Pessoal,
Como sempre, estou com essa publicação mega atrasada. Essa publicação tem o que fiz em cada aula:
Para essa aula, enviei mensagem no grupo do Whatsapp pedindo que os alunos viessem vestidos de padrão dominical porque teríamos uma aula muito especial. Convidei 4 ex-missionários de minha ala para ajudarem na aula, porém três deles deram pra trás no dia anterior, então tive que recorrer a outras pessoas, mas no fim tudo deu certo!
Como a aula fala sobre a missão de Alma, segui uma ideia dada pela Mara Maria Moreira e montei Mini-CTMs. Seriam 4 grupos, cada qual responsável por uma das cidades onde ele pregou, porém no dia só consegui ajuda de 3 pessoas. Pedi que essas pessoas viessem vestidos de padrão dominical e trouxessem suas plaquetas missionárias (Sister Romero - minha cunhada; e Elder Assunção), a terceira pessoa foi a Thalia que está preparando-se para ir pra missão.
Usei como base o próprio arquivo da Mara que vocês podem baixar aqui.
Como dou aula em casa, não fiz divisões de salas, trocas de ambiente e por conta da quantidade de jovens que compareceu na aula, não foi possível fazer divisão (troca de companheiros).
Mas montei um roteiro que foi entregue para cada líder de CTM com instruções do que eles deveriam fazer:
Como abertura da aula, entreguei um bolo no pote de maionese para uma moça que fez aniversário nas férias:
Em seguida fiz a entrega dos quadrinhos e lembrancinha para os alunos que foram 100% de frequência no mês de junho:
Também entreguei uma lembrancinha para os alunos que fecharam com 100% de frequência no semestre:
Essas aulas deveriam ter sido dadas no primeiro semestre, mas como ainda estou com o calendário um pouco atrasado, foi minha primeira aula do segundo semestre, então entreguei o boletim de frequência com as designações de leitura de cada dia:
Também entreguei a folha com as informações de forma geral sobre o que vai cair na avaliação:
Falamos sobre o painel de escrituras de Domínio Doutrinário do segundo semestre:
Por fim, senti que deveria conversar com eles sobre a importância de estudarem as designações diárias. Então preparei uma breve mensagem baseada em um vídeo que o coordenador do SEI, Rogério Abriz, passou em um treinamento de professores.
O vídeo chama-se "A Parábola das Jóias", onde conta sobre uma menina que achou jóias na areia da praia e compara a história com o nosso estudo das escrituras:
Após um breve debate, entreguei para cada jovem uma pedra em forma de coração para eles lembrarem-se que devem ter o coração aberto para reconhecerem e aceitarem as jóias das escrituras:
Paguei R$ 2,99 em um pacote com umas 20 pedrinhas em uma loja de utilidades próximo a minha casa.
Como início da atividade da aula, entreguei para cada jovem um envelope branco com seu nome igual um missionário recebe, porém no tamanho 176mm x 250 mm. Dentro do envelope coube com folga metade de uma folha de sulfite:
Dentro do envelope tinha o "chamado" (arquivo do esboço da Mara) e a plaqueta missionária:
Depois que as plaquetas estavam prontas que me lembrei que não podemos fazer réplicas perfeitas das plaquetas missionárias e que deveria ter colocado apenas "A Igreja de Jesus Cristo", já que era no período de Alma, então editei alguns arquivos para que vocês possam usar:
Na parte de trás colei uma base de broche redonda:
Deixei um em branco porque eu não sabia o sobrenome de uma recém-conversa.
Fizemos as divisões de grupos e os treinadores fizeram tudo da forma como pedi e ajudaram os jovens a preencherem as folhinhas entregues para os grupos.
No final da aula, entreguei como lembrancinhas para cada jovem e treinador um jornalzinho com um artigo da igreja chamado "Como Se Preparar Agora para Servir Missão", um marcador de páginas com coisas para levar na mala da missão e um Minnion missionário:
Eu imprimi o jornalzinho de folha de sulfite:
O arquivo que usei nos marcadores foi esse (não sei dizer quem criou a arte):
Imprimi em papel fotográfico de 180grs:
Para montar os Minions, imprimi em papel vergê de 180grs:
Dentro dos rolinhos, coloquei 6 balas:
Como o molde não tem fundo, coloquei os rolinhos dentro de saquinhos e amarrei com barbante:
Vocês podem baixar o arquivo dos rolinhos aqui.
