As Tontas Vão ao Céu

sexta-feira, 6 de março de 2015

Dica para Chá Missionário

Galerinha,
Vocês já devem ter percebido que não compartilho nada relativo a Chá Missionário, primeiro porque não gosto e segundo que muitas vezes esse tipo de atividade acaba sendo apenas para ganhar presentes. Mas vi uma foto que achei muito legal para quem curti esse tipo de atividade. A foto é da seguidora do blog, Giuliana Santos (Pelotas-RS) que está saindo para servir uma missão no Chile.


Notem que ela montou uma mesa com coisas que mostram o caminho que ela fez na igreja para se preparar para a missão: Progresso Pessoal das Moças, certificado de conclusão do seminário, o chamado, a plaqueta missionária, manual do curso de Preparação Missionária. Foi a primeira vez que vi alguém montar esse tipo de mesa, por isso que achei tão interessante!
Vendo a foto da Giuliana, minha mente se abriu para uma ideia que acredito ser bem bacana! Que tal fazer um chá missionário, não como o foco de ficar se despedindo de membros e ganhando presentes, mas de convidar a família, colegas e amigos em geral e no dia compartilhar o evangelho com eles?
O primeiro passo é eliminar aqueles convites que parece mais um chá de bebê, onde a pessoa já recebi com um recado: "Ficarei uma feliz com sua presença em meu Chá Missionário.... você deverá trazer ...." E lá vem o golpe.rsrsrsrsrs O pedido de algo que a pessoa não pode comprar e se sente constrangida demais para ir no Chá Missionário para se despedir da pessoa, exatamente porque não tem dinheiro pra comprar o que foi pedido.
Eu já tive cada experiência.... Como meu marido é corretor de imóveis autônomo, acho que as vezes a turma pensa que ele é dono de uma imobiliária e tem dinheiro pra ficar dando presentes caros.rsrsrsrsrs Daí já recebi convites pedindo sapatos, aquelas sandálias missionárias (que custam em média R$ 60) e bolsas, sendo que eu mesma, só andava com um par de tênis porque não podia comprar outro.rsrsrsrsrs Moral? Eu não dava as caras!
E não adianta jogar verde pra colher maduro... Ir entregar o convite pra pessoa já dizendo "se você não puder legar o 'presente', pode ir mesmo assim porque o importante é a sua presença". Se a presença fosse o mais importante, não se pedia o "presente".rsrsrsrs
Então eliminem isso do convite! É óbvio que presentes vocês ganharão e vai ter pessoas que perguntarão do que vocês precisam!
Daí no dia vocês podem fazer como a Giuliana, colocar uma mala como decoração para colocar os presentes:


