Pessoal,
Seguem recursos para usarem durante as aulas:
Sugestão da Camila Brasil:
Vou usar essa imagem, conforme forem lendo vou mostrando o que acontece com a planta. Vou tampar e só mostrar o que forem lendo.
Sugestão da Karla Lima:
Sugestão da Karla Lima:
Pra aula 33 vou fazer uma "réplica" da serpente de metal na haste...
Vou usar um trecho do seguinte discurso: "Olhar e Viver" (Élder W. Mark Bassett, Liahona, janeiro 2018):
As modernas serpentes de bronze
Na história da serpente de bronze existem 3 tipos de pessoas:
1. As que olharam e foram curadas
2. As que olharam e não compreenderam
3. As que se recusaram a olhar.
Vou debater que tipo de pessoa somos em relação a serpentes de bronze modernas:
1. Profetas vivos
2. Sacramento
3. Dia do Senhor
Tem pessoas que não vivem o dia do Senhor, algumas vivem mas não entendem realmente, e outras santificam esse dia e são " curadas dos pecados e manchas do mundo".
Mesma coisa com o sacramento...
Vou usar serpentes de plástico que comprei pra ilustrar...
Vou usar estas serpentes de plástico para ilustrar as serpentes modernas do discurso do Elder Bassett.
Sugestão da Katrine:
Sugestão da Karla Lima:
Sugestão da Karla Lima:
Sugestão da Karla Lima:
Para Alma 38, vou pedir para os pais dos alunos responderem a pergunta acima. Pedir pra cada um dizer quando o filho tomou uma decisão sábia, justa que lhes trouxe alegria .
Pedir pra eles gravarem um vídeo pelo WhatsApp com a resposta ou mandarem por mensagem pra mim.
Vai ser surpresa para os alunos.
Sugestão da Cristiane Helena Sá:
Sugestão da Karla Lima:
Vamos em um parque , fazer um piquenique.
A aula vai ser conduzida pelo bispo. Ele vai fazer um bate-papo sobre pureza sexual com os alunos, utilizando os conselhos de Alma no capítulo como base.
No final da aula/debate, vou entregar papel e envelope pra eles escreverem uma carta para o futuro cônjuge deles. Nesta carta eles vão ser convidados a relatar o que aprenderam sobre pureza na aula e firmar um compromisso de que viverão retamente, dignamente até o casamento no Templo. Vou sugerir que essa carta seja entregue para o esposo/ esposa deles no dia do Selamento.
Vou deixá-los a vontade pra escrever a carta ou não...
Sugestão da Aila Maria:
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Jogo de Guerra:
Na verdade Jogos de Guerra não é um jogo. É uma atividade que acompanha a leitura dos capítulos 43 e 44 de alma e os alunos fazem os movimentos táticos de guerra descritos nos capítulos.
Sugestão da Fabiane Freitas:
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Um bom começo, talvez, seria mostrar uma bandeira de pirata - e perguntar por que um navio pode querer exibir aquela bandeira (para inspirar medo). Talvez então mostrar também a bandeira com os anéis olímpicos e o que eles sinalizam, e o que isso representa, e por que hasteamos a nossa bandeira a meio mastro e o que isso significa. Enfim, discutir sobre o que as bandeiras, estandartes, significam para nós.
Depois sim, eles poderão individualmente ponderar sobre o que escreveriam em seus estandartes para mantê-los fortes contra o que eles estão lutando atualmente. O que eles defenderam, do que eles deveriam lembrar...Confeccionar seus próprios estandartes em pedaços de tecido ou papel. Estes tecidos ou papéis podem ser cortados em forma de camisa e rasgados ao meio para lembrar que Moroni rasgou sua túnica e com ela fez seu estandarte da liberdade.
E encerrar a aula com esse hino...
Sugestão da Karla Lima:
Este vídeo é uma propaganda da Malwee:
Pensando um utilizar a história do vídeo como analogia de que nossa vida deve ser " um estandarte" da nossa fé! Nossas obras diárias são como um grande estandarte para o mundo do que acreditamos!!
