As Tontas Vão ao Céu

domingo, 14 de abril de 2019

Lições 30 à 34 - Doutrina e Convênios (seminário diário)

Pessoal,
Seguem os recursos que usei nas aulas dessa semana:

Lição 30 - Doutrina e Convênios 22-23
Lição 31 - Doutrina e Convênios 24 e 26

Para essa aula, preparei uma apresentação de slides, onde em alguns slides tem efeitos especiais:



Lição 32 - Doutrina e Convênios 25

Eu dei as lições 32 e 33 no mesmo dia, mas vou compartilhar separadas por conta dos recursos. Usei os primeiro 30 minutos da aula nessa lição e os 30 minutos restantes na outra lição.
Deixei preso na lousa algumas gravuras para nos lembrar de Emma Smith:




Essas gravuras foram salvas no site oficial da igreja e podem ser encontradas no livro de gravuras que são vendidos nas lojinhas dos templos.
Na abertura, não cantamos hino porque reservei um bem especial para o final da aula.
Também preparei slides que foram usados durante a aula:



Durante os slides fizemos a atividade sugerida no manual:



Montei no site Canva um cartão que vocês podem dar em sua aula, eu acabei não usando esse recurso na minha:


Também montei um cartão sobre a escritura que fala sobre o canto no site Canva:





Eu imprimi o último modelo, 4 por página em papel vergê e no verso colei um pirulito de coração.
Após os slides, passei um vídeo pequeno, mas muito lindo sobre Emma Smith:


Link do Youtube - "Uma Mulher Eleita"
Link do Site da Igreja - “Uma Mulher Eleita”

Após o vídeo entreguei adesivos para eles colarem nas escrituras. Um dos alunos me mandou a foto de como ficou a dele:


Para montar os adesivos, usei essas gravuras:




A primeira gravura tem muito preto, então não ficou boa nas escrituras porque cobre as letras. As moças amaram a segunda gravura e eu usei a terceira nas minhas escrituras. No arquivo que montei elas estão em um tamanho um pouco maior, para que possa cobrir toda a seção (igual na foto), assim quando eles abrirem as escrituras podem lembrar-se que aquela seção fala de Emma Smith.
Vocês podem baixar o arquivo aqui.
Vou compartilhar com vocês como fiz os adesivos... Comprei na Kalunga um pacote de papel adesivo transparente tamanho Carta:

Montei o arquivo e quando fui imprimi, mudei a qualidade para alta e escolhi o papel de saída como tamanho Carta. Essa opção fica na Propriedades da Impressora quando abrirem a caixa de impressão:

Por fim é só recortar e colar nas escrituras.
No final da aula (depois de falar sobre a Seção 27) passei esse vídeo de um hino lindo que fala sobre Emma Smith e que foi cantado em português pela Suelen Rebecca que tem uma voz divina:



Na lição também dá a sugestão de assistir esse vídeo, eu optei por não assistir porque é muito longo e fugiria no tempo que tinha disponível:



Lição 33 - Doutrina e Convênios 27

Eu tinha separado várias partes do manual para usar na aula, mas como o tempo ficou curso, fiz o seguinte:
  1. Conversamos sobre o sacramento: o motivo de Joseph Smith ter recebido essa revelação, a Palavra de Saberia (revelação posterior), o motivo pelo qual partilhamos do sacramento;
  2. O Senhor tomará o sacramento novamente - foi um relevo;
  3. A armadura de Deus.
Para o último tópico, entreguei uma folha de atividade para eles fazerem em casa e trazerem no dia seguinte.
Acabei fazendo três modelos diferentes do arquivo, daí fica a critério de vocês sobre qual usar com sua turma:


















Eu imprimi o último arquivo porque iria fazer a dinâmica em dupla na sala, mas como o tempo da aula já tinha acabado, eu entreguei uma folha para cada aluno e pedi que eles fizessem em casa e trouxessem na aula seguinte.
No dia seguinte quando os jovens trouxeram a atividade e conversamos sobre a armadura de Deus, foquei um pouco no escudo da fé, onde eles deram alguns exemplos e comprei para eles sobre uma moça da igreja chamada Elizabeth Smart que foi sequestrada  2002 em casa enquanto dormia. Na época ela tinha apenas 14 anos. Ela ficou com o sequestrador e a esposa por 9 meses, sendo estuprada todos os dias, passou fome, sede e por vezes ele fazia ela beber vinho.
Mas no documentário feito pelo Canal A&E ela mesma conta que alguns dias se questionava se alguém à encontraria, mas durante todo esse período ela orou e quando foi inspirada, seguiu a orientação do Espírito sobre o que deveria fazer para que fosse resgatada. E foi isso que salvou sua vida. A forma como tudo aconteceu para que ela fosse encontrada é incrível!
O documentário é feito de dois episódios que infelizmente estão disponíveis temporariamente no canal do A&E do Youtube:






De qualquer forma, vocês encontram muito mais informações na internet em português porque na época foi um caso que repercutiu muito nos EUA. Tem dois filmes que contam sobre a história dela, um deles se chama "Eu Sou Elizabeth Smart" e o outro "Elizabeth Smart - A História de um Sequestro", sendo o primeiro produzido e narrado por ela.
Ela também escreveu um livro chamado "My Story" em 2013. E posteriormente outro livro que em português é vendido com o nome "Eu Escolhi Viver".
No final do vídeo do A&E, ela conta que não sabe porque tudo isso aconteceu com ela, mas que escolheu seguir em frente. Daí ela conta que decidiu servir uma missão e como conheceu o marido. E mostra a família dela, atualmente ela tem duas filhas.
Usei a história dela pra mostrar para os jovens que as vezes algumas coisas ruins irão acontecer conosco por consequência de uma escolha errada de outra pessoa, mas que não devemos deixar-nos abater pelas coisas ruins, que temos que ter a mesma fé da Elizabeth de escolher seguir em frente e ser feliz.
A segunda parte é muito boa quando ela fala que depois de tudo isso, ela ainda criou uma ONG em 2011 pra ajudar vítimas de crimes sexuais com foco em crianças e adolescentes. A ONG chama-se Elizabeth Smart Foundation.

Também montei adesivos para as escrituras:




Vou compartilhar com vocês como fiz os adesivos... Comprei na Kalunga um pacote de papel adesivo transparente tamanho Carta:

Montei o arquivo e quando fui imprimi, mudei a qualidade para alta e escolhi o papel de saída como tamanho Carta. Essa opção fica na Propriedades da Impressora quando abrirem a caixa de impressão:

Por fim é só recortar e colar nas escrituras.

No blog tem uma publicação com um arquivo muito legal que vocês podem usar nessa aula: Publicação da armadura de Deus.
Na internet também achei outros recursos legais:







Lição 34 - Doutrina e Convênios 28

Coloquei na lousa uma gravura do Profeta Russell M. Nelson.
Segui a aula conforme algumas anotações do manual do professor, depois entreguei para as moças o discurso "Vem e Segue-Me" e para os rapazes  discurso "Podemos Agir Melhor e Ser Melhores". Ambos discursos do Profeta Russell M. Nelson da última conferência (abril de 2019). Pedi que lessem e escolhessem uma frase que se destacou para eles. Essa tarefa pedi para fazerem em casa e trazerem na próxima aula.

As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.