As Tontas Vão ao Céu

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Primária - Dicas para a Hora de Brincar do Berçário

Meninas,
Acho que uma coisa que deixa as irmãs bem receiosas é a questão de que brincadeiras ou brinquedos usar no Berçário. Bom, uma coisa muito importante é vocês conhecerem as crianças e ficarem atentas a diferença de idade que pode acontecer.
Vou dar algumas dicas de brincadeiras e brinquedos que podem usar. As crianças do Berçário tem entre 1 ano e 6 meses até 3 anos. Pra essa idade, não tem jeito, não dá pra comprar brinquedos em lojas de R$ 1 e precisam ser brinquedos com selo do Inmetro e também devem ficar atentas a idade mínima contida na embalagem do brinquedo.

Tapete Educativos







É muito bom vocês separarem na sala um cantinho para as brincadeiras, nele pode ter um tapete de EVA, feltro ou tecido. Por que esse cantinho? Porque uma ou duas irmãs pode ficar brincando com as crianças enquanto a outra vai limpando a mesa e o chão de onde as crianças lancharam.
Esses tapetes de EVA vão vendidos de diversos tamanhos, tem alguns com letras, números, animais ou lisos. Eles são ótimos porque podem ser lavados e secam rápido. Além de proteger as crianças do chão gelado. Na hora de brincar, podem até tirar os sapatos e ficarem sentadinhos. É lógico que isso vai depender do tipo de crianças que vocês tem em suas alas!! Se as criança são mais agitadas, provavelmente não ficarão sentados no tapetinho brincando, então não precisarão tirar os sapatos.
Já os tapetes de tecido e feltro, também podem ser comprados, mas custam muito mais caro. Então vocês podem ver alguma irmã da ala que possa costurar. Eles são super bacanas porque são fofinhos e podem ser usados em salas muito pequenas, pois quando for a hora de brincar, vocês afastam as mesas e cadeiras, colocam o tapete e depois tiram sem nenhum problema. O chato desse tapete é que ele precisa ser lavado com mais frequência que o de EVA. Porém vocês podem fazer com temas mais específicos, tipo uma amarelinha de animais, de partes do corpo, alimentos... Tudo aquilo que possa ser usado em aulas!!!!

Local para Guardar os Brinquedos

A organização na sala é fundamental. E o local onde os brinquedos são guardados também é importante!!! Se duas alas frequentam o mesmo prédio, pode acontecer uma divisão de brinquedos. Existem baus de plástico muito fofos que podem ser usados para guardar os brinquedos.
No caso, o baú já fica perto do tapetinho e tem que ter um combinado com os alunos, de que se eles se comportarem, depois do lanche podem ir até o baú e escolherem os brinquedos.
Ah, as crianças gostam de varias, então não deixem todos os brinquedos do baú, vez por outra, troquem algum brinquedo para que pra eles, pareça sempre ter uma novidade no baú. Isso ajuda muito na reverência deles, já que ficam curiosos.rsrsrsrs
Agora se a sala é pequena e os brinquedos não são divididos entre duas alas, guardem no armário da Primária, mas não deixem os brinquedos soltos, isso distrai muito as crianças.
E se vocês tem aquelas crianças muito "mechilonas", o baú pode não ser uma boa opção...

Fantoches e Dedoches

Esses brinquedos podem variar em questão de valor. Pois vocês mesmas podem montar em casa com materiais recicláveis ou comprar em lojas de brinquedos. Tem de animais, contos de fadas, pessoas, mas indico vocês a terem os fantoches voltados ao evangelho, vocês podem achar muitos personagens da Biblía pela net!!! Os de família e animais são perfeitos para as aulas do Berçário que falam sobre esse tema, então além de brinquedos, podem ser auxílios para suas aulas.













Dá pra fazer fantoches com caixa de suco, meias, sacos de papel, feltro. Na net tem diversos blogs com passo-a-passo de como montar.
Os melhores sempre são os de tecido, feltro, crochê, tricô e espuma porque podem ser lavados, já que as crianças pequenas tem o hábito de colocar as coisas na boca e arrastar no chão.