Daí no dia vocês podem montar uma mesa como a da Giuliana e pedir que os missionários de tempo integral possam estar no dia. Como abertura, a própria pessoa que vai para a missão, explica o que é servir uma missão e como se preparou para esse momento, presta seu testemunho e conta para onde vai.
Daí os missionários de tempo integral, vai passando pelas mesas e pegando as referências. E como "despedida" a pessoa que está indo para a missão, já agenda uma visita para cada família e no dia vai com os missionários! O que vocês acharam dessa ideia?
Antes que me escrevam trocentas mensagens criticando o fato de eu não gostar dessa atividade e de algumas coisas que escrevi nesse post, quero enfatizar que devemos nos lembrar que servir uma missão é algo muito especial e deve ser feito da mesma forma! Não é um aniversário que colocamos a mais linda decoração, a roupa feita sob medida e nos reunimos com todos.
Até mesmo abrir o chamado missionário, deve ser algo feito com reverência e de preferência em família, para que os membros da família e principalmente a pessoa a ir para a missão, possa sentir a certeza de que seu chamado foi feito por inspiração!
Eu lembro de uma moça que pra abrir o chamado, ela fez após as reuniões dominicais na capela e convidou todos os amigos de outras alas e várias pessoas da estaca. A capela estava lotada e na hora que ela abriu o chamado e viu que serviria em uma determinada região do Brasil onde a igreja ainda não era muito forte. Ela caiu no choro e disse que não iria para a missão. Parte da cena, foi por conta do "bingo" que rolou, sobre onde ela iria e várias pessoas ficavam falando que ela iria servir no exterior porque sabia falar inglês. Gente, devemos tomar cuidado com isso!
Essa moça acabou indo para a missão, mas foi difícil pra ela aceitar que havia sido chamada para aquele lugar! E acabou sofrendo muito na missão porque ela teve que trabalhar a própria humildade.
Então devemos tomar cuidado com esses pequenos detalhes, não estou dizendo que todas as pessoas que convidam o mundo para participar desse momento que é tão especial para ela, vai chorar ao abrir seu chamado. Porém, se for feito com poucas pessoas, ela vai sentir o Espírito testificando e vai ter a certeza que aquele é o local onde ela irá resgatar muitas almas, compartilhar o evangelho e acima de tudo, ter seu próprio crescimento!
Mesmo que os pais não sejam membros, procurem compartilhar esse momento com eles! Eles merecem e garanto que no futuro agradeceram muito por terem compartilhado isso com eles!
Conheço uma moça que não tinha a família na igreja, então decidiu abrir o chamado com os membros da igreja. Enquanto ela estava na missão, milagrosamente, seus pais aceitaram o evangelho e levaram consigo outros parentes e por vezes vi seu pai testificando que o fato dele ter aceitado a igreja era um milagre na vida da filha por ela servir a missão e que ele queria ter participado mais da vida dela e principalmente do momento que ela abriu se chamado.
Quem sabe, essa seja a porta para que os pais possam vir á aceitar a igreja?
Esse pai por vezes falou que não via a hora da filha chegar de missão para ele pedir perdão por suas falhas como pai e vi ele prestar testemunho para muitas pessoas sobre a missão de filha.
Quer algo tão grandioso? E ela é uma moça que se preparou para a missão e fez questão de explicar aos pais o que faria. Só não abriu o chamado com eles, mas sei que ela não fez isso porque achou que eles não iriam se importar e como era algo especial, achou melhor compartilhar com os amigos.
Mas lhes digo, que mesmo que parece desconfortante abrir o chamado com a família que não é membro da igreja, será um momento único! Nesse momento sua família sentirá que está tomando a decisão correta! Eles podem não admitir no momento, mas isso acontecerá!
Eu falo isso porque essa moça, antes de ir para a missão, estava fazendo faculdade, havia ganhado uma bolsa integral em uma das melhores faculdades particulares do estado e logo no primeiro ano, conseguiu ingressar na profissão, ela já ganhava o mesmo que uma pessoa formada e seus pais achavam um absurdo ela parar sua vida para servir uma missão que ela mesma teve que pagar. Mas hoje eles reconhecem o esforço dela, sua preparação para a missão e o valor dela!
Outra coisa que amei vendo as fotos da Giuliana, é que na hora me lembrei de um comentário que uma irmã fez ou outro dia "Agora é modinha moça ir pra missão! Um dia ela acorda, corre pra fazer os exames e vai para a missão sem se preparar." Eu lembro que quando ouvi esse comentário, realmente ponderei muito sobre isso. De qual tem sido a preparação para servir uma missão? Foi por isso que ao ver a primeira foto da Giuliana fiquei fascinada, é porque essa é a preparação para uma missão! Cumprir com todos os programas da igreja, se estiver na Primária o Fé em Deus, se estiver na ORM o Dever Para com Deus/Progresso Pessoal e seminário, ao fazer 18 anos frequentar as atividades do MAS e o Instituto! Participar do curso de Preparação Missionária é algo vital! Sair com os missionários de tempo integral da ala para fazer visitas é um ótimo aprendizado! Tanto de coisas boas a se usar na missão, como atitudes que não se deve ter na missão.
No seu chá missionários, a Giuliana montou cartões com seu endereço de missão:


Se vocês querem preparar lembrancinhas especiais para dar aos convidados ou para dar à alguém que esteja indo para a missão, na fan page MOÇA SUD// W. Y. LDS - Sugestões de Atividades E Dinâmicas tem um pasta de fotos bem especial com diversas fotos chamada Chamada a Servir. Tem várias ideias para Sisteres e Elderes.

16 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em servir de inspiração para a criação deste post! Adorei, fala tudo e tem ótimas opniões como sempre. Este site me ajuda tanto, já peguei algumas ideias para levar para a missão!
    Obrigada por tudo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giuliana,
      Eu amei ver suas fotos!
      E obrigada por seu carinho!!!

      Excluir
  2. Amei concordo com cada palavra,Esse é um momento especial na vida do jovem e ele tem que se preparar.Minha filha de 11 já falou que irá servir uma missão e eu e meu marido vamos ajudar na preparação não só dela mas do nosso peq menino tb ,que grande alegria será para nós como pais e para os amigos e familiares! Giuliana que o Senhor te abençoe boa Missão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      Nós pais realmente temos que preparar nossos filhos! Eles devem ir para a missão com todo conhecimento possível do evangelho. Para os pais que serviram missão, é maravilhoso se eles puderem compartilhar suas experiência e dar dicas para os filhos!

