As Tontas Vão ao Céu

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Atividade para Valorosos de Páscoa - Ala Bandeirantes (Belo Horizonte-MG)

Meninas,
A Carolina Laender enviou um e-mail maravilhoso!
Infelizmente por conta da correria, só consegui compartilhar agora, mas é uma excelente atividade para vocês aplicarem no próximo ano. Vou compartilhar com vocês o relato que ela enviou sobre a atividade, fotos e arquivos:

Meu nome é Carolina Laender e sou Conselheira da Primária da Ala Bandeirantes, Estaca Belo Horizonte.
Nós realizamos uma atividade de Páscoa com os Valorosos este ano, com diversas brincadeiras e atividades para eles aprenderem o verdadeiro significado da Páscoa.

Esta atividade foi realizada na sexta-feira antes da Páscoa com as crianças da classe dos Valorosos da Ala Bandeirantes, Estaca Belo Horizonte.

1) Assistimos ao filme "O Cordeiro de Deus" com as crianças e durante o filme fomos destacando pontos importantes, explicando alguns significados (como Pilatos lavando as mãos), e fazendo perguntas à elas sobre o que sentem ou sentiriam estando no lugar daquelas pessoas. Elas interagiram bastante e responderam bem às perguntas e ao filme!



2) Em seguida fizemos uma caça aos ovos de Páscoa! Havíamos escondido 12 ovos numerados anteriormente. Pegamos pequenas embalagens em formato de ovos (faltaram alguns então usamos ovos de galinha, abrindo uma pequena parte no fundo e limpando-o bem) e dentro de cada um deles havia algo representando uma passagem importante da última semana de Cristo. 



Depois que as crianças os encontraram, sentamo-nos e cada criança que abria um foi contando o que aquele objeto dentro do ovo representava e sua conexão com a última semana de Cristo. Adaptamos a ideia deste site em inglês: Easter Lesson and Activity.


O que havia dentro de cada ovo:

    1. Folha de louro ou outra folha: representa os ramos estendidos à Cristo quando entrou em Jerusalém.
    2. Três moedas: representam as moedas recebidas por Judas.
    3. Um pedaço de pão: representa a carne de Cristo, a última ceia e o estabelecimento do sacramento por Jesus.
    4. Um copinho do sacramento: representa o sangue de Cristo, a última ceia e o estabelecimento do sacramento por Jesus.
    5. Uma azeitona (pode ser desenhada): representa o Jardim das Oliveiras, o Getsêmani, a relação da prensa de olivas com a Expiação de Cristo.
    6. Uma espada (pode ser desenhada ou recortada de alguma revista): representa a espada usada por Pedro para cortar a orelha do soldado romano, a cura realizada por Cristo e o fato de que ele sabia o que estava prestes a acontecer.
    7. Um pedaço de pano vermelho: representa o manto e a coroa de espinhos que puseram sobre Ele, debochando de Sua condição de rei dos judeus.
    8. Uma cruz (feita de palitos de dente): representa a cruz em que Cristo foi pregado.
    9. Um pedaço de pano branco: representa o linho que Ele foi envolvido após descerem Seu corpo e o sepultarem.
    10. Esse ovo fica vazio: representando a sepultura vazia quando Maria o foi procurar.
    11. Uma imagem do Livro de Mórmon (recortamos a imagem de trás dos Cartões da Amizade): representa seu ministério entre os Nefitas nas Américas.
    12. Algodão: representa Sua ressurreição.

3) Depois jogamos o jogo da memória da Páscoa. Imprimimos as cartas deste site: http://euamoaprimaria.blogspot.com.br/2013/03/tempo-de-compartilhar-e-jogo-da-memoria.html. A medida que as crianças iam encontrando os pares deveria novamente dizer o modo que a imagem se relacionava com a Páscoa e a última semana de Cristo na Terra.




4) Por fim fizemos cartões de Páscoa (em anexo o Template que fizemos)! 
O cartão com formato de ovo tinha três camadas. A primeira de tecido, a segunda em branco para escrever uma mensagem e a terceira com a imagem de Jesus Cristo ressuscitado, demonstrando o verdadeiro significado da Páscoa. Cada criança escolheu as partes do cartão que desejava, escreveram uma mensagem, furamos e eles fecharam com fitilho. Ficaram lindos! Elas escreveram para pais, avós, amigos, professores,... 









5) Terminamos com um lanche de açaí e uma lembrancinha para cada criança!



As crianças adoraram tudo! Elas ficaram entretidas o tempo todo da atividade, se divertiram e aprenderam muito bem, fixando bem o significado da Páscoa. Foi um sucesso!!

Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

2 comentários:

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.