As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Museu do Futebol (São Paulo-SP)


Galera,
Estou com várias coisas pra compartilhar, mas como é final de ano... Achei que após todas as atividades das moças eu teria uma folguinha, mas agora é hora de correr atrás de alguns arquivos... Então tenham um pouquinho de paciência em relação aos comentários e e-mails que estão me enviando.
Nesse post vou compartilhar com vocês um passeio em família super bacana... É o Museu do Futebol que fica no Estadío Municipal de São Paulo.
Eu não sou muito fã de futebol, mas tinha a maior vontade de conhecer o Museu do Futebol já que gosto de museus. E foi uma experiência maravilhosa. Recomendo até pra quem não gosta de futebol porque o museu não é voltado apenas para o futebol em si.
Durante meu post vocês poderam entender melhor...
Vou começar falando sobre o horário de atendimento e valor da entrada:

Aberto de terça a domingo, com entrada das 09h às 17h e permanência no museu até as 18h. Não abre às segundas-feiras.

Horário de funcionamento sujeito a alterações em dias de jogos vespertinos no Estádio do Pacaembu.
ngresso: R$ 6,00
Estudantes com carteirinha, aposentados e maiores de 60 anos: R$ 3,00 - mediante comprovação.
Público não pagante: crianças até 7 anos, professores da rede pública com a apresentação de holerite e RG e estudantes de escolas públicas municipais e estaduais mediante ofício em papel timbrado e pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida para 1 acompanhante).
Visitação gratuita às quintas-feiras, mediante a retirada de ingresso na bilheteria.
Formas de pagamento: dinheiro ou cartão VISA débito/crédito. Não aceitam cheques.


O museu tem total assessibilidade a caideirantes e carrinhos de bebê. Pois contêm elevalor para todos os andares e corredores amplos.
Para ter acesso ao museu contém alguma regras que incluem não entrar com bolsas, sacolas e mochilas. Não pode fotografar nem filmar dentro do museu.
O quadro de funcionários é bem grande, mas eles passam a maior parte do tempo conversando do que trabalhando. Então a turma abusa da boa vontade e tira fotos a rodo.
A questão da bolsa eu até entendo, mas desde que os funcionários fiquem atentos. Pois me fizeram guardar a mochila (é um serviço gratuito) com as fraldas da Rafaela, ou seja, não importa de você está com criança pequena que necessita ser alimentada ou trocar uma fralda...
Enquanto eu tive que deixar as fraldas da criança guardada, vi várias mulheres de bolsas. Por isso que digo que os funcionários deveriam ser mais atentos.
A parte ruim é que vc guarda sua bolsa quando entra no museu, mas para pega-la tem que ser do lado de fora ao lado da bilheteria. Então você não pode pedir para ele pegar sua bolsa só pra pegar uma fralda.
Não me recordo se tem fraldário... Até porque a Rafaela teve que ficar com a mesma fralda desde que chegou.
Não se enganem achando que a visita ao museu será rápida, porque ele é bem atrativo e você passa horas lá dentro!!!
O museu é composto com as exposições fixas e algumas temporárias.


Os espaços foram muito bem usados e em todo canto tem algo que chame atenção. Essa parte são paredes que contém fotos, simbolos dos times, mascotes e outros atrativos.
Ah, essas fotos pequei na internet, já que não pode tirar fotos lá dentro...


Tem alguns quadros montados com a história dos times, modelos das camisas e um ficha técnica super bacana.


Esqueci de dizer que a tecnologia faz parte da maioria dos espaços do museu. E foi super bem utilizada sem perder o foto principal que é ser um museu!!
A história está super bem conservada e a tecnologia ajuda com que o visitante tenha muito mais interesse.
Essa parte da foto, acho que é uma exposição temporária onde tem a citação de diversas "celebridades", tanto de jogadores, técnicos com de escritores e jornalistas como Monteiro Lobato.


Essa parte interativa chama atenção de muita gente. São várias telas, em cada um dos pontos o foco é determinado ano de copa algumas telas mostram o que aconteceu naquela copa enquanto outras mostram o que acontecia no Brasil e no mundo. Tem sobre cantores e grupos musicais que estavam destacando-se, guerras civil, ditadura, novelas, filmes, avanços da medicina e muito mais....


Aqui são algumas curiosidades para os fanáticos por futebol...


O mais legal é que até subindo a escada rolante você tem coisas para ver...


Essa sala tem alguns jogos para o visitante divertir-se. Aqui na foto não tem, mas em alguns pontos do museu no chão tem a imagem de um mini campo de futebol em que o visitante chuta a bola virtual para o gol. Pode ser jogado de duas pessoas e quando uma faz o gol, tem toda uma interação e comemoração interativa. Super bacana!!!
A Rafaela adorou essa parte. Só ficou um pouco confusa, porque eu falava "chuta a bola" e ela ia até o gol. Mas o Demétrius confia ela guando dizia "pega a bola e joga no gol", daí a criança queria fazer como estava sendo pedido. Quando ela via que não dava pra pegar a bola ficava mais confusa ainda... Coitada da criança!!!


Essa é uma das melhores partes... São telas onde passam várias fotos de jogadores com as bolas: Pelé, Garrincha, Ronaldinho Gaucho, Ronaldo, Neymar, Biro Biro...


Aqui são exemplares das camisas dos times.


Fotos de times, jogadores e suas vidas.


Essa parte também é super legal. É uma cabine onde você escolhe o ano e ouve a narração daquele jogo.
Tem outra parte onde você escolhe o jogo (é só um pedaço) e ainda tem direito a escolher o comentarista.

Em geral é um excelente passeio, o valor é super assessivel e é um lugar pra toda a família. Vocês viram que a Rafaela com dois anos brincou, eu adorei a parte da interação digital e o Demétrius gostou dos jogos narrados e dos gols.
O museu não é feito só dessas coisas que coloquei nesse post, tem muito mais... Tem modelos da evolução das chuteiras e bolas de futebol. Um outro espaço onde o visitante chuta a bola para um gol interativo. O cinema...
Além da lojinha onde pode comprar uniformes, bolas, chuteiras, mochilas, livros, cartões, chaveiros e vários outras coisas relacionadas ao futebol e clubes nacionais.
Quanto ao estacionamento... Funciona com o Zona Azul. Só que você precisa localizar o marronzinho ou comprar na banca de jornal. Eles nunca tem o suficiente, então os guardadores vendem absurdamente mais caro. Se puderem, já levem seus próprios cartões para não terem que comprar por preços ridicúlos.

2 comentários:

  1. Ah, sempre quis conhecer esse museu! Adoro programas culturais e em São Paulo tem vários, mas sempre que passo aí o tempo é curto muita coisa fica faltando! Quem sabe na próxima viagem...

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Flávia,
    É como eu disse, precisa de tempo porque tem muita coisa legal!!!
    Eu amei ter ido e recomendo a todos!!
    São Paulo é uma cidade que tem muitos pontos culturais e dos mais variados. Só precisava melhorar um pouco na questão de divulgação para turistas, não só extrangeiros, mas do próprio Brasil.

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.