As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Treinamento das Auxiliares das Moças - Estaca Santa Cruz

Meninas,
A Debora enviou todos o material e fotos de um treinamento que deu em sua estaca em dezembro.
Vou começar compartilhando os slides que ela usou durante o treinamento:



Algumas fotos do treinamento:


 







Mini-Manual que as líderes receberam:




Esse mini-manual é um arquivo do blog que vocês podem baixar aqui, porém a capa foi uma arte feita pela liderança.
Alguns vídeos do treinamento:



Dinâmica feita durante o treinamento:

“Nossos” Balões de Gás
Jorge Linhaça

Creio que todos já tiveram um balão de gás, bexiga ou que outro nome tenha por este mundo afora.
São aqueles balões coloridos, inflados com gás hélio e que teimam em ir em direção ao céu, mantendo-se presos a nós por um tênue fio.
Hoje o Líder da Obra Missionária de nossa unidade ( Ala Bonfim) discursou sobre ( imaginem só) a obra missionária...rsrsrs
Falou não apenas sobre o trabalho dos missionários de tempo integral e a necessidade de indicarmos pessoas para serem ensinadas, mas abordou também a falta de retenção de membros e a necessidade de reativação.
Veio-me à mente a imagem dos tais balões de gás. Como assim?
- perguntarão alguns...
Bem, quando alguma pessoa aceita o batismo e torna-se membro da igreja, ela enche-se de vontade de elevar-se espiritualmente, ao mesmo tempo vêm as decepções ou provações.
Um novo membro é como um balão de gás, ligado à igreja pelo fio do seu recente testemunho e a afinidade com os missionários. Bem, todos nós sabemos que os missionários um dia são transferidos e o testemunho dos recém-conversos é geralmente frágil como um barbante fino. Apenas com o tempo é que os testemunhos vão se acumulando e o barbante torna-se uma corda suficientemente forte para suportar os percalços.
Nesse meio tempo é extremamente importantes que nossos novos membros sintam-se acolhidos e fortalecidos por nossa amizade e auxílio. Devemos nos acostumar a envolver o tênue fio que os mantêm ligados ao evangelho, entrelaçando nossos próprios barbantes ou cordas, de modo que ele não acabe por perder-se tal e qual um balão que sobe ao céu  até o momento em que o gás instável o destrua.
O mesmo aplica-se e membros recém-chegados a nossas unidades, vindos de outras paragens ou àqueles que estão retornando à igreja.
Infelizmente isso, no mais das vezes, nos passa despercebido, ocupados que estamos em cuidar de nós mesmos ou em manter nosso grupo de amigos mais antigos, esquecendo-nos de ajudar a integração dessas novas pessoas.
É muito mais produtivo edificar um novo membro e torna-lo parte importante de nosso círculo, do que precisar despender esforços muito maiores para resgatá-lo depois que estiver inativo por um longo período.
Isso não implica que não devemos buscar as ovelhas perdidas, apenas significa que é melhor não esperar que ela se perca para perceber que ela existe.
Que possamos aprender a manter os balões de gás próximos a nós, não deixemos que suas linhas ou fios se fragilizem, ao contrário ajudemos a fortalecer o seu testemunho e a sentir o nosso amor para com eles.
Afinal eles “... Já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos...”.

Salvador, 28 de abril de 2013.

Esse é o vídeo que usei na parte de reativação e retenção de nossas jovens:


Nessa parte, foi pedido que as lideres trouxessem seus diretórios de suas unidades e as mesmas receberam duas ovelhinhas feitas em EVA para que pudessem escolher dois nomes para trabalharem o trimestre ( uma para reativar  e outra para reter):


Dinâmica dos 8 vestidos:

Pedi para cada lider trazer um vestido seu, ( foram 08), dentro de cada coloquei uma característica de liderança do Nosso Salvador Jesus Cristo, todas baseadas no manual de administração. Capitulo 3, pagina 12. Após elas foram divididas em duplas e escolhiam um vestido, estudavam a característica e viam como aplicar em sua liderança na Organização das Moças e relataram para o grande grupo. Pode ser usada para qualquer liderança da igreja essa dinâmica.




Esse eu passei após a dinâmica dos 08 vestidos ( vestir-se a maneira do Salvador, liderar como Ele liderou): Amar Aqueles a Quem Você Ensina.

Encerrei dando marcadores de livro em formato de vestidos para simbolizar a dinâmica:
A) vestir-se da liderança do Salvador Jesus Cristo. Serão abordados 8 tópicos, todos baseados no manual 2- administração da Igreja. Capitulo 3 - liderança na Igreja de Jesus Cristo, página 12. Porém as líderes vão utilizar o mini manual de liderança que receberam em setembro, que tem o mesmo conteúdo




ESSAS CAPINHAS EU FIZ PARA AS ORGANIZAÇÕES, DENTRO DELAS, COLOQUEI UM CRONOGRAMA DE AULAS DO VEM E SEGUE-ME, QUE ACHEI NO BLOG AS TONTAS VÃO AO CÉU (publicação aqui), KKKK, JUNTAMENTE COM UM RELATÓRIO DE VISITAS E MODELOS DE ATAS PARA O ANO QUE VEM (publicação aqui):




Uma observação importante para passar para vocês é que ela deu esse treinamento antes de algumas outras mudanças terem sido anunciadas.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Um comentário:

  1. onde eu posso encontrar esse vídeo de reativação e retenção para ajudar as jovens?

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.