As Tontas Vão ao Céu

sábado, 6 de abril de 2019

Lições 20 à 29 - Doutrina e Convênios (seminário diário)

Pessoal,
Seguem mais alguns recursos que preparei para as aulas do seminário diário:

Lição 20 - Doutrina e Convênios 14-16
Lição 21 - Doutrina e Convênios 17
Lição 22 - Doutrina e Convênios 18:1-16
Lição 23 - Doutrina e Convênios 18:17-47
Lição 24 - Doutrina e Convênios 19:1-22
Lição 25 - Doutrina e Convênios 19:23-41
Lição 26 - Doutrina e Convênios 20:1-36
Lição 27 - Doutrina e Convênios 20:38-67
Lição 26 - Doutrina e Convênios 20:37, 68-84

Como estou com aulas atrasadas, para tirar um pouco desse atraso, montei perguntas e respostas para serem usadas em uma atividade de torta na cara:
Como nunca fiz esse tipo de brincadeira, tive que perguntar para uma amiga como poderia fazer "a torta", ela me indicou comprar chantilly em caixa para bater na batedeira, mas esqueceu de me avisar que ele deve estar gelado por pelo menos 12 horas e como eu tinha comprado na parte da tarde do dia da aula, acabei trocando a brincadeira por Scripture Man. E dividi a aula em duas partes, trabalhei das Seções 14 à 18 e deixei para a aula seguinte as Seções 19-20.
Seguem os arquivos caso queiram fazer o jogo de Scritpure Man como fiz:
Ah, no final da aula entreguei mais um cartão nominal para eles que imprimi em papel fotográfico. Vou compartilhar com vocês um cartaz da escritura caso queiram dar para seus jovens:


Tem o outro modelo com espaço para vocês substituírem o nome de David Whitmer pelo nome de seus jovem:


Montei um painel com a pontuação e coloquei no painel de recados da sala. Segue o arquivo para vocês usarem:


Alguns deles fizeram em dupla e outros individuais. Daí para quem ficou em primeiro (dupla) dei uma caixa de BIS e para o segundo (empatou) e terceiro entreguei um saquinho com alguns BIS.

Lição 24 - Doutrina e Convênios 19:1-22
Lição 25 - Doutrina e Convênios 19:23-41
Lição 26 - Doutrina e Convênios 20:1-36
Lição 27 - Doutrina e Convênios 20:38-67
Lição 28 - Doutrina e Convênios 20:37, 68-84

Finalmente fiz a atividade de Torta na Cara. No começo eles ficaram um pouco acanhados, as moças foram mais valentes que os rapazes, mas logo eles também entraram no embalo e logo estavam todos levando tortadas, rindo e comendo muito chantilly.rsrsrssrs No final ainda pediram pra fazermos essa atividade novamente.
Bom, como estou sem celular, não pude tirar fotos da atividade, mas vou compartilhar como foi a dinâmica:
  1. Dividi os jovens em dois grupos (5 para cada lado);
  2. Em uma mesa coloquei uma bolinha do tamanho da de ping-pong no centro e dois pratinhos com chantilly, um em cada ponta da mesa, onde um representante de cada grupo ficou em frente ao prato com as mãos nas costas;
  3. Eu fazia a pergunta e quando apitava eles tinham que tentar pegar a bolinha do meio da mesa;
  4. Quem pegasse a bola, tinha direito a responder a pergunta;
  5. A pessoa que pegou a bolinha podia responder ou um membro do grupo dela;
  6. Dependendo do grau de dificuldade da pergunta, eu dava 5 segundos para responderem ou 1 minuto;
  7. Se o grupo com a bolinha não soubesse a resposta ou errasse, o outro grupo tinha direito a responder;
  8. Caso o segundo grupo também não soubesse a resposta, ela voltava para o primeiro grupo, tipo um passa ou repassa até alguém responder.
Segue o arquivo que usei para fazer as perguntas para eles:
Depois de toda a brincadeira fiz um pequeno encerramento com eles e entreguei um resumo de fatos históricos que está no manual online:



Lição 29 - Doutrina e Convênios 21

Para essa aula, como introdução usei um material que preparei no ano passado para o Domínio Doutrinário sobre Profetas e Revelação (publicação aqui com arquivo completo):


 Ondem dividi os alunos em duplas e eles tiveram que colocar em ordem os profetas da restauração com o nome, depois fizemos a correção. 
Perguntei o que aquela atividade se relacionava ao estudo do dia, então criamos um pequeno debate sobre o porque temos profetas vivos, a importância dele e sobre D&C 21:1 (os títulos dados à Joseph Smith).


O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.