Quebra-Cabeças











Os quebra-cabeças de encaixe e os que montam personagens ou rostinhos são ótimos para as crianças. Porém, é necessário alguns cuidados... De preferência serem de madeira e com peças grandes, para que as crianças não comam ou engulam. Procurem comprar os que são pintados porque se for necessário, vocês podem lavar.
Tem diversos modelos e tipo, alguns deles são apenas de encaixe, mas são perfeitos para as crianças pequenas. Também existem quebra-cabeças gigantes, onde as peças são como de um quebra-cabeça normal, porém bem maiores, esses as crianças adoram porque é algo bem diferente para elas.
Pra quem quer economizar o orçamento, uma ótima ideia é montar quebra-cabeça com palitos de sorvete, eu já fiz para algumas aulas no curso de História da Família e até os adultos amam!!!!
Procurem ter aqueles que de alguma forma contribuam para as aulas.
Aqui na minha cidade tem uma feira de artesanato onde um rapaz faz os quebra-cabeças que vende em sua barraca. Então tem alguns lindos das escrituras. O da Arca de Noé é um fenômeno de lindo!!!! Ele também faz de algum tema que o cliente deseja.

Jogos da Memória















Os jogos de memória são ótimos e os mais legais que tem de muitos modelos para comprar e montar!!!
Para comprar, eu achei muito legal o jogo que a criança tem que achar a forma parecida com os olhos fechados.
Outro modelo muito bacana para as crianças é de associação: menino e menina, grande e pequeno, frutas e objetos.
Os jogos de memória podem ser comprados com temas do evangelho, tipo Arca de Nóe, Nascimento de Jesus Cristo, Adão e Eva... 
Vocês também podem montar com tampinhas de garrafa usando impressões, figuras em EVA que são compradas em lojas de artesanatos, feltro e até papel cartão. Nas fotos acima coloquei um que foi montado com pregadores de roupa!

Monta-Monta





Esses monta-monta são ótimos porque as crianças podem brincar sozinhas com eles e são de peças grandes de plástico ou madeira. Então de tempos em tempos vocês podem colocar as pecinhas de molho para poderem lavar. Os de plástico tem até temas, tipo fazendinha. Esses são mais caros, porém são brinquedos de ótima qualidade e duram muitos anos se bem conservados.

Magnéticos


Jogos magnéticos também são ótimos, mas esses só dá pra usar com crianças que não tem hábito de colocar as coisas da boca e não rasgam.

Dominós



Tem dominós muito legais, principalmente voltados ao evangelho. A melhor parte é que são de madeira e não corre o risco das crianças comerem.rsrsrsrs

Brinquedos de Encaixe





Esses brinquedos de encaixe são os mais comuns nos berçário. Os de plástico são ótimos porque podem ser lavados. Os modelos são mais variados possíveis!!!

Outros Jogos e Brinquedos

 Letras, números, formas e desenhos plásticas que colam no azulejo e madeira

Dados pequenos ou gigantes de plástico, tecido, EVA ou feltro. Podem ser feitos em casa com temas e até ajudar na hora de cantar. 

Uma folha plastificada com desenhos simples onde as crianças colocam a macinha de modelar na forma do desenho. Nesse caso, só dá pra usar em alas onde as crianças não comem a masinha.

 Pompons feitos de lã que as crianças colocam dentro das latas da cor correspondente

Esse tipo de brinquedo é bem caro. Mas as crianças gostam bastante.


Brinquedos de Materiais Reciclados

Jogo da argola, vocês podem colocar gravuras dos profetas do Livro de Mórmon nas garrafinhas.

Boliche, pode ter temas de aula.

Brinquedos feitos com pregadores e palitos de sorvete.

Potes de shampoo, amaciantes e afins.

Com caixa de papelão vocês podem fazer muitas coisas!!!

Irmãs, lembrem-se que o domingo é um dia diferente dos demais dias da semana e isso também deve ser transmitido para as crianças durante o período que estão no Berçário, tentem ao máximo voltarem os brinquedos para o evangelho. Para o Berçário ter bons brinquedos é preciso que a presidência use parte do seu orçamento e procure talentos na ala para fazer as coisas. As irmãs podem até pedir ajuda das Moças, tem muitas coisas que as moças podem criar para as crianças do berçário para cumprirem metas do Progresso Pessoal.
Se vocês moram em uma região onde as crianças tem contato com livros, vale a pena também comprar livros de histórias das escrituras, tem livros interativos muito lindo!!!
Agora se as crianças da ala não costumam ter contato com livros, comprem livros de panos, feltro ou de banho. Esses são ótimos porque podem ser lavados e não corre o risco de estragar tão rápido. Os de feltro podem ser bem interativos, onde as crianças colam os personagens com velcro. Na net tem muitos modelos das escrituras!
Lembrem-se que essa hora de brincar, não é apenas dar os brinquedos nas mãos das crianças. É necessário brincar com eles, então façam jogos que eles possam gostar e participar!!!

3 comentários:

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.