Se vocês estiverem com um pouco mais de tempo, podem fazer para as meninas o vestidinho (publicação aqui).
Nessa aula, tem uma escritura de domínio doutrinário:
Dei a aula conforme o manual e entreguei para eles a tabela sobre o dinheiro nefita (publicação com arquivo aqui):
Segue o arquivo:
Fizemos a dinâmica proposta no manual no inicio da lição de Alma 14:
Dei a aula conforme o manual, ela foi bem curta porque deixei metade da aula para o Domínio Doutrinário. Por conta do tempo, acabei não fazendo uma atividade que havia programado logo após a citação do Élder Richard G. Scott:
Antes de começar a aula, entreguei para eles tiras de papel de bobina para que eles fizessem quadrinhos do estudo que tivemos de Alma 11-14:
Só uma aluna conseguiu terminar dentro do tempo, então pedi que os demais terminassem em casa:
Já o restante da aula, foi conforme o manual.
Na aula anterior, não fiz nada de diferente, usei integralmente o manual.
Como introdução da aula, três jovens fizeram a dramatização da conversa entre Amon e o Rei Lamôni (arquivo para baixar aqui):
Nessa aula, não fiz a dinâmica das águas, mas trabalhamos o contexto histórico.
Meus alunos sempre me perguntavam sobre uma forma figurativa de "cair por terra", daí falei sobre a doença chamada catalepsia patológica (aquela que parece que a pessoa está morta).
Quanto ao capítulo 20, pedi que eles resumissem o que aprenderam.
Nessa aula, fala sobre o momento que os Anti-Néfi-Leitas procuram refugio entre os nefitas. Como no Brasil (especificamente em Boa Vista-Roraima) estamos vivendo a fase da imigração venezuelana, aproveitei para comparar com os Anti-Néfi-Leitas, pois muitas vezes os jovens acabam fazendo comentários desagradáveis sobre a imigração.
Citei sobre o programa que a igreja criou em 2016 intitulado como "Era Estrangeiro", onde a igreja nos incentivou á ajudar os refugiados (foi uma época onde muitos haitianos vieram para o Brasil). Inclusive criou uma página com instruções, discursos e afins sobre o programa (link aqui).
Passei para eles dois vídeos que falam sobre formas que podemos ajudar os refugiados, ambos vídeos são oficiais da igreja:
Comecei fazendo a dinâmica sobre os falsos ensinamentos de Corior (arquivo aqui). Imprimi os tópicos em uma folha de sulfite, sorteei duplas e dei alguns minutos para que eles procurassem a resposta dentro do que estudaram para a aula (Alma 30:13-17):
Depois entreguei um arquivo que preparei sobre os falsos ensinamentos:
Segue o arquivo:
Como introdução de Alma 31, comecei a aula perguntando para os jovens os nomes daqueles jovens que eles conhecem e estão inativos na igreja, anotei todos os nomes na lousa.
Dei a aula conforme o manual. Após a citação do Élder Dallin H. Oaks:
Na lousa tinha mais nomes de rapazes do que de moças. As moças prontamente escolheram quem ajudar, mas os rapazes ficaram reclamaram. Fiquei bem chateada de ver que eu tinha toda a presidência do quórum dos mestres julgando e reclamando.
No término da aula, uma moça me abraçou e falou que sentiu por meio do Espírito que ela é capaz de entrar em contato com aqueles jovens da lousa.
Eu ia passar um vídeo bem curto para eles que fala sobre fé, mas fiquei sem internet:
Entreguei para eles, sementes de mostarda e pedi que colassem acima da escritura Alma 32:28, que é o momento que Alma compara a fé com uma semente:
Como lembrancinha, fiz flores com forminha de doces e no meio colei uma sementes de mostarda:
Na parte de trás das flores coloquei um pirulito:
As folhas, fiz a impressão de um arquivo do blog (publicação com arquivo aqui) em folhas de sulfite verde e rosa:
Dei a aula conforme o manual.
Após a citação do Presidente Henry B. Eyring:
Entreguei para cada um deles um potinho com um grão de feijão e pedi que cuidem dele como a fé deles e tragam pra nossa última aula do livro de Alma:
Segue o arquivo do cartão que montei no site Canva:
Eu imprimi o cartão em papel fotográfico, os jovens gostaram tanto que acharam que era adesivo pra eles colarem nas escrituras:
Para a embalagem, montei o seguinte arquivo também no site Canva:
O arquivo em PDF tem a etiqueta em vários tamanhos porque usei três tipos de potes.
