As Tontas Vão ao Céu

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Aniversário da Sociedade de Socorro - Ala Gopouva (Guarulhos-SP)

Meninas,
Nesse post vou compartilhar com vocês o roteiro que foi feito para a comemoração do Aniversário da Sociedade de Socorro da Ala Gopouva.
A Simone Germano que é seguidora aqui do blog, me convidou para participar da atividade, vou dizer que não foi muito fácil, já que moro em outra cidade e dependo do meu marido pra me levar. Todas as atividades que ela faz da Sociedade de Socorro, me convida, mas só consegui ir nessa por conta do horário. E posso dizer que valeu muito a pena!!!!
A atividade teve inicio às 10hs e término às 17hs. Durante todo o período também teve uma atividade para a Primária e outra para o Quorúm e Sumos. Mas vou me direcionar apenas a parte da Sociedade de Socorro que foi a qual participei. Além da comemoração do aniversário, em um determinado momento, aconteceu uma convenção de Professoras Visitantes.
Antes vamos a um comentário a parte... Em casa, dei muita risada... Acontece que quando a Simone me apresentou ao Bispo Denis, ele rapidamente soube que eu era a dona do blog e disse que na ala sou conhecida. Eu fiquei um tanto na dúvida, mas de fato, quando algumas irmãs souberam que eu era a "Tonta", vieram conversar comigo. Foi bem interessante, me senti uma celebridade.rsrsrsrs
Amei ter conhecido os membros da ala e por terem sido tão receptivos comigo. Obrigada pelo carinho!!!
Quando vi a Karina Santana, me lembrei do testemunho dela nos Novos Inícios em que ela recebeu o medalhão, foi em dezembro de 2011, lembro-me da data porque já havia combinado com a Simone de ir participar e no mesmo dia meu marido foi chamado bispo. Foi um testemunho tão vigoroso, que no momento que vi ela na capela, me lembrei.
Também pude conhecer pessoalmente algumas irmãs que estão aqui pelo blog atrás de novidades: Yasmim Martos, Laryssa Marcilli, Catia Carvalho... e teve uma outra irmã que peço mil desculpas por não lembrar o nome, mas ela veio conversar pessoalmente comigo sobre as lembrancinhas que faço das aulas da Sociedade de Socorro.
Então vamos para a programação....

Eu não podia começar sem dar os créditos para a presidência da ala, da esquerda para a direita: Mariane Canuto (conselheira), Rosa Tassi (Líder de Professoras Visitantes), Simone Germano (presidente) e Patrícia Silva (conselheira).

A abertura da atividade foi feita junto com o Quórum e Sumos. Daí teve uma atividade conduzida pela Mariane. Cada pessoa recebeu uma folha e uma caneta, onde ela tinha que responder 5 perguntas de cada uma das obras-padrões. As 3 primeiras valiam 5 pontos, a 4ª valia 15 pontos e a 5ª valia 35 pontos.
Depois de um tempo para respondermos, ela foi dando as respostas para conferirmos, cada pessoa colocou o seu nome da folha e o total de pontos. Ela recolheu e no decorrer da semana postou no Facebook da Sociedade de Socorro Gopouva os 3 primeiros lugares. Que tiveram até direito a prêmios surpresa.
Bom, depois dessa atividade, a Mariane deu uma mensagem falando que devemos sempre estar preparados, estarmos com nossas escrituras e conhecermos elas. Também falou algo muito interessante, nós devemos conhecer nossos líderes gerais por nome, como poderemos seguir os conselhos de alguém que não conhecemos?
Ela disse que nós devemos ter conhecimento ao ponto de quando formos citar alguma coisa que ouvimos em uma conferência geral ou lemos na Liahona, não falarmos "eu não me lembro quem falou isso, mas...", devemos saber quem falou.