Vou usar a idéia da camiseta que a mãe faz para o menino no vídeo...
Enchermos nossa vida de boas ações.
Estandarte da liberdade!
Rasguei um lençol ( que eu vesti como capa rsrsrs)
E eles selecionaram itens para colocar em um Estandarte atual, o que precisamos defender hoje no mundo!
Como alguns alunos faltaram, uma aluna levou o estandarte pra casa, assim vamos pegar 1 sugestão de cada aluno pelo WhatsApp pra incluir no Estandarte!
Obrigada a todas as sugestões do grupo!
Minha idéia é depois fazer um estandarte pequeno pra cada um guardar de lembrança!
Quero entregar na semana que vem!
** usei um varão de cortina como cabo pra amarrar o tecido
Sugestão da Adriana Rico:
Sugestão da Mara Maria Moreira:
A tentação de repetir Crocodilos Espirituais é forte. Afinal, identificar e ficar fora de situações espiritualmente perigosas se encaixaria perfeitamente na Lição 103, mas tá fresquinho demais na memória dos jovens, daí vou apenas relembrar nos comentários. No entanto, prá quem ainda não usou o vídeo este ano...fica a dica.
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
Seguem recursos para usarem durante as aulas:
- Alma 23-27 = Kahoot! com Perguntas (Mara Maria Moreira)
- Alma 36-40 = Atividade - O Que Fazer, O Que Não Fazer (Mara Maria Moreira)
- Lição 87 - Alma 27-29 = Dinâmica - Boa Viagem (Mara Maria Moreira), Atividade - Queria Ser Um Anjo (Mara Maria Moreira)
- Lição 90 - Alma 32 = Folha de Exercícios (Dayse Teles)
- Lição 91 - Alma 33 = Caça-Palavras (Mara Maria Moreira), Folha de Exercícios (Dayse Teles)
- Lição 92 - Alma 34-35 = Folha de Exercícios (Dayse Teles)
- Lição 93 - Alma 36 = Folha de Exercícios (Dayse Teles)
- Lição 94 - Alma 37 = Folha de Exercícios (Dayse Teles)
- Lição 95 - Alma 38 = Folha de Exercícios (Dayse Teles), Folha de Exercícios (Salete Mendez)
- Lição 96 - Alma 39 = Folha de Exercícios (Dayse Teles), Folha de Exercícios (Salete Mendez)
- Lição 97 - Alma 40 = Folha de Exercícios (Dayse Teles), Atividade (Raquel Estork)
- Lição 98 - Alma 41 = Folha de Exercícios (Dayse Teles)
- Lição 99 - Alma 42 = Folha de Exercícios (Dayse Teles)
- Lição 100 - Alma 43-44 = Folha de Exercícios (Dayse Teles)
- Lição 101 - Alma 45-48 = Folha de Exercícios (Dayse Teles)
- Lição 102 - Alma 49-51 = Bingo [aluno] e Bingo [professor] (Dayse Teles), Folha de Exercícios (Dayse Teles), Dinâmica (Salete Mendez).
Lição 90 - Alma 32
Sugestão da Camila Brasil:
Vou usar essa imagem, conforme forem lendo vou mostrando o que acontece com a planta. Vou tampar e só mostrar o que forem lendo.
Lição 92 - Alma 34-35
Sugestão da Karla Lima:
Youtube - Escolha Hoje - Henry B. Eyring
Youtube - O Jardineiro
Lição 91 - Alma 33
Sugestão da Karla Lima:
Pra aula 33 vou fazer uma "réplica" da serpente de metal na haste...