Como não tinha papel adesivo, imprimi em papel fotográfico e colei com fita dupla fase:
Minha intenção era cortar bem redondinho, mas não consegui:
Parte de dentro do pote:
Compartilhei com eles as perguntas do manual para que respondessem no caderno:
Para essa aula, dividi os tópicos para que os jovens estudassem individualmente ou em duplas para apresentarem para toda a classe (roteiro do professor aqui):
Após o estudo em dupla, eles tiveram que identificar sobre o que o bloco de escrituras ensinava, então iam até a frente da sala e procuravam o tópico correspondente:
Nessa aula também falamos sobre a escritura de domínio doutrinário:
Dei a aula conforme o manual, alguns poucos tópicos coloquei em slides:
Fiz um arquivo á parte com a citação caso queiram entregar para os jovens:
Como lição de casa, dei uma folha com a última parte da aula para eles responderem em casa:
Nessa aula também tratamos sobre uma escritura de domínio doutrinário:
Como nas últimas aulas falou muito sobre missão, nessa aula pedi que os jovens viessem vestidos de social e trouxessem suas plaquetas missionárias que eles receberam em uma aula anterior.
Quando eles chegaram, receberam um envelope de transferência missionária com uma carta falando quem era seu companheiro(a) e algumas questões que deveriam estudar e preparar uma mensagem para ensinar como se estivessem explicando para um pesquisador.
Aqueles jovens que entraram no seminário depois da aula em que entreguei as plaquetas, coloquei uma plaqueta para eles dentro do envelope:
Segue o arquivo dos envelopes:
Eu imprimi dois por folha (sulfite):
A carta de transferência, também imprimi duas por folha (arquivo aqui):
Para a carta ser colocada no envelope pequeno, tive que dobra-la bem pequena:
No final, cada jovem ganhou uma caixinhas dessas com balas dentro porque não dava tempo de comprar confetes:
O arquivo foi feito pela Regina Andrade:
Para essa aula, preparei alguns poucos slides:
Fiz a parte um arquivo com as citações, caso queiram imprimir e entregar para os alunos:
Baseado no estudo que fizemos de Alma 41:2-5, montei esse quebra-cabeças do corpo (ressurreição e do espírito):
Segue o arquivo:
Também fiz com eles a atividade sugerida:
Essa aula também tratamos sobre uma escritura de domínio doutrinário:
Para ambas aulas, usei o jogo Scripture Man da Mara Maria Moreira:
Seguem os arquivos:
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Como sempre, estou com essa publicação mega atrasada. Essa publicação tem o que fiz em cada aula:
Lições 73 à 75 - Alma 6-10
Para essa aula, enviei mensagem no grupo do Whatsapp pedindo que os alunos viessem vestidos de padrão dominical porque teríamos uma aula muito especial. Convidei 4 ex-missionários de minha ala para ajudarem na aula, porém três deles deram pra trás no dia anterior, então tive que recorrer a outras pessoas, mas no fim tudo deu certo!
Como a aula fala sobre a missão de Alma, segui uma ideia dada pela Mara Maria Moreira e montei Mini-CTMs. Seriam 4 grupos, cada qual responsável por uma das cidades onde ele pregou, porém no dia só consegui ajuda de 3 pessoas. Pedi que essas pessoas viessem vestidos de padrão dominical e trouxessem suas plaquetas missionárias (Sister Romero - minha cunhada; e Elder Assunção), a terceira pessoa foi a Thalia que está preparando-se para ir pra missão.
Usei como base o próprio arquivo da Mara que vocês podem baixar aqui.
Como dou aula em casa, não fiz divisões de salas, trocas de ambiente e por conta da quantidade de jovens que compareceu na aula, não foi possível fazer divisão (troca de companheiros).
Mas montei um roteiro que foi entregue para cada líder de CTM com instruções do que eles deveriam fazer:
Como abertura da aula, entreguei um bolo no pote de maionese para uma moça que fez aniversário nas férias:
Em seguida fiz a entrega dos quadrinhos e lembrancinha para os alunos que foram 100% de frequência no mês de junho:
Também entreguei uma lembrancinha para os alunos que fecharam com 100% de frequência no semestre:
Essas aulas deveriam ter sido dadas no primeiro semestre, mas como ainda estou com o calendário um pouco atrasado, foi minha primeira aula do segundo semestre, então entreguei o boletim de frequência com as designações de leitura de cada dia:
Também entreguei a folha com as informações de forma geral sobre o que vai cair na avaliação:
Falamos sobre o painel de escrituras de Domínio Doutrinário do segundo semestre:
Por fim, senti que deveria conversar com eles sobre a importância de estudarem as designações diárias. Então preparei uma breve mensagem baseada em um vídeo que o coordenador do SEI, Rogério Abriz, passou em um treinamento de professores.