Depois dessa parte, os homens e crianças sairam e as mulheres fizeram um alongamento, que teve como instrutora a Caroline Melazzo. Na segunda parte desse alongamento, ela colocou uma música bem calma, pediu que todas fechassem os olhos e leu um texto lindo para reflexão. Como não sou boba e sei que vocês gostam de tudo muito bem explicado... Segue o texto que ela leu:

“A cada respiração, considere que você inspira melhor, considere que o oxigênio e a energia vital entram melhor no seu sistema respiratório... no seu sistema de metabolismo da energia vital...

Perceba que a cada respiração, você consegue abandonar um pouco mais a tensão de todos seus músculos, e que você consegue abandonar um pouco o desconforto e as preocupações do dia.

Faça com que essas tensões possam ir embora e considere esse momento como um verdadeiro convite para o seu corpo re... la... xar... Agora você não tem nada para fazer... basta.... ser o que voce é... Simplesmente. E ser você acontece naturalmente com sua respiração e seu relaxamento... Respirando e captando a energia vital.

Faça simplesmente do melhor modo possível para que suas respirações sejam justas, em profundidade, qualidade, frequência... E gradativamente amplie sua respiração. Deixe os movimentos suaves e calmos da sua respiração ajudar seu corpo a entrar num verdadeiro estado de relaxamente. Isso está acontecendo simplesmente, naturalmente, suavemente.

Perceba todas as sensações no seu pé direito e no seu pé esquerdo, preste atenção para perceber o que seus pés estão sentindo nesse exato segundo. Preste atenção à inteligência dos seus pés e preste atenção ao estado dos seus pés quando eles relaxam: mais confortáveis, mais pesados ou talvez mais leves.

Continue em direção às pernas e deixe as sensações aparecerem nas suas pernas. Que essa sequência confortável e agradável de relaxamento possa invadir gentilmente e levemente seu corpo inteirinho.

Perceba toda a inteligência presente em cada parte do seu corpo. Perceba como cada parte do seu corpo relaxa e abandona as tensões.

Gradativamente você relaxa do modo que quiser, tranquilamente, sabendo que quando quiser, abrindo os olhos, você pode voltar a suas atividades. Você sabe que você pode facilmente voltar do relaxamento quando desejar.

Convide agora a bacia, o ventre... Faça subir sua atenção ao longo de seu corpo, para sentir a inteligência em cada parte de seu corpo: desde a parte inferior das costas... ao longo das costas... entre as escápulas... (osso triangular e achatado que faz parte da articulação do ombro); na altura dos ombros e até o pescoço.

Faça com que essa inteligência desça em direção aos seus braços, antebraços... até a palma das mãos... até os dedos... Perceba que essa mesma inteligência é capaz de relaxar seu rosto, seu maxilar, suas bochechas.

E você percebe que tudo se torna mais flexível, mais elástico, mais confortável. Convide sua língua para um bom descanso, convide seu nariz, sua narinas, pálpebras, glóbulos oculares... rugas e até sua testa para relaxar... Convide até seu couro cabeludo para re... la ... xar...

Enquanto você descansa, deixe sua atenção se deslocar do mundo externo para seu mundo interior, que você agora é capaz de sentir e perceber: pensamentos, objetivos, emoções e tudo que você deseja na sua vida. Esse mundo para o qual você está prestando toda sua atenção pode lhe ajudar a viajar... dentro da sua vida.
Paraíso

Imagine um lugar muito bonito onde você pode, em total confiança e segurança, praticar um relaxamento profundo, porém acordado e consciente. Pode ser um lugar que você já conhece, que você já visitou ou um mundo que você cria na sua imaginação. O mais importante de tudo: deve ser um lugarma...ra...vi...lho...so, que convida você a se sentir bem... um lugar de total segurança, um lugar onde a cura pode acontecer...