Vou usar um trecho do seguinte discurso: "Olhar e Viver" (Élder W. Mark Bassett, Liahona, janeiro 2018):
As modernas serpentes de bronze
A serpente de bronze é um símbolo de Cristo sendo levantado na cruz (ver João 3:14–15). Quando procuramos os conselhos dos profetas modernos, estamos olhando para Cristo porque eles dirigem nosso foco para o plano de nosso Pai, no qual Jesus Cristo exerce um papel essencial. Assim como as pessoas bondosas que me permitiram recarregar a bateria, os profetas, videntes e reveladores vivos nos recarregam espiritualmente ao nos lembrar que somos filhos de nosso Pai Celestial e que é Sua “obra e (…) glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39). Eles nos aconselham especificamente a adorarmos de maneira mais eficaz no Dia do Senhor e assim aumentarmos nossa fé no Pai Celestial, em Seu plano de felicidade e em Jesus Cristo e Sua Expiação.
A história de Moisés e a serpente de bronze também é citada no Livro de Mórmon. É-nos dito que “muitos olharam e viveram” (Alma 33:19; ver também os versículos 20–22). Outros, contudo, recusaram-se a olhar. “E o que tinham a fazer era olhar; e por causa da simplicidade do método, ou seja, da facilidade dele, houve muitos que pereceram” (1 Néfi 17:41). Será que vai ser dito de nós algum dia que nos recusamos a olhar para os profetas e ouvir seus conselhos devido à simplicidade do método?
“Se pudésseis ser curados simplesmente olhando ao redor para serdes curados, não o faríeis rapidamente? (…)
Então olhai ao redor e começai a acreditar no Filho de Deus” (Alma 33:21, 22).
Sou grato pelas bênçãos que recebemos ao continuarmos no caminho de nossa “estrada para o céu” e incentivarmos outros a fazerem o mesmo. Agradeço igualmente pela oportunidade de, quando nos perdemos, arrepender-nos, abandonar os maus hábitos e voltar ao caminho correto. As bênçãos são imensuráveis.
Outra passagem do Livro de Mórmon que fala da experiência dos israelitas conclui: “E assim como todos os que olharam para aquela serpente viveram, assim também todos os que olharem para o Filho de Deus, com fé, tendo espírito contrito, viverão, sim, para a vida eterna” (Helamã 8:15).
Dar atenção aos conselhos dos profetas vivos treina nosso coração na fé. Isso nos fortalece para superar obstáculos ao longo do caminho, assim como eu tive que seguir em frente naquela noite de verão no deserto. Testifico que, ao olharmos para nosso Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, encontraremos significado e propósito em nossa jornada.
Élder Basset fala sobre " modernas serpentes de bronze".Na história da serpente de bronze existem 3 tipos de pessoas:
1. As que olharam e foram curadas
2. As que olharam e não compreenderam
3. As que se recusaram a olhar.
Vou debater que tipo de pessoa somos em relação a serpentes de bronze modernas:
1. Profetas vivos
2. Sacramento
3. Dia do Senhor
Tem pessoas que não vivem o dia do Senhor, algumas vivem mas não entendem realmente, e outras santificam esse dia e são " curadas dos pecados e manchas do mundo".
Mesma coisa com o sacramento...
Vou usar serpentes de plástico que comprei pra ilustrar...
Rodo+ crepom+ cobra de plástico+ papel alumínio
Vou usar estas serpentes de plástico para ilustrar as serpentes modernas do discurso do Elder Bassett.
Lição 93 - Alma 36
Sugestão da Katrine:
Youtube - Mudança de Coração
Site da Igreja para Baixar - Mudança de Coração
Sugestão da Karla Lima:
Lição 94 - Alma 37
Sugestão da Karla Lima:
Youtube - CONSELHO PARA A JUVENTUDE
Lição 95 - Alma 38
Sugestão da Karla Lima:
Para Alma 38, vou pedir para os pais dos alunos responderem a pergunta acima. Pedir pra cada um dizer quando o filho tomou uma decisão sábia, justa que lhes trouxe alegria .
Pedir pra eles gravarem um vídeo pelo WhatsApp com a resposta ou mandarem por mensagem pra mim.
Vai ser surpresa para os alunos.
