As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 28 de março de 2017

Aula da ORM - "Como o Salvador pode ajudar-me durante as provações?" (março)

Pessoal,
No último domingo de março escolhi dar a aula para as moças "Como o Salvador pode ajudar-me durante as provações?" (link para aula das moças e link para aula dos rapazes). Infelizmente por conta da correria que aconteceu por causa do Super Sábado, acabei não conseguindo compartilhar com vocês os recursos com antecedência. De qualquer forma, vocês podem usar para uma atividade ou mutual.
A primeira coisa que fiz na aula foi entregar para cada moça a impressão do "Sempre Fiéis" do tópico "Adversidade". Nós lemos os dois primeiros parágrafos:

O plano de redenção do Pai Celestial prevê que passemos por adversidades na vida mortal. As provações, decepções, a tristeza, as doenças e mágoas são uma parte difícil da vida, mas podem levá-lo a crescer, refinar-se e progredir espiritualmente, à medida que você se voltar para o Senhor.
As adversidades têm diferentes origens. É possível que algumas das provações que você enfrenta sejam conseqüência de seu próprio orgulho e desobediência. Você pode evitar esse tipo de provação se levar uma vida digna. Outras provações simplesmente fazem parte da vida e você pode ter de passar por elas mesmo que esteja vivendo em retidão. Por exemplo, talvez você tenha de passar por provações causadas por doenças, incerteza ou morte de entes queridos. Às vezes as adversidades são conseqüências das más escolhas, palavras e atos ofensivos de outras pessoas.
Em seguida fiz a pergunta "O que precisamos fazer para 'passar' pelas provações?".
Após as respostas das moças, assistimos o vídeo indicado na aula "Deus nos Dará Apoio" que conta a história da Britanny:


Discutimos sobre o vídeo e li o quarto parágrafo do discurso "Entregar Nosso Coração a Deus" (Neil F. Marriott, Conferência Geral, outubro de 2015):

Como nós, um povo moderno, ocupado e competitivo, podemos nos tornar submissos e pacientes? Como fazer dos caminhos do Senhor os nossos caminhos?

Abrimos o Progresso Pessoal e lemos algumas das escrituras da meta 4 de Escolhas e Responsabilidades:


Para salvar o arquivo acima, basta clicar em cima da imagem e salvar no computador.
Após lermos algumas das escrituras, entreguei a seguinte tabela:



Pedi que em casa lessem o restante das escrituras e que por três semanas anotassem na tabela cada dia que fizerem oração de joelhos pela manhã e a noite e quanto estudarem as escrituras. Falei sobre a parte de prestar serviço posteriormente.
Após ler as escrituras, voltei para o parágrafo 4 do discurso:

À medida que nossa confiança Nele aumenta, abrimos nosso coração, procuramos fazer a vontade Dele e esperamos por respostas que nos ajudarão a entender.

Lemos mais um trecho do "Sempre Fiéis":

É preciso ter reações diferentes dependendo do tipo de adversidade. Por exemplo: ao ficar doente, talvez a única coisa a fazer seja ter paciência e fé. Quando sofrer por causa das palavras ou ações de outras pessoas, você deve-se empenhar em perdoar quem o ofendeu. Caso você tenha sido vítima de abuso ou maus-tratos, deve procurar ajuda imediatamente. Se suas provações forem fruto de sua própria desobediência, você deve-se emendar e, com humildade, procurar o perdão.

Debatemos sobre esse parágrafo e em seguida assistimos um vídeo que particularmente amo muito e usei algumas vezes quando dava aula no Princípios do Evangelho. O vídeo se chama "Minha Nova Vida" que conta sobre um acidente aéreo que a irmã Stephanie Clark Nielson sofreu com seu marido durante uma viagem de casal:


Falamos sobre a provação que ela tem passado desde o acidente e mostrei para as moças uma montagem de fotos dela:



Depois mostrei uma foto dela com o marido e filhos. A Stephanie tem um blog (NieNie Dialogues) e se tornou uma blogueira referência em maternidade. Além de ser escritora e palestrante. A foto que usei da família dela, não é atualizada, então entrei na página dela e peguei uma tirada em março de 2017:


Falamos sobre o exemplo dela e da Britanny que ambas passaram e passam por suas provações, servindo outras pessoas. Então pedi que as moças abrissem o Progresso Pessoal no valor Boas Obras, meta 3:


Para salvar o arquivo acima, basta clicar em cima da imagem e salvar no computador.
Combinei com elas que a cada dia iremos compartilhar no grupo do whatsapp das moças o que estudamos e sobre nossos projetos de serviço.
Para finalizar, entreguei para elas potinhos para ajudá-las no momento que precisarem de consolo:



Dentro dos potinhos, tinham tirinhas de papel em branco:


As "latinhas" na verdade são de plástico transparente na cor vermelha para representar a expiação. Em um pacote com 10 unidades, paguei R$ 4,90 perto da minha casa. Os papéis eu peguei folhas de caderno de brochura e cortei linha por linha e depois dividi a tira em 3 pedaços. Já a tampinha, o arquivo é esse:



Eu imprimi a "tampinha" em papel fotográfico adesivo.
A ideia do pote é que durante essas três semanas, diariamente cada moça compartilhe no grupo das moças uma escritura sobre expiação e consolo. Todas irão marcar a escritura em uma das tirinhas de papéis que estão dentro da "latinha" e quando passarem por alguma situação difícil, irão até o potinho ler algumas escrituras.
Hoje mandei mensagem no grupo pela manhã perguntando sobre o estudo delas, pois a maioria delas não estão compartilhando e junto mandei a foto do meu potinho:


Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.