Deixe sua imaginação explorar esse lugar, perceber os objetos que se encontram lá. Como se você os visse. Imagine tudo que possa ser percebido nesse lugar magnífico, que na medida da sua observação, oferece mais segurança e mais possibilidades de cura. Será que o silêncio de lá é confortável? Será que esse silêncio o protege e favorece a cura? Existe um cheiro lá? Um cheiro gostoso que é do seu agrado? Perceba nesse lugar tudo que pode ser agradável e que pode favorecer as forças de cura. Fique atento a tudo que você vai olhar, observar e descobrir: a hora, a temperatura, a estação, a roupa que você usa nesse lugar.

Como você se sente quando um lugar como esse propicia a calma e a cura? 

Quando você percebe que sua imaginação está voando para um outro lugar: respire calma e tranquilamente, um pouco mais fundo e volte em direção a esse lugar que favorece a sua cura e seu bem-estar. Lá não existe nenhuma obrigação, basta se sentir bem durante alguns instantes. Permita-se ser mais consciente de que nesse lugar lhe remete a um amparo, uma ajuda, uma força que o levará a cura: a beleza, a paz, o perfume, a cor, o conjunto de todas as qualidades que esse lugar maravilhoso possui.

Talvez tenha também uma atmosfera sagrada ou mágica, que pode também o ajudar nesse caminho da cura... Relaxe sabendo que durante esses momentos de relaxamento as defesas naturais do seu corpo e outras forças têm possibilidades de atuar durante esse momento excepcional.

Todas as forças de recuperação, todas as forças de cura têm espaço agora, porque elas percebem que toda a sua atenção está voltada para elas. Essas forças podem atuar quando a qualidade da sua atenção por elas está ao seu máximo. Já que você não espalha mais suas forças mentais, já que você direciona toda sua energia mental, essas forças dão seu pleno apoio para funcionar a todo vapor... Assim as capacidades inatas do seu corpo para sarar as feridas, lutar contra infecção, destruir as células cancerígenas, e que sempre estiveram presentes dentro de você, nesse lugar mágico, nesse estado mágico de relaxamento onde você se encontra, essas forças têm condição de voltar ao seu pleno potencial e têm capacidade de funcionar no seu nível máximo de energia.

Enquanto você relaxa, seu corpo pode extrair mais benefícios de tudo que nutre as células. Enquanto seus músculos relaxam, enquanto isso, seu sangue vai até os lugares mais precisos do seu corpo que necessitam de cura, seu sangue contribui para selecionar as células que possam ficar e as células que não contribuem à sua saúde, e seu sangue impregna e destrói as células que não cooperam para sua saúde, seu sangue desvia as células que não favorecem à saúde, seu sangue corrige tudo que não está no lugar certo...

Enquanto você relaxa, seu corpo pode aproveitar todos os nutrientes para sustentar suas células e ajudá-las no processo de volta da saúde.

A cada expiração você elimina tudo que perturba sua saúde, tanto com sua respiração como com as urinas, as fezes, o suor... Assim, a cada expiração, as células se separam do seu corpo graças à ação das suas defesas naturais. E a cada inspiração você dará, para cada célula, o oxigênio novo; cada vez que você se alimentar com uma comida cuidadosamente selecionada para favorecer a saúde, você alimentará cada célula com pensamentos que as nutrem de coragem, força, e também com alegrias...

Enquanto você se deixa levar por esses pensamentos... Você consegue focalizar sua atenção sobre a imagem de seu corpo perfeitamente sarado, onde a cura tenha se operado e que, mesmo que você precise de intervenções mais especializadas, todas as pessoas que estarão lhe atendendo serão competentes e dedicadas.

Leve sua imaginação para os profissionais maravilhosos que estudaram anos, passaram talvez a vida inteira para desenvolver suas competências, suas habilidades, para ajudar da melhor forma possível. Imagine que esses profissionais são calmos, eficientes e que empregam todas suas melhores energias para que você sare logo.

Imagine a luz que banha esses profissionais, imagine as boas intenções de cada um desses profissionais, imagine o quanto esses profissionais desejam que você esteja em boa forma. Imagine o quanto esses profissionais sentem empatia por você, o quanto eles desejam que você fique feliz e em boa forma.