Lição 96 - Alma 39
Sugestão da Cristiane Helena Sá:
Youtube - Eu Escolhi Ser Puro
Youtube - As Coisas Como Realmente São
Sugestão da Karla Lima:
Vamos em um parque , fazer um piquenique.
A aula vai ser conduzida pelo bispo. Ele vai fazer um bate-papo sobre pureza sexual com os alunos, utilizando os conselhos de Alma no capítulo como base.
No final da aula/debate, vou entregar papel e envelope pra eles escreverem uma carta para o futuro cônjuge deles. Nesta carta eles vão ser convidados a relatar o que aprenderam sobre pureza na aula e firmar um compromisso de que viverão retamente, dignamente até o casamento no Templo. Vou sugerir que essa carta seja entregue para o esposo/ esposa deles no dia do Selamento.
Vou deixá-los a vontade pra escrever a carta ou não...
Lição 98 - Alma 41
Sugestão da Aila Maria:
Youtube - Permanecer dentro dos Limites
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Youtube - Passe para a frente
Lição 99 - Alma 42
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Youtube - "Sua Graça é Suficiente"
Lição 100 - Alma 43-44
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Jogo de Guerra:
Na verdade Jogos de Guerra não é um jogo. É uma atividade que acompanha a leitura dos capítulos 43 e 44 de alma e os alunos fazem os movimentos táticos de guerra descritos nos capítulos.
Sugestão da Fabiane Freitas:
Lição 101 - Alma 45-48
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Um bom começo, talvez, seria mostrar uma bandeira de pirata - e perguntar por que um navio pode querer exibir aquela bandeira (para inspirar medo). Talvez então mostrar também a bandeira com os anéis olímpicos e o que eles sinalizam, e o que isso representa, e por que hasteamos a nossa bandeira a meio mastro e o que isso significa. Enfim, discutir sobre o que as bandeiras, estandartes, significam para nós.
Depois sim, eles poderão individualmente ponderar sobre o que escreveriam em seus estandartes para mantê-los fortes contra o que eles estão lutando atualmente. O que eles defenderam, do que eles deveriam lembrar...Confeccionar seus próprios estandartes em pedaços de tecido ou papel. Estes tecidos ou papéis podem ser cortados em forma de camisa e rasgados ao meio para lembrar que Moroni rasgou sua túnica e com ela fez seu estandarte da liberdade.
E encerrar a aula com esse hino...
Youtube - Como Peudo Ser
Youtube - O Teste
Sugestão da Karla Lima:
Este vídeo é uma propaganda da Malwee:
Pensando um utilizar a história do vídeo como analogia de que nossa vida deve ser " um estandarte" da nossa fé! Nossas obras diárias são como um grande estandarte para o mundo do que acreditamos!!
Vou usar a idéia da camiseta que a mãe faz para o menino no vídeo...
Enchermos nossa vida de boas ações.
Estandarte da liberdade!
Rasguei um lençol ( que eu vesti como capa rsrsrs)
E eles selecionaram itens para colocar em um Estandarte atual, o que precisamos defender hoje no mundo!
Como alguns alunos faltaram, uma aluna levou o estandarte pra casa, assim vamos pegar 1 sugestão de cada aluno pelo WhatsApp pra incluir no Estandarte!
Obrigada a todas as sugestões do grupo!
Minha idéia é depois fazer um estandarte pequeno pra cada um guardar de lembrança!
Quero entregar na semana que vem!
** usei um varão de cortina como cabo pra amarrar o tecido
Sugestão da Adriana Rico:
Lição 103 - Alma 52-55
Sugestão da Mara Maria Moreira:
Youtube - O Teste
Youtube - Território inimigo
A tentação de repetir Crocodilos Espirituais é forte. Afinal, identificar e ficar fora de situações espiritualmente perigosas se encaixaria perfeitamente na Lição 103, mas tá fresquinho demais na memória dos jovens, daí vou apenas relembrar nos comentários. No entanto, prá quem ainda não usou o vídeo este ano...fica a dica.
O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.
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