As Tontas Vão ao Céu

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Lições - Domínio Doutrinário (A Restauração - Parte 2) à 60 (seminário diário)

Pessoal,
Seguem os recursos que preparei para minhas aulas:

Domínio Doutrinário - A Restauração (Parte 2)

Para essa aula não fiz nada de diferente, usei as dinâmicas do manual do professor. No caso da dinâmica que dividi-se os jovens em grupos e entrega uma folha com uma história para eles, no manual do professor não tem a versão para imprimir e entregar para os jovens, mas no site da igreja tem:



Cheguei a preparar o quebra-cabeças de Doutrina e Convênios 1:30 para usar no final da aula, mas não deu tempo. De qualquer forma, vou compartilhar com vocês:



Eu imprimir a versão de 4 por folha em papel vergê branco de 180grs e depois cortei em pedaços:


Coloquei em saquinhos de geladinhos:


A ideia é dividir os alunos em duplas e entregar um saquinho para cada um, pedir que montem o quebra-cabeças e embalharem várias vezes. O intuito é que eles memorizem a escritura por terem que montá-la várias vezes.
Vocês podem usar essa dinâmica por uma ou duas vezes todo início de aula até o próximo Domínio Doutrinário.
Depois que os jovens foram embora, enviei para os grupos do Whatsapp e Messenger o cartaz que montei no site Canva avisando sobre o estudo da próxima aula:


Lição 59 - Doutrina e Convênios 53-55
Lição 60 - Doutrina e Convênios 56

Nessa aula montei um jogo de perguntas e respostas com tiro ao alvo.
Primeiro montei as perguntas que valem 10, 20, 30, 40 e 50 pontos (arquivo em PDF) e intercalei no meu material citações da aula que li depois de toda a brincadeira.
No quadro branco pintei o alvo em que coloquei a quantidade de espaços de cada pergunta com a pontuação dentro:


Como eu tinha menos perguntas que valiam 10 pontos, elas ficaram do lado de dentro do alvo.
Para montar o alvo, usei uma lata de milho (10 pontos), uma lata de pêssego em caldas (20 pontos), um prato (30 pontos) e os tortos de 40 e 50 pontos foram no "olhometro".
Quando eles chegaram, fizemos a abertura normalmente e depois dividi eles em 4 grupos de 3. Cada grupo escolheu um "atirador", os atiradores foram a frente e em ordem cada um teve uma vez para escolher uma das "armas" e tentar acertar nas numerações do alvo.
As armas foram um mini arco e flecha que paguei R$ 3,00 e uma arminha Narf de pressão que foi emprestada por um dos meus alunos:


Cada jovem atirou uma vez, se a ventosa grudasse no alvo ele pegava uma pergunta dentro do pode correspondente ao ponto que acertou no alvo. Caso ele não acertasse no alvo ou não grudasse, ele passava  vez para o próximo.
Com o alvo acertado dentro de um espaço, ele pegava a pergunta correspondente ao ponto. Se ele acertasse metade de dois espaços, ele pegava as perguntas de ambos os pontos:


Agora que percebi que não tirei foto dos potes, mas eram aqueles potinhos pequenos que usamos na cozinha, na foto acima eles estão ao fundo. Os potes são numerado.
As perguntas são essas:











































Eu imprimi 9 cartões por folha A4 porque sei que meus alunos não respondem no cartão, então não tinha necessidade de ser maior que isso.
O jovem pegava a pergunta, levava para seu grupo e assim que tinham a respostas me traziam (podia ser qualquer membro do grupo), eu conferia. Se estivesse correta, minha filha anotava a quantidade de pontos em um caderno e um membro do grupo atirava no alvo.
Foi bem legal porque aqueles jovens que tem muita dificuldade de interpretar as escrituras, puderam participar atirando no alvo.
Cada vez que eles acertavam o espaço de uma pergunta, nós pintávamos até acabar as opções de perguntas naquela pontuação. No final da aula o alvo ficou dessa forma:


Eles gostaram muito dessa atividade, na verdade meus alunos adoram essas atividades que eles precisam acertar algo pra poder ter acesso a pergunta.
Depois da aula, somei os pontos e montei no site Canva um cartaz com a pontuação de cada grupo:


Segue o arquivo editado para vocês também usarem:


Como premiação para o primeiro grupo, entreguei para cada jovem um pacote de bala de goma.
Após a dinâmica, fizemos algumas observações, li algumas citações e entreguei impresso para eles o discurso "Aconteça o que Acontecer, Desfrute" do Élder Joseph B. Wirthlin:



A lição sugeria passar o vídeo resumido do discurso (link aqui), mas como fiz a brincadeira e sabia que não daria tempo de passar o vídeo em sala, senti que deveria entregar o discurso enrolado e amarrado com um pirulito e pedi que estudassem em casa e trouxessem suas anotações na aula seguinte.
Também montei um cartão no site Canva que imprimi 9 por folha (papel fotográfico tamanho A4) e dei para eles guardarem no meio de suas escrituras:


Segue o arquivo para vocês usarem:


Gosto de personalizar com o nome dos meus alunos, então vou compartilhar as versões que vocês também poderão colocar os nomes de seus alunos:



Depois que os jovens foram embora, enviei para os grupos do Whatsapp e Messenger o cartaz que montei no site Canva avisando sobre o estudo da próxima aula:


As imagens compartilhadas na publicação podem ser salvas desde que clique em cima da imagem desejada e salve no computador. O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente.
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.