      Excluir
  3. Olha, minha filha fez a abertura do chamado dela após a reunião sacramental, mas porque tinha muitas pessoas que se ofereceram para ir. Foi especial pra ela. A sensação que ela disse ter foi incrível. Não fizemos "Bolsa de Apostas" porque o importante era servir no lugar do Salvador e não em um lugar específico. Também vamos fazer um chá missionário pra ela, porque ela é muito querida por muita gente, mas não vamos pedir nada porque ela já tem tudo. Acho que não é uma regra, mas concordo com vocês. Existem muitas "tradições" que se criam que afastam as pessoas de comparecerem a estes eventos. Mas acho que é um momento único na vida do jovem. Ele deve planejar da maneira que ele se sente melhor e buscar as inspirações nos melhores lugares. Ela já tinha planejado fazer uma mesa parecida com essa, mas amei a idéia de chamar os missionários e fazer da reunião uma reunião missionária. Adorei o post e sua sinceridade. Por isso que amo você. Beijão!!! Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rejane,
      Obrigada pelo carinho e por compartilhar sua experiência! Depois me mostra as fotos da despedida de sua filha!

      Excluir
  4. Muito bom as dicas mais ficaria melhor usar outro tipo de letra!

    ResponderExcluir
  5. gostaria de encontrar brincadeiras para se fazer num chá de missão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Jorge,
      Eu não tenho nenhum post sobre esse assunto no blog, desculpe.

      Excluir
  6. oi, estou me preparando para ir para missão e gostaria de a sua ajuda para fazer um convite do meu chá missionário. bem simples nao to podendo gastar muito rsrsrsrs .
    conto com sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suenia,
      Eu não faço esse tipo de arquivo para disponibilização gratuita no blog. Faço sob encomenda, o arquivo custa R$ 10,00. Te mando o arquivo e vc faz a impressão na sua casa ou lan house. Qualquer coisa me manda um e-mail: souumadastontas@gmail.com

      Excluir
  7. Muito bom o post, excelente! Porém, a caridade nunca falha! Devemos sempre nos dispor a ajudar os missionários em perspectiva a servir uma missão, seja feito tanto materialmente (dentro do nosso planejamento financeiro) quanto espiritualmente. O objetivo do chá missionário sempre foi e é uma maneira de ajudar nesses dois quesitos um missionários partir tranquilamente para sua missão. O missionário em si pode ser sábio e aconselhado a organizar uma lista com os pertences que precisa e passar essa lista para as pessoas de sua ala ou estaca, e assim, ao entregar os convites fazer a observação para o presente assinado pela pessoa convidada. É excelente pensar que hoje em dia tudo está muito caro e nem todas as pessoas tem condições de bancar um enxoval missionário. Espero que entenda as minhas palavras apenas como uma observação e não críticas, obrigada pelo post e pelas dicas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  8. Aqui gostaria de saber quais as atividades posso fazer para uma reunião de despefida no chá missionario

    ResponderExcluir
  9. queria saber o que esta tanto escrito nas plaquinhas

    ResponderExcluir
  10. os pais fazem a mesma coisa que vc faz, pedir e pedir, pedir presente para a sua filha no aniversário dela, que coisa feia, eu acho ridiculo isso, deixa o povo ser feliz que nem vc, ou vc acha que vc não pedi demais, beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  11. Exitem coisas bem legais ai mas, tem coisas que ..... não! Não são nada legais. E com todo carinho precisam ser analisadas....
    Vale lembrar o real sentido de um chá missionário, o objetivo principal deve ser levar os outros a participar dessa missãO, de certa forma enviando, por estarem ali participando do chá, orando intercedendo ( essa orando não serve só para o momento do envio certo?!) Quando somos chamados a participar daquele momento estamos testificando o chamado de tal pessoa, e quando eu entendo isso, eu vou para o chá independente se tenho ou não, entendi? É lindo ver uma igreja que apoia o missionário e a missão em todos os sentindos, a realidade do campo é espinhosa dura, árdua, e honrar a vida deles com um presente não é nada,se for comparado ao que muitos deles passam em campo, esses "presentes" são necessário para quem vive na obra muitas vezes sem mantenedores, sem dinheiro certo... se não tem presente, se não tem nada, vai e dar uma palavra de encorajamento, se não tem nada vai é se compromete em ser uma intercessora fiel, pois quem está no campo precisa muito mais de oração, por que pode não ter nada ali, mais se tiver alguém orando por ele, a providência surgirá. É triste ver um pensamento assim: Eu não dava as caras!
    E não adianta jogar verde pra colher maduro... Ir entregar o convite pra pessoa já dizendo "se você não puder levar o 'presente', pode ir mesmo assim porque o importante é a sua presença". Se a presença fosse o mais importante, não se pedia o "presente".rsrsrsrs, Entenda a missão e o chamado da vida do outro e seja ponte.

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.