O vídeo chama-se "A Parábola das Jóias", onde conta sobre uma menina que achou jóias na areia da praia e compara a história com o nosso estudo das escrituras:
Link do Youtube - A Parábola das Jóias - LDS - Treinamento para Professores do Seminário
Link do Site da Igreja (para baixar) - Experimentar o Padrão de Aprendizado
Após um breve debate, entreguei para cada jovem uma pedra em forma de coração para eles lembrarem-se que devem ter o coração aberto para reconhecerem e aceitarem as jóias das escrituras:
Paguei R$ 2,99 em um pacote com umas 20 pedrinhas em uma loja de utilidades próximo a minha casa.
Como início da atividade da aula, entreguei para cada jovem um envelope branco com seu nome igual um missionário recebe, porém no tamanho 176mm x 250 mm. Dentro do envelope coube com folga metade de uma folha de sulfite:
Dentro do envelope tinha o "chamado" (arquivo do esboço da Mara) e a plaqueta missionária:
Depois que as plaquetas estavam prontas que me lembrei que não podemos fazer réplicas perfeitas das plaquetas missionárias e que deveria ter colocado apenas "A Igreja de Jesus Cristo", já que era no período de Alma, então editei alguns arquivos para que vocês possam usar:
Para montar as plaquetas, o bacana é imprimir em papel fotográfico adesivo, como eu não tinha em casa, imprimi em papel fotográfico. Depois pra ficar bem firme, podem colar em papel paraná:
Na parte de trás colei uma base de broche redonda:
Fizemos as divisões de grupos e os treinadores fizeram tudo da forma como pedi e ajudaram os jovens a preencherem as folhinhas entregues para os grupos.
No final da aula, entreguei como lembrancinhas para cada jovem e treinador um jornalzinho com um artigo da igreja chamado "Como Se Preparar Agora para Servir Missão", um marcador de páginas com coisas para levar na mala da missão e um Minnion missionário:
Eu imprimi o jornalzinho de folha de sulfite:
O arquivo que usei nos marcadores foi esse (não sei dizer quem criou a arte):
Imprimi em papel fotográfico de 180grs:
Para montar os Minions, imprimi em papel vergê de 180grs:
Dentro dos rolinhos, coloquei 6 balas:
Como o molde não tem fundo, coloquei os rolinhos dentro de saquinhos e amarrei com barbante:
Vocês podem baixar o arquivo dos rolinhos aqui.
Se vocês estiverem com um pouco mais de tempo, podem fazer para as meninas o vestidinho (publicação aqui).
Nessa aula, tem uma escritura de domínio doutrinário:
Lições 76 e 77 - Alma 11-12
Dei a aula conforme o manual e entreguei para eles a tabela sobre o dinheiro nefita (publicação com arquivo aqui):
A dinâmica sobre a ressurreição e julgamento, nós fizemos na lousa:
Sobre os versículos 11:41-46, como os meus alunos tem muita dificuldade pra compreender sobre a ressurreição, pensei em montar um quebra cabeças do corpo humano, mas não deu tempo.
Após a aula, enviei para eles estudarem Ezequiel 37.
Em relação ao capítulo 12 de Alma, fizemos a tabela de atividades sobre a queda de Adão e Eva:
Segue o arquivo:
Lições 78 e 79 - Alma 13-14
Fizemos a dinâmica proposta no manual no inicio da lição de Alma 14:
Dei a aula conforme o manual, ela foi bem curta porque deixei metade da aula para o Domínio Doutrinário. Por conta do tempo, acabei não fazendo uma atividade que havia programado logo após a citação do Élder Richard G. Scott:
“O exemplo de Alma e Amuleque é esclarecedor. Enquanto faziam o bem ao povo de Amonia, eles foram presos. Amuleque confiou em seu experiente companheiro, Alma, que o ajudou a ter maior confiança no Senhor. Forçado a presenciar mulheres e crianças sendo consumidas pelo fogo, Amuleque disse: ‘talvez eles também nos queimem’ Alma respondeu: ‘Faça-se segundo a vontade do Senhor’— esse princípio é vital. ‘Nossa obra, porém, não está terminada; portanto não nos queimarão’ [Alma 14:12–13; grifo do autor]” (“Ser Curado”, A Liahona, julho de 1994, p. 7).
