As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Lição 1 à 11 - Doutrina e Convênios (seminário diário)

Pessoal,
Seguem os recursos para as aulas de Doutrina e Convênios que a Dayse Teles preparou:
Seguem mais algumas ideias de outros professores:

Lição 1 - O Plano de Salvação

Ideia da Dayse Teles:

Ela usou algumas partes do Plano de Salvação do blog (publicação aqui) para montar sua aula:


Seguem os arquivos:
Ideia da Gracivania Madeira:



Ela montou o cartaz com a data de inicio das aulas e uma charada que os jovens tiveram que levar para o primeiro dia de aula. Os jovens que acertaram, ganharam um chocolate com uma citação da aula.
A resposta da charada é "Plano de Salvação".
A charada foi baseada no discurso "O Teatro da Vida:O Plano de Salvação em Três Atos" (Liahona, fevereiro de 2017)
Tem um vídeo no Youtube:


Ideia do Roosevelt Gomes:

Ele fez a atividade feita pela Silvinha (programação aqui), porém adaptou uma parte:

(...) na terceira sala que vai representar o mundo dos espíritos, quando eles entrarem para aprender, vou fazer cartazes com o nome dos antepassados dos alunos exemplo: Sou Maria Avó de Lucas, obrigado por me batizar).... acabei de enviar para o nosso grupo do whatsapp: "Queridos alunos, sei que é tarde, não precisa responder agora rsrsrs quando lerem me respondam...Gostaria que cada um me informassem o nome de um antepassado de vocês, que já faleceram (pode ser qualquer um bisavós, tios tias, primos, qualquer parente) e que vocês já realizaram as ordenanças no templo, o que já faleceu e ainda não realizaram as ordenanças no templo.
Ideia da Juliana R. Albuquerque:

Aqui fizemos 2 partes (primeira: dividi em três equipe: projetos / criação, queda, expiação)
Depois de cada equipe explicar com as escrituras seu projeto.
Juntamos os 3 projetos pilares e montamos o projeto plano de Salvação com mais detalhes (vídeo)
Foi divertido e muito proveitoso,
Perguntei a um jovem depois da aula o que tinha aprendido ele disse: que o plano de Salvação e para as famílias e para ter a vida eterna!  
Lição 2 - Introdução de Doutrina e Convênios

Ideia da Gracivania Madeira:

Ela montou um cartaz com uma charada que foi enviada para os jovens e eles tiveram que levar a resposta na aula do seminário:



Lição 3 - A Grande Apostasia

Ideia da Cecilia Caldas:

Esse foi um caça palavras que usei na aula (aqui).
Conforme íamos estudando as escrituras achamos as palavras bem divertido e dinâmico.
Obs.: As palavras apóstolos e profetas estão grudadas como referente a a primeira pergunta
_Por que Vc acha que os "apóstolos e profetas" são  considerados o fundamento da igreja?achei interessante juntos já que os dois são  o alicerce.

Lição 4 - Doutrina e Convênios 1

Ideia da Karla Silva:

A seção 1 começa com a admoestação de escutarmos a voz do Senhor. Escutar significa : ouvir+ obedecer.
Pensando nisso vou fazer a brincadeira do " Simon diz" com eles por alguns minutinhos.
Só que vou substituir por " Nelson diz" .
Vou fazer uma analogia entre a brincadeira ( onde vc só segue as instruções quanto as mesmas vem precedidas de " Simon diz" ( no caso " Nelson diz") comparando com a habilidade que temos que adquirir de realmente seguir as instruções do Senhor. Agir quando ele fala. Mas não obedecer vozes enganosas
"Nelson diz" é uma brincadeira com o nome do nosso profeta, vou testificar no final da aula que quando " Nelson diz" é o mesmo que o Senhor dizer. Como vamos aprender na escritura de D&C 1:37-38
Pra quem não sabe como é a brincadeira, segue o link aqui.
O legal é começar com comandos lentos, calmamente...
Por exemplo:
Nelson diz: fechem as escrituras.
Nelson diz, levantem se das cadeiras.
Nelson diz : troquem de lugar
Nelson diz : pule em um pé só
Agora volte ao seu lugar.
No caso, a última ordem não foi precedida de " Nelson diz" então quem seguir perdeu a brincadeira
Vc vai fazendo rápido, as pessoas acabam se confundindo

Ideia da Gracivania Madeira:

Ela montou um cartaz com uma charada que foi enviada para os jovens e eles tiveram que levar a resposta na aula do seminário:


Resposta: advertência.

Lição 5 - O Estudo das Escrituras

Ideia da Gracivania Madeira:

Ela montou um cartaz com uma charada que foi enviada para os jovens e eles tiveram que levar a resposta na aula do seminário:


Resposta: Espírito Santo

Lição 6 - Joseph Smith - História 1:1-20

Ideia da Gracivania Madeira:

Ela montou um cartaz com uma charada que foi enviada para os jovens e eles tiveram que levar a resposta na aula do seminário:


Lição 7 - O Papel do Aluno

Ideia da Gracivania Madeira:

Fiz um tipo de avaliação para fazer com jovens no fim da aula. A ideia é ver como estamos em relação a nossa aulas e o que podemos melhorar. Como não é nada oficial e nem foi algo que alinhei com outro lider eu realmente senti que vai ser bom pra mim ter uma base bacana e de repente ampliar a visão sobre eles mesmo que decidi fazer. Vou compartilhar com vocês a fim de quem sabe como outras boas ideias ajudarem algo. Lembrando que não é nada oficial mas espero que o retorno me ajude a entender por onde caminhar com meus jovens.
Link para baixar arquivo aqui.

Esse discurso da um maravilhoso apoio para a aula de hoje: "A Alegria do Aprendizado" (Liahona, outubro de 2016)

Dinâmica Confiar no Senhor
Escreva esta escritura no quadro: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. (Provérbios 3:5–6)
Escolha uma palavra do Guia para Estudo das Escrituras que não seja familiar aos alunos, como, por exemplo, cúbito, rameumptom ou centurião. Escreva essa palavra em um cartaz, em uma folha de A4.

Mostre aos alunos a palavra incomum que você escreveu no  cartaz.
Peça-lhes que adivinhem a definição da palavra. Depois que eles fizerem algumas tentativas de adivinhar, peça-lhes que procurem a definição correta no Guia para Estudo das Escrituras.

Diga que adivinhar a definição de uma palavra desconhecida é como tomar decisões com base apenas em nosso próprio entendimento. Leia a escritura que escreveu no quadro: Provérbios 3:5–6.
Ressalte que assim como buscamos uma fonte confiável para aprender a definição correta da palavra, temos também de confiar no Senhor e buscar saber qual é Sua vontade a fim de tomarmos decisões corretas em nossa vida.



O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

2 comentários:

  1. Adorei ver algumas ideias e trocas ricas que faziamos no grupo de professores do Seminário. Foi uma época de ativo aprendizado. Fico feliz de ver algumas ideias por aqui. Parabéns pelo lindo trabalho que desenvolve em seu blog irmã! Eu já fui diversa vezes abençoadas em buscar recursos aqui. Gratidão!

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    1. Oi Graci! Eu amo o seminário, foi um dos chamados que tive na igreja que mais amei, sei que como professoras podemos ajudar os jovens a compreenderem melhor as escrituras e sentirem o amor do Pai Celestial por cada um de nós.
      Fico muito feliz em saber que encontrou recursos aqui no blog que puderam te ajudar nesse chamado tão especial.

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