Sinta o quanto você está protegido o tempo inteiro pela energia de todas as forças de recuperação.

Se você precisar de uma intervenção cirúrgica, perceba que as forças espirituais animam o cirurgião, os assistentes, os enfermeiros e que durante o decorrer da cirurgia uma luz banha cada órgão do seu corpo, deixando seus músculos relaxados, facilitando a intervenção. Imagine que essa mesma luz ajuda os profissionais a ficarem calmos e serenos, e que tudo ocorre maravilhosamente bem.

Imagine sua pressão arterial boa, durante e depois da cirurgia e imagine que seu corpo sabe perfeitamente o que fazer para cooperar. E por saber como cooperar, a sua serenidade ajuda para uma recuperação perfeita.

Você não precisa saber... Seu corpo sabe fazer tudo isso. Ele sabe como contrair os vasos para seu corpo cicatrizar melhor e mais rapidamente. Seu corpo sabe ativar a circulação para sarar e recuperar mais rapidamente. Seu corpo sabe como ativar todas as forças de recuperação.

Imagine, depois da cirurgia, que você acorda maravilhosamente bem. Você pode pedir o que você quiser e a ajuda que precisa e todo mundo ao redor de você é carinhoso e dedicado. Você se sente bem. E você abrirá os olhos e se sentirá totalmente bem, porque seu corpo já sabe como lhe ajudar a se recuperar.

A cada respiração você se sentirá melhor e na medida em que você confia nos profissionais que lhe rodeiam, na medida em que você fica tranquilo e sereno...

Todas as forças de recuperação estão cooperando ativamente para seu bem-estar. Assim você confia plenamente na forças do seu corpo, como ele sabe fazer e como ele sempre fez..... Você confia totalmente nele e na inteligência fantástica que é capaz de animar cada parte do seu corpo.

Quando você quiser, você poderá se despedir desse lugar maravilhoso, onde você pode dar à vontade, encorajamentos para suas forças internas de recuperação.
Imagine que você volta agora para sua vida real. Pense em trancar esse lugar maravilhoso, fechar uma porta, uma cortina, girar a chave, esconder a entrada com folhagem... E volte para sua vida real, com o sentimento que está tudo bem ... “Com o sentimento e a certeza que tudo colabora para sua autocura”.


Esse texto, ela tirou do site UOL.

A Mariane falou sobre o programa Busca da Excelência que tem sido super incentivado na ala. As irmãs que cumprirem com o programa até o final do ano, irão ganhar o broche da Sociedade de Socorro. As irmãs já haviam recebido anteriormente uma cópia do programa e no dia dessa atividade, só receberam uma folha de acompanhamento de metas que fiz e já postei aqui no blog:


Depois do almoço, aconteceu a parte das Professoras Visitantes, onde a Patricia começou passando esse vídeo altamamente instrutivo:


Após o vídeo toda a presidência prestou o testemunho sobre o papel de Professoras Visitantes. E rolou um serviço interno.rsrsrsrs Algumas dúvidas das irmãs de quem visitam, quem são as companheiras, quem as visitam... A Patricia desafio as irmãs a serem como as corujas e usou o blog Ocupar-se Zelosamente para compartilhar o seguinte texto:

Para explicar começamos pela expressão: Mãe-Coruja. 

Mãe coruja é uma expressão que significa
 uma mãe que é muito zelosapreocupada com os
 seus filhos. Diz-se que a expressão surgiu 
com uma fábula portuguesa, 
sobre águias e corujas, além da fábula, 
a coruja é conhecida por ser um dos
 animais mais carinhosos, muito também 
por alimentar seus filhotes até os dois anos de idade.