“Esta vida é uma experiência de profunda confiança — confiança em Jesus Cristo. (…) Confiar significa obedecer de boa vontade, mesmo sem conhecer os resultados (ver Provérbios 3:5–7). A fim de produzir frutos, a confiança no Senhor deve ser mais forte e duradoura que a confiança em nossos sentimentos pessoais e nossa experiência” (“Confie no Senhor”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 17).
Eu iria sortear os nomes dos alunos para que eles ficassem em duplas, depois eles sentariam-se juntos e um falaria para o outro o que ele acha que o companheiro precisa melhorar para ser fortalecido.
Lição 80 - Alma 15-16
Antes de começar a aula, entreguei para eles tiras de papel de bobina para que eles fizessem quadrinhos do estudo que tivemos de Alma 11-14:
Só uma aluna conseguiu terminar dentro do tempo, então pedi que os demais terminassem em casa:
Já o restante da aula, foi conforme o manual.
Lição 82 - Alma 18
Na aula anterior, não fiz nada de diferente, usei integralmente o manual.
Como introdução da aula, três jovens fizeram a dramatização da conversa entre Amon e o Rei Lamôni (arquivo para baixar aqui):
No final, perguntei sobre quais coisas Amon ensinou para o Rei Lamôni. Escrevemos as respostas deles na lousa e encerrei comparando as palestras que os missionários ensinam para os pesquisadores, não só pelo que ele ensinou, mas pela forma simples com que explicou:
Lição 83 - Alma 19-20
Nessa aula, não fiz a dinâmica das águas, mas trabalhamos o contexto histórico.
Meus alunos sempre me perguntavam sobre uma forma figurativa de "cair por terra", daí falei sobre a doença chamada catalepsia patológica (aquela que parece que a pessoa está morta).
Quanto ao capítulo 20, pedi que eles resumissem o que aprenderam.
Lição 87 - Alma 27-29
Nessa aula, fala sobre o momento que os Anti-Néfi-Leitas procuram refugio entre os nefitas. Como no Brasil (especificamente em Boa Vista-Roraima) estamos vivendo a fase da imigração venezuelana, aproveitei para comparar com os Anti-Néfi-Leitas, pois muitas vezes os jovens acabam fazendo comentários desagradáveis sobre a imigração.
Citei sobre o programa que a igreja criou em 2016 intitulado como "Era Estrangeiro", onde a igreja nos incentivou á ajudar os refugiados (foi uma época onde muitos haitianos vieram para o Brasil). Inclusive criou uma página com instruções, discursos e afins sobre o programa (link aqui).
Passei para eles dois vídeos que falam sobre formas que podemos ajudar os refugiados, ambos vídeos são oficiais da igreja:
Youtube - Refugiados Sírios - “No momento em que fui atingida, soube que nunca mais andaria novamente”
Youtube - Como A Igreja Mórmon Ajuda Os Refugiados
Lições 88 e 89 - Alma 30-31
Comecei fazendo a dinâmica sobre os falsos ensinamentos de Corior (arquivo aqui). Imprimi os tópicos em uma folha de sulfite, sorteei duplas e dei alguns minutos para que eles procurassem a resposta dentro do que estudaram para a aula (Alma 30:13-17):
Depois entreguei um arquivo que preparei sobre os falsos ensinamentos:
Segue o arquivo:
Como introdução de Alma 31, comecei a aula perguntando para os jovens os nomes daqueles jovens que eles conhecem e estão inativos na igreja, anotei todos os nomes na lousa.
Dei a aula conforme o manual. Após a citação do Élder Dallin H. Oaks:
“A adoração frequentemente inclui ações, mas a verdadeira adoração sempre envolve uma determinada atitude mental.
A atitude de adoração evoca os mais profundos sentimentos de lealdade, adoração e respeito. A adoração combina o amor e a reverência num estado de devoção que conduz nosso espírito para mais perto de Deus” (Pure in Heart, 1988, p. 125).
Falei sobre a importância de irmos atrás daqueles jovens que tinhamos escrito os nomes na lousa. Pedi que cada jovem não julgasse que eles irão ou não voltar para a igreja porque esse julgamento não cabe a nós, mas que pudesse orar, jejuar, enviar mensagem e visitar esse jovem, afim de trazê-lo novamente ao evangelho.Na lousa tinha mais nomes de rapazes do que de moças. As moças prontamente escolheram quem ajudar, mas os rapazes ficaram reclamaram. Fiquei bem chateada de ver que eu tinha toda a presidência do quórum dos mestres julgando e reclamando.
