo a missão Porto Alegre Norte e que sua mãe é totalmente contra;
- D&C 31:9 - Um rapaz que estava com medo de ir para casa por conta das notas que tirou na escola falou que chegaria em casa e leria para a mãe essa escritura pra tentar amansar ela. Só que ele só lembrou do trecho "Governa tua casa com mansidão". Daí eu falei pra ele que ela retornaria com o trecho "e sê firme.".rsrsrsrsrss Por fim ele desistiu de tentar amansar a mãe e entendeu que o gesto dela é a preocupação para que ele tenha um bom futuro;
- D&C 31:12-13 - Uma moça compartilhou a importância da oração e de lembrarmos que o Senhor sempre estará ao nosso lado.
Conversamos brevemente sobre os desafios que virão na época de irem servir como missionários de tempo integral.
Como estava com o tempo muito curto, não entreguei no dia para eles, mas montei no site Canva cartões com algumas escrituras da aula para que eles guardem. No caso substitui o nome do versículo pelo deles.
Vou compartilhar dois modelos com vocês, o que está como em Doutrina e Convênios e o modelo para escreverem o nome de seus alunos. Só fiquem atentos porque alguns estão na versão feminina e masculina. Outra coisa, quando na escritura tem apenas o primeiro nome, coloco apenas o primeiro nome do meu aluno, quando tem o nome completo, coloco o nome completo do aluno:
Eu imprimo todos os cartões em papel fotográfico no tamanho de 9 cartões por folha A4 porque fica pequeno, mas legível e fácil para eles guardarem dentro das escrituras.
Também montei um cartão com uma citação da aula:
Imprimi o cartão em papel vergê no tamanho de 4 por folha A4.
Como estava com o tempo muito curto, não entreguei no dia para eles, mas montei no site Canva cartões com algumas escrituras da aula para que eles guardem. No caso substitui o nome do versículo pelo deles.
Vou compartilhar dois modelos com vocês, o que está como em Doutrina e Convênios e o modelo para escreverem o nome de seus alunos. Só fiquem atentos porque alguns estão na versão feminina e masculina. Outra coisa, quando na escritura tem apenas o primeiro nome, coloco apenas o primeiro nome do meu aluno, quando tem o nome completo, coloco o nome completo do aluno:
Eu imprimo todos os cartões em papel fotográfico no tamanho de 9 cartões por folha A4 porque fica pequeno, mas legível e fácil para eles guardarem dentro das escrituras.
Também montei um cartão com uma citação da aula:
Imprimi o cartão em papel vergê no tamanho de 4 por folha A4.
Depois que eles foram embora, montei no site Canva um cartaz e enviei no grupo do Messenger para lembrá-los do estuda da próxima aula:
Lição 39 - Doutrina e Convênios 33-34
Como hoje foi feriado e dei aula para tirar o atraso do calendário, montei uma atividade de Passa ou Repassa (arquivo aqui). Os jovens de minha ala tem adorado fazer atividades com torta na cara.
Depois entreguei mais um cartão para eles guardarem em suas escrituras que montei no site Canva:
Essa foi a versão que entreguei para eles onde substitui o nome do Orson pelo nome de cada aluno:
Eu imprimi os cartões em papel fotográfico, 9 por folha A4.
Assim que eles foram embora montei no site Canva um cartaz avisando qual a designação de leitura da próxima aula e enviei no grupo do Messenger, porém me enrolei e acabei montando um segundo cartaz:
Lição 40 - Doutrina e Convênios 35
Lição 41 - Doutrina e Convênios 36-37
Eu dou aula na minha casa, porém essa dei na capela o que foi perfeito para a dinâmica que preparei. Montei um jogo de "Qual é a Escritura?".
Dei a aula na sala da Primária e colei os cartões na lousa da Sociedade de Socorro (a sala mais longe da Primária). Na lousa separei os cartões por seção.
Na sala onde dei a aula, dividi os alunos em 3 grupos de 4, cada grupo escolheu um nome e um jovem para correr até a outra sala para pegar o cartão da escritura. Esse jovem deveria prestar atenção à qual seção o cartão pertencia.
Esses foram os cartões que preparei:
O grupo tinha que adivinhar qual o versículo e anotar no cartão, se acertassem qualquer membro do grupo corria para pegar outro cartão e eu colava o cartão na lousa próximo ao nome do grupo para depois contar os pontos.
Esse foi o resultado:
Depois da dinâmica, lemos alguns dos versículos, conversamos sobre o ensinamento contido e li algumas citações que faziam parte da aula (arquivo aqui). Também entreguei um cartão com um versículo da aula em que substitui o nome deles:
Eu imprimi 9 por folha A4 em papel fotográfico.
Também montei um cartão com uma citação da aula:
Esse cartão eu imprimi em papel vergê no tamanho de 4 por folha A4.
Depois da aula enviei no grupo do Messenger o cartaz sobre a designação de leitura da aula seguinte:
As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Olá Michele, maravilhosas suas dicas para as aulas, me tira uma dúvida, o Scripture Man, que voce fez nas aulas de D&C 29, como aplicou? Durante a aula ou depois da aula?
ResponderExcluirEu uso como aula.
Excluir