Pessoal,
Seguem os recursos enviados por vários professores com ideias para aulas:
Ideia para Mosias 7 e 8 extraído do blog do casal Marohn. E compartilhado por Mara Maria Moreira.
Link do Blog com Mapa em Inglês
Mapa em Português
O rei Benjamim, o grande orador, passou sua coroa para seu filho, o rei Mosias I. Nos próximos capítulos, lemos sobre uma variedade de viagens e encontros com novos grupos de pessoas, novas cidades. e novos conflitos. Em um esforço para que os alunos não se percam, o professor Marohn montou um mapa (que a tia Mara aqui achou muito legal, copiou e traduziu)
O Mapa de Mosias ilustra, em termos muito gerais, a localização da Terra da Promissão, a Terra de Néfi, Zaraenla e a Terra de Desolação. O mapa também inclui várias das pessoas sobre as quais lemos em Mosias: Mosias, Zênife, Amon, Noé e Lími.
As localizações geográficas são só pra ter uma ideia! No entanto, eles trabalharam para incluir referências de escrituras que documentam todas as pessoas, locais e atividades no mapa.
Você pode fornecer aos seus alunos do seminário uma cópia do mapa SEM a referência das escrituras, copiá-las no verso da folha. Durante o período da aula, enquanto lerem Mosias 7 e 8, preencher as referências das escrituras.
Os alunos do irmão/irmã Marohn também se divertiram colorindo seus mapas e personalizando-os.
O que é um pontinho vermelho na salada? R: Uma ervilha prendendo a respiração
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Seguem os recursos enviados por vários professores com ideias para aulas:
Lição 56 | Mosias 7–8 |
Link do Blog com Mapa em Inglês
Mapa em Português
O rei Benjamim, o grande orador, passou sua coroa para seu filho, o rei Mosias I. Nos próximos capítulos, lemos sobre uma variedade de viagens e encontros com novos grupos de pessoas, novas cidades. e novos conflitos. Em um esforço para que os alunos não se percam, o professor Marohn montou um mapa (que a tia Mara aqui achou muito legal, copiou e traduziu)
O Mapa de Mosias ilustra, em termos muito gerais, a localização da Terra da Promissão, a Terra de Néfi, Zaraenla e a Terra de Desolação. O mapa também inclui várias das pessoas sobre as quais lemos em Mosias: Mosias, Zênife, Amon, Noé e Lími.
As localizações geográficas são só pra ter uma ideia! No entanto, eles trabalharam para incluir referências de escrituras que documentam todas as pessoas, locais e atividades no mapa.
Você pode fornecer aos seus alunos do seminário uma cópia do mapa SEM a referência das escrituras, copiá-las no verso da folha. Durante o período da aula, enquanto lerem Mosias 7 e 8, preencher as referências das escrituras.
Os alunos do irmão/irmã Marohn também se divertiram colorindo seus mapas e personalizando-os.
Lição 58 | Mosias 11–12:17 |
- Atividade - Tweet (Mara Maria Moreira)
- Explicação da Atividade - Tweet (Mara Maria Moreira)
Lição 59 | Mosias 12:18–14:12 |
- Análise de escritura e Leitura Dramatizada (Mara Maria Moreira)
- Cartão - 10 Mandamentos (Mara Maria Moreira)
Ideias de Karla Lima:
Quando o manual pergunta o que o Senhor fez pra ajudar a salvar o povo iníquo, eles tem que ler Mosias 11:20 ( enviou um profeta)
Neste trecho expliquei que o Senhor enviou 15 para nós!
Mandei no WhatsApp de cada aluno o link de um discurso de um de nossos profetas na última conferência geral ( cada aluno recebeu de um profeta diferente)
Dei alguns minutos pra eles darem uma lida e identificarem 1 conselho que os profetas vivos estão nos dando hoje.
Veio o convite de darem ouvidos, pra sermos diferentes do povo do Rei Noé...
* Mandei o link pelo WhatsApp deles na hora.
Mas dá pra pedir pra abrir no aplicativo também
Pra aula de hoje, ( Mosias 12-14), o manual sugere uma leitura dramatizada de Mosias: 13:1-11
Pra ajudar na dramatização arrumei alguns acessórios:
Capa e coroa para o Rei Noé
Algemas de brinquedo para Abinadi ( pode ser amarrado com uma faixa de pano também)
Espada de brinquedo para os guardas
Ficou divertido mas mantiveram a reverência.
Na aula de hoje ajudei os alunos a decorarem os dez mandamentos na sequência usando os dedos das mãos.
Depois discutimos a importância de não somente conhecer mas viver... Apliquei o teste sobre os dez mandamentos que o manual sugeria.
Lição 61 | Mosias 18 |
Ideia de dinâmica da Karla Lima:
Vou iniciar a aula com o vídeo que já foi compartilhado acima mostrando como Abinadi influenciou Alma e assim outros tantos através de seu testemunho...
Quando chegarmos no convênio batismal ( servir de testemunhas de Deus em todos os momentos, em todas as coisas e em todos os lugares), vou fazer algumas charadas de " pontinhos pra eles adivinharem, tais como:
O que é um pontinho marrom no Brasil em 1500? R: Pedro Alvares Cabrown.
PIADA DE PONTINHOS COMPLETA:
O que é um pontinho amarelo no mar? R: Ruffles, a batata da onda.
PIADA DE PONTINHOS COMPLETA:
O que é um pontinho cor de rosa no armário? R: Um cupink
PIADA DE PONTINHOS COMPLETA:
O que é um pontinho azul no céu? R: Um Urublue
Essa vai ser a introdução para o vídeo : Servir de Testemunha" ( Mosias 18- DVD Livro de Mórmon)
Vídeo mostra uma jovem que sozinha resolveu fazer a diferença partilhando o evangelho.
Vou introduzir o vídeo dizendo que mesmo que ela fosse só um " pontinho" fez toda diferença
Ao final do vídeo vou fazer mais duas ou três charadas:
O que é um pontinho brilhante na escola?
Resposta: É vc ( vou apontar para um aluno)
sendo uma luz para seus colegas que não conhecem o evangelho!
O que são 12 pontinhos brilhantes na madrugada?
Resposta: São vcs nesta sala do Seminário todos os dias as 5:45 da manhã!!
Assim como Abinadi vou desafia-los a serem testemunhas de Deus
Pedir pra eles decidirem como vão fazer a diferença hoje! Pois um pontinho pode mudar a história se estiver servindo ao Salvador!
Lição 62 | Mosias 19–20 |
Lição 63 | Mosias 21–22 |
- Folha de Atividades (Dayse Teles)
Lição 64 | Mosias 23–24 |
- Folha de Atividades (Dayse Teles)
Lição 66 | Mosias 26 |
- Jogo - Mosias 27-29 (Mara Maria Moreira)
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Michele, sou a Mila de Fortaleza, nosso aniversário da OM foi ontem, entra em contato pra te enviar as fotos! (85) 986054187
ResponderExcluir