 Conta uma fábula portuguesa que a coruja encontrou a águia, e disse-lhe:

-- O águia, se vires uns passarinhos muito lindos em um ninho, com uns 
biquinhos muito bem feitos, olha lá não os coma, que são os meus filhos!
A águia prometeu-lhe que não os comeria; foi voando e encontrou numa
 árvore um ninho, e comeu todos filhotes. Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comido os filhos, foi ter com a águia, muito aflita:
-- O águia, tu foste-me falsa, porque prometeste que não me comias meus 
filhinhos, e mataste-nos todos!
Diz a águia:
-- Eu encontrei uns pássaros pequenos num ninho, todos depenados, sem 
bico, e com os olhos tapados, e comi-os; e como tu me disseste que os teus
 filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos entendi que não 
eram esses.
-- Pois eram esses mesmos, disse a coruja.
-- Pois então queixa-te de ti, que é que me enganaste com a tua cegueira.
A essa fábula é atribuída o surgimento da expressão "mãe coruja "pois aos
 olhos das mães os filhos são sempre perfeitos e lindos, o coração de uma 
mãe é o lugar mais seguro do mundo e se precisar até sangra por um filho.

Fonte(s):



Daí o dito popular: "Toda a coruja gaba-se do seu toco",
 referindo-se ao ninho de seus filhotes.
 Assim como uma mãe elogia seus rebentos 
mesmo sabendo que todo recém-nascido não 
tem (ainda) nada de beleza.


Além disso a coruja tem outros significados e
 como queremos usar como um tema simbólico 
pra uma atividade ou por um período para as 
Professoras Visitantes, aqui está:

A coruja  é a ave da noite, cujo significado para muitos
 povos é sabedoria e conhecimento por 
ter a capacidade de enxergar através da escuridão
conseguindo ver o que os outros não veem.
A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. 

Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico. Pela sua característica de animal notívago (noturno), era vista pelos gregos como símbolo da busca pelo conhecimento.

Enquanto todos dormem a coruja fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite. Por isso, representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.
A tradição dos índios norte-americanos diz que a coruja 
mora no Leste, lugar de iluminação.
 Posto que a humanidade teme a escuridão,
 a Coruja enxerga no breu da noite.
 Onde os humanos se iludem ela percebe com clareza
acreditavam os índios.

             



Como lembrancinha, para as irmãs sempre se lembrarem de serem Professoras visitantes, elas receberam esse cartão:


No cartão tem o seguinte texto:

Professoras Visitantes Corujas
Defendendo, Cuidando, zelando, se preocupando, sendo sempre
atenta as necessidades das irmãs que visitam.
Buscando sempre por conhecimento e sabedoria para
melhor ajudar as irmãs que são responsáveis.Percebendo sempre
com clareza qualquer dificuldade que uma irmã
esteja passando. Seja espiritualmente falando ou não.


Próxima atividade foi com a Caroline Melazzo deu uma consultoria sobre cuidados com a pele e maquiagem. Duas irmãs foram convidadas para serem as manequins.

De volta para o salão cultural, algumas irmãs apresentaram uma dança.



Cantamos os "Parabéns" para a Sociedade de Socorro, tiramos uma foto com todas as irmãs ( e o bispo) que participaram da atividade e comemos o bolo e os mousses de maracujá de copinho.
Nem preciso dizer que as crianças amaram o tiro de papéis e as estrelinhas do bolo. Até eu fiquei na maior vontade de pedir uma, mas achei que já era abusar demais... Ah, detalhe... A minha criança (essa de vestido rosa da foto), também gosta de ter tudo o que vê, ela ficou doidinha ao ver as outras crianças com as estrelas. Um dos meninos que tinha pegado, acabou olhando pra ela e dando uma, a dela está guardada no quarto dela, sempre que vê, se lembra dessa atividade.
Eu também acabei ganhando uma... uma menina que havia pegado, depois me viu na porta da cozinha e perguntou se eu queria uma estrelinha, no começo achei que ela estava brincando, mas não, ela realmente me deu e eu guardei, tá juntinho com as minhas reliquias!!!