No término da aula, uma moça me abraçou e falou que sentiu por meio do Espírito que ela é capaz de entrar em contato com aqueles jovens da lousa.
Lição 90 - Alma 32
Eu ia passar um vídeo bem curto para eles que fala sobre fé, mas fiquei sem internet:
Youtube - O que faço para aumentar minha fé?
Entreguei para eles, sementes de mostarda e pedi que colassem acima da escritura Alma 32:28, que é o momento que Alma compara a fé com uma semente:
Como lembrancinha, fiz flores com forminha de doces e no meio colei uma sementes de mostarda:
Na parte de trás das flores coloquei um pirulito:
As folhas, fiz a impressão de um arquivo do blog (publicação com arquivo aqui) em folhas de sulfite verde e rosa:
Lição 91 - Alma 33
Dei a aula conforme o manual.
Após a citação do Presidente Henry B. Eyring:
“Cada filho de cada geração escolhe a fé ou a descrença. A fé não é uma herança, é uma escolha”
Entreguei para cada um deles um potinho com um grão de feijão e pedi que cuidem dele como a fé deles e tragam pra nossa última aula do livro de Alma:
Segue o arquivo do cartão que montei no site Canva:
Eu imprimi o cartão em papel fotográfico, os jovens gostaram tanto que acharam que era adesivo pra eles colarem nas escrituras:
Para a embalagem, montei o seguinte arquivo também no site Canva:
O arquivo em PDF tem a etiqueta em vários tamanhos porque usei três tipos de potes.
Como não tinha papel adesivo, imprimi em papel fotográfico e colei com fita dupla fase:
Minha intenção era cortar bem redondinho, mas não consegui:
Parte de dentro do pote:
Compartilhei com eles as perguntas do manual para que respondessem no caderno:
Lições 92 à 94 - Alma 34-37
Para essa aula, dividi os tópicos para que os jovens estudassem individualmente ou em duplas para apresentarem para toda a classe (roteiro do professor aqui):
Após o estudo em dupla, eles tiveram que identificar sobre o que o bloco de escrituras ensinava, então iam até a frente da sala e procuravam o tópico correspondente:
Nessa aula também falamos sobre a escritura de domínio doutrinário:
Lição 96 - Alma 39
Dei a aula conforme o manual, alguns poucos tópicos coloquei em slides:
Fiz um arquivo á parte com a citação caso queiram entregar para os jovens:
Como lição de casa, dei uma folha com a última parte da aula para eles responderem em casa:
Nessa aula também tratamos sobre uma escritura de domínio doutrinário:
Lição 97 - Alma 40
Como nas últimas aulas falou muito sobre missão, nessa aula pedi que os jovens viessem vestidos de social e trouxessem suas plaquetas missionárias que eles receberam em uma aula anterior.
Quando eles chegaram, receberam um envelope de transferência missionária com uma carta falando quem era seu companheiro(a) e algumas questões que deveriam estudar e preparar uma mensagem para ensinar como se estivessem explicando para um pesquisador.
Aqueles jovens que entraram no seminário depois da aula em que entreguei as plaquetas, coloquei uma plaqueta para eles dentro do envelope:
Segue o arquivo dos envelopes:
Eu imprimi dois por folha (sulfite):
A carta de transferência, também imprimi duas por folha (arquivo aqui):
Para a carta ser colocada no envelope pequeno, tive que dobra-la bem pequena:
O arquivo foi feito pela Regina Andrade:
Lição 98 - Alma 41
Para essa aula, preparei alguns poucos slides:
Fiz a parte um arquivo com as citações, caso queiram imprimir e entregar para os alunos:
Baseado no estudo que fizemos de Alma 41:2-5, montei esse quebra-cabeças do corpo (ressurreição e do espírito):
Segue o arquivo:
Também fiz com eles a atividade sugerida:
Essa aula também tratamos sobre uma escritura de domínio doutrinário:
Lições 100 e 101 - Alma 43-48
Para ambas aulas, usei o jogo Scripture Man da Mara Maria Moreira:
Seguem os arquivos:
- Folhas do Jogo - Eu imprimi apenas as duas primeiras folhas;
- Regras do Jogo
- Números das Coordenadas
- Jogo - Alma 43-44
- Jogo - Alma 45-48
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.