No final da atividade, todas as irmãs ganharam esse porta recado com um bilhetinho da presidência!!! 
Ah, eu também ganhei!!!! A Rafaela também amou a atividade!!!!

Agora o "negócio" é o seguinte... Irmãs que estão mais pra Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e zona sul de São Paulo (Capão Redondo, Macedônia, Campo Limpo, Mitsutani, Santo Amaro...). Tem alguém dessas regiões que passa aqui pelo blog? Bem que vocês poderiam me chamar para umas atividades.rsrsrsrsrs


10 comentários:

  1. a rosa é minha lider de pv. mão minha secretaria. amei ate chorei.

    ResponderExcluir
  2. Irmã...

    Achei muito legal esse treinamento. Vou passa-lo para minha presidente da Sociedade de Socorro.

    Obrigada por me ajudar sempre quando tenho um desafio lançado por minha Presidente.

    Bom dia querida!!

    Ass: Silvia (Ramo São Lourenço - MG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia,
      Na medida do possível tenho ido nas atividades de outras alas para poder colher ideias, tem sido um desafio muito grande porque as irmãs desconhecem o que faço e acabam não me chamando para participar, já postei algumas vezes no face para me convidarem para suas atividade para colher essas ideias e partilhar no blog.
      A Simone de Guarulhos sempre me chama, mas é muito longe de minha casa, então só posso estar lá literalmente uma vez por ano e com muita programação.rsrsrsrs
      Fico feliz em saber que tenho te ajudado de alguma forma e principalmente, ajudado durante os desafios.
      Obrigada por meu seu carinho!!!

      Excluir
  3. Menina linda vc é muito famosa sim ��amamos muito vc (ala bacuri,Imperatriz Maranhão) vc nos ajuda muito. Obrigado por tudo.bjos .que nosso senhor le abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Eu me chamo Lucila, sou do Rio de Janeiro da Ala Galeao na ilha do Governador, sou uma seguidora de carteirinha e gostaria de agradecer pelo seu blog As Tontas vão ao céu, onde me ajuda a passar coisas maravilhosas para minhas irmãs da Ala. eu gostei muito dessa atividade e farei em março, gostaria de mas detalhes sobre as perguntas que fizeram na abertura, a irmã lembra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucila, fico muito feliz em saber que vc é seguidora do blog e por usar as ideias aqui compartilhadas.
      Infelizmente essa atividade é de 2013 e realmente não me lembro das perguntas feitas, desculpe.

      Excluir
  5. Eu me chamo Andreia, sou de São José dos Campos. Ala Castelli.Quando estiver por aqui venha nos visitar. Dia 20 de março comemoraremos o anuversario da soc soc. Vou tentar tirar fotos bacanas da nossa atividade pra compartilhar com vcs. Tiro muitas ideias daqui, minha presidente é otima, a segunda cons. também. Alias somos um time excelente. obg pelas ideias

    ResponderExcluir
  6. Eu me chamo Andreia, sou de São José dos Campos. Ala Castelli.Quando estiver por aqui venha nos visitar. Dia 20 de março comemoraremos o anuversario da soc soc. Vou tentar tirar fotos bacanas da nossa atividade pra compartilhar com vcs. Tiro muitas ideias daqui, minha presidente é otima, a segunda cons. também. Alias somos um time excelente. obg pelas ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, eu moro em Embu das Artes-SP. Nessa atividade foi um sufoco chegar.rsrsrss Uma das irmãs da ala na época teve que ir me buscar no templo, posteriormente voltei em outras atividades da ala, mas ela me pegava na rodoviária do Tietê e eu dormia na casa dela.
      Por enquanto não tenho previsão de ir para São José dos Campos, mas pode deixar que quando estiver de passagem aviso aqui no blog e no face.
      Obrigada pelo convite, tenho certeza que a atividade foi maravilhosa!
      Depois manda sim as fotos com o nome da ala, estaca e cidade para o meu e-mail que compartilho aqui: souumadastontas@gmail.com

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.